Ir para conteúdo

Marfim 5.5 freestyle com 60 hp 4 tempos! Dicas para montagem!!!


Posts Recomendados

Olá pescadores e curiosos de plantão!

estou montando uma Marfim 5.5 freestyle com um 60hp 4 tempos! Ainda não escolhi a marca, estou entre o 60hp CT 4 tempos mercury e o F60 Yamaha... qual melhor em consumo, menor desvalorização, manutenção???  Outra dúvida qto ao motor elétrico! Queria um com pedal, qtas lbs??? 55, 45, ??? Alguém que tenha esse barco, com essa motorização de uma luz, consumo, velocidade, ... agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos nessa potência por ser motor injetado e com uma tecnologia maior empregada  escolha o que tiver assistência mais próxima e fácil na região onde vc mora.  Particularmente eu prefiro Yamaha nessa potência pelo simples fato de que o é o mais usado por todas pousadas seja aqui ou na argentina ( no quesito 4T grandes).   Eu  já usei esse barco mas o CLX 6.0 com 60 Yamaha, ele atingia em torno de 52km/h em 5 pessoas e tralha e 60km\h em duas e o consumo segundo o guia girava em torno de 20 litros/h em rpm máximo.    Quanto a motor elétrico pedal não manjo, só tenho os manuais mesmo.    Barco é top, na minha opinião o melhor barco de comando pra motores até 60, é muito polivalente, estável e corta marola iguam manteiga sem dar pancada.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vagner disse:

eu tinha um malibu com um 60 mercuy 4t e andava a 33 milhas , motor silencioso e economico, se futuramente pretende andar mais ja pegue um barco de 6m

Pois é! Andei vendo o mercury CT e achei legal, a maioria das pessoas que falei dizem que p mercury é pelo menos 3 a 4 L/hr mais econômico que o Yamaha.... já o barco não quero o 6 mts por espaço, transporte, sem necessidade no meu caso... além dk o 6 mts pega motor 75hp e já to no limite de investimento que posso, kkkk  valeu a dica abç 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mesma carreta q transporta o 5,5 sera a que transporta o 6.... nunca vi uma carreta dd lancha 5,5... oi 5 ou 6 m, logo o transporte, peso, espaco, etc. sera o mesmo . N faz sentido n pegar o de 6m mas no uso e navegacao o de 6m eh melhor sem duvidas, muito mais espaco!

no freestyle eh a diferenca entre bater ou nao os bancos entre eles e se acomodar ou nao com conforto. Sobre a motorizacao, vai andar igual um de 5,5 e um de 6 m com motor 60hp, a diferente pelo q vc diz eh q o se 6m pode chegar aos 75hp, nao q obrigatoriamente necessite ser 75

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2017 em 12:52, Astra-Taranis disse:

A mesma carreta q transporta o 5,5 sera a que transporta o 6.... nunca vi uma carreta dd lancha 5,5... oi 5 ou 6 m, logo o transporte, peso, espaco, etc. sera o mesmo . N faz sentido n pegar o de 6m mas no uso e navegacao o de 6m eh melhor sem duvidas, muito mais espaco!

no freestyle eh a diferenca entre bater ou nao os bancos entre eles e se acomodar ou nao com conforto. Sobre a motorizacao, vai andar igual um de 5,5 e um de 6 m com motor 60hp, a diferente pelo q vc diz eh q o se 6m pode chegar aos 75hp, nao q obrigatoriamente necessite ser 75

Pelo que me informaram na levefort, a diferença de tamanho é apenas na frente do console, perde-se uma cx com dreno após a cx de bateria... os 30 cm finais da plataforma de proa até console! Espaço interno entre cadeiras, tudo igual...  carreta igual 6 mts... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho isso, confirme novamente na levefort, pq normalmente os " enxertos" digamos assim, sao na popa, onde bate muito menos que no bico, alem de provar maior estabilidade, se vc so aumenta a parte da proa, nao ganha em estabilidade entre outras coisas... achei estranho isso... 

se for isso mesmo, ainda prefiro a de 6 metros. por n razoes.

se a carreta eh a mesma, como eu havia informado, nao ha diferencas entre guardar, locomover etc... nem em peso praticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

estranho isso, confirme novamente na levefort, pq normalmente os " enxertos" digamos assim, sao na popa, onde bate muito menos que no bico, alem de provar maior estabilidade, se vc so aumenta a parte da proa, nao ganha em estabilidade entre outras coisas... achei estranho isso... 

se for isso mesmo, ainda prefiro a de 6 metros. por n razoes.

se a carreta eh a mesma, como eu havia informado, nao ha diferencas entre guardar, locomover etc... nem em peso praticamente.

