Ir para conteúdo

UM DESABAFO


Posts Recomendados

Senhores ,

Desde 2013 tramitava um Projeto de Lei estipulando COTA ZERO para a Pesca em Minas Gerais , ressalvadas a pesca profissional e a de subsistência.

Aprovado em primeira votação por boa margem, ontem(19/12) foi encaminhado para votação final.Era dado como favas contadas.Mas...

O número de abstenções foi surpreendente.Dias antes a Câmara dos Deputados foi tomada por um contingente de Sindicalistas dos pescadores profissionais.Foram de gabinete em gabinete exercer pressão sobre os deputados.Suas caixas de e-mail ficaram inundadas de mensagens.Deu no que deu. A Pesca Esportiva mais uma vez foi derrotada.

Uma parte da culpa desta derrota é nossa.Pelo desinteresse ,pelo comodismo.Nós não temos(e não demonstramos) PODER DE MOBILIZAÇÃO.Nós não mostramos aos nossos políticos a real força que temos.

E isso nos custa tão pouco.Ou quase nada.Mas continuamos deixando para que "alguém faça por nós".

Minas Gerais perdeu?Ou todos nós perdemos?Ou os donos de pousadas perderam?Ou lojas de material de pesca perderam?Ou fabricantes de bass boat perderam?Ou fabricantes de produtos para pesca esportiva perderam?Ou importadores de produtos perderam?Há os que dirão: eu vou é pescar na Argentina,dane-se.

Sob o aspecto econômico, quem gera mais divisas aos cofres públicos; o pescador profissional ou o aquicultor(desde que legalizado)?o pescador profissional ou as pousadas(desde que legalizado)?

Sei que existem diversas vertentes de pensamento sobre isso.Converso muito com os que pensam igual ou diferente das minhas convicções.

Mas, enquanto mais do que convicções pessoais, não tivermos um objetivo comum(preservação das espécies), continuaremos patinando.

Num futuro, vejo a Pesca Esportiva inserida no contexto do TURISMO e não na CADEIA PRODUTIVA da pesca, como é hoje.Mas o que temos pra hoje é isso.Já é melhor do que há alguns anos atrás.

Temos que desenvolver um canal de aglutinação dos pescadores esportivos.E que todos nós assumamos o compromisso de doar um pouquinho do nosso tempo pra isso.

Será uma utopia? Torço pra que não seja.

Abraços

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falei sobre exatamente sobre isso em outro topico, com outras palavras mas a mensagem é a mesma. Enquanto não parar de demagogia barata , com videozinho e postzinho no facebook e ir onde resolve o problema, vamos so ver nosso pais afundar de forma imediata.

Parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

falei sobre exatamente sobre isso em outro topico, com outras palavras mas a mensagem é a mesma. Enquanto não parar de demagogia barata , com videozinho e postzinho no facebook e ir onde resolve o problema, vamos so ver nosso pais afundar de forma imediata.

Parabens.

Astra , só isso não basta.É preciso muito mais.É preciso ATITUDE , engajamento.É preciso sobrepor o ideal comum ao ego(difícil...mas...).

Vamos tomar como base este Fórum.Certamente não tenho simpatia generalizada por todos os que o frequentam.Um grande erro meu, mas é da personalidade do ser humano.Da mesma forma, muitos não devem ir muito com a minha fachada, sem ao menos ter trocado uma palavra comigo.

Este é um grande mal da NET(mas fica pra outro capítulo).

Mas então porque estou aqui?Por um motivo maior;a Pesca Esportiva.

Assim deveríamos agir quando for preciso. Cada qual tomar uma boa dose do Elixir da Humildade , arregaçar as mangas e ir à luta.A cada dia está mais comum tópicos sobre as dificuldades de se pescar no médio Rio Negro.Operadores sem escrúpulos, taxas pra Tribo, pro Prefeito.Qualquer hora vai ter flanelinha no rio pra tomar conta dos barcos.

E vamos aceitando passivamente.

Vir no FTB e escrever resolve muito pouco.Postar no Facebook, menos ainda.Só gera revolta,discórdias e produz efeito nenhum.

 

Fabricio e Kid M , me desculpem.Este espaço não é pra isso.Podem deletar este post ,caso queiram.Mas estou, a cada dia, mais chateado em ver que podemos tanto e não fazemos nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente,mais uma derrota para a pesca esportiva e tudo que nela se envolve ( e sabemos que é muita coisa,muitos mais uma vez só irão perder).

