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Carretilha Shimano ideal para Amazônia


Posts Recomendados

13 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Pepe, o amigo quis dizer que o carretel MGL ou magnumlite não é de magnésio, que sofre com o sal, é de alumínio, a Chronarch MGL não tem peças de magnésio, vc pode usar no mar tranquilamente 👍👍👍

Abs

Bom dia João, os carreteis MGL (Magnum Light) são aliviados e há alguns de liga mista - não posso afirmar que é de magnésio, mas são indicadas para uso de iscas leves pela sua inêrcia inicial que não necessita de se "puxar" muito - no caso de carretilhas quando arremessamos, já que a linha é puxada após o arremesso. Esse conceito de aliviar o peso retirando massa da liga em que é confeccionado cria vários pontos onde houve atrito para a retirada do material desejado e é nesses pontos que pode ocorrer a corrosão que menciono. Há uma informação que após essa retirada de material usa-se um coating que faz uma proteção a mais. Como toda linha absorve e trás água quando usada o carretel a recebe constantemente e acumula, por transferência e saturação para as canada inferiores de linha que não saem do próprio, é ai que reside o problema de corrosão que pode vir a acontecer. Material mais confiável seria alumínio - em bloco e usinados e imerso em coating de proteção, mas quando se usa alumínio estamos falando em liga com base nesse material - o que é diferente. Normalmente são injetados num molde e depois aliviados.

Informação extra, nada a ver com corrosão: aliviar um carretel usando ligas mistas e ou aliviando seu corpo é fundamentado para uso com iscas de peso inferior a 5 g, pois o intuito é facilitar a inêrcia inicial. Um carretel equilibrado e mais pesado mantém a inêrcia por mais tempo permitindo arremessos mais longos do que um carretel aliviado - desde de que se use peso adequado. As iscas usadas na Amazônia, normalmente, são pesadas. Em minha opinião acima de 9 g como referência geral, ou seja carretéis do tipo MGL não são lá a melhor escolha para o uso na Amazônia.  

Obrigado pela suas informações, abs.

 

Obs: Me expressei mal ao mencionar liga de magnésio em meu primeiro comentário - na realidade é liga mista.

 

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7 horas atrás, Pepe Melega disse:

Bom dia João, os carreteis MGL (Magnum Light) são aliviados e há alguns de liga mista - não posso afirmar que é de magnésio, mas são indicadas para uso de iscas leves pela sua inêrcia inicial que não necessita de se "puxar" muito - no caso de carretilhas quando arremessamos, já que a linha é puxada após o arremesso. Esse conceito de aliviar o peso retirando massa da liga em que é confeccionado cria vários pontos onde houve atrito para a retirada do material desejado e é nesses pontos que pode ocorrer a corrosão que menciono. Há uma informação que após essa retirada de material usa-se um coating que faz uma proteção a mais. Como toda linha absorve e trás água quando usada o carretel a recebe constantemente e acumula, por transferência e saturação para as canada inferiores de linha que não saem do próprio, é ai que reside o problema de corrosão que pode vir a acontecer. Material mais confiável seria alumínio - em bloco e usinados e imerso em coating de proteção, mas quando se usa alumínio estamos falando em liga com base nesse material - o que é diferente. Normalmente são injetados num molde e depois aliviados.

Informação extra, nada a ver com corrosão: aliviar um carretel usando ligas mistas e ou aliviando seu corpo é fundamentado para uso com iscas de peso inferior a 5 g, pois o intuito é facilitar a inêrcia inicial. Um carretel equilibrado e mais pesado mantém a inêrcia por mais tempo permitindo arremessos mais longos do que um carretel aliviado - desde de que se use peso adequado. As iscas usadas na Amazônia, normalmente, são pesadas. Em minha opinião acima de 9 g como referência geral, ou seja carretéis do tipo MGL não são lá a melhor escolha para o uso na Amazônia.  

Obrigado pela suas informações, abs.

 

Obs: Me expressei mal ao mencionar liga de magnésio em meu primeiro comentário - na realidade é liga mista.

