Ir para conteúdo

Filtrar tralha... Mais um indo pra Amazonia...


Lênio Pimenta

Posts Recomendados

Amigos, 

eu li bastante topico, tenho trocado informacoes com outras pessoas no whatsapp, mas sinceramente ta bem complicado de afunilar. 

Eu ja possuo um bom material, pesco tucunares do sudeste e nordeste (extremo sul da bahia), robalos tambem no extremo sul da bahia, tive uma vez no Para pegando tucunares fogo, saiu um de 6,5kg em linha 15lb (0,15mm) numa varinha 15lbs tb, e com isca zara de 9cm que foi meu trofeu... Tucunare de 4kg foi aos montes, e o conjunto aguentou sem problema algum... Trairas em açudes, dourados e grandes pintados no rio Paraguai, caceres, redondos em rios etc... Mas ainda nao tive a oportunidade de ir atras dos grandes acus ate esse ano...

Bom, irei para a regiao de Barcelos, nao sei ainda dizer alguma localizacao mais exata, e sei que la aparecem grandes exemplares. E sera mais pro fim do ano, entre outubro e novembro. 

Gostaria que me ajudassem a separar a tralha. Sei que ta cedo, mas se tiver que adquirir alguma coisa, da tempo de planejar e do bolso nao sofrer tanto rsrs.

Em relacao a iscas, eu sei que preciso adquirir, mas nao to afim de gastar muito com iscas porque pescaria la eh uma vez por ano e olhe la! E ainda quando ta pegando acabamos usando pouquissimas... 

E em relacao a carretilhas e varas, eu acho que to uns 70% pronto. 

Linhas que estao me matando de duvida porque cada um fala uma coisa...

Segue entao o material que tenho e pensei em levar...

 

CONJUNTOS:

- Daiwa Zillion SV TW 9.1, carregada com linha Triumph 60lbs (75mts sendo o resto cama), e vara MS Hunter Fish Z 25lbs de 1,83mt (Helice)

- Daiwa Zillion HLC TW 7.3, carregada com linha Triumph 40lbs (75mts sendo o resto cama), e vara MS GreenBass 25lbs de 1,85mt 

-> Acabei de adquirir uma vara MS TATULA tambem de 25lbs e 1,83mt, e quero adquirir uma carretilha para ela. Ainda estou decidindo, estava pensando na Metanium XG e na Metanium MGL XG, por enquanto acredito que sera a Metanium MGL XG. Optei por ela porque é melhor para arremesso tanto de iscas pesadas quanto mais leves, segundo relatos. A linha seria 50lbs Triumph tb. 

A ideia seria uma exclusiva para helice e duas para demais plugs e softs. Abaixo delas tenho varas 17,15,12lbs. Nao sei se cabe levar alguma. Curto uma pescaria mais finesse por conta dos arremessos bem precisos. Mas pra la... Se desse ia ser otimo... As LINHAS ja citei. Levarei um ou dois carreteis extras de 50 a 60lbs. Acho que mais que isso nao precisa. ACHO!!!!

 

ISCAS

De helice acho que estou bem. Sao 3 de 16cm, 4 de 13cm e 3 de 10cm. Todas rip roller. Nas demais, tenho pouquissimas iscas acima de 9cm. Sendo exato:

- 2 zaras 10cm (sara sara) ; 7 zaras 11cm (t20, joao pepino, z110) 

- 2 sticks 11cm (magic stick) ; 2 sticks 12cm (magic stick) ; tenho as ninjas 95 tb, mas nao sei se o tamanho cabe na pescaria. As garateias sao muito finas, tem q trocar com certeza.

- jigs eu possuo varios de anzois 2/0 ate 6/0 e diversos pesos tb.

- Varias softs, porem tamanho maximo de 9 cm e com diversos tamanhos de jighead ate 6/0.

- Varias meia agua de 6cm ate 14cm. Porem amigo meu que ja foi algumas vezes disse que quase nao pega, ja outro que tambem foi varias disse que salvou pescaria...

- Popper so tenho 3 de 9cm, nunca uso em pescaria alguma. Preciso levar pra la?

- Spinners tenho alguns, dedicados a trairas. Anzois ate 4/0. Leva tambem?

 

SNAPS

Usar ou nao usar? (tenho snap que aguenta)

LEADER

Usar ou nao usar? (tenho leader que aguenta tb)

 

Outra coisa importante... trocar garateis e argolas...

Vejo que varios sao tarados demais e customizam tudo kkkkk... eu nunca precisei trocar nada, mas tambem nunca fui a amazonia... Entao quero saber quando vale a pena trocar... Que tipo de isca ou modelo preciso trocar.... A resistencia de cada garateia nao da pra medir no olho... Vai ser na impressao visual mesmo? Existe um guia?

Por enquanto listei as duvidas que consegui lembrar. No decorrer do topico, se Deus quiser vai dar certo rs, vou acrescentando.

E ainda...

E vale ressaltar que gosto de pescar com material o mais leve possivel! Em absolutamente TODAS as minhas pescarias eu uso material bem mais leve que a turma e nunca passei aperto. Enquanto o povo usa linha 50mono, eu usava 30, enquanto usavam 70 eu usava 40-45. Multi a mesma coisa, usavam 30lb e eu usando 10lb. Povo usando 20-30lb e eu usando 15lb. Em relacao as varas, é a mesma coisa. 

Estou citando isso porque o povo fala tanto da amazonia, que os tucunares de la sao isso e aquilo, que eu me recordo da mesmíssima excitacao que outros amigos falavam de outros lugares e, quando fui, usei material menor e me dei bem do mesmo jeito. Porem sem sofrer com sobre peso de material.

Nao estou subestimando os tucunares açus, mas essa situacao é padrao em minhas pescarias.

Agradeco imensamente a qualquer ajuda.

Grande abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Lênio,você está num dilema que eu também enfrentei quando fui pela primeira vez na Amazônia,e acho que de muitos outros também.Porém depois que fui pela primeira vez e mais outras 2 temporadas,lhe afirmo com toda tranquilidade : DESENCANE DISSO TUDO KKKKKKK....

Cara,pelo o que você falou,você tem tralha pra pescar na Amazônia no mínimo pelas próximas 10 temporadas :gorfei:...

Fique tranquilo,que você está com o "FINO DAS TRALHAS POR LÁ USADAS"....Outros surgirão e falarão que trocariam essa ou aquela carretilha por outro modelo,e o  mesmo acontecerá com as varas...Mas mais uma vez lhe afirmo,isso é muito mais pessoal mesmo do que regra...Eu mesmo pesquei lá por 3 anos sem nem metade dessas tralhas que você tem...Os 3 conjuntos que você citou estão alinhadíssimos,não tem o que dar erro....Uma vara de 17 ou 15lb e 5,6" também será bem vinda por lá,até mesmo pra você poder diversificar um pouco a modalidade de pesca ou então descansar um pouco o braço em algum momento. Iscas então nem se fala....Separe tudo isso nas suas caixas de isca e leve tudo...Mas verás que não usará nem 10% provavelmente kkkkk....Em relação á tamanho dos plugs,nos rios Juma e Urubu sempre tive sorte com iscas menores,de no máximo 9cm...Pela quantidade de hélices e zaras que você já tem ,acho besteira investir mais em poppers, e spiners são opcionais,como você mesmo disse,se quiser dar uma brincada nas rasuras com as trairas, vale a pena.

Também nunca troquei garatéias.....Muitos trocam,mas também acho opcional na maioria das iscas...As nacionais , 80% no mínimo já vem com garatéias reforçadas. Snap sempre é bom,use um reforçado,mas tenha em mente que se optar pelos tradicionais CAPELAS,(que são realmente os mais fortes que existem,pelo menos os mais fortes que eu já vi) você terá dificuldades em trocar as iscas...Pensa num snap difícil de abrir,até com alicate da um trabalinho...Sempre usei da marca Celta e até hoje não abriu.

Leader é bom também.Fluor de 0,52 a 0,62mm,mais que suficiente...

Linhas,sempre usei de 50lb....Nunca tive problemas...Há quem prefira um pouco mais forte mesmo...Mas como você tem todas essas libragens,você está "calçado" de linha também...

Ou seja,eu no seu lugar não gastaria mais nenhum centavo...Tem traia pra carai :gorfei:.....

Mas pescaria sempre tem muitas coisas mesmo que vão do "gosto" que são pessoais....Nunca existirá regra no que se diz a tralha.Pelo menos eu penso assim...

Junte tudo isso que você tem e pode ir sem medo...Sua tralha está "chique demais"

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Lenio

Existe um tópico no fórum sobre a Amazônia, devem haver uns 3 relatos com dicas sobre a troca de garateias. Eu segui a risca e todas ficaram muito bem equilibradas.

Quanto à questão de subestimar o peixe, posso te dizer que linha e snap se não forem reforçados não aguentam o tranco. Fui em novembro é o pessoal perdeu muito peixe por esse motivo.

boa pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fisguei meu tucuna de 2 dígitos ainda, mas posso contribuir.

Tenho viajado à amazônia nos últimos anos (1 vez no Negro), mas tive a oportunidade de fisgar uma boa quantidade de peixes entre 5 e 7 Kg (meu record até o momento).