É a segunda consecutiva,pois esse ano também não foi aprovada a lei de cota 0 ao dourado no MS....

Bom,sem comentários né???!! Isso é Brasil.

Mas como você disse Dair,nós pouco fizemos para conseguir uma conquista dessa,fomos acomodados realmente,porém,nossas palavras de simples pescadores amadores eu acho que teriam pouca valia nesse caso.Mas eu pergunto: E OS PESCADORES FAMOSOS,AQUELES IMPORTANTES E QUE TANTO FALAM DE PRESERVAÇÃO EM REVISTAS E NA TV???ONDE ESTÃO ESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO VOLTADOS À PESCA ESPORTIVA NESSE MOMENTO??? QUAL DESSES PESCADORES OU EMPRESA JÁ TENTOU BATER DE FRENTE COM O GOVERNO OU ASSOCIAÇÕES DE PESCA PROFISSIONAL??? POIS ACHO,QUE ESSES SIM,PELA INFLUÊNCIA QUE TÊM,ATRAVÉS DE SEUS PATROCÍNIOS DE GRANDES EMPRESAS DO MERCADO DE PESCA ESPORTIVA,TERIAM CONDIÇÕES DE AJUDAR EM ALGO,DE PRESSIONAR...

Mas ,mais uma vez não vi nenhum deles se pronunciar. A impressão que fica mesmo é que eles sim estão "acomodados",pois pescam nos melhores lugares do país e do mundo sem gastar nada e recebem bem por isso (bom,sem querer entrar nesse mérito de questão,pois cada um tem suas profissões obviamente),mas ,sinceramente,acho que falta mais empenho desses caras em fazer nosso país se tornar uma potência mundial de pesca esportiva..E pensar que poderíamos ser disparado essa maior potência hein.....É de doer mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho exatamente a mesma opiniao que voce Cristiano!!

Concordo com os outros comentarios e que deveria haver mais uniao entre nos pescadores, MAS, esses apresentadores, caras de nome, que propagam a preservacao em cada minuto dos seus programas, deveriam tomar as redias e liderar essa uniao. 

Afinal eles tem abertura, tem visibilidade, e a grande maioria tem credibilidade. Imagina o rebulico que nao seria se um Nelson Nakamura, Johnny hoffman, eduardo pura pesca, Rubinho, Maicon bianchi, e mtos outros possiveis, fizessem o MINIMO esforco pra tornar isso publico e ajudar a pesca esportiva.

Eh triste ver esse tipo de decisao e nao ter o que fazer pra ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rafael Matos disse:

Tenho exatamente a mesma opiniao que voce Cristiano!!

Concordo com os outros comentarios e que deveria haver mais uniao entre nos pescadores, MAS, esses apresentadores, caras de nome, que propagam a preservacao em cada minuto dos seus programas, deveriam tomar as redias e liderar essa uniao. 

Afinal eles tem abertura, tem visibilidade, e a grande maioria tem credibilidade. Imagina o rebulico que nao seria se um Nelson Nakamura, Johnny hoffman, eduardo pura pesca, Rubinho, Maicon bianchi, e mtos outros possiveis, fizessem o MINIMO esforco pra tornar isso publico e ajudar a pesca esportiva.

Eh triste ver esse tipo de decisao e nao ter o que fazer pra ajudar...

Realmente Rafael,mas fico com a impressão que o foco  desses caras é somente o Norte e algumas partes do Centro Oeste do Brasil,pois lá ainda temos rios com bastante peixes e menos matança do que aqui no Sudeste.Mais ou menos assim:

-EU NEM PESCO NESSES RIOS DO SUDESTE MESMO,VIAJO TODO MÊS PRA PESCAR EM RIOS INEXPLORADOS,PRA QUE VOU FAZER ALGO PELA PRESERVAÇÃO DESSES RIOS??? MEUS PATROCINADORES ME MANDAM TODO MÊS PRA LUGARES COM MUITO PEIXE,ENTÃO,BORA SE DIVERTIR POR LÁ!

Bom,essa é minha impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Antes de mais nada, é importante manter no FTB uma heterogenia de opiniões e pontos de vista ! Isso gera possibilidades...

Não é para "adular ou criticar", mas quando se trata de levar as coisas mais a sério, a classe de pescadores é bastante desunida...

Claro que tem aqueles que fazem disso um "propósito de vida", até mesmo uma crença de que é possível fazer a diferença...