 

Prezado Pepe, 

De fato o carretel da Chronarch MGL, embora nenhum informatvo da marca ou comentário técnico de sites e fóruns estrangeiros faça referência a que o carretel magnumlite ou MGL seja fabricado em outro material que não o alumínio, por algum motivo ele não é indicado para o uso em água salgada. A nova tecnologia da shimano modificou o formato e introduziu novas furações que reduzem a inércia, veja esse texto da própria shimano (site da CGK):

NOVO MAGNUM LITE SPOOL

Com orifícios laterais: forte e leve. Este é o novo carretel “feito para voar”. O assim chamado “momento de inércia” do carretel é o fator que define o potencial de lançamento de uma carretilha. No desenvolvimento de novos modelos, um dos grandes objetivos é reduzir o fator de inércia de rotação, seja pela aplicação de orifícios ou redução da espessura do corpo do carretel. Com a nova tecnologia MAGNUM LITE SPOOL tivemos sucesso na abertura de orifícios nas abas laterais do carretel, algo que era considerado tecnicamente impossível até agora. Isso possibilitou a redução em 10% do momento de inércia em relação a outros carretéis Shimano e um ganho de até 20% em performance em termos de distância de lançamento. 

Veja na descrição da Chronarch MGL que o material do chassis é o mesmo Ci4+, o que a torna muito  resistente  à corrosão, sendo melhor ainda para o uso em água salgada. Porém há de fato a indicação de que o carretel não resistiria ao sal, talvez pelo tratamento submetido.

Mas há uma boa notícia para vc e os demais robaleiros, a Shimano lançou uma Chronarch G, com as mesmas especificaçõesda MGL e saltwater safe, voltada para o uso em água salgada 

http://fish.shimano.com/content/sac-fish/en/home/products/info/news/saltwater-chronarch-g.html

NEW Saltwater-Safe Chronarch G

Introducing the new Chronarch G...the Chronarch you know and love is now saltwater-safe. The Chronarch G is packed with Shimano's most advanced technology, built to deliver the top level performance enthusiast saltwater anglers require. We looked to anglers wading off the coast of Texas and specially designed the the Chronarch G with Gulf Coast anglers in mind. This baitcaster is built for anglers targeting redfish, speckled trout, and any light inshore species.

 
 

 

 

Quanto ao arremsso com iscas leves, o carretel MGL facilita nesses casos, mas gera um desempenho melhor também com as iscas maiores, a Chronarch MGL é uma carretilha desenvolvida para a pesca de black bass no Japao e USA, na qual também se usam iscas de porte e maior peso, não é uma carretilha desenhada para a pesca finesse como a aldebaran, até por isso eu acredito que seja uma ótima opção para AM. Veja ainda o video mais abaixo no qual os testes de arremesso com a Chronarch alcançam resultados  otimos, mesmo com iscas de maior peso, no caso um peso de 14 gramas, sendo que a Chronarch empata em resultado com a Metanium MGL, uma carretilha ainda superior em preço e refinamentos.

Chronarch MGL

The use of a lightweight CI4+ frame and an newly designed Magnumlite spool make the Chronarch MGL the perfect baitcasting reel for serious bass and predator anglers. Lighter and more advanced than ever before, its CI4+ construction in combination with the new Magnumlite spool allowed Shimano to reduce its overall weight, while still maintaining incredible rigidity and strength. Since CI4+ does not contain any metal, it is impervious to rust, making the Chronarch MGL a great reel that can be used for many years to come. Because of additional machining of the new Magnumlite spool its weight is reduced which in turns reduces the startup inertia of the spool, resulting in increased casting distance and a great casting feeling. The new SVS infinity braking system offers a much wider range brake compared to previous SVS infinity which can easily be adjusted by the outer dial on the Chronarch MGL reel. The use of X-Ship ensures making winding efficiency and strength in though situations and the built in level wind delivers line smoothly across the spool. The precisely engineered micro module gears result in seamless gear engagement for a smooth and sensitive operation. For smoothness and durability there are 8 shielded A-RB bearings and a roller bearing. The new Chronarch MGL comes in a left- and right handed version in a normal-, high-, and extra high gear ratio.

 

Abs. 