Acho que vai muito da sua proposta: se você realmente não quer perder a oportunidade de embarcar o grande, não pode dar bobeira e estar preparado. É difícil encontrar os grandes; quando acha, eles têm que querer morder sua isca (que também não é fácil); aí tem que ter competência e um tanto de sorte para embarcar (mais difícil ainda). Na parte da competência, acho que entra a preparação dos equipamentos.

Particularmente uso 2 varas 25 lb + 1 de 20 lb para iscas mais leves e para descansar o braço. Já tirei peixe bom com vara de 17 lb, mas peguei em condições ideias (meio de lago ou praias, aí tive espaço para abrir a frição e largar o bicho correr até cansar) não sei se teria tirado se fosse nas pauleiras ou em lugar com igapó.

Quanto às iscas, acho que as de meia água têm a fama de não serem tão produtivas porque, em sua maioria, pescador de tucunaré quer ver explosão na superfície e não na meia água. Entretanto acho importante ter meia água e jigs (que são versáteis e podem ser trabalhados também na meia água se você não deixar ele afundar tanto e já ir recolhendo) como uma carta na manga caso os peixes não estejam comendo na superfície.

Iscas menores também valem para salvar pescarias em casos de peixes manhosos, que, por vezes, refugam iscas grandes. Já tive algumas oportunidades de verificar isso e só pegar em iscas menores ou menos barulhentas. Não acho legal levar toda a caixa com elas, mas vale levar umas 2 ou 3 para uma "precisão" (como se diz no interior).

Entra também muito questão de preferência e de saber trabalhar melhor uma isca do que outra (acho que todos temos uma isca preferida, que achamos a pegadeira, e talvez isso seja por ser aquela que melhor trabalhamos).

Para mim, suas iscas são bem boas. Eu incluiria algumas bonnies (que "fabricam" tucunarés - pode ser minha impressão por ter pegado o jeito de trabalhá-las). Também daria bastante ênfase nas T20 (bastante versáteis por ser possível zarar e stickar, não são tão pesadas e relativamente baratas) e jigs. Umas iscas de subsuperfícies e meia águas no caso de o peixe não estar entrando na superfície.

Quanto às garateias, eu pessoalmente troco e já tive garateias grandes abertas antes de começar a trocar (o peixe de 7 Kg que peguei abriu uma das garateias da rip roller grande. Sorte que estava bem fisgado na do meio). Se sua intenção for aproveitar a chance de embarcar o grande, tem que trocar as garateias tomando cuidado para não desbalancear a isca (se desbalancear não vai funcionar).

Tem alguns tópicos no fórum com algumas fórmulas (tem uma tabela, não me lembro onde). Segue o que os mais experientes testaram e testa você também isca por isca. Vez ou outra, o que fica legal para uma pessoa não funciona com a maneira que você vai trabalhar a isca.

Quanto ao líder, tem que ver qual é sua intenção com ele. Eu pessoalmente uso para os casos de a garateia enroscar na multi e desfiar e para proteger da lixa da boca dos tucunas, mas os piores inimigos das multis são as pedras e elas não são muito frequentes na amazônia. Em pauleira (principalmente molongó, que tem aos montes) é difícil você perder peixe pela multi se romper.

O que tem que tomar cuidado é na regulagem de freio. Se a carretilha estiver presa de mais, enterra a linha no carretel e estoura ou prende no galho e aí alguma coisa (argola, garateia, snap, vara) vai quebrar.

Eu uso snap reforçado e nunca tive problemas (não significa que nunca terei e também tem que prestar atenção à regulagem do freio). Tem quem não use (já vi gente usando um biminitwist na ponta da multi para fazer um loop-to-loop na isca e não usar snap).

Linha 40 lb dá um tanto de emoção no caso de um grande. Eu colocaria mais por excesso de zelo.

Considere tudo isso com seu perfil de usar equipamento mais leve e também o que significaria para você perder um gigante por algum equipamento subdimensionado.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pescador! Vou dar minha humilde opinião. OK?

Carretilhas: você está bem armado, fica tranquilo.

Linha: Uso 65lbs e 50lbs.

Varas: Uso de 25lbs para hélice e zara/stick e 20lbs para jig e meia água. Tamanhos (5'6, 5'8...) é questão de gosto.

Snap: Glico ou Capela. Acho interessante você usar snap com girador para as hélices... elas torcem demais a linha, chega a um ponto de parecer linha lipasa (lembra das linhas de pipa?). Se estiver muito torcida, no arremesso ela embola e trava o arremesso (acredite, isso acontece mesmo). Se torcer muito, nem descarregando a linha na água com o bote em movimento destorce legal, vai prejudicar o restante da pescaria. (passei por isso semana passada em Barcelos).

Leader: Eu gosto de usar pois enrosca menos nas garateias, tanto no trabalho da isca, como no próprio arremesso... menos arremessos perdidos por matar o trabalho da isca.

Troca de split e garateias: Exemplo: Se você comprar uma T20 original (cor osso, a preferida dos bocudões) e não trocar a garateia vai dar m... kkk A garateia é muito fraca, não aguenta nem um paca de 3kg. Aqui no FTB você encontra uma tabela de qual split e garateia usar para cada isca sem desbalancear a mesma.

 

Vou contar um causo para ilustrar o que é pescar com material leve e ter sorte...

Em 2016 meu parceiro quis levar para Barcelos um conjunto de 12lbs... tá bom, leva... rs

Chegamos em uma praia e ele estava na ponta do bote... falei pra ele, arremessa cruzando o bico da praia... ele foi lá, com uma zig zarinha e arremessou...

Meu amigo.... pense numa porrada que aquela zarinha levou... peixe tomou linha, varinha bebendo água... falamos pra ele aliviar a fricção e deixar correr, já que estávamos na praia... peixe corre daqui, corre dali... até que surge o bichão... era um Açu de aproximadamente 69cm (não pesamos)... 

Ele contou com o fator local (praia) e principalmente sorte. rsrss

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, chama!

Abraços!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pescador.  

Vc pode levar oq quiser para o rio negro, só não chore por perder seu troféu ( brincadeira). 

Vou ser breve. 

3 conjuntos vara 25lb, e boas carretilhas. 1 conjunto reserva. Isso vc já tem.  

Linha. Tem quem use 20lb, 40lb. Mas sinceramente, oq vai ganhar com isso? As iscas usadas são pesadas, então use logo uma linha adequada para o Peixe q poderá entrar, a boa e velha power pro 4fios 65lb resolve, mas a outras melhor? Sim. Questão pessoal. Eu uso linhas acima de 60lb 

iscas de hélice vc está super bem servido. 

Superficie. Inclui na lista pelo menos 2 T20. Essa tem q ter na caixa. 

Jig. Os com anzóis abaixo de 4/0 não precisa levar. 

Popper. Gosto do popqueen 105. 

Iscas de sub superficie são excensiais, subwalker 90, curisco110. Etc 

meia agua. Entre 10 e 12 cm. 

Acho q e isso. Eu levo 20 iscas no maximo. Aprendi a enxugar a tralha. 

Vendo ai. Vc irá comprar no maximo umas 5 iscas. Vai gastar nada. E estará super segura na pescaria. Sobre garateias e argolas. Tem um tópico fixo na sala de tralhas.  Muito boa leitura. 

E tem um tópico do Fabricio, dicas de captura do tucunaré açú, p tópico e antigo, mas as informações são muito valiosas, recomendo a leitura tmbm. 

Boa pescaria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o tópico das garateias. Deve ter outros, mas o que segui foi esse:

Mas testa as iscas depois da substituição para ver se ficou do seu gosto. Por exemplo, para mim a bonnie 128 não ficou legal com duas garateias #1, então coloquei uma #2 no meio e uma #1 atrás e me adaptei melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo,

Veja bem, a questão de subestimar o tucunaré e o equipamento para ele depende da sua regra de ouro para pescaria... aquela que vc definiu lá no começo.

Vc é desencanado? Vc se importa em perder um ou outro peixe?

Porque estou falando isso? Basicamente, tem gente que não se importa em perder um peixe ou outro ficando contente em embarcar a maioria com foco na quantidade o que nem sempre é o objetivo.

Na pratica... eu já fui pescar açus varias vezes (Barcelos, SIRN e Uatumã) e embarquei uns 7 ou 8 peixes acima de 7Kgs.... o problema é que nunca embarquei um de 10Kgs e isso tem sido frustrante pra mim. Dá pior forma possível descobri que eles não são fáceis de achar e se achar não são fáceis de embarcar.

O ataque do açu grande é violento e sua primeira corrida é devastadora... se não tiver obstáculo na frente, ótimo! Se tiver... vai precisar de todas as dicas que leu aqui no fórum para tirar o bicho além de uma grande doze de sorte.

Ainda me lembro da minha primeira experiência com açus lá no ano 2000 quando minha amazon Ripper (só tinha essa naquele tempo) voltou apenas o toco! Sem garatéias e pitões... até a hélice foi levada.

Então o que posso dizer é: com linha de 40lbs vc vai embarcar a grande maioria dos seus peixes... possivelmente uns 98% deles (o que é muito) só que nos 2% restantes pode estar o grande troféu.

