Ir para conteúdo

Barco Calaça Flashbass 5.5 + Mercury 30hp 2017


Posts Recomendados

Muito legal Taylor!

Tbm comprei um 30hp...estreei ele esse final de semana, show o motor.

Aproveitando @Guto Pinto @Astra-Taranis @Taylor Oliveira tem alguma dica de aceleração para amaciar o motor?

A mistura de 20:1 conforme indicado pelo fabricante já estou praticando, gostaria de saber quando a aceleração.

Grande abs

Guilherme Barion

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

8 minutos atrás, Guilherme Oliveira Barion disse:

Muito legal Taylor!

Tbm comprei um 30hp...estreei ele esse final de semana, show o motor.

Aproveitando @Guto Pinto @Astra-Taranis @Taylor Oliveira tem alguma dica de aceleração para amaciar o motor?

A mistura de 20:1 conforme indicado pelo fabricante já estou praticando, gostaria de saber quando a aceleração.

Grande abs

Guilherme Barion

O meu, o meu pai ta com pena do motor...se eu andar so desenrolo o cabo quando chegar no ponto.Agente usou a mistura 25:1 por 2 tanques e o próximo agora ja entra 50:1, mas o segredo e seguir o manual, alternando rotações e nao usqr a maxima por longos periodos seguidos.Eu to achando quemeu mercury 30hp ta bebendo mt e andando não tanto.Mas tô esperando chegar meu tacômetro pra verificar os ajustes.Mas ta bom. Depois deve melhorar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é seguir o manual.  Eu particularmente nos motores que tirei zero já enrolava o cabo desde o início, porém não por um longo trajeto.  Sempre usei mistura dobrada no primeiro tanque, no caso 25:1 nos Merc/tohatsu, no segundo tanque já passava pra 35 e depois mistura rigorosa de 50:1, o Merc 30/seapro não gosta de mistura rica, ele perde rendimento, piora partida, escorre oleo pela rabeta,  fumaceia  etc.   Existe uma teoria entre os guias de pesca que motor amaciado no "pau" anda mais que motor amaciado na maciota, não sei se procede, mas os caras vivem no rio 24h por dia né 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulagem de trim não existe receita de bolo, no mesmo barco mesmo pode mudar o desempenho pela simples mudança dos ocupantes de lugar, pelo peso carregado e pela  marca e potência do motor, o que se tem que fazer é ir testando até achar o ajuste ideal  pra desempenho e conforto de pilotagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tosinho disse:

Cara o dia que eu estreei o meu barco eu estava em 3 pessoas, bem pesado... Como a indicação do barco mandava usar o trim entre 4 e 6 furos, optei em começar no 5, andou até bem, coloquei no 6 cavitou, no 4 ficou show, ganhei 4 km/h... 

O meu da pra usar no trim 5 ou 4.O 5 em 2 pessoas, se andar ao lado do piloto, cavalga e puxa para o lado esquerdo e anda a mesma coisa que  4.Ja no 4 anda a mesma coisa, não cavalga de forma alguma e o motor fica extremamente centralizado e confortável para pilotar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Guto Pinto disse:

O ideal é seguir o manual.  Eu particularmente nos motores que tirei zero já enrolava o cabo desde o início, porém não por um longo trajeto.  Sempre usei mistura dobrada no primeiro tanque, no caso 25:1 nos Merc/tohatsu, no segundo tanque já passava pra 35 e depois mistura rigorosa de 50:1, o Merc 30/seapro não gosta de mistura rica, ele perde rendimento, piora partida, escorre oleo pela rabeta,  fumaceia  etc.   Existe uma teoria entre os guias de pesca que motor amaciado no "pau" anda mais que motor amaciado na maciota, não sei se procede, mas os caras vivem no rio 24h por dia né 