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28 minutos atrás, João Luiz Lusardo disse:

Prezado Pepe, 

De fato o carretel da Chronarch MGL, embora nenhum informatvo da marca ou comentário técnico de sites e fóruns estrangeiros faça referência a que o carretel magnumlite ou MGL seja fabricado em outro material que não o alumínio, por algum motivo ele não é indicado para o uso em água salgada. A nova tecnologia da shimano modificou o formato e introduziu novas furações que reduzem a inércia, veja esse texto da própria shimano (site da CGK):

NOVO MAGNUM LITE SPOOL

Com orifícios laterais: forte e leve. Este é o novo carretel “feito para voar”. O assim chamado “momento de inércia” do carretel é o fator que define o potencial de lançamento de uma carretilha. No desenvolvimento de novos modelos, um dos grandes objetivos é reduzir o fator de inércia de rotação, seja pela aplicação de orifícios ou redução da espessura do corpo do carretel. Com a nova tecnologia MAGNUM LITE SPOOL tivemos sucesso na abertura de orifícios nas abas laterais do carretel, algo que era considerado tecnicamente impossível até agora. Isso possibilitou a redução em 10% do momento de inércia em relação a outros carretéis Shimano e um ganho de até 20% em performance em termos de distância de lançamento. 

Veja na descrição da Chronarch MGL que o material do chassis é o mesmo Ci4+, o que a torna muito  resistente  à corrosão, sendo melhor ainda para o uso em água salgada. Porém há de fato a indicação de que o carretel não resistiria ao sal, talvez pelo tratamento submetido.

Mas há uma boa notícia para vc e os demais robaleiros, a Shimano lançou uma Chronarch G, com as mesmas especificaçõesda MGL e saltwater safe, voltada para o uso em água salgada 

http://fish.shimano.com/content/sac-fish/en/home/products/info/news/saltwater-chronarch-g.html

NEW Saltwater-Safe Chronarch G

Introducing the new Chronarch G...the Chronarch you know and love is now saltwater-safe. The Chronarch G is packed with Shimano's most advanced technology, built to deliver the top level performance enthusiast saltwater anglers require. We looked to anglers wading off the coast of Texas and specially designed the the Chronarch G with Gulf Coast anglers in mind. This baitcaster is built for anglers targeting redfish, speckled trout, and any light inshore species.

 
 

 

 

Quanto ao arremsso com iscas leves, o carretel MGL facilita nesses casos, mas gera um desempenho melhor também com as iscas maiores, a Chronarch MGL é uma carretilha desenvolvida para a pesca de black bass no Japao e USA, na qual também se usam iscas de porte e maior peso, não é uma carretilha desenhada para a pesca finesse como a aldebaran, até por isso eu acredito que seja uma ótima opção para AM. Veja ainda o video mais abaixo no qual os testes de arremesso com a Chronarch alcançam resultados  otimos, mesmo com iscas de maior peso, no caso um peso de 14 gramas, sendo que a Chronarch empata em resultado com a Metanium MGL, uma carretilha ainda superior em preço e refinamentos.

Chronarch MGL

The use of a lightweight CI4+ frame and an newly designed Magnumlite spool make the Chronarch MGL the perfect baitcasting reel for serious bass and predator anglers. Lighter and more advanced than ever before, its CI4+ construction in combination with the new Magnumlite spool allowed Shimano to reduce its overall weight, while still maintaining incredible rigidity and strength. Since CI4+ does not contain any metal, it is impervious to rust, making the Chronarch MGL a great reel that can be used for many years to come. Because of additional machining of the new Magnumlite spool its weight is reduced which in turns reduces the startup inertia of the spool, resulting in increased casting distance and a great casting feeling. The new SVS infinity braking system offers a much wider range brake compared to previous SVS infinity which can easily be adjusted by the outer dial on the Chronarch MGL reel. The use of X-Ship ensures making winding efficiency and strength in though situations and the built in level wind delivers line smoothly across the spool. The precisely engineered micro module gears result in seamless gear engagement for a smooth and sensitive operation. For smoothness and durability there are 8 shielded A-RB bearings and a roller bearing. The new Chronarch MGL comes in a left- and right handed version in a normal-, high-, and extra high gear ratio.

 

Abs. 

Sim foi o que escrevi no meu post, temos a Chronarch G que usa outro carretel, o Stable Spool S3D, que é mais resistente. Abs

 

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Em 02/12/2017 em 20:32, João Luiz Lusardo disse:

Pepe, o amigo quis dizer que o carretel MGL ou magnumlite não é de magnésio, que sofre com o sal, é de alumínio, a Chronarch MGL não tem peças de magnésio, vc pode usar no mar tranquilamente 👍👍👍

Abs

Isso Mesmo João, alias a primeira Chronarch 150 HG com chassi em Carbono , teve vários problemas de corrosão no Carretel, a CGK chegou até a recolher o produto que tantos problemas com o carretel, na verdade o que ocorre é que na água salgada, como o chassi é de Carbono ( Grafite, Zaion etc.....) o carretel de alumínio sobre eletrólise aquosa ( Funciona como ânodo de Sacrifício , igual aos dos motores de popa) acredito que esta nova versão a shimano possa ter modificado a liga de alumínio  para solucionar este problema da sua antecessora.