Se você não se importa com isso ... manda bala que tú vai se divertir de montão.

Sobre equipamentos:

Como já disse, linha de 40lbs eu acho desnecessário... mais é uma escolha sua (eu trocaria por 50lbs).

Iscas vc esta armado... eu mesmo estou pensando na próxima temporada levar só 6 iscas...kkkkk... 2 T20 Osso, 02 Highroller hallowen e 02 Jig.

Snap é Glico e lider é sua a preferência (eu uso Varivas 50lbs).

Enfim, boa sorte lá e Hélice Neles.

Abraço,

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2018 em 11:56, Odirlei Borin disse:

Olá pescador.  

Vc pode levar oq quiser para o rio negro, só não chore por perder seu troféu ( brincadeira). 

Vou ser breve. 

3 conjuntos vara 25lb, e boas carretilhas. 1 conjunto reserva. Isso vc já tem.  

Linha. Tem quem use 20lb, 40lb. Mas sinceramente, oq vai ganhar com isso? As iscas usadas são pesadas, então use logo uma linha adequada para o Peixe q poderá entrar, a boa e velha power pro 4fios 65lb resolve, mas a outras melhor? Sim. Questão pessoal. Eu uso linhas acima de 60lb 

iscas de hélice vc está super bem servido. 

Superficie. Inclui na lista pelo menos 2 T20. Essa tem q ter na caixa. 

Jig. Os com anzóis abaixo de 4/0 não precisa levar. 

Popper. Gosto do popqueen 105. 

Iscas de sub superficie são excensiais, subwalker 90, curisco110. Etc 

meia agua. Entre 10 e 12 cm. 

Acho q e isso. Eu levo 20 iscas no maximo. Aprendi a enxugar a tralha. 

Vendo ai. Vc irá comprar no maximo umas 5 iscas. Vai gastar nada. E estará super segura na pescaria. Sobre garateias e argolas. Tem um tópico fixo na sala de tralhas.  Muito boa leitura. 

E tem um tópico do Fabricio, dicas de captura do tucunaré açú, p tópico e antigo, mas as informações são muito valiosas, recomendo a leitura tmbm. 

Boa pescaria 

sou adepto da filosofia do Odirlei. 

Lá , vc pode encontrar o peixe da sua vida, como eu encontrei.

Na hora da luta , imediatamente virá a informação de que a linha é de 40 lbs, e vc pensará:

Vai aguentar?

Tá roçando na pauleira?

Tem algum nó que possa arrebentar, e o SF ?

Então todas essas dúvidas lhe tirarão o foco no meio da briga, e isso pode ser crucial no sucesso.

Entao eu prefiro minimizar todas as variáveis pra poder dar o melhor qdo um peixe grande bater.

E sejamos francos. Essa medição de libragem é conversa fiada. Mestre Eloy já mostrou e comprovou isso.

Sem falar que cada nó dado, reduz ao menos 20% da resistencia da linha. Assim 40 lbs se tornam 32lbs.

Além do que o tucunaré amazonico é outra conversa, Não tem nada haver com o azul. É outro nível. Açus  de 3 kilos fazem muito mais força comparativamente. 

Um acima de 7 kilos então, parece um trator. 

Sem contar a pancada que eles dão na hélice, com toda raiva e explosão. Ali a conversa é outra.

 

quer outra vantagem !? Eu não sou exímio no arremesso, e jogar nas arvores é uma constante. Afinal os arremessos são longos e a acurácia não é tão boa. 

Bem, em boa parte dos casos a linha grossa vai ajudar, porque bastará puxar e quebrar o galho. Se alinha for mais fina ela pode arrebentar e a isca virar enfeite de natal. Aí dependerá da boa vontade do guia em buscar. 

 

Mas há pescadores que vão sim com linhas mais finas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Rodrigo Yamaki disse:

sou adepto da filosofia do Odirlei. 

Lá , vc pode encontrar o peixe da sua vida, como eu encontrei.

Na hora da luta , imediatamente virá a informação de que a linha é de 40 lbs, e vc pensará:

Vai aguentar?

Tá roçando na pauleira?

Tem algum nó que possa arrebentar, e o SF ?

Então todas essas dúvidas lhe tirarão o foco no meio da briga, e isso pode ser crucial no sucesso.

Entao eu prefiro minimizar todas as variáveis pra poder dar o melhor qdo um peixe grande bater.

E sejamos francos. Essa medição de libragem é conversa fiada. Mestre Eloy já mostrou e comprovou isso.

Sem falar que cada nó dado, reduz ao menos 20% da resistencia da linha. Assim 40 lbs se tornam 32lbs.

Além do que o tucunaré amazonico é outra conversa, Não tem nada haver com o azul. É outro nível. Açus  de 3 kilos fazem muito mais força comparativamente. 

Um acima de 7 kilos então, parece um trator. 

Sem contar a pancada que eles dão na hélice, com toda raiva e explosão. Ali a conversa é outra.

 

quer outra vantagem !? Eu não sou exímio no arremesso, e jogar nas arvores é uma constante. Afinal os arremessos são longos e a acurácia não é tão boa. 

Bem, em boa parte dos casos a linha grossa vai ajudar, porque bastará puxar e quebrar o galho. Se alinha for mais fina ela pode arrebentar e a isca virar enfeite de natal. Aí dependerá da boa vontade do guia em buscar. 

 

Mas há pescadores que vão sim com linhas mais finas. 

O pensamento é exatamente esse. 

Vamos dizer assim, classificar a tralha em subdimensionada, adequada, super dimensionada. 

A adequada e vara 25 lb, linha 65lb, carretilha q comporte 60 mts dessa linha. Saindo disso, para mais ou menos. É questão de gosto. Mas o adequado está aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2018 em 22:34, FelipeCampaci disse:

Não fisguei meu tucuna de 2 dígitos ainda, mas posso contribuir.

Tenho viajado à amazônia nos últimos anos (1 vez no Negro), mas tive a oportunidade de fisgar uma boa quantidade de peixes entre 5 e 7 Kg (meu record até o momento).

Acho que vai muito da sua proposta: se você realmente não quer perder a oportunidade de embarcar o grande, não pode dar bobeira e estar preparado. É difícil encontrar os grandes; quando acha, eles têm que querer morder sua isca (que também não é fácil); aí tem que ter competência e um tanto de sorte para embarcar (mais difícil ainda). Na parte da competência, acho que entra a preparação dos equipamentos.

Particularmente uso 2 varas 25 lb + 1 de 20 lb para iscas mais leves e para descansar o braço. Já tirei peixe bom com vara de 17 lb, mas peguei em condições ideias (meio de lago ou praias, aí tive espaço para abrir a frição e largar o bicho correr até cansar) não sei se teria tirado se fosse nas pauleiras ou em lugar com igapó.

Quanto às iscas, acho que as de meia água têm a fama de não serem tão produtivas porque, em sua maioria, pescador de tucunaré quer ver explosão na superfície e não na meia água. Entretanto acho importante ter meia água e jigs (que são versáteis e podem ser trabalhados também na meia água se você não deixar ele afundar tanto e já ir recolhendo) como uma carta na manga caso os peixes não estejam comendo na superfície.

Iscas menores também valem para salvar pescarias em casos de peixes manhosos, que, por vezes, refugam iscas grandes. Já tive algumas oportunidades de verificar isso e só pegar em iscas menores ou menos barulhentas. Não acho legal levar toda a caixa com elas, mas vale levar umas 2 ou 3 para uma "precisão" (como se diz no interior).

Entra também muito questão de preferência e de saber trabalhar melhor uma isca do que outra (acho que todos temos uma isca preferida, que achamos a pegadeira, e talvez isso seja por ser aquela que melhor trabalhamos).

Para mim, suas iscas são bem boas. Eu incluiria algumas bonnies (que "fabricam" tucunarés - pode ser minha impressão por ter pegado o jeito de trabalhá-las). Também daria bastante ênfase nas T20 (bastante versáteis por ser possível zarar e stickar, não são tão pesadas e relativamente baratas) e jigs. Umas iscas de subsuperfícies e meia águas no caso de o peixe não estar entrando na superfície.

Quanto às garateias, eu pessoalmente troco e já tive garateias grandes abertas antes de começar a trocar (o peixe de 7 Kg que peguei abriu uma das garateias da rip roller grande. Sorte que estava bem fisgado na do meio). Se sua intenção for aproveitar a chance de embarcar o grande, tem que trocar as garateias tomando cuidado para não desbalancear a isca (se desbalancear não vai funcionar).

Tem alguns tópicos no fórum com algumas fórmulas (tem uma tabela, não me lembro onde). Segue o que os mais experientes testaram e testa você também isca por isca. Vez ou outra, o que fica legal para uma pessoa não funciona com a maneira que você vai trabalhar a isca.

Quanto ao líder, tem que ver qual é sua intenção com ele. Eu pessoalmente uso para os casos de a garateia enroscar na multi e desfiar e para proteger da lixa da boca dos tucunas, mas os piores inimigos das multis são as pedras e elas não são muito frequentes na amazônia. Em pauleira (principalmente molongó, que tem aos montes) é difícil você perder peixe pela multi se romper.