Eu também acredito nisso daí. Motor tem que amaciar no pau com o óleo certo.Mas meu pai ta pegando leve com o motor.Ele acha que bebe menos acelerando menos . Não sei se procede, tenho a impressão que bebe a mesma coisa.kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em náutica existe um termo que é velocidade de cruzeiro, que é a maior distância em que o conjunto consegue navegar com um tanque,  na maioria das vezes isso se dá com o barco já em planeio porém em média com 75% da aceleração, nos motores 2T portáteis em torno de 4500 rpm, um modo eficaz de se fazer isso é acelerar ao máximo e depois do barco em velocidade plena tirar um pouco o acelerador, a economia será maior e velocidade muito pouco menor.    Duro é fazer isso, normalmente nos nossos qdo possível enrolamos o cabo e tocamos direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Tedesco disse:

Parabéns muito top o conjunto, ja naveguei com um conjunto igual ao seu e o desempenho é impressionante.

O conjunto é top demais.Muito estável,andador, leve e muito prático. E eu pescava de caiaque, e posso te falar,minhas capturas aumetaram mais de 70%.Agora estamos pescando mt melhor. Não da pra comparar a qualidade de pesca quando se está em um barco . É muito melhor. Se gasta mais um pouco mas também se pesca mais tambem, se pesca mais e se pega mais peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Guto Pinto disse:

Em náutica existe um termo que é velocidade de cruzeiro, que é a maior distância em que o conjunto consegue navegar com um tanque,  na maioria das vezes isso se dá com o barco já em planeio porém em média com 75% da aceleração, nos motores 2T portáteis em torno de 4500 rpm, um modo eficaz de se fazer isso é acelerar ao máximo e depois do barco em velocidade plena tirar um pouco o acelerador, a economia será maior e velocidade muito pouco menor.    Duro é fazer isso, normalmente nos nossos qdo possível enrolamos o cabo e tocamos direto.

Entendi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2018 em 00:47, Guto Pinto disse:

O ideal é seguir o manual.  Eu particularmente nos motores que tirei zero já enrolava o cabo desde o início, porém não por um longo trajeto.  Sempre usei mistura dobrada no primeiro tanque, no caso 25:1 nos Merc/tohatsu, no segundo tanque já passava pra 35 e depois mistura rigorosa de 50:1, o Merc 30/seapro não gosta de mistura rica, ele perde rendimento, piora partida, escorre oleo pela rabeta,  fumaceia  etc.   Existe uma teoria entre os guias de pesca que motor amaciado no "pau" anda mais que motor amaciado na maciota, não sei se procede, mas os caras vivem no rio 24h por dia né 

Obrigado Guto

 

Você tem razão, os caras vivem disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Olá pessoal. Mais alguém tem experiência com a troca de hélice do motor Mercury 30Hp?

Meu pai adquiriu um Mercury 30HP e está pensando em trocar a hélice do motor por uma com passo 12 pois nas nossas pescarias o barco vai sempre carregado (03 pessoas + tralha para pescar tucunaré).

Mas agora estamos em dúvida entre a hélice 9,7/8x12 ou a 9.6x12. Alguém tem experiência com a 9.6x12?

Dados do motor: Ainda em período de amaciamento. Testei a velocidade final (por pouco tempo) e deu 41 a 44km/h em duas pessoas mais tralha e chegou a 49km/h em 01 pessoa mais tralha. Em 03 pessoas acho que não chegará a 40km/h com essa hélice original passo 13. E como será sempre em 03 pessoas que vamos utilizar o motor será necessária a troca da hélice por uma com passo 12.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Heros Sum De Souza disse:

Olá pessoal. Mais alguém tem experiência com a troca de hélice do motor Mercury 30Hp?

Meu pai adquiriu um Mercury 30HP e está pensando em trocar a hélice do motor por uma com passo 12 pois nas nossas pescarias o barco vai sempre carregado (03 pessoas + tralha para pescar tucunaré).