Abraço

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14 minutos atrás, Ventura disse:

Isso Mesmo João, alias a primeira Chronarch 150 HG com chassi em Carbono , teve vários problemas de corrosão no Carretel, a CGK chegou até a recolher o produto que tantos problemas com o carretel, na verdade o que ocorre é que na água salgada, como o chassi é de Carbono ( Grafite, Zaion etc.....) o carretel de alumínio sobre eletrólise aquosa ( Funciona como ânodo de Sacrifício , igual aos dos motores de popa) acredito que esta nova versão a shimano possa ter modificado a liga de alumínio  para solucionar este problema da sua antecessora.

Abraço

Interessante, taí a explicação, tava lendo aqui que é a tal "corrosão galvânica", valeu amigo !!!!

 

 

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4 horas atrás, Fábio S. Ulbrich disse:

E quanto ao modelo Scorpion? 

Não vi ninguém falando sobre ele?Pode ser usado na Amazônia?

Pode sim, a Scorpion XT1500-7 é ótima, assim como a Scorpion 200 HG, nova versão dela, mas são um pouco lentas em recolhimento, para as iscas de hélice. A nova Scorpion 70 XG tem bom recolhimento (8.2:1) mas tem um limitador que é a capacidade de linha, na minha eu coloquei 60 mts de Duel Super 8 50 lb (0.36 mm), não dá para colocar linha mais espessa que essa, eu vou usar em AM com essa mesmo e vamos ver o que acontece.

Abs.

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Salve galera !!!!! , na minha humilde opinião , esse sistema de micro dentes das shimano é bem macio , mas sinceramente não indico para a AM ,(estou com 2 metanium aqui com o conjunto motriz completamente destruídos e com menos de 1 ano de uso) ,cuidado com as curado k , sistema de micro dentes e sem fim de plástico , mas linda e bem macia , então eu ficaria com as curado série 200 hg e curados série E e G (quando falo curado são as irmãs tb ,citica , curado, scorpion ,chronarch série E, no caso das novas fico com as citica , curado,scorpion) a chronarch nova possui aquele corpo duro em carbono e ficou muito quebradiço.

Quanto ao sistema MGL , ele pouco vai influenciar nos lançamentos para iscas mais pesadas , e sim é liga de MG , não é aconselhado para o uso no sal ,massss vou deixar claro que não somente o sal ataca a liga de MG , as águas da AM com sua alcalinidade alta, tem se mostrado implacável tb e surgem várias bolhas nas caretas de MG.

Reviews das carretas acima no meu site : www.ldstuning.com.br

Espero ter ajudado , abraços a todos "!!!!!!!!!!

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3 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Salve galera !!!!! , na minha humilde opinião , esse sistema de micro dentes das shimano é bem macio , mas sinceramente não indico para a AM ,(estou com 2 metanium aqui com o conjunto motriz completamente destruídos e com menos de 1 ano de uso) ,cuidado com as curado k , sistema de micro dentes e sem fim de plástico , mas linda e bem macia , então eu ficaria com as curado série 200 hg e curados série E e G (quando falo curado são as irmãs tb ,citica , curado, scorpion ,chronarch série E, no caso das novas fico com as citica , curado,scorpion) a chronarch nova possui aquele corpo duro em carbono e ficou muito quebradiço.

Quanto ao sistema MGL , ele pouco vai influenciar nos lançamentos para iscas mais pesadas , e sim é liga de MG , não é aconselhado para o uso no sal ,massss vou deixar claro que não somente o sal ataca a liga de MG , as águas da AM com sua alcalinidade alta, tem se mostrado implacável tb e surgem várias bolhas nas caretas de MG.

Reviews das carretas acima no meu site : www.ldstuning.com.br

Espero ter ajudado , abraços a todos "!!!!!!!!!!

Boa tarde @Eduardo Chedid

Na sua opinião o que ocasionou essa "destruição" do conjunto?

É possível postar uma foto para termos noção do estrago causado?

Obrigado.