O que tem que tomar cuidado é na regulagem de freio. Se a carretilha estiver presa de mais, enterra a linha no carretel e estoura ou prende no galho e aí alguma coisa (argola, garateia, snap, vara) vai quebrar.

Eu uso snap reforçado e nunca tive problemas (não significa que nunca terei e também tem que prestar atenção à regulagem do freio). Tem quem não use (já vi gente usando um biminitwist na ponta da multi para fazer um loop-to-loop na isca e não usar snap).

Linha 40 lb dá um tanto de emoção no caso de um grande. Eu colocaria mais por excesso de zelo.

Considere tudo isso com seu perfil de usar equipamento mais leve e também o que significaria para você perder um gigante por algum equipamento subdimensionado.

Grande abraço!

Pronto!

Siga à risca este relato e não terás problema, principalmente no que diz respeito ao líder. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar como Fasso...

Iscas de superfície.  Uso 80 por cento da pescaria esse equipamento. Isca t20 quase sempre rsrsrs, essa é a isca que o peixe mais se senti atraido.. Vara de 10 a 20 libras rapalla platinium. Carretilha Shimano metanium xg . Linha 50libras...

Isca de meia água e jigs. Vara redai de 10 a 17 libras . Linha 65libras; carretilha Shimano curado 7.3.2, 

Isca de hélice.  Carretilha daiwa tatula, linha 65 libras. Vara falcon cara 30 libras

Não uso snap e nem líder... sempre estou verificando a linha e cortando um pedaço, as vezes chego a ter que dar mais de 10 nos no mesmo dia, quando o peixe encharuta a isca , pode comprometer a linha .  Sempre uso linha escura como verde escuro para não chamar atenção e o peixe refugar.

Acho que é uma desvantagem usar cama na linha.  Sempre coloco o máximo de linha possível na carretilha.  Tem arremesso que consigo mandar uns 30 metros de distância... as vezes estora bem longe ou uma filhoteira. Arremesso longo faz toda diferença rsrsrs...

Gosto também de equipamento mais leve. Varas de 25 libras para trabalhar isca de meia água e superfície... cansa muito o braço e fica mais difícil se trabalhar a isca... com a isca t20 poucos pescadores conseguem trabalhar a isca da forma mais atraente para o peixe. Tucunaré normalmente gosta de atacar a isca que vem rápido. Isca trabalhada devagar; os tucunaré do Rio negro não gostam muito rsrsrs... as vezes o tucunaré vem atrás da isca, ao invés do pescador acelerar o trabalho da isca para o peixe pular em cima dela, muitos pescadores quando ver o peixe rebojando desacelera o trabalho da isca aí o tucunaré não ataca. Já vi muito isso viu rsrs... outra coisa muito importante.  Quando se pega um tucunaré grande, tem que trabalhar com a vara com a ponta para baixo. Peixe grande e muito esperto. E se ele pular umas duas vezes, na terceira provavelmente vai escapar... Peixe grande não pode deixar ele pular... E jamais colocar o dedo no carretel, isso é fatal, se ele correr para o pau, folga a flexão e fica só firmando com o dedo, se ele correr deixe ele levar a linha, o piloteiro mergulha e pega ele. Se colocar o dedo para travar o peixe ele escapará...

essa é minha opinião E o que conseguir apreender pescando no rio negro, la concerteza estao os melhores piloteiros ou guia de pesca que trabalham no Brasil... os dos outroa lugares sao muito abaixo da media deles. Sempre esculte o piloteiro ele entendi muito e trabalha la 6 meses seguidos no ano... funciona bem comigo assim rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2018 em 19:07, Lênio Pimenta disse:

Gostaria que me ajudassem a separar a tralha. Sei que ta cedo, mas se tiver que adquirir alguma coisa, da tempo de planejar e do bolso nao sofrer tanto rsrs.

Bom dia Lênio,

Grande parte de suas indagações já foram respondidas nos tópicos postados. Claro que as opiniões variam de pescador para pescador, mas isso é assim mesmo, pois não existe uma opinião definitiva, mas tão somente pontos de vista. E é nesse espírito que lhe passo meus pontos de vista da experiência adquirida após diversas idas à Amazônia !

Não me manifestarei com relação aos conjuntos (vara e carretilha), pois permaneço usando molinetes. Contudo, levo sempre comigo conjuntos customizados de até 20 lb (também sou adepto da pescaria mas esportiva), mas uso muito pouco as iscas de hélice (mas as uso). O porque dessa decisão, refere-se ao fato de usar material bem mais leves para iscas menores e ter ações mais esportivas (ainda retorno ao temo mais adiante...)

Com relação às linhas, há muito sou adepto das Power Pro. Uso ambas (tradicional - 4 fios, quanto as Slick de 8 fios), sem qualquer desejo de mudança. Pesco com 40 Lb e 50 lb. Às vezes com líder para facilitar a questão dos tocos e garateias embolando, mas depende do momento - mas nada além de 1 m. Snaps Capela ou Glico, como já foi dito.

Iscas : Senti falta das "twitch bait" (sou aficionado nelas), e da mesma forma que as T20, são iscas que não podem faltar na sua caixa ou estojo de pesca. São inúmeros modelos e marcas disponíveis no mercado, mas efetivamente na Amazônia, as Rapalas Sub Walk de 9 cm são imbatíveis. Coladinho nelas, tem as Perversas (Borboleta), onde as cores osso e cabeça vermelha são as mais produtivas. De ambas (SW e Perversas) levaria pelo menos duas de cada ! Também uso as poppers, principalmente em locais em que existam grandes árvores dentro d'água e a correnteza é pequena ! Elas são fatais - além da Maria Pop Queen (10,5 cm), tenho usado - com sucesso - umas Vulcan (MS). Não esquecer as zaras do Nelson Nakamura, que são excelentes (de uma maneira geral). 

Garateias : Via de regra, não há como correr o risco na Amazônia ! Procure equivalências de peso nas trocas, e não se acanhe em usar as 6x, pois elas fazem a diferença. As argolas das iscas devem seguir o mesmo ritual, senão o esforço será inócuo. Já postaram uma tabela de substituições bem legal para se ter como base. Gosto (particularmente) das VMC, mas tem outras tão boas quanto ! As iscas de fornecedores brasileiros já vem com garateias mais resistentes (Hi Lures, NN, KV, etc...), mas mesmo assim, em algumas não dá para arriscar !

Por fim, e apenas como reflexão, entendo que as oportunidades de captura de um grande peixe de dois dígitos na Amazônia estão se reduzindo drasticamente a cada ano. A pressão de pesca (esportiva e profissional) é cada vez maior, não havendo tempo para que os "indivíduos" consigam alcançar os tamanhos considerados "troféus". Assim sendo, grande parte das pescarias, não obstante ocorrerem em locais onde "o bruto" possa aparecer, terminam nos premiando com peixes menores, mas nem por isso menos valentes e brigadores. Trabalhar peixes de 7 quilos com equipamento mais leve, é uma certeza de adrenalina ! Entendo que parte de nossas buscas tem por objetivo esse tipo de reação, daí substituir os "guindastes" por algo mais "coerente" e que também permita - com habilidade e sorte, esta última para qualquer espécie - a briga com um "maiorzinho". Nos demais momentos (85% do tempo), as brigas serão mesmo com os valentes "borboletas", "pacas" e até mesmo "açuzinhos", de tamanhos variados, mas sempre valentes e brigadores. Pescá-los com mais esportividade, é sempre mais agradável e produtivo ! Pense que serão de 800 à 1.000 arremessos por dia, e que pescaria "lá por cima" são de 5 à 6 dias ! Os que pescam com mas frequência, já tem as manhas de como se cansarem menos, mas mesmo assim é uma exaustão ! Trabalho com varas de diversas ações, de moderada à rápida, todas de 6' (questão de gosto), pois nas trocas no bote, a precisão dos arremessos ficam mantidos ! Com o tucunaré "comendo", tudo isso passa ser secundário. ::fishing     

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As T20 e as subwalk são imbatíveis, mas na minha última temporada o que salvou minha pescaria foi um Popper barracudinha. Moral da história é que depende de muitos fatores a questão da isca. As de meia água ajudam a manter o moral alto quando os bichos estão muito manhosos, assim como os jigs de penacho. As hélices e as de superficie dão show quando estão ativos.

Linhas Power Pro de 50 lbs 4 fios e 40lbs 8 fios dão conta.

Varas 20 e 25lbs. Menos que isso é pra se vc quiser ver o limite de um equipamento ser superado. Tem que ter a cabeça boa para ver o bitelo indo embora. Kkkkkkk. Aconteceu comigo várias vezes lá.

Snaps e argolas Glico, capela e CCM. Uso CCM  90 lbs e 130lbs a depender do tamanho da isca.

Não subestime os Açus, tive garatéias abertas e arrancadas. E vi com meus próprios olhos um Açu quebrar uma isca de um colega ao meio.

No mais desencane e divirta-se!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2018 em 23:15, FabianoTucunare disse:

Vou falar como Fasso...

Iscas de superfície.  Uso 80 por cento da pescaria esse equipamento. Isca t20 quase sempre rsrsrs, essa é a isca que o peixe mais se senti atraido.. Vara de 10 a 20 libras rapalla platinium. Carretilha Shimano metanium xg . Linha 50libras...