Os grandes nomes desse cenário, ícones da pesca esportiva em algumas oportunidades, até que tentam compatibilizar suas agendas comerciais com visões pessoais, mas nem sempre tem boa aceitação no meio em que andam... o nível de exposição e desgaste é enorme.

Por outro lado, sem deixar de fazer o contraponto, posso exemplificar outros (não menos ícones) que se dedicam a buscar efetivas melhorias nesse cenário (JCKruel é um deles), mas quase sempre esbarram em "forças maiores" que refreiam os objetivos maiores, e essas ações vão sendo "melhoradas" a cada "revisão legal"...

Por fim, nosso país é inconclusivo no que pretende ser entre seu discurso e sua prática. Potencialmente geramos "invejas" a outros, mas em termos práticos, continuamos no mesmo procedimento tacanho e miúdo, que beneficia poucos em detrimento de tantos... mas isso é a cara do Brasil ! Mudanças são necessárias, é claro, mas elas irão começar por onde ? Educação, Saúde, Segurança, ou por práticas mais consistentes e reais dentro da nossa realidade brasileira ! 

Uma das poucas vantagens de se ficar mais velho (se é que possa ser vantagem) é poder ter uma visão mais ampla do conjunto de "cagadas" que são feitas nesse local que nascemos, ou moramos ! Indignações estão sempre presentes, expectativas e esperanças se renovam a cada ano, mas o que acontece de fato a cada eleição ? Mesmos nomes ou "novos nomes" com as mesmas práticas...

Sou solidário ao Dair e a tantos outros que gostariam de ver um cenário mais coerente com o futuro da pesca esportiva, mas "esse não é um país sério"  (dito há décadas pelo presidente francês Charles De Gaulle - com plena razão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra ,Cristiano , Rafael e Kid

Por favor desculpe importuná-los com um assunto tão desgastante.

Alguns pontos que vocês mencionaram são MUITO relevantes.Principalmente no que tange a uma efetiva participação dos "laureados" da Pesca Esportiva.

Tenho contato frequente e amizade com alguns deles(não vou citar quais,por respeito).Sim, eles deveriam ser mais atuantes.Mas a Pesca Esportiva pra eles é um "negócio", um emprego.Não gostam muito de dar a cara a tapa.Alguns se auto-promoveram nos Fóruns, como o do FTB. E assim que criaram asas, bye,bye. Hoje só te conhecem se você curtir a pagina deles no FACEBOOK.Não podemos contar com eles.Mesmo porque são poucos.Temos é que contar com os milhares de "anônimos", como nós.

CRISTIANO, eu nunca havia mencionado a ninguém fora do meu círculo de amizades que faço parte do Conselho Estratégico da ANEPE. Não o estou fazendo agora por exibicionismo.Não sou afeito a isso.Só estou mencionando porque você se referiu a confrontos com os "inimigos" da Pesca Esportiva.

Em 2013 o Governo do Estado de São Paulo iniciou um processo para um projeto de lei regulamentando o Plano de Manejo do litoral paulista.Nosso litoral está sob responsabilidade das APAM (area de proteção ambiental marinha) e foi dividido em APAM-N(N de Norte)(Ubatura,Caraguá,São Sebastião),APAM-C(C de Centro)(Bertioga,Santos,São Vicente,Mongaguá,Itanhaém,Peruibe) e APAM-S(S de Sul)(Iguape,Ilha Comprida,Cananéia).

Tenho,desde então,pois ainda está no papel,participado de reuniões DEGLADIANDO com o Presidente do Sindicato dos Pescadores de Santos(uma verdadeira máfia de mal educados) e o Presidente do Sindicato dos armadores de Santos, além de pescadores artesanais, etc,etc.

Estamos conseguindo algumas pequenas conquistas.Mas o lobby deles é muito forte.Do nosso lado estão a Maricultura,a Piscicultura,as Marinas, as Pousadas,os guias de Pesca Esportiva,o pessoal do mergulho contemplativo,etc...

A ANEPE tem atuado muito, mas muito mesmo.Talvez falte uma maior divulgação.Te convido a acessar nosso site www.anepe.org.br.