Mas agora estamos em dúvida entre a hélice 9,7/8x12 ou a 9.6x12. Alguém tem experiência com a 9.6x12?

Dados do motor: Ainda em período de amaciamento. Testei a velocidade final (por pouco tempo) e deu 41 a 44km/h em duas pessoas mais tralha e chegou a 49km/h em 01 pessoa mais tralha. Em 03 pessoas acho que não chegará a 40km/h com essa hélice original passo 13. E como será sempre em 03 pessoas que vamos utilizar o motor será necessária a troca da hélice por uma com passo 12.

 

 

 

 

Concerteza a passo 12 será necessário pra seu motor...Uso a hélice 9.7/8 x 12,e em 3 pessoas o giro fica em torno de 5450 rpm.Pro meu caso a minha hélice esta adequada.A hélice 9.6 x 12 só deve ser necessária caso os 3 ocupantes forem pesados.Meu conjunto com 2 pessoas e tralha de tucunarés tah batendo 48-49km/h...e em 3 ta dando 44-45km/h...

Agora,o ideal seria você comprar um tacômetro/horimetro,pois você poderá saber o rpm atual e o quanto você precisa subir e as horas que seu motor funcionou...

O meu em 2 pessoas e Hélice passo 13 original,nao passava de 5200..com 3 cerca de 5000 rpm...estava perdendo velocidade..a passo 12 ficou perfeita pro meu uso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Concerteza a passo 12 será necessário pra seu motor...Uso a hélice 9.7/8 x 12,e em 3 pessoas o giro fica em torno de 5450 rpm.Pro meu caso a minha hélice esta adequada.A hélice 9.6 x 12 só deve ser necessária caso os 3 ocupantes forem pesados.Meu conjunto com 2 pessoas e tralha de tucunarés tah batendo 48-49km/h...e em 3 ta dando 44-45km/h...

Agora,o ideal seria você comprar um tacômetro/horimetro,pois você poderá saber o rpm atual e o quanto você precisa subir e as horas que seu motor funcionou...

O meu em 2 pessoas e Hélice passo 13 original,nao passava de 5200..com 3 cerca de 5000 rpm...estava perdendo velocidade..a passo 12 ficou perfeita pro meu uso...

É que eu li em um outro tópico que a hélice 9.6 possui um maior/melhor fluxo para os gases do escapamento... E também assisti ao video do Reginaldo Herrera transformando o Mercury Sea pro em 30HP e utilizando a hélice 9.6x12.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica: estude o forum! Use a busca! Nao ha nenhum outro assunto tao extensivamente debatido quanto o seapro, mudancas, problemas, manhas, helices. Procure por passo de helice... certeza absoluta que irao encontrar respostas riquissimas...

 

basicamente a diferenca entre as helices se da em 3 vertentes, o raco, passo e diametro.

raco nem compensa explicar neste momento, o passo vai te colocar no jogo correto, ou seja, vai te dar entre 350 a 500rpm de diferenca pra mais ou menos conforme o desejado, o diametro vai te dar um ajuste finissimo, entre 30 e 100 rpm o q nao aumenta sua velocidade mas pode deixar teu motor mais silencioso ou vibrando menos... agora a diferenca entre as duas medidas faladas acima eh tao pqna q dificilmente havera mudanca perceptivel ou real entre as helices... 

peso, raco, temperatura de agua , etc serao muito mais perceptiveis...

 

qto ao escape de gases, fique tranquilo, na pratica nao fara diferenca.

compre a melhor helice (marca) e seja feliz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Heros Sum De Souza disse:

É que eu li em um outro tópico que a hélice 9.6 possui um maior/melhor fluxo para os gases do escapamento... E também assisti ao video do Reginaldo Herrera transformando o Mercury Sea pro em 30HP e utilizando a hélice 9.6x12.

