Ir para conteúdo

Araguaia - apapás


Posts Recomendados

ARAGUAIA ? abril 2007 - APAPÁS

Imagem Postada

Cumpadres,

Apesar de não gostar de feriados para pescar (gosto de água sem barcos, sem movimento), tive que trabalhar em São Miguel do Araguaia, no dia 5 de abril. Aproveitei de minha localização privilegiada do dia e desci para o glorioso Rio Araguaia atrás das apapás.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Fred com cachorra facão

Este peixe é abundante agora no final das cheias e graças a pouca pressão comercial em cima desta espécie, não há grande dificuldade em acha-la. Pra quem gosta de uma bicuda, cachorra larga ou tucunaré, vai se surpreender com este peixe, que é um verdadeiro canhão.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Peixe saltador, muito rápido e de boca pequena. A apapá caça na superfície e com ataques literalmente explosivos. Seguindo os cardumes de pataquinhas e lambaris, presenciamos um frenesi onde podia se lançar as iscas de superfícies e esperar uma grande porrada. Fosse de uma cachorra facão (milhões...), de uma cachorra larga ou das nossas perseguidas, as douradas (a jóia do Araguaia, como é conhecida por alguns, para mim poderia facilmente ser chamadas de baby-tarpon do Araguaia).

Imagem Postada

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/Arag_abril2007019.jpg

Após achar os cardumes forrageiros em fuga, arremessávamos nossas zaras e em meio à bagunça uma ?tapa? perfeita. Linha muito tensionada para frente, segundos de tensão, mudança brusca no sentido da linha para cima, e de repente... o salto!!!! Nesta hora poderíamos ver o tamanho do adversário, queda seca e muita água jogada para os lados. Rapidamente a ação se repete, linha desce, linha sobe e... salto de 1m ou mais. Em fração de segundo tentamos tensionar ou diminuir a tensão da linha, tentamos posicionar a vara para cima, ou para baixo, ou para o lado, ou pra dentro da água... mas por pequenos detalhes o peixe termina escapando. Está e a síntese do que se seguiu nos nossos dois dias de pescaria no Araguaia, apanhando e rindo das belíssimas douradas.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01432.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01430.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01431.jpg

A probabilidade de se embarcar este peixe com um plug de superfície é bem pequena, o seu poder de fuga é excepcional. A nossa opção por não usar fisgas aumentava ainda mais as chances das danadas. Ainda assim temos certeza de que mais uma vez o desuso das fisgas foi a melhor opção, visto que por duas vezes as douradas arremessaram (arremessaram mesmo, sem influência da tensão da linha) as nossas iscas de volta causando perfuração profunda da pele. Felizmente as garatéias ?lisas? foram facilmente retiradas e a brincadeira não foi prejudicada.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01439.jpg

Fomos surpreendidos por vorazes mandubés que atacavam na superfície, e como ao tempo era pequeno e a "fominhagem" era grande, pescamos a noite também tentando alguns peixes de couro com iscas naturais, não tivemos muito sucesso, mas pegamos alguns Barbados ao menos para a moqueca.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/Arag_abril2007001.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/Arag_abril2007015.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01424.jpg

Pescaria de visual impar e de muita alegria e risada. Em dois dias tive o prazer de estar com meu irmão Tiago e com o amigo Fred buscando esta joinha do Araguaia e contemplando aquele lugarzinho sagrado.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/araguaia_abril_2007/DSC01436.jpg

Pra ilustrar um pouquinho mais pros amigos, alguns trechos desta brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, Xande...e q trabalho mais complicado, hein?!?!?!

E o dorminhôco??? hehee....

Muito legal as fotos, o relato, e o filminho do final...eu dei uma editada no seu tópico para q o vídeo aparecesse diretamente no fórum....

No mais...parabéns a todos os pescadores....:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande

Esse peixe está na minha lista, preciso fazer o tira teima pra saber se ele pula tanto quanto o baby tarpon :twisted: :twisted:

Relamente foi uma pescaria excelente, as fotos estão ótimas, o video bem legal, só não sei como aquela zara passou ali no meio sem ser molestada hehehe.