Mas ainda que sem o engajamento do Pescador Esportivo, fazendo pressão,lotando caixa de e-mails, azucrinando a vida desses politicos é que conseguiremos melhores resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescadores, sou amante dos peixes e da pesca esportiva, mas tem momentos que penso q estou olhando para o próprio umbigo, pensando q dessa forma terei pescarias melhores ( e de fato é isso que queremos), é claro q podemos querer, não há mau nenhum nisso. Mas o contexto do nosso amado Brasil é triste, falta saúde, educação, Segurança, milhões passando fome, e vem nos, querendo cota zero ( claro q também quero), tem hora q acho que só vejo o meu mundinho de pescador ( posso estar errado). 

Vamos ver pelo lado profissional, grandes marcas q temos hj no Brasil, q alavancar a pesca esportiva, diversas marcas de barcos de alta performance, fabricantes de varas e carretilhas, etc... poucos fazem por nosso esporte. 

Somos poucos nessa causa. É só pensar, moro em uma cidade de 30.000 habitantes, acredito que ter no máximo 5 pescadores esportivos, difícil, mas como exemplo, se eu levantasse a cota zero nessa região, me chamariam de louco. Bom, é isso, infelizmente. 

Peço desculpas pelo desabafo.  

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Pescadores, sou amante dos peixes e da pesca esportiva, mas tem momentos que penso q estou olhando para o próprio umbigo, pensando q dessa forma terei pescarias melhores ( e de fato é isso que queremos), é claro q podemos querer, não há mau nenhum nisso. Mas o contexto do nosso amado Brasil é triste, falta saúde, educação, Segurança, milhões passando fome, e vem nos, querendo cota zero ( claro q também quero), tem hora q acho que só vejo o meu mundinho de pescador ( posso estar errado). 

Vamos ver pelo lado profissional, grandes marcas q temos hj no Brasil, q alavancar a pesca esportiva, diversas marcas de barcos de alta performance, fabricantes de varas e carretilhas, etc... poucos fazem por nosso esporte. 

Somos poucos nessa causa. É só pensar, moro em uma cidade de 30.000 habitantes, acredito que ter no máximo 5 pescadores esportivos, difícil, mas como exemplo, se eu levantasse a cota zero nessa região, me chamariam de louco. Bom, é isso, infelizmente. 

Peço desculpas pelo desabafo.  

Abraços 

Penso da mesma forma que você Odirlei. Temos mais em comum o fato de ambos morarmos em cidade pequena. A minha, Prudentópolis no Paraná tem belos rios como o Ivaí, entre outros. Neles não se pesca esportivamente, salvo raríssimas exceções. Para contar os pescadores esportivos na minha cidade não uso todos os dedos da mão esquerda.

Também sei que em um país onde número de assassinatos ultrapassa até algumas guerras, pensar em quota zero pode não ser a prioridade...

Porém, existem áreas específicas para cuidar da segurança bem como áreas que deveriam cuidar do meio ambiente.

Cada uma das áreas com suas verbas nababescas, precisaria somente tratar do que lhes compete, com honestidade e alguma competência.

A praga que destrói nosso país, a corrupção, e que vai muito além dos muros do palácio do planalto, faz estragos em todas as áreas.

Assim, não vejo um fator isolado, um só setor como culpado. O fato é que nem todos aqui sabem como podem agir para defender nossa causa em âmbito nacional. Talvez seja realmente necessário que alguém com mais representatividade tome a frete e nos diga claramente qual é a atitude que deve ser tomada para o nosso esporte.

Até lá eu me contentaria com a ação de cada um de não matar peixes nem mesmo para comer. Todos sabemos os efeitos dessa prática. Para confirmar basta multiplicar o número de pescador pelo número de peixes abatidos por dia e o resultado pelo número de dias pescados em uma determinada temporada. Todos sabemos mas na aí vem a afirmação que nos alivia a consciência: "UM TUCUNARÉ PARA O ALMOÇO NÃO FAZ MAU ..." ou pior  "SE EU NÃO MATAR OUTROS MATAM".

De qualquer forma acredito no ser humano, acredito que as pessoas de bem sejam a maioria. Acho que o debate não pode ou não deve parar.  

Espero muito ler  o que mestre Fabrício falará sobre o assunto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MAURICIO ROSSETIM disse:

Penso da mesma forma que você Odirlei. Temos mais em comum o fato de ambos morarmos em cidade pequena. A minha, Prudentópolis no Paraná tem belos rios como o Ivaí, entre outros. Neles não se pesca esportivamente, salvo raríssimas exceções. Para contar os pescadores esportivos na minha cidade não uso todos os dedos da mão esquerda.

Também sei que em um país onde número de assassinatos ultrapassa até algumas guerras, pensar em quota zero pode não ser a prioridade...