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14 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Salve galera !!!!! , na minha humilde opinião , esse sistema de micro dentes das shimano é bem macio , mas sinceramente não indico para a AM ,(estou com 2 metanium aqui com o conjunto motriz completamente destruídos e com menos de 1 ano de uso) ,cuidado com as curado k , sistema de micro dentes e sem fim de plástico , mas linda e bem macia , então eu ficaria com as curado série 200 hg e curados série E e G (quando falo curado são as irmãs tb ,citica , curado, scorpion ,chronarch série E, no caso das novas fico com as citica , curado,scorpion) a chronarch nova possui aquele corpo duro em carbono e ficou muito quebradiço.

Quanto ao sistema MGL , ele pouco vai influenciar nos lançamentos para iscas mais pesadas , e sim é liga de MG , não é aconselhado para o uso no sal ,massss vou deixar claro que não somente o sal ataca a liga de MG , as águas da AM com sua alcalinidade alta, tem se mostrado implacável tb e surgem várias bolhas nas caretas de MG.

Reviews das carretas acima no meu site : www.ldstuning.com.br

Espero ter ajudado , abraços a todos "!!!!!!!!!!

Quais carretilha top (methanium, calais, antares) da Shimano não tem micro dentes?

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16 horas atrás, Eduardo Chedid disse:

Salve galera !!!!! , na minha humilde opinião , esse sistema de micro dentes das shimano é bem macio , mas sinceramente não indico para a AM ,(estou com 2 metanium aqui com o conjunto motriz completamente destruídos e com menos de 1 ano de uso) ,cuidado com as curado k , sistema de micro dentes e sem fim de plástico , mas linda e bem macia , então eu ficaria com as curado série 200 hg e curados série E e G (quando falo curado são as irmãs tb ,citica , curado, scorpion ,chronarch série E, no caso das novas fico com as citica , curado,scorpion) a chronarch nova possui aquele corpo duro em carbono e ficou muito quebradiço.

Quanto ao sistema MGL , ele pouco vai influenciar nos lançamentos para iscas mais pesadas , e sim é liga de MG , não é aconselhado para o uso no sal ,massss vou deixar claro que não somente o sal ataca a liga de MG , as águas da AM com sua alcalinidade alta, tem se mostrado implacável tb e surgem várias bolhas nas caretas de MG.

Reviews das carretas acima no meu site : www.ldstuning.com.br

Espero ter ajudado , abraços a todos "!!!!!!!!!!

A Metanium tem engrenagens de alumínio, sabidamente menos resistentes que as de latão, o problema então, se houver, pode decorrer daí, ou aiinda da ausência de manutenção adequada. Mas já vi muitos relatos de muitos pescadores que usaram as metanium em AM sem problemas. A Curado 200 KXG tem engrenagens micro em latão, portanto essa eu vou usar com muita tranquilidade em AM, não vejo chance de problema com essa curado nova e suas engrenagens micro module, é um lançamento e acho extremamente  prematuro apontar defeitos que ninguém até agora viu na prática.

A pesca em AM não é necessariamente mais penosa para as engrenagens das carretilhas, a meu ver o ponto crítico é as manivelas, a pesca com iscas de helice, em função do movimento de chicotada da vara, com o pescador segurando o conjunto com uma mão pela carretilha e outra na manivela, termina por forçar bastante as manivelas e os postes dos knobs. Tenham em mente que quem trabalha a isca é a vara, a carretilha somente arremessa e armazena linha.  um amigo teve arrancados os dois postes dos knobs de sua Aldebaran em função do uso com as hélices em AM, mas tenham em conta que é uma carretilha para outra finalidade, voltada para a pesca finesse.

Quamto ao carretel MGL, este não é, segundo a propria Shimano, de magnésio, a corrosão percebida no uso no mar das carretilhas com esse carretel não é pela liga metálica do mesmo, mas pela já referida corrosão galvânica, como o chassi de carbono ci4 não é afetado pelo sal, a liga de aluminio do carretel acaba se corroendo, como um anodo.

Em relação a carretilhas com chassi de magnésio em AM, também não acredito em corrosão ou reação, usei minha Metanium MG7 em 5 pescarias na Amazônia, duas delas  de 12 dias seguidos e não tive problema algum com as engrenagens de alumínio ou com o chassi de liga de magnésio, ela voltou de lá em perfeitas condições,  assim como conheço varios pescadores que usaram essa mesma carretilha e outros modelos em magnésio, como a Aldebaran, sem ocorrências de corrosão ou bolhas.

abs.

