Ir para conteúdo

Sole 150 H e HL


Pepe Melega

Posts Recomendados

Um relato de uso dessa carretilha que considero um excelente custo benefício. Durabilidade: Usei a primeira geração por dois anos constantemente, água salobra muitas vezes (robalos são um grande paixão), Amazônia (os Açus), Bacia do Xingu e nos Dourados, nada de problemas sérios - em duas 150 LH troquei o rolete do sistema anti reverso e foi o único problema. Uso as duas a 150 H para plugs e a 150 LH para pesca de contato junto ao fundo e ou estruturas (iscas softs e similares). Foram abastecidas com linhas de 20, 30 e 40 lbs multifilamento. Sempre lançando bem e muitas vezes surpreendendo alguns parceiros que insistiam em comparar os arremessos com suas carretilhas famosas. 

Veio a nova - New Sole, o acabamento ficou mais bonito com um cinza grafite fosco e detalhes em dourado, agradou aos olhos e continuou sendo um boa maquina em minha opinião. Resolve bem minhas necessidades e são minha favoritas na pesca do robalo. Leves, 176 g, boa capacidade de linha - mesmo para Amazônia onde abasteci com 90 m de 40 lb Seaguar Kanzen.

_J4A5501.jpg.04b9b2e5740f9813b8e14eb5629e0d8e.jpg

Na pesca do robalo as vezes sentia falta de uma carretilha para iscas mais leves - de 5 g para baixo e optei por fazer um investimento em uma das 150 H - coloquei rolamentos Hedghog Studio AIR BFS - no caso dois, sendo um 1150 e outro 1130 - diferente da Liger onde altero os 3 na Sole não se faz necessário. Passei a ter uma carretilha que arremessa muito bem iscas pequenos com pouco esforço de vara, o que representa menos oscilação do blank e consequentemente mais precisão no arremesso. Preço médio da carretilha no mercado R$ 450,00. Custo dos rolamentos em São Paulo R$ 120,00, achei que valeu o investimento. 

_J4A5505.jpg.2a1c81fe8f5354b39dbe8eda334858da.jpg

 

O intuito desse relato e mostrar que existe sim outras opções no mercado que são funcionais com custo baixo as carretilhas chamadas top. Gosto é uso Shimano - principalmente as Chronarch (s) que sou fã declarado, também gosto muito de Abu Garcia e tenho as Revo Rocket e MGX. Lamento ter uma única Liger - para mim, disparado, a melhor carretilha da Mariner Sport até o momento. 

Muita gente tem medo de marcas novas e ou pouco conhecidas, mas há boas surpresas que merecem uma analise e podem se ajustar as suas necessidades de pesca e orçamento.

 

Abs

Obs: Estou trabalhando em um artigo grande sobre rolamentos para a Pesca & Companhia e até o momento estou satisfeito em perceber que tudo que sempre entendi sobre a troca desses faz total sentindo. Estamos finalizando os testes comparativos e tenho certeza que será muito útil a quem deseja informação de qualidade

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Pepe Melega disse:

Na pesca do robalo as vezes sentia falta de uma carretilha para iscas mais leves - de 5 g para baixo e optei por fazer um investimento em uma das 150 H - coloquei rolamentos Hedghog Studio AIR BFS - no caso dois, sendo um 1150 e outro 1130 -

belo relato Pepe ...

nesse caso específico ... qual vara tem utilizado com mais frequência ? ...

tenho utilizado uma carbono sólido de 12 lbs customizada pelo Shigueo , bem lenta ... mas já está bem surrada ... as vezes sinto falta de uma ação mais de ponta ...

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Armando Ito disse:

belo relato Pepe ...

nesse caso específico ... qual vara tem utilizado com mais frequência ? ...

tenho utilizado uma carbono sólido de 12 lbs customizada pelo Shigueo , bem lenta ... mas já está bem surrada ... as vezes sinto falta de uma ação mais de ponta ...

abrasss

Armando, montei uma  Redai R2 de 12 lb com 6’3”, mais lenta que as R1, Black Mamba e Viking. Ficou bem na mão, estou fazendo mais uma. 

A ponta sólida é show, mas curto para jig head, a apresentação fica bárbara. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2018 em 09:49, Pepe Melega disse:

Lamento ter uma única Liger - para mim, disparado, a melhor carretilha da Mariner Sport até o momento. 

Muito bom relato!