Porém, existem áreas específicas para cuidar da segurança bem como áreas que deveriam cuidar do meio ambiente.

Cada uma das áreas com suas verbas nababescas, precisaria somente tratar do que lhes compete, com honestidade e alguma competência.

A praga que destrói nosso país, a corrupção, e que vai muito além dos muros do palácio do planalto, faz estragos em todas as áreas.

Assim, não vejo um fator isolado, um só setor como culpado. O fato é que nem todos aqui sabem como podem agir para defender nossa causa em âmbito nacional. Talvez seja realmente necessário que alguém com mais representatividade tome a frete e nos diga claramente qual é a atitude que deve ser tomada para o nosso esporte.

Até lá eu me contentaria com a ação de cada um de não matar peixes nem mesmo para comer. Todos sabemos os efeitos dessa prática. Para confirmar basta multiplicar o número de pescador pelo número de peixes abatidos por dia e o resultado pelo número de dias pescados em uma determinada temporada. Todos sabemos mas na aí vem a afirmação que nos alivia a consciência: "UM TUCUNARÉ PARA O ALMOÇO NÃO FAZ MAU ..." ou pior  "SE EU NÃO MATAR OUTROS MATAM".

De qualquer forma acredito no ser humano, acredito que as pessoas de bem sejam a maioria. Acho que o debate não pode ou não deve parar.  

Espero muito ler  o que mestre Fabrício falará sobre o assunto.

 

Mauricio , existem associações, clubes , etc que estão lutando.

Eu mesmo, como citei acima, pertenço a ANEPE. E lutamos bravamente pela Pesca Esportiva.Entre no nosso site.Sem um tostão de dinheiro publico, tudo bancado por nós mesmos e por associados.

NÃO É SUFICIENTE DEIXAR PARA QUE OS OUTROS FAÇAM POR NÓS. O Pescador Esportivo tem que arcar com um dízimo desta tarefa.Como? Afiliando-se a quem luta por ele, tendo atitude quando necessário, fazendo pressão sobre os políticos, etc...etc..Na sua pequena cidade um dia a coisa vai mudar.Vá dar palestras sobre a importância da preservação aos alunos do ensino básico, mostre ao pescador profissional o quanto ele pode ganhar sendo guia de pesca,faça um torneio de pesque e solte num pesque e pague.Obtenha informação sobre aquicultura e divulgue na cidade. ATITUDE. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato Barreto disse:

Fato lamentável...Minas infelizmente deu um passo pra traz...::nada:: Conada Mas o quê podemos esperar desses deputados FDP...eles são iguais bunda de bebê = Quando menos se espera vem merda!!!mau::

Renato , vai dar merda.Miguelópolis está no caminho da proibição e na divisa com Minas...vai ser um salseiro só

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Dair Helaehil disse:

Mauricio , existem associações, clubes , etc que estão lutando.

Eu mesmo, como citei acima, pertenço a ANEPE. E lutamos bravamente pela Pesca Esportiva.Entre no nosso site.Sem um tostão de dinheiro publico, tudo bancado por nós mesmos e por associados.

NÃO É SUFICIENTE DEIXAR PARA QUE OS OUTROS FAÇAM POR NÓS. O Pescador Esportivo tem que arcar com um dízimo desta tarefa.Como? Afiliando-se a quem luta por ele, tendo atitude quando necessário, fazendo pressão sobre os políticos, etc...etc..Na sua pequena cidade um dia a coisa vai mudar.Vá dar palestras sobre a importância da preservação aos alunos do ensino básico, mostre ao pescador profissional o quanto ele pode ganhar sendo guia de pesca,faça um torneio de pesque e solte num pesque e pague.Obtenha informação sobre aquicultura e divulgue na cidade. ATITUDE. 

Dair, queria chegar nesse assunto, mudar primeiro com a educação, cultura, conscientização. A partir disso, cota zero é fácil. 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Dair, queria chegar nesse assunto, mudar primeiro com a educação, cultura, conscientização. A partir disso, cota zero é fácil. 

Abraços 

Odirlei, a educação é a base de tudo no que se refere a cidadania.Estamos vendo o que a falta dela faz de estrago numa Nação.

Mas ,com referencia a Pesca Esportiva, temos caminhos mais curtos. 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Amigos Pescadores.