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20 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Boa tarde @Eduardo Chedid

Na sua opinião o que ocasionou essa "destruição" do conjunto?

É possível postar uma foto para termos noção do estrago causado?

Obrigado.

A destruição foi ocasionada pelos pequenos dentes do micro module (módulo de passo) ela se torna muito macia por conta disso , mas infelizmente não resiste como as com módulo maior ,nesse caso latão se tornaria bem mais resistente , mas o problema é o peso , quanto as fotos coloco logo mais pois estou preparando um review dela e enviei para um amigo fazer um conjunto motriz para ela em bronze e com passo maior , acompanhe.

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8 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

A Metanium tem engrenagens de alumínio, sabidamente menos resistentes que as de latão, o problema então, se houver, pode decorrer daí, ou aiinda da ausência de manutenção adequada. Mas já vi muitos relatos de muitos pescadores que usaram as metanium em AM sem problemas. A Curado 200 KXG tem engrenagens micro em latão, portanto essa eu vou usar com muita tranquilidade em AM, não vejo chance de problema com essa curado nova e suas engrenagens micro module, é um lançamento e acho extremamente  prematuro apontar defeitos que ninguém até agora viu na prática.

A pesca em AM não é necessariamente mais penosa para as engrenagens das carretilhas, a meu ver o ponto crítico é as manivelas, a pesca com iscas de helice, em função do movimento de chicotada da vara, com o pescador segurando o conjunto com uma mão pela carretilha e outra na manivela, termina por forçar bastante as manivelas e os postes dos knobs. Tenham em mente que quem trabalha a isca é a vara, a carretilha somente arremessa e armazena linha.  um amigo teve arrancados os dois postes dos knobs de sua Aldebaran em função do uso com as hélices em AM, mas tenham em conta que é uma carretilha para outra finalidade, voltada para a pesca finesse.

Quamto ao carretel MGL, este não é, segundo a propria Shimano, de magnésio, a corrosão percebida no uso no mar das carretilhas com esse carretel não é pela liga metálica do mesmo, mas pela já referida corrosão galvânica, como o chassi de carbono ci4 não é afetado pelo sal, a liga de aluminio do carretel acaba se corroendo, como um anodo.

Em relação a carretilhas com chassi de magnésio em AM, também não acredito em corrosão ou reação, usei minha Metanium MG7 em 5 pescarias na Amazônia, duas delas  de 12 dias seguidos e não tive problema algum com as engrenagens de alumínio ou com o chassi de liga de magnésio, ela voltou de lá em perfeitas condições,  assim como conheço varios pescadores que usaram essa mesma carretilha e outros modelos em magnésio, como a Aldebaran, sem ocorrências de corrosão ou bolhas.

abs.

Pois é João , quanto a curado k , sim ela possui sistema micro module em latão , infelizmente já peguei 2 aqui com desgaste prematuro neles (usadas apenas no TO) , o que me leva a crer que não vão durar como as outras , outro calcanhar de Aquiles é o sem fim dela em plástico (isso já deu confusão) plástico industrial , aeronáutico, de Marte , é plastico e muito mais mole e frágil que o alumínio ou latão das suas antecessoras , e esse sistema sofre esforço lateral o tempo todo , desgaste do sem fim e preserva a unha, nesse caso eu iria na sua irmã mais velha curado hg, ela possui sem fim em alumínio e conjunto motriz com passo antigo .

Quanto ao sistema de carretel MGL , ele já foi discutido algumas vezes , inclusive por mim , o teste foi feito na chronarch ci4 (preparada para uso no sal), lembra?

E a CGK chegou a fazer algumas trocas , devido a acontecer corrosão prematura nele.

As caretilhas de MG infelizmente estão tendo sim ação das águas alcalinas da AM , sorte a sua não ter acontecido contigo , mas prefiro falar para alertar a turma.

Precisando é só chamar.

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36 minutos atrás, Eduardo Chedid disse:

Pois é João , quanto a curado k , sim ela possui sistema micro module em latão , infelizmente já peguei 2 aqui com desgaste prematuro neles (usadas apenas no TO) , o que me leva a crer que não vão durar como as outras , outro calcanhar de Aquiles é o sem fim dela em plástico (isso já deu confusão) plástico industrial , aeronáutico, de Marte , é plastico e muito mais mole e frágil que o alumínio ou latão das suas antecessoras , e esse sistema sofre esforço lateral o tempo todo , desgaste do sem fim e preserva a unha, nesse caso eu iria na sua irmã mais velha curado hg, ela possui sem fim em alumínio e conjunto motriz com passo antigo .

