Ir para conteúdo

Amazônia 2018 – Barco ExplorerXX - A fascinação da pescaria do Tucunaré Açú


Posts Recomendados

A última da temporada 2017/2018 ou a primeira pescaria do ano de 2018, tanto faz o fato é que ....Todos os anos o Tucunaré Açú, movimenta milhares de pessoas para o Rio Negro e seus afluentes..... O que move todas estas pessoas? O simples fato de ter a foto de um troféu já seria suficiente, ou ainda o prazer de uma aventura controlada na mata que abasteceria o espirito aventureiro do pescador.... muitas são as respostas e todas com certeza tem fundamento, então resolvi escrever a minha percepção, o que me motiva nesta pescaria?. Bom sem medo de errar, minha motivação vem em provocar e assistir do ataque descomunal desferido por este peixe nas iscas de superfície em especial nas iscas de hélice!

Com esta motivação voltei agora em 20 de janeiro para as águas do Rio Negro, numa operação especial do amigo Ramon Paz, no barco ExplorerXX.....

IMG_6933_zpsqumc5pur.jpg

 

Para esta aventura montamos um grupo novo, apesar de tratar-se de pescadores extremamente experientes na pescaria do Tucunaré Açu , este grupo ainda não tinha sido reunido antes..... pessoal nota 10, muito divertido desde a reunião dos pescadores num grupo no Whattsapp meses antes da viagem até a dispersão nos aeroportos de Manaus e Campinas o grupo se manteve unido e muito divertido.... participaram desta aventura os pescadores : Edson Martins , Egberto, Matheus, Marcelão, Rafael Mineiro e Rogério (eu)....

 

IMG-20180128-WA0112_zpspfihl2nv.jpg

 

Chegamos em Manaus dia 19 e como sempre começamos as pesquisas junto aos contatos que todos tem em Barcelos, um guia de operações passadas sempre tem uma informação  sobre o nível dos afluentes, dúvidas, dúvidas..... informação de resultados , noticias de peixes, agua nova, agua fria, afluente seco, Negro na caixa , peixe no igapó e afluete bufando.... tivemos muitas informações, e faz parte! , esta pesquisa faz florescer em todos a ansiedade pela busca do peixe.

Toda movimentação em Manaus,  e entre Manaus e Barcelos foi feita pelo Magal, .... não me lembro de ter chego em Manaus, nem na ida , nem na volta e ter e perguntado , e agora.... pra onde vou..... o Magal desde 2008, minha primeira viagem me recebe , conduz e despacha de volta! Translado, hotel, voo fretado..... não poderia deixar de mencionar o nome de nosso amigão que nos presta estes serviços à tanto tempo e com tanto carinho e competência!

Definimos o parana do Atauí como destino certo e pra lá seguimos... A situação encontrada neste parana do Rio Negro foi que o peixe grande estava dentro do Igapó, em diversos locais a agua estava entre 1,0 e 1,5 mts no igapó, o uso de iscas de hélice nos canos e drenos de acesso aos lagos traziam ataques na superfície de peixes de pequeno porte entre 4 e 8lbs, e faziam o grande mostrar a cara dentro do igapó.... adentrando o igapó ficamos fascinados com a quantidade de peixes de grande porte.... atacando bicudas, cuibius e branquinhas, mas nem chegavam a encostar em nossas isca, chegando ao ponto de uma situação inusitada de um peixe enorme desviar da minha hélice, passar embaixo do stick do Marcelão e sair fora da água para atacar uma branquinha.......

Depois de passar muita vontade de peixe grande..... ver e não pegar, seguimos para o Rio Padauari, para região acima da segunda comunidade, e resolvemos começar a fotografar os peixes mesmo que pequenos........vale ressaltar duas situações.....

Primeiro a ótima navegabilidade do barco Explorer , macia e silenciosa, porém extremamente rápida, mudamos de rio, de ponto de pesca de condição de água em pouco tempo,;

Segundo o capitão do barco, navegou  à noite, não perdemos nenhuma hora de pesca com mudança de ponto de pesca!

A situação encontrada no Padauari foi basicamente a mesma do Ataui, no Rio praticamente não tinha mais peixes de porte, mesmo sabendo que neste rio o porte dos peixes é menor, estavam nas lagoas, já no fundo da lagoa, entrando no igapó aonde a situação permitida..... pescamos dois dias neste ponto do rio, com muitas ações, e muitos peixes..... porém dentro da realidade dos peixes deste  afluente.... não passamos de 13lbs.... com a maioria na faixa de 8lbs!