Sei que o debata sobre a cota zero e importante. Pena que não resolve muita coisa aqui em Goiás mesmo acho que ta do mesmo jeito porque não existe punição muito mesmo fiscalização inteligente. a fiscalização que existe e só em Feriados pelo menos na região da serra da mesa que frequento. e as pessoas que realmente vão lá para acabar com tudo já sabe disso e passa longe de lá nos feriados.

Mais acho que estamos deixando outro assunto muito mais importante que a cota zero de lado, não estou sabendo dessa luta, todos estamos preocupados com razão se vamos ter peixe para as futuras gerações pescar isso e um preocupação mais que justa, mais já fizeram uma pergunta e possível ter peixe sem ÁGUA. olha a situação dos nossos rios e lagos uma situação de calamidade. olha o nível dos reservatórios todos muitos baixo. será que da daqui 10 anos vai ter água para para os peixes. porque se não tiver ÁGUA Meus amigo não exite peixe.

só um desabafo. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2017 em 09:04, Natan Jr disse:

Bom dia Amigos Pescadores.

Sei que o debata sobre a cota zero e importante. Pena que não resolve muita coisa aqui em Goiás mesmo acho que ta do mesmo jeito porque não existe punição muito mesmo fiscalização inteligente. a fiscalização que existe e só em Feriados pelo menos na região da serra da mesa que frequento. e as pessoas que realmente vão lá para acabar com tudo já sabe disso e passa longe de lá nos feriados.

Mais acho que estamos deixando outro assunto muito mais importante que a cota zero de lado, não estou sabendo dessa luta, todos estamos preocupados com razão se vamos ter peixe para as futuras gerações pescar isso e um preocupação mais que justa, mais já fizeram uma pergunta e possível ter peixe sem ÁGUA. olha a situação dos nossos rios e lagos uma situação de calamidade. olha o nível dos reservatórios todos muitos baixo. será que da daqui 10 anos vai ter água para para os peixes. porque se não tiver ÁGUA Meus amigo não exite peixe.

só um desabafo. 

 

 

 

Natan, é um outro aspecto relevante.Não só a quantidade, mas também a qualidade da agua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não estamos sendo muito egoístas?? 

Nós  que temos condições de pescar em "alto nível" ,varas customizadas , carretilha e iscas importadas barcos Bass e tudo mais, estamos esquecendo dos mais humildes que pescam de varinha de bambu, minhoca massa,aqueles que ainda pescam como nós começamos lá atrás ,nos pequenos ribeirões para comer na janta esses devem ser penalizados se for imposta a cota zero? 

Nós amamos o tucunaré mas quem não tem condições financeiras de pesca- lo o detesta,na minha região zona da mata MG em todos os lugares onde o tucunaré foi introduzido praticamente não se pega mais peixes nativos ,

Nós sempre estamos atrás do nosso recorde pessoal mas não estamos esquecendo dos menos favorecidos??

Eu adoro peixe, adoro chegar da pescaria e comer um peixe tomando uma cerveja, aposto que tem muita gente que também gosta só não fala, acho que uma cota mínima de um peixe  ou um quilo sei lá, para o consumo imediato não acaba com o peixe, só é preciso consciência 

Não adianta cota zero se não acabar com a pesca profissional, deveria a partir de agora não liberar carteira de pescador profissional ai sim,daqui a alguns anos seria uma profissão extinta, todos eles e seus filhos virariam guias ou mudariam de profissão

Isso que disse acima escutei de um senhor de idade na beira do rio com varinha pescando Acará ,quando estava defendendo a soltura dos peixes,ele me disse " menino vc acha que está sendo muito egoísta não?

Sei que muitos vão me criticar,mas é minha opinião, se você quer soltar todos os peixes, ótimo mas quem gosta de comer um peixe e quiser levar" UM" para o consumo não deve ser crucificado

Abraço a todos!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dair Helaehil....desculpa a demora na resposta. Passei 15 dias viajando com a família e só espiava o FTB rapidamente, e do celular.

Só temos (como fórum) a lhe agradecer por tudo o q fizeste até hoje em nossas páginas. Suas ponderações são sempre muito acertadas. Obrigado mesmo.

Concordo com cada vírgula postada por vc (e por todos os amigos acima)...mas sério, estou numa das minha piores fases (falando de forma ideológica) aqui no fórum. Estou sem saco com as pessoas chatas...rsrsr. Estou sem saco com as pessoas oportunistas. Estou sem saco com os aproveitadores..... e tudo isso, aos poucos, vai minando a minha capacidade de avaliar corretamente o q é certo e o que é errado. Na verdade estou de saco cheio do que, ou no que, a pesca esportiva se tornou. Hj eu quero é voltar pro barranco, voltar pra barraca, voltar pro remo...mas sempre, ao lado de pescadores q estão preocupados uns com os outros, ou apenas com a pescaria. De artistas de internet, estou farto.