Isca de meia água e jigs. Vara redai de 10 a 17 libras . Linha 65libras; carretilha Shimano curado 7.3.2, 

Isca de hélice.  Carretilha daiwa tatula, linha 65 libras. Vara falcon cara 30 libras

Não uso snap e nem líder... sempre estou verificando a linha e cortando um pedaço, as vezes chego a ter que dar mais de 10 nos no mesmo dia, quando o peixe encharuta a isca , pode comprometer a linha .  Sempre uso linha escura como verde escuro para não chamar atenção e o peixe refugar.

Acho que é uma desvantagem usar cama na linha.  Sempre coloco o máximo de linha possível na carretilha.  Tem arremesso que consigo mandar uns 30 metros de distância... as vezes estora bem longe ou uma filhoteira. Arremesso longo faz toda diferença rsrsrs...

Gosto também de equipamento mais leve. Varas de 25 libras para trabalhar isca de meia água e superfície... cansa muito o braço e fica mais difícil se trabalhar a isca... com a isca t20 poucos pescadores conseguem trabalhar a isca da forma mais atraente para o peixe. Tucunaré normalmente gosta de atacar a isca que vem rápido. Isca trabalhada devagar; os tucunaré do Rio negro não gostam muito rsrsrs... as vezes o tucunaré vem atrás da isca, ao invés do pescador acelerar o trabalho da isca para o peixe pular em cima dela, muitos pescadores quando ver o peixe rebojando desacelera o trabalho da isca aí o tucunaré não ataca. Já vi muito isso viu rsrs... outra coisa muito importante.  Quando se pega um tucunaré grande, tem que trabalhar com a vara com a ponta para baixo. Peixe grande e muito esperto. E se ele pular umas duas vezes, na terceira provavelmente vai escapar... Peixe grande não pode deixar ele pular... E jamais colocar o dedo no carretel, isso é fatal, se ele correr para o pau, folga a flexão e fica só firmando com o dedo, se ele correr deixe ele levar a linha, o piloteiro mergulha e pega ele. Se colocar o dedo para travar o peixe ele escapará...

essa é minha opinião E o que conseguir apreender pescando no rio negro, la concerteza estao os melhores piloteiros ou guia de pesca que trabalham no Brasil... os dos outroa lugares sao muito abaixo da media deles. Sempre esculte o piloteiro ele entendi muito e trabalha la 6 meses seguidos no ano... funciona bem comigo assim rsrsrs...

Os colegas falaram tudo....mas essa dica do Fabiano eh boa: trabalhe os grandes com vara para baixo, não deixe pular. Outra coisa q tenho observado nos últimos anos eh q algumas vezes com peixes manhosos, iscas escuras estão melhores. 

Boa sorte lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, primeiramente desculpem pela demora em dar um retorno. Viajei antes do feriado e retornei somente agora. Ate consegui ler as respostas pelo celular,mas eu gostaria de retornar a cada um de acordo com o que foi escrito, por isso esperei chegar em casa.

Agradeço IMENSAMENTE a todos que se dispuseram a escrever alguma coisa de modo que me oriente e me ajude a ter a melhor experiencia na Amazonia. Obrigado mesmo.

Em 07/02/2018 em 20:53, Cristiano Rochinha disse:

Meu amigo Lênio,você está num dilema que eu também enfrentei quando fui pela primeira vez na Amazônia,e acho que de muitos outros também.Porém depois que fui pela primeira vez e mais outras 2 temporadas,lhe afirmo com toda tranquilidade : DESENCANE DISSO TUDO KKKKKKK....

Cara,pelo o que você falou,você tem tralha pra pescar na Amazônia no mínimo pelas próximas 10 temporadas :gorfei:...

Fique tranquilo,que você está com o "FINO DAS TRALHAS POR LÁ USADAS"....Outros surgirão e falarão que trocariam essa ou aquela carretilha por outro modelo,e o  mesmo acontecerá com as varas...Mas mais uma vez lhe afirmo,isso é muito mais pessoal mesmo do que regra...Eu mesmo pesquei lá por 3 anos sem nem metade dessas tralhas que você tem...Os 3 conjuntos que você citou estão alinhadíssimos,não tem o que dar erro....Uma vara de 17 ou 15lb e 5,6" também será bem vinda por lá,até mesmo pra você poder diversificar um pouco a modalidade de pesca ou então descansar um pouco o braço em algum momento. Iscas então nem se fala....Separe tudo isso nas suas caixas de isca e leve tudo...Mas verás que não usará nem 10% provavelmente kkkkk....Em relação á tamanho dos plugs,nos rios Juma e Urubu sempre tive sorte com iscas menores,de no máximo 9cm...Pela quantidade de hélices e zaras que você já tem ,acho besteira investir mais em poppers, e spiners são opcionais,como você mesmo disse,se quiser dar uma brincada nas rasuras com as trairas, vale a pena.

Também nunca troquei garatéias.....Muitos trocam,mas também acho opcional na maioria das iscas...As nacionais , 80% no mínimo já vem com garatéias reforçadas. Snap sempre é bom,use um reforçado,mas tenha em mente que se optar pelos tradicionais CAPELAS,(que são realmente os mais fortes que existem,pelo menos os mais fortes que eu já vi) você terá dificuldades em trocar as iscas...Pensa num snap difícil de abrir,até com alicate da um trabalinho...Sempre usei da marca Celta e até hoje não abriu.

Leader é bom também.Fluor de 0,52 a 0,62mm,mais que suficiente...

Linhas,sempre usei de 50lb....Nunca tive problemas...Há quem prefira um pouco mais forte mesmo...Mas como você tem todas essas libragens,você está "calçado" de linha também...

Ou seja,eu no seu lugar não gastaria mais nenhum centavo...Tem traia pra carai :gorfei:.....

Mas pescaria sempre tem muitas coisas mesmo que vão do "gosto" que são pessoais....Nunca existirá regra no que se diz a tralha.Pelo menos eu penso assim...

Junte tudo isso que você tem e pode ir sem medo...Sua tralha está "chique demais"

Abço!

Boa noite Cristiano.

Entao voce bem sabe que por mais que existam topicos muito similares no forum ou na internet, sempre tem aquele detalhe da SUA situacao, nao é? Por isso fiz meu proprio topico...

A gente escuta muito sobre a forca dos tucunares amazonicos, e realmente nao quero fazer com que minha experiencia seja um fracasso. Parece que tudo o que sei sobre tucunare, muito pouco ou quase nada, se aplica a amazonia.

Em relacao ao material, esta praticamente definido mesmo. 3 conjuntos com vara 25lbs, e devo levar um mais leve pra quando o braco cansar. Os snaps sao os "glico" que ja tenho ha um bom tempo e sao fortes pacas rsrs. 

Sinceramente acho que agora é selecionar as iscas e levar pouco. Como o Fabricio diz "na amazonia, menos é mais". Nao vale a pena encher de isca. Um estojo bem selecionado faz o servico.

Obrigado pelas dicas irmao! abraco!

Em 07/02/2018 em 20:59, Bruno Merino disse:

Boa noite, Lenio

Existe um tópico no fórum sobre a Amazônia, devem haver uns 3 relatos com dicas sobre a troca de garateias. Eu segui a risca e todas ficaram muito bem equilibradas.

Quanto à questão de subestimar o peixe, posso te dizer que linha e snap se não forem reforçados não aguentam o tranco. Fui em novembro é o pessoal perdeu muito peixe por esse motivo.

boa pescaria!

Boa noite Bruno, beleza?

Em relacao a trocas eu ja vi esse topico, mas ate quando resolvi abrir o meu proprio, nao havia encontrado. Estava prestes a viajar e ficar procurando nao era opcao rsrs.

Sobre snap e linha o povo é quase unanime mesmo... "nao vacila e leva coisa forte" nao eh ? rsrs..

Abraco!

Em 07/02/2018 em 22:34, FelipeCampaci disse:

Não fisguei meu tucuna de 2 dígitos ainda, mas posso contribuir.

Tenho viajado à amazônia nos últimos anos (1 vez no Negro), mas tive a oportunidade de fisgar uma boa quantidade de peixes entre 5 e 7 Kg (meu record até o momento).

Acho que vai muito da sua proposta: se você realmente não quer perder a oportunidade de embarcar o grande, não pode dar bobeira e estar preparado. É difícil encontrar os grandes; quando acha, eles têm que querer morder sua isca (que também não é fácil); aí tem que ter competência e um tanto de sorte para embarcar (mais difícil ainda). Na parte da competência, acho que entra a preparação dos equipamentos.

Particularmente uso 2 varas 25 lb + 1 de 20 lb para iscas mais leves e para descansar o braço. Já tirei peixe bom com vara de 17 lb, mas peguei em condições ideias (meio de lago ou praias, aí tive espaço para abrir a frição e largar o bicho correr até cansar) não sei se teria tirado se fosse nas pauleiras ou em lugar com igapó.

Quanto às iscas, acho que as de meia água têm a fama de não serem tão produtivas porque, em sua maioria, pescador de tucunaré quer ver explosão na superfície e não na meia água. Entretanto acho importante ter meia água e jigs (que são versáteis e podem ser trabalhados também na meia água se você não deixar ele afundar tanto e já ir recolhendo) como uma carta na manga caso os peixes não estejam comendo na superfície.