 

Essa parada de maior saída de escape é meia bolada...o meu motor já é 30hp,a 9.7/8x12 tem a saída de gases mt menor do que a original e nunca deu nenhuma diferença...mas realmente não sei se essa diferença seria capaz de fazer o motor andar mais ou menos..sou meio novo nesses testes ainda,so tenho motor há 1 ano...essa diferença de hélices só testando mesmo pra saber... Cadê o Guto nessas horas?ele que chega e resolve essas dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Dica: estude o forum! Use a busca! Nao ha nenhum outro assunto tao extensivamente debatido quanto o seapro, mudancas, problemas, manhas, helices. Procure por passo de helice... certeza absoluta que irao encontrar respostas riquissimas...

 

basicamente a diferenca entre as helices se da em 3 vertentes, o raco, passo e diametro.

raco nem compensa explicar neste momento, o passo vai te colocar no jogo correto, ou seja, vai te dar entre 350 a 500rpm de diferenca pra mais ou menos conforme o desejado, o diametro vai te dar um ajuste finissimo, entre 30 e 100 rpm o q nao aumenta sua velocidade mas pode deixar teu motor mais silencioso ou vibrando menos... agora a diferenca entre as duas medidas faladas acima eh tao pqna q dificilmente havera mudanca perceptivel ou real entre as helices... 

peso, raco, temperatura de agua , etc serao muito mais perceptiveis...

 

qto ao escape de gases, fique tranquilo, na pratica nao fara diferenca.

compre a melhor helice (marca) e seja feliz

Essa diferença eu também gostaria de testar pra ver se existe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diametro maior motor ganha arrancada  porém pode perder um pouco de RPM final, no caso dessa aí que são 0.3 polegadas a menos não deve mudar nada perceptivel acredito. 

Só intuito de contas.  5.500 RPm no Seapro  dividido pela relação do diferencial 1.92  x 12 (passo) .  Dá 34.375 polegadas por minuto, ou seja  2.062.500 por hora, oque dá  52.38km/h, esse é o valor máximo que essa hélice atinge nesse RPM se não tiver barco nem peso nem atrito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Diametro maior motor ganha arrancada  porém pode perder um pouco de RPM final, no caso dessa aí que são 0.3 polegadas a menos não deve mudar nada perceptivel acredito. 

Só intuito de contas.  5.500 RPm no Seapro  dividido pela relação do diferencial 1.92  x 12 (passo) .  Dá 34.375 polegadas por minuto, ou seja  2.062.500 por hora, oque dá  52.38km/h, esse é o valor máximo que essa hélice atinge nesse RPM se não tiver barco nem peso nem atrito nenhum.

Não sabia desses cálculos... vou medir a velocidade do meu barco sozinho pra ver quantos km máximos serão atingidos...

Mas esses cálculos dão certo Guto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Não sabia desses cálculos... vou medir a velocidade do meu barco sozinho pra ver quantos km máximos serão atingidos...

Mas esses cálculos dão certo Guto?

Calculo de engenheiro, é simples. Mas é teoria.  Passo é quanto uma uma hélice se desloca numa volta inteira, aí só fazer as contas . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Calculo de engenheiro, é simples. Mas é teoria.  Passo é quanto uma uma hélice se desloca numa volta inteira, aí só fazer as contas . 

É Guto,fiz os cálculos aki e realmente a velocidade se aproxima muito da realidade. Interessante esse cálculo...

Fiz os cálculos de acordo com o rpm da hélice passo 13 e passo 12.E o resultado foi mt próximo da realidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

É Guto,fiz os cálculos aki e realmente a velocidade se aproxima muito da realidade. Interessante esse cálculo...

Fiz os cálculos de acordo com o rpm da hélice passo 13 e passo 12.E o resultado foi mt próximo da realidade...

Lembre-se Taylor esse cálculo é sem atrito ou peso empurrado.  É igual andar num motor sem barco , kkkkkkk.  Por isso velocidades acima dessas só se tiver fatores que contribuem como corrente e peso.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...