Hj o cara está mais preocupado em mostrar a pescaria dele para os outros, q pescar propriamente...O q era humilde antes, hj é um superstar de merda...e como foi dito acima, se ele te ver, é capaz de nem olhar pra sua cara...rsrsr...Claro isso não me preocupa...o q me chama a atenção é "pra onde estamos indo como pescadores"???

E tudo isso o q falo acima acaba refletindo nas ações conjuntas/importantes (q é o seu desabafo). Rapaz, como eu já fui trouxa...aff. Me lembro q há 10 anos atrás eu saía da minha casa para participar de associações, clubes, grêmios, e etc...tudo em prol da pesca...mas foi aí q eu percebi q no fundo no fundo, o responsável pelo evento só estava aproveitando a situação para se promover (seja perante um deputado, um vereador, um chefe, um órgão ou até mesmo um comerciante/fabricante)...o cara não estava nem aí para a ideia que ele estava "vendendo pra nós".... E isso foi me emputecendo. É sujeito rico que não compra barco pq acha q não vale a pena (claro q respeito esta opinião), mas o q não dá pra entender é q o FDP está sempre atrás de algum idiota que comprou barco, se oferecendo pra ele para rachar despesas...PQP para um cara destes, ou eu q estou sendo radical demais?!??
É cara q posta vídeo no Facebook e no Instagram e sai pedindo pra todo mundo assistir e curtir o vídeo dele (tb respeito a solicitação dele), mas o FDP nunca curte o vídeo dos seguidores dele...rsrsr
Essa semana eu exclui 700 seguidores do meu Instagram...Sabe o q passei a adotar!??! Se o cara nuca conversou comigo na vida, pq tenho q aceita-lo no meu perfil!??! Para ficar me espiando?!?! O cara só fica lá descendo a lenha e fofocando com tudo o q vc posta (e olha q não sou muito de postar por lá).

Hj o nosso povo está descrente, está desmotivado, está humilhando com tudo o q vem ocorrendo de gravíssimo no País e nada dá certo. Se um Ministro do Supremo, ao invés de ser exemplo para um povo q se sente na merda, protege bandido na cara dura, qual o senso de justiça nossa nação vai ter!??! E olha q estamos falando da máxima instância da justiça.

Eu sei q se eu não fizer nada, em pouco tempo nossas águas estarão estéreis...mas cansei. Hj só acredito q este País mudará depois de uma guerra, e que nossas águas voltarão a prosperar depois q tudo acabar. É triste falar isto (e soa como babaquice mesmo)...mas cansei dos oportunistas. Hoje não tenho mais, ou estou com pouca competência para distinguir quem é amigo e quem é inimigo...Desculpa mesmo. chorei::

Na verdade estou cansado...Pintei a cara e fui pra rua de amarelo, bati panela, buzinei, prometi pra mim mesmo nunca mais votar no PT e por aí vai...mas preciso descansar um pouco. São mais de 10 anos vivenciando todos os dias as "merdas" q estão fazendo com a pesca...e sabe o q percebo?!?! Q só piora.
Ontem ouvi na rádio q foi derrubada a proposta que proibiria a pesca esportiva em Minas Gerais...E olha, quase que passou...Iriam proibir a "sofrência" do peixe capturado e solto por nós....Mas a pesca predatória, ah, essa continua firme e forte.

Cansei....surtei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Fabrício , entendo bem o seu sentimento.É o mesmo de tantos outros pescadores esportivos que cansaram de dar murro em ponta de faca.Converso com vários deles, tento motivá-los a assumir uma causa, mas não adianta.Assim como você, sentiram na pele que estavam servindo a alguém e não à pesca esportiva.

Não havia, há algum tempo, entidades que os ajudassem a disseminar a filosofia da pesca esportiva.O que me encanta é ver surgindo, em cada canto do País, Clubes, associações,etc...com um objetivo comum.Tudo bem; há os que vislumbram lucro com isso.Mas há também os "puristas".Você conhece bem o pessoal do Tattica(aliás,você deve uma visita ao nosso quintal).

Assim como você, já aceitei "curtir" muita página no Facebook de gente que nunca me olhou na cara.Mas, ingenuamente, prefiro pegar por ação.Não me omito.