Valeu mesmo amigão, parabéns.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, Xande...e q trabalho mais complicado, hein?!?!?!

E o dorminhôco??? hehee....

Muito legal as fotos, o relato, e o filminho do final...eu dei uma editada no seu tópico para q o vídeo aparecesse diretamente no fórum....

No mais...parabéns a todos os pescadores....:wink:

Valeu Biguá, ficou excelente a edição, como tú fez?

Eu tinha achado que da forma como eu botei ia ficar com abertura direta aqui no post mesmo, mas terminei por adicionar só o link.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande...blza ocmpanheiro?

kra..d+...quando eu estive no araguaia, meu pai pegou um apapá...briga linda...eu nao tive a oportunidade mas vi o quanto brigou com meu pai...

excelente pescaria...mas..me diga

quais iscas mais funcionaram?

abraço

Tiago, é um peixe apaixonante, primeiro pelo volume das pancadas e sugundo pela força.

As melhores iscas foram Minimacetão e Sr. Spook Jr. Meu irmão usou também uma Bomber Long A 15 e rachou de pegar as facõezinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xande

Esse peixe está na minha lista, preciso fazer o tira teima pra saber se ele pula tanto quanto o baby tarpon :twisted: :twisted:

Relamente foi uma pescaria excelente, as fotos estão ótimas, o video bem legal, só não sei como aquela zara passou ali no meio sem ser molestada hehehe.

Valeu mesmo amigão, parabéns.

Abração

Grande Ivan, quando pegar as danadas me diga se estou errado em chamá-las de "baby tarpons do Aragauaia"... heheheheheh

Cara, o frenesi era tão grande que muitas vezes a isquinha passava ilesa, quando de repente a pancadaça!!! Ou era uma apapá ou era uma grande cachorra larga, meu irmão perdeu uma imensa, diga-se de passagem, aquela com a qual ele aparece brigando no filminho.

E se a porradinha fosse miúda ou seria uma cachorra facão ou uma piranha vermelha. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso meu irmão linda pescaria, belíssimas fotos e filminho muito doido uma pena não estar lá com vc´s para poder dar um pedala no mamão do Fredão dormindo :twisted: kkkk. Muito obrigado pela grande surpresa da presença de vc´s lá em casa na festa.

Grande abraços Betucuna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso meu irmão linda pescaria, belíssimas fotos e filminho muito doido uma pena não estar lá com vc´s para poder dar um pedala no mamão do Fredão dormindo :twisted: kkkk. Muito obrigado pela grande surpresa da presença de vc´s lá em casa na festa.

Grande abraços Betucuna

Valeu fiote, tú sabe que fez falta lá, mas valeu a pena a ausência, o churras da roça foi nota 10.

E viva o Peter... Campari!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O importante é que tú esteja pronto para maio. Já comecei a organizar com o Didi, acho que a parada vai ser além da média, pelo jeito que as águas estão descendo rápido. :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz q pescaria bacana, já tinha visto este peixe com o curi. realmente parece muito com o tarpon, ou baby tarpon.

Agora cada dia q passa vejo q tú mora no paraiso dá pesca esportiva, acho q vou aumentar minhas idas para Goiania. 8) 8)

Rapaz abraços e parabens.

O video fico massa d+, os peixinhos sendo atacandos ficou show!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz q pescaria bacana, já tinha visto este peixe com o curi. realmente parece muito com o tarpon, ou baby tarpon.

Agora cada dia q passa vejo q tú mora no paraiso dá pesca esportiva, acho q vou aumentar minhas idas para Goiania. 8) 8)

Rapaz abraços e parabens.

O video fico massa d+, os peixinhos sendo atacandos ficou show!!!

Valeu Popper véi. :lol:

Tú sabe que tem porteira aberta aqui na minha casa. 8)

O problema é só aquele, eu resolvo na quarta, saio na quinta e volto no sábado, fica meio em cima da hora pra comunicar aos amigos e poder sempre convidá-los :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xandego,

Fds meio "mais ou menos" esse né... :shock:

Parabéns pelo Relato e as fotos, que me transportaram para esse rio que é um dos mais belos ( e piscosos ) que conheço ! Pensei que nessa época do ano as águas fossem estar altas o suficiente para prejudicar o uso de arififiais, mas já vi que não... :roll:

E a foto do Apapá, não vai postar para os Troféus ?