Agora, num comparativo entre a New Sole e a Liger, iria de qual? Tenho a opção da primeira, nova, por 400 ou a Liger usada por 470. Quero uma carretilha leve e boa para iscas leves mas que também não vá me deixar na mão numa pescaria mais pesada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, William Sussai disse:

Muito bom relato!

Agora, num comparativo entre a New Sole e a Liger, iria de qual? Tenho a opção da primeira, nova, por 400 ou a Liger usada por 470. Quero uma carretilha leve e boa para iscas leves mas que também não vá me deixar na mão numa pescaria mais pesada. 

Liger, é outro patamar na comparação entre as duas. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 12/02/2018 em 09:49, Pepe Melega disse:

Um relato de uso dessa carretilha que considero um excelente custo benefício. Durabilidade: Usei a primeira geração por dois anos constantemente, água salobra muitas vezes (robalos são um grande paixão), Amazônia (os Açus), Bacia do Xingu e nos Dourados, nada de problemas sérios - em duas 150 LH troquei o rolete do sistema anti reverso e foi o único problema. Uso as duas a 150 H para plugs e a 150 LH para pesca de contato junto ao fundo e ou estruturas (iscas softs e similares). Foram abastecidas com linhas de 20, 30 e 40 lbs multifilamento. Sempre lançando bem e muitas vezes surpreendendo alguns parceiros que insistiam em comparar os arremessos com suas carretilhas famosas. 

Veio a nova - New Sole, o acabamento ficou mais bonito com um cinza grafite fosco e detalhes em dourado, agradou aos olhos e continuou sendo um boa maquina em minha opinião. Resolve bem minhas necessidades e são minha favoritas na pesca do robalo. Leves, 176 g, boa capacidade de linha - mesmo para Amazônia onde abasteci com 90 m de 40 lb Seaguar Kanzen.

_J4A5501.jpg.04b9b2e5740f9813b8e14eb5629e0d8e.jpg

Na pesca do robalo as vezes sentia falta de uma carretilha para iscas mais leves - de 5 g para baixo e optei por fazer um investimento em uma das 150 H - coloquei rolamentos Hedghog Studio AIR BFS - no caso dois, sendo um 1150 e outro 1130 - diferente da Liger onde altero os 3 na Sole não se faz necessário. Passei a ter uma carretilha que arremessa muito bem iscas pequenos com pouco esforço de vara, o que representa menos oscilação do blank e consequentemente mais precisão no arremesso. Preço médio da carretilha no mercado R$ 450,00. Custo dos rolamentos em São Paulo R$ 120,00, achei que valeu o investimento. 

_J4A5505.jpg.2a1c81fe8f5354b39dbe8eda334858da.jpg

 

O intuito desse relato e mostrar que existe sim outras opções no mercado que são funcionais com custo baixo as carretilhas chamadas top. Gosto é uso Shimano - principalmente as Chronarch (s) que sou fã declarado, também gosto muito de Abu Garcia e tenho as Revo Rocket e MGX. Lamento ter uma única Liger - para mim, disparado, a melhor carretilha da Mariner Sport até o momento. 

Muita gente tem medo de marcas novas e ou pouco conhecidas, mas há boas surpresas que merecem uma analise e podem se ajustar as suas necessidades de pesca e orçamento.

 

Abs

Obs: Estou trabalhando em um artigo grande sobre rolamentos para a Pesca & Companhia e até o momento estou satisfeito em perceber que tudo que sempre entendi sobre a troca desses faz total sentindo. Estamos finalizando os testes comparativos e tenho certeza que será muito útil a quem deseja informação de qualidade

 

 

 

Grande Pepe acompanho sempre seu trabalho alias ótimo trabalho! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Review completo da Sole antiga com freio magnético ainda:

 

Adquiri esta carretilha e me sinto satisfeito com ela.
É uma opção para as Daiwa Alphas ou Sol, Shimano Chronart 50 e Quantum Smoke 100 se quiser gastar bem menos.

Com pouca capacidade de linha (115 de O,25 ou 85 de O,30mm), um carretel em "V" raso e vazado, me interessei,
pois afirmavam ter um arremesso muito fácil e longo com iscas muito leves.
Indicada pra pesca leve mas usada até pra pesca de Robalos em agua salgada.
Adquiri uma esquerda, testei e desmontei pra ver como era:
S8d3NSZweV6LqE_0gm481vzBCyTPxGkHzB0hK4C6

Dados da carretilha :
Chassi em Duralumínio e tampas laterais em polímero.
Projetada pela Saint Plus para o uso geral (rolamentos em aço inoxidável sendo os 2 do carretel NMB bem melhores).
Sistema de Fricção de discos simples sintéticos.