Temos que agregar os bons.Temos que definir um objetivo bem transparente.Temos que ter um canal direto com a Ambiental.E o compromisso deles em correr atrás dos criminosos.

Além deste caso de 3 Marias, está rolando no Facebook outro caso semelhante, também de 3 Marias.É revoltante.Mas espernear no Face ou no FTB não ajuda em nada.

Enquanto o pescador esportivo AMADOR(como nós) não se conscientizar que precisa tomar uma atitude em prol da preservação, nada vai mudar.

Se não tiver tempo disponível para atuar, contribua financeiramente, ao menos, por quem quer lutar.Afilie-se a alguma associação de pesca esportiva.Quando sua colaboração for solicitada para algum abaixo assinado, não deixe passar a oportunidade.Jamais ter em mente que alguém está fazendo por ele.

O que não podemos é abandonar o barco por culpa de um mau remador.Joga-se ele ao tubarão e toca-se em frente.

A Nação está mudando.O povo está, mesmo carente de conhecimentos e cultura, aprendendo a analisar melhor o quadro político.Vai um tempo ainda.Pra minha grata surpresa, por obra do destino, em 2016 convivi com muitos jovens universitários.A cabeça deles é muito boa.Só que, infelizmente, não percebem grandes oportunidades aqui.Muitos desejam sair, assim que formados. Quem sabe surja um "mito" para mudar esta situação.

Não podemos perder a esperança.Ela é de graça e não cobra imposto.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Dair Helaehil disse:

Enquanto o pescador esportivo AMADOR(como nós) não se conscientizar que precisa tomar uma atitude em prol da preservação, nada vai mudar.

Amigo Dair,

Relendo o que foi postado pelo Fabrício, começo a "suspeitar" que o nosso (pescadores esportivos) problema, não está na atividade, e sim naquilo que nos cerca e que nos trás incômodos de "viver a vida" ! Dificilmente ouvirá de um pescador que está chateado com a pescaria - é um paradoxo ! Mas esse mesmo indivíduo, se olhar em seu entorno, descobrirá tantos motivos para perturba-lo, que a "pesca" termina pagando a conta ! Melhor dizendo, como é possível acreditar que um pescador esteja "sem saco" para pescar ? Ele está "sem saco" sim, para encarar todas essas bandalheiras que envolvem a sua vida direta e indiretamente ! E convenhamos, não tem quem não perca seu humor e propósitos quando vê tanto de ações erradas e indevidas ocorrendo em todos os setores de nossas vidas !

Claro - e ninguém precisa afirmar mais isso - que o problema da ausência de educação de nosso povo é uma vertente fundamental para o equacionamento desses problemas, inclusive os de pesca esportiva, mas o que vem sendo feito efetivamente para mudar esse cenário horripilante de desmando e desapego das lideranças em priorizar a causa e não os efeitos delas ? Segurança, saúde e preservação ambiental são (e serão sempre) consequência natural a ser tratada com as pessoas tendo um mínimo de conhecimento (cultura educacional). 

Na minha forma de ver essa situação da pesca esportiva, e já não é a primeira vez que menciono isso, é estabelecer um marco onde a comercialização do peixe silvestre seja proibida, a exemplo do que acontece com a caça (claro que a caça continua existindo, mas em muito menor escala). Peixe para a alimentação tem que ter origem em criação doméstica, que já está mais que comprovada sua viabilidade comercial. Falta sim, a aplicação dessas decisões (se assim for desejado) pelas autoridades constituídas... mas e os pescadores profissionais, como irão sobreviver com um medida como essa ? Vão buscar alternativas, inclusive com a criação dos peixes comercialmente. Esse processo de assistencialismo que cada vez mais parece se irraizar na nossa população (principalmente as menos assistidas), precisa mudar. Não quero entrar nisso, que é uma semântica pior do que o "ovo ou a galinha".

Assim como o Fabrício, também estou cansado de ver tanto descaso ao passar dos anos. Os esforços são pontuais e quase que "individuais", quando muito através de pequenas associações ! Não que elas estejam erradas em tentar mudar esse cenário, mas precisam pensar melhor na forma de agir, senão ficarão "esgarçados" de tanto esforço para o resultado aquém do desejado. É como se estivéssemos acelerando um motor de popa, com suas hélices na flor d'água !

Mas a vida continua e minha admiração aos que se dedicam a tentar minorar essa situação.

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...