Iscas menores também valem para salvar pescarias em casos de peixes manhosos, que, por vezes, refugam iscas grandes. Já tive algumas oportunidades de verificar isso e só pegar em iscas menores ou menos barulhentas. Não acho legal levar toda a caixa com elas, mas vale levar umas 2 ou 3 para uma "precisão" (como se diz no interior).

Entra também muito questão de preferência e de saber trabalhar melhor uma isca do que outra (acho que todos temos uma isca preferida, que achamos a pegadeira, e talvez isso seja por ser aquela que melhor trabalhamos).

Para mim, suas iscas são bem boas. Eu incluiria algumas bonnies (que "fabricam" tucunarés - pode ser minha impressão por ter pegado o jeito de trabalhá-las). Também daria bastante ênfase nas T20 (bastante versáteis por ser possível zarar e stickar, não são tão pesadas e relativamente baratas) e jigs. Umas iscas de subsuperfícies e meia águas no caso de o peixe não estar entrando na superfície.

Quanto às garateias, eu pessoalmente troco e já tive garateias grandes abertas antes de começar a trocar (o peixe de 7 Kg que peguei abriu uma das garateias da rip roller grande. Sorte que estava bem fisgado na do meio). Se sua intenção for aproveitar a chance de embarcar o grande, tem que trocar as garateias tomando cuidado para não desbalancear a isca (se desbalancear não vai funcionar).

Tem alguns tópicos no fórum com algumas fórmulas (tem uma tabela, não me lembro onde). Segue o que os mais experientes testaram e testa você também isca por isca. Vez ou outra, o que fica legal para uma pessoa não funciona com a maneira que você vai trabalhar a isca.

Quanto ao líder, tem que ver qual é sua intenção com ele. Eu pessoalmente uso para os casos de a garateia enroscar na multi e desfiar e para proteger da lixa da boca dos tucunas, mas os piores inimigos das multis são as pedras e elas não são muito frequentes na amazônia. Em pauleira (principalmente molongó, que tem aos montes) é difícil você perder peixe pela multi se romper.

O que tem que tomar cuidado é na regulagem de freio. Se a carretilha estiver presa de mais, enterra a linha no carretel e estoura ou prende no galho e aí alguma coisa (argola, garateia, snap, vara) vai quebrar.

Eu uso snap reforçado e nunca tive problemas (não significa que nunca terei e também tem que prestar atenção à regulagem do freio). Tem quem não use (já vi gente usando um biminitwist na ponta da multi para fazer um loop-to-loop na isca e não usar snap).

Linha 40 lb dá um tanto de emoção no caso de um grande. Eu colocaria mais por excesso de zelo.

Considere tudo isso com seu perfil de usar equipamento mais leve e também o que significaria para você perder um gigante por algum equipamento subdimensionado.

Grande abraço!

Boa noite Felipe... tudo bem?

Concordo 100% quando voce diz sobre as iscas de meia agua... pescador de tucunare geralmente é mais mala e quer ver o bicho explodindo na superficie... é ou nao é? rs E os JIGS todo mundo tambem comenta que sao carta na manga. Os levarei com certeza. Ja nas garateias... to com preguica disso cara... comprar e ficar trocando, argolas tb... sei la... 

No leader a minha principal intencao sempre foi dar um nado mais realista a isca. Nunca tive problema com enrosco. Sempre uso. Snaps serao os glico mesmo.

E linha 40lbs esta sendo a mais fina...

So queria um conjunto levinho pra brincar la de tomar susto kkkk

Abracao!

Em 08/02/2018 em 09:27, Octávio Justo do Amaral disse:

Fala pescador! Vou dar minha humilde opinião. OK?

Carretilhas: você está bem armado, fica tranquilo.

Linha: Uso 65lbs e 50lbs.

Varas: Uso de 25lbs para hélice e zara/stick e 20lbs para jig e meia água. Tamanhos (5'6, 5'8...) é questão de gosto.

Snap: Glico ou Capela. Acho interessante você usar snap com girador para as hélices... elas torcem demais a linha, chega a um ponto de parecer linha lipasa (lembra das linhas de pipa?). Se estiver muito torcida, no arremesso ela embola e trava o arremesso (acredite, isso acontece mesmo). Se torcer muito, nem descarregando a linha na água com o bote em movimento destorce legal, vai prejudicar o restante da pescaria. (passei por isso semana passada em Barcelos).

Leader: Eu gosto de usar pois enrosca menos nas garateias, tanto no trabalho da isca, como no próprio arremesso... menos arremessos perdidos por matar o trabalho da isca.

Troca de split e garateias: Exemplo: Se você comprar uma T20 original (cor osso, a preferida dos bocudões) e não trocar a garateia vai dar m... kkk A garateia é muito fraca, não aguenta nem um paca de 3kg. Aqui no FTB você encontra uma tabela de qual split e garateia usar para cada isca sem desbalancear a mesma.

 

Vou contar um causo para ilustrar o que é pescar com material leve e ter sorte...

Em 2016 meu parceiro quis levar para Barcelos um conjunto de 12lbs... tá bom, leva... rs

Chegamos em uma praia e ele estava na ponta do bote... falei pra ele, arremessa cruzando o bico da praia... ele foi lá, com uma zig zarinha e arremessou...

Meu amigo.... pense numa porrada que aquela zarinha levou... peixe tomou linha, varinha bebendo água... falamos pra ele aliviar a fricção e deixar correr, já que estávamos na praia... peixe corre daqui, corre dali... até que surge o bichão... era um Açu de aproximadamente 69cm (não pesamos)... 

Ele contou com o fator local (praia) e principalmente sorte. rsrss

Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, chama!

Abraços!

 

 

Boa noite octavio.. bao tamem?

Sobre os snaps, ja possuo os com girador. Tudo glico. Isso ja havia lido ha tempos. Sempre q invento colocar helice eu uso. Leader, como falei ali atras, sempre pensando em nado mais natural Enrolar na garateia nao me incomoda. 

Troca de garateia.... puts... arrumar alguem pra fazer pra mim kkkkkk preguica disso... mas negocio ta virando regra praticamente ne?

E sobre o conjunto leve... varinha 12lbs e um tucuna grande, poh... sensacional! isso q eu gosto.

Ajudou demais. muito obrigado!

Em 08/02/2018 em 11:56, Odirlei Borin disse:

Olá pescador.  

Vc pode levar oq quiser para o rio negro, só não chore por perder seu troféu ( brincadeira). 

Vou ser breve. 

3 conjuntos vara 25lb, e boas carretilhas. 1 conjunto reserva. Isso vc já tem.  

Linha. Tem quem use 20lb, 40lb. Mas sinceramente, oq vai ganhar com isso? As iscas usadas são pesadas, então use logo uma linha adequada para o Peixe q poderá entrar, a boa e velha power pro 4fios 65lb resolve, mas a outras melhor? Sim. Questão pessoal. Eu uso linhas acima de 60lb 

iscas de hélice vc está super bem servido. 

Superficie. Inclui na lista pelo menos 2 T20. Essa tem q ter na caixa. 

Jig. Os com anzóis abaixo de 4/0 não precisa levar. 

Popper. Gosto do popqueen 105. 

Iscas de sub superficie são excensiais, subwalker 90, curisco110. Etc 

meia agua. Entre 10 e 12 cm. 

Acho q e isso. Eu levo 20 iscas no maximo. Aprendi a enxugar a tralha. 

Vendo ai. Vc irá comprar no maximo umas 5 iscas. Vai gastar nada. E estará super segura na pescaria. Sobre garateias e argolas. Tem um tópico fixo na sala de tralhas.  Muito boa leitura. 

E tem um tópico do Fabricio, dicas de captura do tucunaré açú, p tópico e antigo, mas as informações são muito valiosas, recomendo a leitura tmbm. 

Boa pescaria 

Grande Odirlei. QUanto tempo irmao! beleza?

3 conjuntos ja separados... quero mais um levinho pra brincar quando braco cansar... A linha mais fina ta sendo 40lbs, mas ainda posso mudar. Linha reserva tb vai.

As t20 eu tenho, porem outras cores sem ser a osso que todo mundo fala. Jigs tao separados tb. Popper so tenho as vulcan 90 eu acho. E mesmo assim 3. Nunca usei. 

Ja as subsuperficie me informaram que sao coringas tb ne? Falam que usar curisco eh ate sacanagem kkkk... Vou considera-las tb. 

E levar pouca coisa tambem ta sendo informacao repetida pelo pessoal. Tenho mania de levar isca demais... vou melhorar nisso.

Obrigado fiote! grande abraco!

ps: esse topico do fabricio sei de cor e salteado kkkkkk

Em 08/02/2018 em 12:04, FelipeCampaci disse:

Achei o tópico das garateias. Deve ter outros, mas o que segui foi esse:

Mas testa as iscas depois da substituição para ver se ficou do seu gosto. Por exemplo, para mim a bonnie 128 não ficou legal com duas garateias #1, então coloquei uma #2 no meio e uma #1 atrás e me adaptei melhor.