Quanto ao sistema de carretel MGL , ele já foi discutido algumas vezes , inclusive por mim , o teste foi feito na chronarch ci4 (preparada para uso no sal), lembra?

E a CGK chegou a fazer algumas trocas , devido a acontecer corrosão prematura nele.

As caretilhas de MG infelizmente estão tendo sim ação das águas alcalinas da AM , sorte a sua não ter acontecido contigo , mas prefiro falar para alertar a turma.

Precisando é só chamar.

Pra mim, não se nota nenhuma diferença de qualidade no eixo sem fim de plástico uso minha curado 70 a mais de um ano e não vejo nenhum desgaste.As águas da Amazônia não são alcalinas (básica) se não tucunaré não "viveria" lá pois é uma espécie que gosta de água com o ph um pouco mais ácido tanto é que a maioria do Açus são pescados nos lagos...

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Me desculpem mas não acredito em desgaste de engrenagens de curado 200 k com uso em Tocantins, primeiro por serem modelos novos, recém lançados, depois pq se tivesse desgaste prematuro lá, teria tbm no Japão e USA. Até que venham com um relato confiável, com fotos, isso pra mim é lenda urbana. Quanto ao desgaste dos chassis de magnésio em AM, já não é lenda urbana, é lenda da selva, pois nunca vi nenhum colega pescador relatar esse problema. Parece que todos os casos insólitos de carretilhas vão parar na mesa do amigo Chedid 😱 e somente lá...

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7 horas atrás, Giovane Savioli disse:

Pra mim, não se nota nenhuma diferença de qualidade no eixo sem fim de plástico uso minha curado 70 a mais de um ano e não vejo nenhum desgaste.As águas da Amazônia não são alcalinas (básica) se não tucunaré não "viveria" lá pois é uma espécie que gosta de água com o ph um pouco mais ácido tanto é que a maioria do Açus são pescados nos lagos...

De fato Giovane, vc está certíssimo, o tucunaré é espécie de águas ácidas:

http://petssubmersos.blogspot.com.br/2012/03/tucunare.html?m=1

E as águas do rio negro é afluentes tem ph bastante ácido:

"As águas pretas do Rio Negro e de muitos de seus efluentes possuem valores de pH entre 3,8 e 4,9, sendo, portanto, ácidas. Isso ocorre em razão da grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas oriundas da drenagem dos solos arenosos adjacentes ao rio que possuem como vegetação a campina, a campinarana ou as caatingas amazônicas."

fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-rio-negro-possui-cor-escura.htm

E, para enterrar o argumento, o magnésio e suas ligas sofrem corrosão na água salgada, em ambientes marinhos:

"Definição
As ligas de magnésio possuem boas características de resistência mecânica, módulo de elasticidade e baixa densidade ( 1,7 g/cm3 ), além de uma baixa relação resistência/densidade. Estas propriedades dão ao magnésio uma vasta utilização em aplicações estruturais. O magnésio possui, também, boas condutibilidades elétrica e térmica, e absorção às vibrações elásticas.

Seu ponto de fusão é baixo, em torno de 650 °C. Tem boa usinabilidade e pode ser forjado, extrudado, laminado e fundido. Sua estrutra cristalina é hexagonal compacta. O magnésio possui boa resistência à corrosão em atmosferas pouco agressivas, mas é susceptível à corrosão em meios marinhos"

http://www.infomet.com.br/site/metais-e-ligas-conteudo-ler.php?codAssunto=111

Sinceramente, não estou entendendo essa aparente  intenção de disseminar desinformação...

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2 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

 Parece que todos os casos insólitos de carretilhas vão parar na mesa do amigo Chedid 😱 e somente lá...

parece ?

2 horas atrás, João Luiz Lusardo disse:

Sinceramente, não estou entendendo essa aparente  intenção de disseminar desinformação...

jura ?

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45 minutos atrás, Luciano L disse:

parece ?

jura ?

O que alguém ganha assustando o pessoal para não comprarem carretilhas Shimano? Ou então induzindo a não comprar a curado K e a comprar a 200 IHG? É uma desinformação que só traz vantagem pra Daiwa, em tese ...