Aproveitando da situação favorável do barco que navega muito rápido e da experiência do comandante em navegar à noite, seguimos para os últimos dias de pesca, na região do Bafuana e Itu, e no último dia fomos para o  Macaco queimado uma pauleira fantástica

Aonde encontramos situação similar à encontrada no Atauí dias atrás.... peixe dentro do Igapó.... passando as hélices nas beiradas dos lagos, ouviamos as explosões dentro da mata....

IMG_6915_zpsfjyhjxg2.jpg

IMG_6901_zpssut1livc.jpg

 

IMG_6876_zps8myphgap.jpg

IMG-20180128-WA0108_zpsr6ivjvdi.jpg

IMG-20180128-WA0073_zpsbrtuopuu.jpg

IMG-20180127-WA0282_zpshdrlrzgs.jpg

IMG-20180128-WA0072_zpsz7l6xt2j.jpg

IMG-20180128-WA0095_zpsc6k335rx.jpg

IMG-20180127-WA0271_zpsjvq7b4tf.jpg

 

IMG_6968_zps41xrifhg.jpg

IMG-20180128-WA0082_zps2kyuobrg.jpg

IMG-20180128-WA0087_zpsaw56nxer.jpg

IMG_6977_zpsp2c6ne55.jpg]

IMG_6944_zpsrpwr2tsp.jpg

IMG-20180127-WA0263_zpsrqqosiir.jpg

IMG_6953-2_zpsdb8xbmov.jpg

IMG-20180127-WA0269_zpshij2hi97.jpg

IMG-20180128-WA0107_zpsyjctsmum.jpg

 

Material utilizado:

O material utilizado bem como as iscas são um apanhado de alguns dos participantes, não representa exatamente todo equipamento utilizado pelo grupo....

Varas de Ação Extra Rápida, de 5’8” e 6’ especial para iscas de hélice Redai Black Mamba e Viking 14-25lbs, e Saint Croix SClll e SCV 15-30lbs, do mesmo comprimento;

Carretilhas de perfil baixo, de alta velocidade Revo Rocket 9.0, Dawa Zillion TWS 9.0, entre outras....

Iscas Artificiais : Apache 135 cor 171 da Deconto, Rip Roller 5.25 e 6.25 cor Hallowen, Stick Red Pepper Magnum Prata / dorso Azul, Stickinina 110 cor 171 e 173, Rebel T20 Osso, Pacifc Club Mostrar Pencil.... uma pedra.... a bicuda escrita

deconto_zpsymc9ts7k.png

 

Esta pescaria trouxe algumas impressões marcantes, que mudaram nosso conceito de pescaria na região de Barcelos, o Barco ExplorerXX criado pelo amigo Ramon Paz, não é mais um barco entre tantos que operam na região. Este barco prima pelos detalhes, os quais somente pude ver nesta operação os quais destaco aqui......

IMG-20180128-WA0104_zpsf9m02j9s.jpg

20180126_065746_zpsv4wdnsgr.jpg

IMG-20180127-WA0326_zpsbqhoqnak.jpg

IMG-20180128-WA0115_zps3bozfsht.jpg

 

Minha roupa foi lavada todos os dias, com amaciante Downy..... Tinha escova de dente nova reserva pra quem esqueceu, protetor solar , repelente para uso do barco, além de todos os produtos de toucador necessários.... quem esqueceu tinha disponível.....tinha uma cafeteira Dolce Gusto com capsulas de café à disposição ao lado da mesa todos os dias ....

Uma liberdade fora do comum, dupla que quisesse voltar para o almoço no barco voltava, dupla que quisesse assar uma picanha na beira do rio tinha, dupla que quisesse levar sanduiche com frutas tinha também.....

Não posso deixar de elogiar os guias Antonio, Baixinho e Almir, muito competentes..... abrimos diversos caminhos para lagos centrais, não tinha tempo ruim.... não mediram esforços para buscar uma condição de pesca favorável para nós....

IMG-20180129-WA0105_zpsjcfkwjzf.jpg

 

Quando o Ramon falou pra nós, o barco é de vocês, falou a verdade! Fizemos o que queríamos fazer, com conforto e principalmente segurança!

O resumo dos peixes da pescaria foi razoável, conseguimos muitas capturas, vou arriscar que cada barco deve ter pego pelo menos 200 peixes cada, porém muito peixe pequeno..... peixes variando de 6 a 13lbs.... mesmo pequenos peixes de 8lbs atacando hélices.... muito bom mesmo....a sua maioria no fundo dos lagos, ou nas bocas dos corrichos.... a impressão que tive é que o peixe queria ir para o Igapó e como tinha pouca área realmente inundada em condição de ficar os peixes os grandes tucunarés estavam ocupando estas áreas e os menores estavam a sua margem, por isso os capturamos! Ou seja as melhores áreas de caça pertencem aos grandes exemplares

Não saiu aquele cavalo que procuro, e que acredito todos do grupo procuram!, mas também digo que todos se divertiram com a quantidade de peixes que saíram, mas principalmente me diverti com os amigos que fiz.... os quais gostaria de agradecer publicamente aqui, vocês todos foram fantásticos, um convívio muito proveitoso, saibam que aprendi muito com todos vocês e que aprendi nestes dias de convívio a admirar cada um de vocês, obrigado......se fuderam são meus amigos agora!