 

Fala fleipe... obrigado pela indicacao... Mas esse negocio de testar eu acho fora de mao pra mim. Nao sei se terei oportunidade. No maximo seria comprar e usar la. Nao gostando eu invento ne?

Em 08/02/2018 em 22:57, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Ola Amigo,

Veja bem, a questão de subestimar o tucunaré e o equipamento para ele depende da sua regra de ouro para pescaria... aquela que vc definiu lá no começo.

Vc é desencanado? Vc se importa em perder um ou outro peixe?

Porque estou falando isso? Basicamente, tem gente que não se importa em perder um peixe ou outro ficando contente em embarcar a maioria com foco na quantidade o que nem sempre é o objetivo.

Na pratica... eu já fui pescar açus varias vezes (Barcelos, SIRN e Uatumã) e embarquei uns 7 ou 8 peixes acima de 7Kgs.... o problema é que nunca embarquei um de 10Kgs e isso tem sido frustrante pra mim. Dá pior forma possível descobri que eles não são fáceis de achar e se achar não são fáceis de embarcar.

O ataque do açu grande é violento e sua primeira corrida é devastadora... se não tiver obstáculo na frente, ótimo! Se tiver... vai precisar de todas as dicas que leu aqui no fórum para tirar o bicho além de uma grande doze de sorte.

Ainda me lembro da minha primeira experiência com açus lá no ano 2000 quando minha amazon Ripper (só tinha essa naquele tempo) voltou apenas o toco! Sem garatéias e pitões... até a hélice foi levada.

Então o que posso dizer é: com linha de 40lbs vc vai embarcar a grande maioria dos seus peixes... possivelmente uns 98% deles (o que é muito) só que nos 2% restantes pode estar o grande troféu.

Se você não se importa com isso ... manda bala que tú vai se divertir de montão.

Sobre equipamentos:

Como já disse, linha de 40lbs eu acho desnecessário... mais é uma escolha sua (eu trocaria por 50lbs).

Iscas vc esta armado... eu mesmo estou pensando na próxima temporada levar só 6 iscas...kkkkk... 2 T20 Osso, 02 Highroller hallowen e 02 Jig.

Snap é Glico e lider é sua a preferência (eu uso Varivas 50lbs).

Enfim, boa sorte lá e Hélice Neles.

Abraço,

 

 

Fala Rogerio. Beleza?

Cara, se for pra fazer medo em crianca pequena que nunca viu tucunare acu, conseguiu! kkkk... Nao tem jeito... todo mundo diz isso... Mas sim, parece que substimo Sim!!!

E que o grande é raro... eita nois...

Obrigado mesmo amigo... as iscas eu to considerando comprar essas duas osso... muitos falando isso tb...

FOrte abraco!

Em 10/02/2018 em 10:40, Rodrigo Yamaki disse:

sou adepto da filosofia do Odirlei. 

Lá , vc pode encontrar o peixe da sua vida, como eu encontrei.

Na hora da luta , imediatamente virá a informação de que a linha é de 40 lbs, e vc pensará:

Vai aguentar?

Tá roçando na pauleira?

Tem algum nó que possa arrebentar, e o SF ?

Então todas essas dúvidas lhe tirarão o foco no meio da briga, e isso pode ser crucial no sucesso.

Entao eu prefiro minimizar todas as variáveis pra poder dar o melhor qdo um peixe grande bater.

E sejamos francos. Essa medição de libragem é conversa fiada. Mestre Eloy já mostrou e comprovou isso.

Sem falar que cada nó dado, reduz ao menos 20% da resistencia da linha. Assim 40 lbs se tornam 32lbs.

Além do que o tucunaré amazonico é outra conversa, Não tem nada haver com o azul. É outro nível. Açus  de 3 kilos fazem muito mais força comparativamente. 

Um acima de 7 kilos então, parece um trator. 

Sem contar a pancada que eles dão na hélice, com toda raiva e explosão. Ali a conversa é outra.

 

quer outra vantagem !? Eu não sou exímio no arremesso, e jogar nas arvores é uma constante. Afinal os arremessos são longos e a acurácia não é tão boa. 

Bem, em boa parte dos casos a linha grossa vai ajudar, porque bastará puxar e quebrar o galho. Se alinha for mais fina ela pode arrebentar e a isca virar enfeite de natal. Aí dependerá da boa vontade do guia em buscar. 

 

Mas há pescadores que vão sim com linhas mais finas. 

Boa noite Rodrigo... bao?

Relatos como o seu, Rogerio, do ordilei e dos demais que me auxiliaram dessa forma, tambem enriquecem muito a "pre-experiencia" de selecionar a tralha.. Mesmo que nao contenham tanta coisa tecnica como numeros e nomes, me dao uma sensacao mais "real", ou mais informacao pra imaginar a situacao... deu p entender? rsrss Nao to desmerecendo ninguem nao hein???

Com "causos" entao, da pra ter mais ideia ainda... falei ali em cima.. acho que SIM, ESTOU SUBESTIMANDO OS TUCUNARES ACUS...

Tenho que mudar alguns pensamentos.. mas oh vontade de levar uma carinha 12-14lbs...

Abraco!

Em 10/02/2018 em 10:55, Odirlei Borin disse:

O pensamento é exatamente esse. 

Vamos dizer assim, classificar a tralha em subdimensionada, adequada, super dimensionada. 

A adequada e vara 25 lb, linha 65lb, carretilha q comporte 60 mts dessa linha. Saindo disso, para mais ou menos. É questão de gosto. Mas o adequado está aí. 

Essa é a media ne...

Em 12/02/2018 em 23:15, FabianoTucunare disse:

Vou falar como Fasso...

Iscas de superfície.  Uso 80 por cento da pescaria esse equipamento. Isca t20 quase sempre rsrsrs, essa é a isca que o peixe mais se senti atraido.. Vara de 10 a 20 libras rapalla platinium. Carretilha Shimano metanium xg . Linha 50libras...

Isca de meia água e jigs. Vara redai de 10 a 17 libras . Linha 65libras; carretilha Shimano curado 7.3.2, 

Isca de hélice.  Carretilha daiwa tatula, linha 65 libras. Vara falcon cara 30 libras

Não uso snap e nem líder... sempre estou verificando a linha e cortando um pedaço, as vezes chego a ter que dar mais de 10 nos no mesmo dia, quando o peixe encharuta a isca , pode comprometer a linha .  Sempre uso linha escura como verde escuro para não chamar atenção e o peixe refugar.

Acho que é uma desvantagem usar cama na linha.  Sempre coloco o máximo de linha possível na carretilha.  Tem arremesso que consigo mandar uns 30 metros de distância... as vezes estora bem longe ou uma filhoteira. Arremesso longo faz toda diferença rsrsrs...

Gosto também de equipamento mais leve. Varas de 25 libras para trabalhar isca de meia água e superfície... cansa muito o braço e fica mais difícil se trabalhar a isca... com a isca t20 poucos pescadores conseguem trabalhar a isca da forma mais atraente para o peixe. Tucunaré normalmente gosta de atacar a isca que vem rápido. Isca trabalhada devagar; os tucunaré do Rio negro não gostam muito rsrsrs... as vezes o tucunaré vem atrás da isca, ao invés do pescador acelerar o trabalho da isca para o peixe pular em cima dela, muitos pescadores quando ver o peixe rebojando desacelera o trabalho da isca aí o tucunaré não ataca. Já vi muito isso viu rsrs... outra coisa muito importante.  Quando se pega um tucunaré grande, tem que trabalhar com a vara com a ponta para baixo. Peixe grande e muito esperto. E se ele pular umas duas vezes, na terceira provavelmente vai escapar... Peixe grande não pode deixar ele pular... E jamais colocar o dedo no carretel, isso é fatal, se ele correr para o pau, folga a flexão e fica só firmando com o dedo, se ele correr deixe ele levar a linha, o piloteiro mergulha e pega ele. Se colocar o dedo para travar o peixe ele escapará...

essa é minha opinião E o que conseguir apreender pescando no rio negro, la concerteza estao os melhores piloteiros ou guia de pesca que trabalham no Brasil... os dos outroa lugares sao muito abaixo da media deles. Sempre esculte o piloteiro ele entendi muito e trabalha la 6 meses seguidos no ano... funciona bem comigo assim rsrsrs...

E ai fabiano...

vi uma vez o johnny hoffmann falando sobre as iscas zaras... disse que os tucunares "nao gostam" muito de zaras que vem fazendo o Z bonitinho, que preferem aquele Z meio doido, rapido... achei interessante isso...

Sobre trabalhar com a vara pra baixo, foi a primeira vez que li a respeito... nao sabia! Sei que quando peixe pula, é bom virar a ponta pra baixo, mas trabalhar sempre pra baixo eh novidade pra mim...

Desacelerar trabalho de isca NUNCA!

Os conjuntos se assemelham com os meus... acho que to no rumo certo ne...

abracao!

Em 12/02/2018 em 23:26, FabianoTucunare disse:

Garateias sempre trocadas e reforçados com tamanho compatível com a original.  Quando abre um pouco, ja troco imediatamente...  