Amigo Barco 6 metros faz a diferença e muita , escute o Astra , a careta e peso não vai mudar em nada ...  mas na hora q vc precisar cortar uma marola os ,0,50cm q vc acha q não são nada vai fazer a diferença , espaço interno para pescar tbm , estabilidade entre outras coisas , ahh motor vai de Yamaha domina estado de são Paulo fácil pecas e manutenção revenda , consumo nessa categoria q vc esta acho q seria a ultima preocupação se vai economizar 1 ou 2 litros . já q este barco o tanque na frente para quase 60 litros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cesar Feliciano disse:

Amigo Barco 6 metros faz a diferença e muita , escute o Astra , a careta e peso não vai mudar em nada ...  mas na hora q vc precisar cortar uma marola os ,0,50cm q vc acha q não são nada vai fazer a diferença , espaço interno para pescar tbm , estabilidade entre outras coisas , ahh motor vai de Yamaha domina estado de são Paulo fácil pecas e manutenção revenda , consumo nessa categoria q vc esta acho q seria a ultima preocupação se vai economizar 1 ou 2 litros . já q este barco o tanque na frente para quase 60 litros.

Obrigado pela dica...👍🏻👍🏻👍🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, aproveitando as opiniões de vocês, estou com uma marfim freestyle para por motor estou na dúvida entre o 60 HP ou 90 HP ambos 4 tempos. Quanto a especificação máxima de 75 HP o despachante náutico diz que consegue laudo com engenheiro para por o 90. O que me dizem, vale o investimento a mais? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

motor 75 é um 90 capado na maioria da vezes, entao peso vai ser o mesmo, custo hj estao parecidos, alias, maioria hoje ja parte pro 100hp mercury q eh o mesmo preco ou mais barato o q 90...

se a lancha SUPORTAR de fato, pode por, sem problemas, tem q ver com o fabricante. 

 

se vc tem dinheiro pro 90, vai nele... mas acho q nao precisa pro marfim nao... nao vai correr muito mais, mas pode usar com o motor a meia aceleracao o que vai gerar uma bela economia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Curió disse:

Ahh detalhe e a 6.0.

Pois então! Fui na levefort quinta passada e me disseram que o 90 só é homologado pela marinha o 6,5 mts! Não sei se com laudo fora do fabricante vc consegue realmente! O 90 hp 4 tempos pesa 165 kg (mercury) enquanto o 60, 112kg, não sei se não enterraria mto a popa, necessidade ou não de reforço na popa... se for por desempenho disseram não ser um casco ideal p velocidade, se é esta a intenção, talvez melhor tentar a troca por um casco de fibra... um bass 17, ou outras marcas e medidas compatível com 90hp vão andar bem mais que com a marfim...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado das informações amigos, consultei a levefort semana passada e disseram suportar o 90 HP porém ainda não emitem laudo para o 6.0 nessa motorização. Quero para um pouco mais de velocidade porém se não for tanta diferença não compensaria o investimento. Me preocupou essa questão do peso na popa. De ficar enterrado na água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Curió disse:

Obrigado das informações amigos, consultei a levefort semana passada e disseram suportar o 90 HP porém ainda não emitem laudo para o 6.0 nessa motorização. Quero para um pouco mais de velocidade porém se não for tanta diferença não compensaria o investimento. Me preocupou essa questão do peso na popa. De ficar enterrado na água.

Pois eh! Me disseram na fábrica que com o 60hp 4 tempos a marfim 6.0 deve chegar a 32, 34 milhas conforme a carga! Encomendei uma e pedi apenas p subirem as plataformas popa e proa até à parte inferior da borda, menos de 15 kg de diferença e estou optando por um Mercury 60hp 4 tempos Command Thrust, o qual segundo me informei tem relação 2.33:1 e 20% mais de área na hélice, contra a relação 1:83 ou 1.85:1 do 60hp normal, isso gera maior empuxo, facilitando o planeio com peso na embarcação! Tendo em vista o peso pco maior desse barco 280kg aproximadamente com as modificações e tendo maior espaço para tralhas e pescadores acho que não vai perdertanto na velocidade final, segundo planejamos deve ficar na casa das 32 milhas com carga moderada( 3 pescadores e tralha, sem mta cerveja, gelo, etc, kkkkk) ... assim espero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Carlos Renato Petrelli disse:

Pois eh! Me disseram na fábrica que com o 60hp 4 tempos a marfim 6.0 deve chegar a 32, 34 milhas conforme a carga! Encomendei uma e pedi apenas p subirem as plataformas popa e proa até à parte inferior da borda, menos de 15 kg de diferença e estou optando por um Mercury 60hp 4 tempos Command Thrust, o qual segundo me informei tem relação 2.33:1 e 20% mais de área na hélice, contra a relação 1:83 ou 1.85:1 do 60hp normal, isso gera maior empuxo, facilitando o planeio com peso na embarcação! Tendo em vista o peso pco maior desse barco 280kg aproximadamente com as modificações e tendo maior espaço para tralhas e pescadores acho que não vai perdertanto na velocidade final, segundo planejamos deve ficar na casa das 32 milhas com carga moderada( 3 pescadores e tralha, sem mta cerveja, gelo, etc, kkkkk) ... assim espero...

Já naveguei em algumas marfim 6.0 de alguna amigos aqui e estao com motor 60 HP 4T Yamaha chegando a 33/34 m/h c 3 pessoas mais tralhas. Também estou optando pelo Mercury CT. Agora falta resolver entre 60 ou 90 rs. Estou na pesquisa e ouvindo opiniões ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Curió disse:

Já naveguei em algumas marfim 6.0 de alguna amigos aqui e estao com motor 60 HP 4T Yamaha chegando a 33/34 m/h c 3 pessoas mais tralhas. Também estou optando pelo Mercury CT. Agora falta resolver entre 60 ou 90 rs. Estou na pesquisa e ouvindo opiniões ainda.

Pois é! Optei por 60ct, porque na levefort disseram que o 6.0 a marinha não autoriza o 90, só no modelo 6.5... eis a questão... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal. 

Recentemente comprei uma Marfim 6.0 CLX e coloquei nela um Mercury 60 CT.

 Ficou um conjunto bem equilibrado, andando bem e econômico.

Optei pelo Mercury pelo fato de ser mais forte, econômico, "andador" e moderno que os concorrentes.

Coloquei fotos do conjunto em um post aqui do Fórum.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 22/01/2018 em 19:08, Robson Ludjero disse:

Boa tarde pessoal. 

Recentemente comprei uma Marfim 6.0 CLX e coloquei nela um Mercury 60 CT.

 Ficou um conjunto bem equilibrado, andando bem e econômico.

Optei pelo Mercury pelo fato de ser mais forte, econômico, "andador" e moderno que os concorrentes.

Coloquei fotos do conjunto em um post aqui do Fórum.

Abraço.

Robson, por acaso sabe o passo da hélice que veio ou pediu no seu 60CT??? To na dúvida já me disseram 15, alguns 17 ... qtas milhas está dando seu barco???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2018 em 21:30, Carlos Renato Petrelli disse:

Robson, por acaso sabe o passo da hélice que veio ou pediu no seu 60CT??? To na dúvida já me disseram 15, alguns 17 ... qtas milhas está dando seu barco???

Bom dia Carlos.

Com o motor veio uma hélice 4 pás passo 14. Dava 5.200 a 5.300 de rpm e no máximo uns 52km/h (3 pessoas, uns 40 a 50l de combustível e traia).

Troquei-a por uma do mesmo passo, porém 3 pás, e aí com o mesmo peso citado acima, tem dado uns 5.500 a 5.600 de rpm e 56 a 58km/h.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Robson Ludjero disse:

Bom dia Carlos.

Com o motor veio uma hélice 4 pás passo 14. Dava 5.200 a 5.300 de rpm e no máximo uns 52km/h (3 pessoas, uns 40 a 50l de combustível e traia).

Troquei-a por uma do mesmo passo, porém 3 pás, e aí com o mesmo peso citado acima, tem dado uns 5.500 a 5.600 de rpm e 56 a 58km/h.

Grande abraço.

Boa noite pescador! Legal as informações! Pelo que me passou, a passo 14 em meu barco de 5.5, pouco mais leve tende a subir pco mais giro! Está correta minha linha de raciocínio??? Rs... ou uma passo 15 com ganho de 300 rpm, atingiria 5.900 a 6.000 giros , tirando o máximo do motor! Teoricamente acho que isso! Alguma correção amigos??? 

Obrigado Robson...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...