OBS: TODAS AS FOTOS DESTE TÓPICO PERTENCEM AOS PESCADORES DESTE GRUPO, ESTÃO COM MEU CP PORQUE FORAM TRATADAS NO MEU LIGHTROOM, PORÉM TODOS PARTICIPARAM CADA UM COM SUAS FOTOS.....

 

Agradeço a Deus e a minha esposa e filhos a condição de mais uma vez estar na Amazônia e de mais uma vez estar participando de uma pescaria de tucunaré Açú... minha paixão!

Despeço colocando na frente o próximo desafio..... setembro deste ano, semana 03, barco Tauá AdventureX..... estou contando os dias!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top o relato Rogério.

situação de pesca bem parecida que encontrei uma semana antes em Barcelos.

peixes menores atacando feito loucos as Hélices. Pouca ação de peixe grande.

Parabéns. Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Rogério. Realmente sempre vale a pena estar lá e nessa estivemos num ótimo barco e tripulação. A surpresa e a incógnita (chuva, seca, água nova e repiquetes) da aventura é que nos deixam mais aguçados pra caçar os brutos açus, pois exigem cada vez mais conhecimento, insistência, preparo, material e muita sorte. E tudo isto nos estimula a simplesmente já pensar na próxima e acreditar que será sempre melhor. O que recompensa é poder contar com bons companheiros, parceiros, amigos novos com manias e traquejos diferentes, mesmo que estranhos (rs) todos buscando aproveitar o melhor possível a viagem e a aventura que sempre será diferente das anteriores, mas sempre ótima, mesmo que nem sempre os brutos tucunas nos deem aquela sensação única de adrenalina num ataque na superfície. Valeu muito desde o Chop no Dedé, o desencontro com a "dupla mercure" (Rafa e Egberto) (pra não entregar o apelido que o nosso amigo Magal pôs), o nosso grande Dr. Marcelão (Hepta de respeito tanto quanto eu), a companhia do meu parceiro Matheus (carioca gente boa) e todo o conhecimento, técnica e satisfação do grande Rogério Luis, meu novo amigo e parceiro pra várias próximas, inesquecíveis expedições nessa fantástica AMAZONIA (pena eu não poder em set/18 no Tauá, por já estar fechado no Vazzolleri Camp, mas em 2019, Ah, tamo junto, marca a minha vaga com certeza). Abração a todos companheiros (técnicos, experientes, ansiosos, comilões, fominhas, palhaços e parceiros inesquecíveis) desta semana maravilhosa e claro, merecidos agradecimentos ao Ramon pela sua excelente operação com um barco incrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Showw... o Ramon é uma pessoa muito acima da média , gente boa demais, barco feito de pescador para pescador, apesar de não ter o privilégio ainda de pescar nesse BARCO , sempre esculto falar super bem... parabéns ao grupo. , ESSE ANO A PESCARIA TA RALADA NO NEGRÃO, MESMO ASSIM SEMPTE E TOP, PARA QUEM SABE CURTIR ESSE LUGAR ÚNICO E TÃO ESPECIAL... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Ricardo Nagatomo disse:

Top o relato Rogério.

situação de pesca bem parecida que encontrei uma semana antes em Barcelos.

peixes menores atacando feito loucos as Hélices. Pouca ação de peixe grande.

Parabéns. Abraço. 

Ricardo os peixes maiores já estavam dentro do igapó. ... pudemos conferir.... pescando nas linhas e corredores por dentro do igapó,  conseguimos algumas fisgadas de peixe grande.  Mas  não conseguimos tirar. ..... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Edson C. Martins disse:

Show Rogério. Realmente sempre vale a pena estar lá e nessa estivemos num ótimo barco e tripulação. A surpresa e a incógnita (chuva, seca, água nova e repiquetes) da aventura é que nos deixam mais aguçados pra caçar os brutos açus, pois exigem cada vez mais conhecimento, insistência, preparo, material e muita sorte. E tudo isto nos estimula a simplesmente já pensar na próxima e acreditar que será sempre melhor. O que recompensa é poder contar com bons companheiros, parceiros, amigos novos com manias e traquejos diferentes, mesmo que estranhos (rs) todos buscando aproveitar o melhor possível a viagem e a aventura que sempre será diferente das anteriores, mas sempre ótima, mesmo que nem sempre os brutos tucunas nos deem aquela sensação única de adrenalina num ataque na superfície. Valeu muito desde o Chop no Dedé, o desencontro com a "dupla mercure" (Rafa e Egberto) (pra não entregar o apelido que o nosso amigo Magal pôs), o nosso grande Dr. Marcelão (Hepta de respeito tanto quanto eu), a companhia do meu parceiro Matheus (carioca gente boa) e todo o conhecimento, técnica e satisfação do grande Rogério Luis, meu novo amigo e parceiro pra várias próximas, inesquecíveis expedições nessa fantástica AMAZONIA (pena eu não poder em set/18 no Tauá, por já estar fechado no Vazzolleri Camp, mas em 2019, Ah, tamo junto, marca a minha vaga com certeza). Abração a todos companheiros (técnicos, experientes, ansiosos, comilões, fominhas, palhaços e parceiros inesquecíveis) desta semana maravilhosa e claro, merecidos agradecimentos ao Ramon pela sua excelente operação com um barco incrível.

Muito bom Edson.....obrigado meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Rogério,

Tenho certeza que a operação do Ramon deve mesmo ser top, pois ele sempre foi (e é) exigente nas ações de pesca !

Abro apenas um parêntesis - se me permite - para mostrar uma foto de quem vem a ser o Magal, nosso "anjo protetor" na Amazônia

É mais que provável que muitos integrantes de diversos grupos já utilizaram seus serviços, sem saber de quem se tratava

Tem como maior defeito ser "rubro-negro", mas fora esse "desvio de conduta" é o cara a ser confiado em se tratando de traslados e providências em Manaus ! Sabe tudo e mais alguma coisa ! Pescaria que se preza tem seu início com Magal (E FILHAS) !

magal.PNG.3be88baa429522bf570cd9b41a1fb7d9.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns !!!! Bom ver essa turma junta pescando... Rogério, Marcelo... turma da antiga aqui do FTB... Meu parceiro Edson...joia:::

E numa operação de um outro grande amigo... O Ramon... Preciso fazer uma pescaria no ExplorerXX! É quase que uma dívida...

Parabéns a todos e grato pelo relato!palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns amigo Rogério, como sempre ótimas imagens. O Edson é pessoa ímpar, faz falta nas pescarias. Ótimo que viram os brutos na mata, estavam lá...

otimo poder vê-lo na ativa!!!

grade abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Olimpio de Campos disse:

Parabéns amigo Rogério, como sempre ótimas imagens. O Edson é pessoa ímpar, faz falta nas pescarias. Ótimo que viram os brutos na mata, estavam lá...

otimo poder vê-lo na ativa!!!

grade abc

Obrigado meu amigo Olimpio..... grande parceiro de pescaria....

....senti falta das borboletas na sua última pescaria....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Beto Caranha disse:

Parabéns !!!! Bom ver essa turma junta pescando... Rogério, Marcelo... turma da antiga aqui do FTB... Meu parceiro Edson...joia:::

E numa operação de um outro grande amigo... O Ramon... Preciso fazer uma pescaria no ExplorerXX! É quase que uma dívida...

Parabéns a todos e grato pelo relato!palmas::

Betão, veja ai com Rogério pra talvez estarmos juntos em setembro 2019, pra vc repetir aquela moqueca boa demais (inclusive no mesmo barco - Tauá). Rogério já sabe que eu to junto.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Olimpio de Campos disse:

Parabéns amigo Rogério, como sempre ótimas imagens. O Edson é pessoa ímpar, faz falta nas pescarias. Ótimo que viram os brutos na mata, estavam lá...

otimo poder vê-lo na ativa!!!

grade abc

Grande Olimpio, saudades de suas inigualáveis risadas e gargalhadas e de sua companhia, informações e apoio a todos instantes, precisamos pescar juntos heim. abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Edson C. Martins disse:

Betão, veja ai com Rogério pra talvez estarmos juntos em setembro 2019, pra vc repetir aquela moqueca boa demais (inclusive no mesmo barco - Tauá). Rogério já sabe que eu to junto.

Abração.

Se ....quiser já estamos nos mobilizando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

Excelente relato, Rogério...Certamente o Ramon sabe dispor aquilo que realmente faz a diferença em nossas pescarias.

Show de relato, lindas fotos, e excelente turma. palmas::

Valeu dom biguá..... é sempre muita responsabilidade escrever neste conceituado ponto de encontro..... afinal aqui estão as feras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...