Oh preguica disso kkkk

Em 13/02/2018 em 08:25, Kid M disse:

Bom dia Lênio,

Grande parte de suas indagações já foram respondidas nos tópicos postados. Claro que as opiniões variam de pescador para pescador, mas isso é assim mesmo, pois não existe uma opinião definitiva, mas tão somente pontos de vista. E é nesse espírito que lhe passo meus pontos de vista da experiência adquirida após diversas idas à Amazônia !

Não me manifestarei com relação aos conjuntos (vara e carretilha), pois permaneço usando molinetes. Contudo, levo sempre comigo conjuntos customizados de até 20 lb (também sou adepto da pescaria mas esportiva), mas uso muito pouco as iscas de hélice (mas as uso). O porque dessa decisão, refere-se ao fato de usar material bem mais leves para iscas menores e ter ações mais esportivas (ainda retorno ao temo mais adiante...)

Com relação às linhas, há muito sou adepto das Power Pro. Uso ambas (tradicional - 4 fios, quanto as Slick de 8 fios), sem qualquer desejo de mudança. Pesco com 40 Lb e 50 lb. Às vezes com líder para facilitar a questão dos tocos e garateias embolando, mas depende do momento - mas nada além de 1 m. Snaps Capela ou Glico, como já foi dito.

Iscas : Senti falta das "twitch bait" (sou aficionado nelas), e da mesma forma que as T20, são iscas que não podem faltar na sua caixa ou estojo de pesca. São inúmeros modelos e marcas disponíveis no mercado, mas efetivamente na Amazônia, as Rapalas Sub Walk de 9 cm são imbatíveis. Coladinho nelas, tem as Perversas (Borboleta), onde as cores osso e cabeça vermelha são as mais produtivas. De ambas (SW e Perversas) levaria pelo menos duas de cada ! Também uso as poppers, principalmente em locais em que existam grandes árvores dentro d'água e a correnteza é pequena ! Elas são fatais - além da Maria Pop Queen (10,5 cm), tenho usado - com sucesso - umas Vulcan (MS). Não esquecer as zaras do Nelson Nakamura, que são excelentes (de uma maneira geral). 

Garateias : Via de regra, não há como correr o risco na Amazônia ! Procure equivalências de peso nas trocas, e não se acanhe em usar as 6x, pois elas fazem a diferença. As argolas das iscas devem seguir o mesmo ritual, senão o esforço será inócuo. Já postaram uma tabela de substituições bem legal para se ter como base. Gosto (particularmente) das VMC, mas tem outras tão boas quanto ! As iscas de fornecedores brasileiros já vem com garateias mais resistentes (Hi Lures, NN, KV, etc...), mas mesmo assim, em algumas não dá para arriscar !

Por fim, e apenas como reflexão, entendo que as oportunidades de captura de um grande peixe de dois dígitos na Amazônia estão se reduzindo drasticamente a cada ano. A pressão de pesca (esportiva e profissional) é cada vez maior, não havendo tempo para que os "indivíduos" consigam alcançar os tamanhos considerados "troféus". Assim sendo, grande parte das pescarias, não obstante ocorrerem em locais onde "o bruto" possa aparecer, terminam nos premiando com peixes menores, mas nem por isso menos valentes e brigadores. Trabalhar peixes de 7 quilos com equipamento mais leve, é uma certeza de adrenalina ! Entendo que parte de nossas buscas tem por objetivo esse tipo de reação, daí substituir os "guindastes" por algo mais "coerente" e que também permita - com habilidade e sorte, esta última para qualquer espécie - a briga com um "maiorzinho". Nos demais momentos (85% do tempo), as brigas serão mesmo com os valentes "borboletas", "pacas" e até mesmo "açuzinhos", de tamanhos variados, mas sempre valentes e brigadores. Pescá-los com mais esportividade, é sempre mais agradável e produtivo ! Pense que serão de 800 à 1.000 arremessos por dia, e que pescaria "lá por cima" são de 5 à 6 dias ! Os que pescam com mas frequência, já tem as manhas de como se cansarem menos, mas mesmo assim é uma exaustão ! Trabalho com varas de diversas ações, de moderada à rápida, todas de 6' (questão de gosto), pois nas trocas no bote, a precisão dos arremessos ficam mantidos ! Com o tucunaré "comendo", tudo isso passa ser secundário. ::fishing     

  

grande KID! obrigado por aparecer por aqui tb!

Sobre as linhas eu sou meio teimoso... nao to usando as 8x nao... muita gente dizendo que estouram mais facil, principalmente as finas. Todas as minha sao 4 fios.

Falaram da PERVERSA pra mim esses dias... ate tenho mas nunca peguei nada nela kkkk. T20 ja ja tao na caixa. Popper eu acredito que irei acrescentar. Nao tenho mesmo. 

E sobre os conjuntos... gosto de dar chance ao peixe... sempre uso a tralha mais leve possivel! E, como ja dito por muitos, é questao de gosto, mas puxar um tucunare de 5-6kg numa varinha 12-14lbs, linha 20lbs, se conseguir tirar deve ser sensacao de dever cumprido... Claro que sempre vamos em busca dos grandoes, mas um pequeno valente em conjunto leve eh espetacular!

As dicas estao guardadas e vao me ajudar muito! Assim como outros que encontrarem o topico!

Obrigado KID!

Em 13/02/2018 em 20:25, Fabio Stefano disse:

As T20 e as subwalk são imbatíveis, mas na minha última temporada o que salvou minha pescaria foi um Popper barracudinha. Moral da história é que depende de muitos fatores a questão da isca. As de meia água ajudam a manter o moral alto quando os bichos estão muito manhosos, assim como os jigs de penacho. As hélices e as de superficie dão show quando estão ativos.

Linhas Power Pro de 50 lbs 4 fios e 40lbs 8 fios dão conta.

Varas 20 e 25lbs. Menos que isso é pra se vc quiser ver o limite de um equipamento ser superado. Tem que ter a cabeça boa para ver o bitelo indo embora. Kkkkkkk. Aconteceu comigo várias vezes lá.

Snaps e argolas Glico, capela e CCM. Uso CCM  90 lbs e 130lbs a depender do tamanho da isca.

Não subestime os Açus, tive garatéias abertas e arrancadas. E vi com meus próprios olhos um Açu quebrar uma isca de um colega ao meio.

No mais desencane e divirta-se!!!

E ai Fabio... bao ?

ta igual o outro la em cima... é pra por medo mesmo? kkkk... conseguiu!

Acho que a ideia de repor argolas e garateias comeca a se tornar real... 

Abraco!

35 minutos atrás, André V Shinzato disse:

Os colegas falaram tudo....mas essa dica do Fabiano eh boa: trabalhe os grandes com vara para baixo, não deixe pular. Outra coisa q tenho observado nos últimos anos eh q algumas vezes com peixes manhosos, iscas escuras estão melhores. 

Boa sorte lá!

Boa noite Andre!

Cara, certeza que vou tentar de tudo. E experiencia de quem foi é sempre bem vinda. 

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Lênio Pimenta disse:

Boa noite octavio.. bao tamem?

Sobre os snaps, ja possuo os com girador. Tudo glico. Isso ja havia lido ha tempos. Sempre q invento colocar helice eu uso. Leader, como falei ali atras, sempre pensando em nado mais natural Enrolar na garateia nao me incomoda. 

Troca de garateia.... puts... arrumar alguem pra fazer pra mim kkkkkk preguica disso... mas negocio ta virando regra praticamente ne?

E sobre o conjunto leve... varinha 12lbs e um tucuna grande, poh... sensacional! isso q eu gosto.

Ajudou demais. muito obrigado!

Bão tamém...

Se eu fosse você, deixaria a preguiça de lado e trocaria as garateias... pense bem... kkkkkkk

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre iscas, principalmente hélices indico o Dr Rech da Rech Roller além de ter um trabalho handmade com madeiras da região Amazônica você pode personalizar cor, tamanho, peso, ferragens. A muito tempo o Dr Rech vem aperfeiçoando elas e posso te garantir que as iscas são fantásticas, se tiver interesse posso te passar o contato dele. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa noite amigos, qual vara vcs me indicar para hélice ? Eu moro em Minas , então não queria uma vara muito robusta para pode usar aqui . Me sugeriram a flacon cara 25 lb e a Rapala propele( não sei se escreve assim rs ) ...

me falaram tb que a falcon de 60lb é da mesma espessura que a redai Viking de 25 lb ... procede ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/06/2018 em 21:09, Homero Martins Neto disse:

Boa noite amigos, qual vara vcs me indicar para hélice ? Eu moro em Minas , então não queria uma vara muito robusta para pode usar aqui . Me sugeriram a flacon cara 25 lb e a Rapala propele( não sei se escreve assim rs ) ...

me falaram tb que a falcon de 60lb é da mesma espessura que a redai Viking de 25 lb ... procede ? 

Boa noite, ainda não fui a amazônia, porém, esse ano estarei indo ao rio Juma, e após muitas pesquisas acabei adquirindo a vara RAPALA PINIMA 5´7 PÉS 17-25LB vara muito boa extra rápida e leve e com um custo benefício excelente, aqui em Goiânia ela tá girando em torno de R$220 á R$250 reais!!

PINIMA.jpg.miniatura_990x700.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...