 

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11 horas atrás, Luciano L disse:

agua alcalina , mgl , guia fio , micro module , carbono duro ,  quanta baboseira , deus do céu 

pesquisem um pouco antes de ficar acreditando em tudo 

google serve pra isso 

Ué Luciano, as águas amazônicas não são alcalinas? VIXI! Tirei o tronco e coloquei conchas no meu aquário amazônico sem necessidade?

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Vou acrescentar um dado que tenho de anotações de muitos anos. As águas da bacia do rio Negro são acidas, isso não significa que as águas da Amazônia são acidas somente - isso é uma observação.

Água ácida provoca desgate químico em aço isso era notado principalmente em garatéias de diversas marcas. Durante anos - mais de vinte, acompanhei isso e notamos que as garatéis da VMC eram a que menos sofriam essa ação, mas também sofriam. Logo sim pode acorrer um desgate nos equipamentos por ação químico. Mas reparem que eu falo de garatéias que estão em constante contato com a água. 

Não tenho duvida que a maioria dos casos de desgaste em carretilhas são decorrentes do mal uso e ou inadequado a pescaria que se realiza, há recomendações dos fabricantes que não são levadas a serio, etc e isso é um problema, principalmente quando se divulga e se difunde informações de forma errônea. Não sou o dono da verdade, não gosto de afirmar conceitos - principalmente na pesca onde muito de preferências pessoais alteram a realidade, mas há coisas que são fatos e precisam ser repensadas. Cada ano que se passa estamos atrás de carretilhas e ou molinetes mais leves para um pescaria que não é indicada para ser feita baseada nessa escolha. Entendo o uso de linha com diâmetros maiores (e consequentemente resistência também) pela caraterística de se pescar o tucunaré amazônica. Mas não entendo a necessidade de fricção (drag) extremamente fortes como muitos desejos - primeiro porque o teste de fricção que é feito não corresponde a ação de um peixe como o tucunaré. Testar fricção por adição de peso é um forma de medição - unicamente isso, não representa em nada a pancada e arrancada inicial de um tucunaré, a meu ver é muito mais importante ter um fricção de três a quatro kg no conjunto - sim se mede o conjunto vara, linha e carretilha - pois uma ação de todos os três que se acumulam na hora em que a fricção é exigida. Flexibilidade da vara, elasticidade da linha - sim existe, inclusive nos multifilamentos - é baixa, mas existe e maciez da carretilha e forma de como abastecemos essa tudo isso gera resultados diferentes na hora da pratica, na hora de pegar os peixes. Detalhe os peixe também têm comportamento diferente e isso precisa ser levado em consideração. 

Também não há duvida que toda carretilha se bem cuidada e usada de forma adequada não terá problemas como aqui se menciona. Fricção foi feita para funcionar e de modo macio provocando uma resistência adequada ao que vamos pescar. Exemplo se um tucunaré retirar 10 metros de linha de sua carretilha você já o perdeu - logo muita quantidade de linha não se faz necessário. Se um bonefish tirar 100 metros de linha de sua carretilha você ainda está brigando com ele - pelo ambiente em que se pesca, logo precisamos de muita linha, mas não muito resistente. Eu procuro evitar alguns coisas, quando uso em ambiente mais hostil, carreteis muito aliviados de liga mista eu evito de usar em água salgada, pelo simples fato que depois de usa-lo não tenho saco de retirar toda a linha para lavar e abastece-lo novamente. O problema está no que a linha absorve de água e fica retida nas camadas inferiores e em contato com pontos que já tiveram desgaste do material ao serem feitos. Se tivesse o paciência de tirar a linha lavar o carretel, limpar a linha - deixa-la secar ao sol e reabastece-la novamente eu usaria sem problema, mas não tenho, então evito. 

Usem a carretilha que lhe agrade e que seu bolso pode pagar, lembre-se de ter algumas cuidados como o fabricante sugere e faça manutenção preventiva sempre após o uso - a manutenção preventiva é lavar - limpando-o para retirar toda suspensão que encontramos na água e acabam achando local para se acumular junto ao corpo e lubrifique de forma adequada os pontos onde se faz necessário por recomendação do fabricante. Oleo e graxa para isso faz muito diferença, escolha o mais adequado também!

Cite argumentos quando tiver embasamento para tal - pode ser cientifico ou pratico, mas saiba sobre o que está citando, não o faça para parecer o phodão, faça para agregar informação, para ajudar aos demais que tem a mesma paixão que vocês - a pesca esportiva.

 

Abraços

 

 

 

 

 

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