 

Resistência do Drag : na minha testados apenas 2,0Kg lubrificados e 2,7Kg (6,6Lb) com discos secos (a Saint vende como 4Kg).
Freio magnético linear c controle externo e micro-click.
Cap de linha : aprox 115m de linha 0,25mm.
Manivela com 80mm.

Carretel em alumínio em V aliviado com peso 15,5g.
6 rolamentos de inóx + 1 rolete AR (de alta performance NMB) .
Infinito anti-reverso.
Ratio : 7,2:1 e IPT de 27,6" (70 cm) por volta na manivela.
Manivela direita e Esquerda.
Peso 189gr.
Made in China

OBS: A geração 2 (New Sole) tem discos de carbono e freio centrífugo e pesa 176gr.

         A geração 3 tem velocidade 8,0.1 e manivela de 95cm e pesa 167gr.

 

Rolamentos Inóx NMB japoneses no carretel. O que são: são rolamentos com boa eficiência e com grau de proteção média para não oxidar, não próprios para uso no mar e não se compara com os rolamentos CRBB, S-ARB, HPCR ou S-480 e sim com os usados pela Daiwa e Shimano em carretilhas convencionais e pela Marine Sports.


ESQUEMA:
ybbIVTUAlw18Ec8Rgtfc9F1YiRnmWoIhC1IjERYn

ACtC-3cOewgVpfhCBlypFMfstvc2WxPjx07tHLq6

Desmontada:
u3SI4BM1a1_G-7TIMPS2Wf-RRJHFORmF5b9Lph7J

 

Chassi principal em Duraluminio:

0butCJZhiRWcTwZgpO59lYRQo4B7n8ClNQwFmbhX


yar9WeDcEU60rSTJXxoBb58mWSlzwy-sRpiPjDOS
Peças do engate:

Rolamento base do Eixo medidas = 5,0 x 10,0 x 3,0mm e o rolamentos sobre o antireverse = 8,0 x 14,0 x 4,0mm


Engate montado, falta colocar o eixo, a coroa e pinhão:
hNQPWAVftMfF2H5wa4ZMwWB4T5KhOjW3UeZhTrDM



Eixo no lugar, bonitas as peças e o desenho. O eixo da manivela parece de bronze:
LSqcjIsFy1wh4pIz9QFU1FCXJcmXZLoHoKVP5q45



1º um pouco de graxa nas peças móveis e nas molas também (exagerei!):
ACtC-3f8ejvuUgm-N2nc-ETGULvXRAYfaaan3mDB



Peças da fricçao:
Coroa de Duralumínio de 6,5gr e 72 dentes, tamanho 35 x 4,0mm e furo de 8mm
e o Pinhão de bronze de 2,7gr e 10 dentes, tamanho 20 x 8mm, dentes 6mm e furo de 3,0mm,
arruela inóx dentada (desengate) e discos de fricção de borracha nitrílica sem amianto, tampa superior de aluminio tratada c cerâmica.

Esta merece um carbontex que iria amaciar consideravelmente seu drag.

Tamanho dos discos: Maior = 15,2 x 29,7 x 1mm.  Menor = 8,0 x 20,6 x 1mm.
wkAT_n-BugaRoDWGBoxdMUryZKLbZAaDnYV7n6xE
Discos sintéticos (Borracha Nítrílica-NBR c fibras Aramidas) e catraca inferior de aço inox + Chapa de Duralumínio c tratamento cerâmico no superior e com micro-click.

 

Discos fabricados na China pela Jeil E&S Co. / 3 Star modelo JIC6000 que afirma a fabrica ser resistente até 220°C numa pressão de até 30Kg.

Link = http://www.jeilens.co.kr/bbs/view.asp?id=10&num=12&pn=1

p49.jpg

 

Depois da arruela dentada vai o disco de fricão inferior (de borracha preta),
precisamos cuidados pra não encostar graxa neste disco, apenas nos dentes da catraca de desengate:
gYcfyHl6a870-yUMwV3FkchtEb-GyufeWNLqmxKz



Coroa no lugar e disco superior da fricção montado a seco mais a tampa de cerâmica:
A Coroa e Pinhão passei graxa EP2 (Extrema Pressão NGL2 pegajosa usado em máquinas pesadas que gruda na engrenagem e não escorre).