Tá com uma "dourada" "bonitinha" nas mãos...

Parabéns mais uma vez ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandão, foi massa demais, só o filminho de minha pessoa dormindo o barco foi pequeno... hahahah, pq dormi uns 30 min... peter demais né!! Dormi pra ficar acordado na festa do Faina hahahaha... Mas show o lugar, Robertão perdeu mesmo! Abração a todos! :mrgreen:

Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuutzzzzzzzzz!!!!!!!!!!!!!!!!

Nem acredito, o meu super cumpadre Fredão por aqui.

Galera, imagina um companheirão de muitos anos, pau pra toda obra, tá aí, vou dar um jeito de amarrar ele por aqui pra vocês teram o prazer de trocar idéias com este féla.

Figura, nem preciso te falar do quanto gostei da pescaria e da tua presença e do meu irmão. Senti até a linha gelada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E viva o Peter!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xandego,

Fds meio "mais ou menos" esse né... :shock:

Parabéns pelo Relato e as fotos, que me transportaram para esse rio que é um dos mais belos ( e piscosos ) que conheço ! Pensei que nessa época do ano as águas fossem estar altas o suficiente para prejudicar o uso de arififiais, mas já vi que não... :roll:

E a foto do Apapá, não vai postar para os Troféus ?

Tá com uma "dourada" "bonitinha" nas mãos...

Parabéns mais uma vez ! :wink:

Valeu KID, o grande tchan do Araguaia é exatamente este, em qualquer época do ano existe uma boa pescaria, esta é a melhor época para as apapás. :lol: 8)

Vou preparar a foto pra colocar nos troféus, uma pena que as gigantes mesmo não conseguimos embarcar, coisa pra mais de 5Kg :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que show de pescaria hein mano veio... muita massa.

Precisamos marcar alguma coisa urgente...eheheh

Abração,

Edsinho.

Edinho meu véi, tú ia ter gostado demais, associação perfeita, pescaria de artificiais que dá pra encher a cara... kkkkkkkkkkkkkk

Ficamos a maior parte do tempo apoitados e só lançando pra frente, sem precisão alguma, e a porrada comendo.

E o Peter... :lol: ... 1litro por dia/ por cabeça kkkkkkkkkkkkkkk :lol: 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz q pescaria bacana, já tinha visto este peixe com o curi. realmente parece muito com o tarpon, ou baby tarpon.

Agora cada dia q passa vejo q tú mora no paraiso dá pesca esportiva, acho q vou aumentar minhas idas para Goiania. 8) 8)

Rapaz abraços e parabens.

O video fico massa d+, os peixinhos sendo atacandos ficou show!!!

Valeu Popper véi. :lol:

Tú sabe que tem porteira aberta aqui na minha casa. 8)

O problema é só aquele, eu resolvo na quarta, saio na quinta e volto no sábado, fica meio em cima da hora pra comunicar aos amigos e poder sempre convidá-los :lol: 8)

Rapaz sei disso.

Oportunidades virão, aqui o peixe sempre anda levando a melhor :cry: .

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz q pescaria bacana, já tinha visto este peixe com o curi. realmente parece muito com o tarpon, ou baby tarpon.

Agora cada dia q passa vejo q tú mora no paraiso dá pesca esportiva, acho q vou aumentar minhas idas para Goiania. 8) 8)

Rapaz abraços e parabens.

O video fico massa d+, os peixinhos sendo atacandos ficou show!!!

Valeu Popper véi. :lol:

Tú sabe que tem porteira aberta aqui na minha casa. 8)

O problema é só aquele, eu resolvo na quarta, saio na quinta e volto no sábado, fica meio em cima da hora pra comunicar aos amigos e poder sempre convidá-los :lol: 8)

Rapaz sei disso.

Oportunidades virão, aqui o peixe sempre anda levando a melhor :cry: .

Abraços

Que houve??

Snap soltou??? kkkkkkkkkkkkk :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...