Agora depois de lavado os discos de freio (mergulhado por 2horas) com benzina e após com alcool 97º e bem secos consegui um melhor drag de 2,7Kg com picos de 3,0Kg (7,3Lb)
U-PB4nhQLnul3x5o_tMXVY5w43Fr5uJNsSd_QxVF


Lateral em carbono (polímero) mais o rolete anti-reverso e a presilha:
lAGEKdcxdc4Hf97jpiQmWZl48eWFLqsXvZ7LZt79
AR medidas = (10/08) x (12/11) x (14/10)

 

Lateral fechada faltando colocar a manivela:
NYnlz_iDu3Z2NqNnYM8AC0jEDg2IWNfpJLRCdz8a


Manivela de 80mm c 4 buchas nos manípulos, bastando achar rolamentos ideais para troca-los,
o que a deixaria mais macia, mas suscetível a ferrugem:
98c0hOWtolSr9OZEjwE6v-5cdHl5veD9-w5aX4Tz

 

Agora o Guia-linha (devanador): pra desmontar precisa tirar o para choque frontal e alcançar a chaveta maior.

11539450743_6bd94bc03d_o.jpg

Temos aqui mais 2 buchas que podem ser trocados por rolamentos se acharem no tamanho 3,0 x 7,0 x 3,0mm.

Vai deixa-la mais suave, mais cara e mais propensa a ferrugem, pois as buchas são mais difíceis de estragar.

 

Vamos pra outra lateral; freio magnético c controle externo e micro-click:
--sNYJIdRA2s2uGgxb9E5gtuk_0U-xyBvLTBwpDy

Magneto e peças; somente montar e lubrificar c oleo fino no rolamento. O Magneto é forte e muito bom, segura mesmo.

ylTGzFjx30WowAdrhLe3vYip2KzrceTbMLmmXpXv

 

O que acontece? (defeito da carretilha)

Os parafusos que prendem a chapinha sobre os ímas vem de fabrica com uma cola que fixa o parafuso no dial. pois este não pode ser apertado demais para rodar o dial doutro lado da lateral. É necessário pingar levemente um pouco de superbonder na cabeça do parafuso para prende-lo na chapinha para não vir a se soltar. Não aperte o parafuso em excesso pois precisa ter folga pra rodar o dial que regula externamente a força do magneto.

ACtC-3dv9yS7HjhjrdSZrHxsmLs9fUSukYQKfpsX

 

Carretel cheio de linha multi o,27 (+-100mts):
NPCCqq6ZAnUVGmfLC8ftxPR_2xs6b3lpKKumcQS_

Rolamento da lateral medidas = 3.0 x 10,0 x 4,0mm

Rolamento preso ao carretel medidas = 5.0 x 11,0 x 4,0mm.

Vejam que somente estes rolamentos que atuam sobre o carretel na hora do arremesso e são muito bons de alta rotação, muitos soltos, mas se alguém por capricho quiser trocá-los por cerâmicos.

 

 

O carretel pesa sem o rolamento 15,5gr tendo medidas O=32,5mm x o=20mm x largura 22,5mm.
aqydlh34SVwHLc25A6qIt_X1QT_GFTbzzB9ryE_6
Rolamento preso ao carretel medidas = 5.0 x 11,0 x 4,0mm.   Rolamentos japoneses NMB


Completa mas sem ter colocado o carretel:
CFZ8TVN6Cjg15E1eJDNTzl1TbNaYo__kzDekVMe6

Carretilha montada, mas o guia-linha  é de cerâmica (oxido de alumínio) p uso c multifilamento.

Tem demonstrado durabilidade, sem marcas até agora.
sDdKIIfUHhCpGsW_pzGkcI1XEYj4jdeLkhHh7PrY

Interessante que o eixo do carretel não tem atrito com o pinhão,
que rola firme em 2 rolamentos próprios,
ficando o toque do eixo somente da sintonia fina na ponta.
Com isto o carretel gira mais livre ainda. FreeSpool.
Pa4BggL-NFOi4x_kI6Mh6YdI5iWXMFHQV15YwZf2

Pinhão de bronze e os rolamentos que deixam o sistema mais firme, resistente, macio e

durável pois encaixa os dentes na coroa com precisão. medidas dos rolamentos = 8,0 x 12,0 x 3,5mm e o menor 5,0 x 10,0 x 4,0mm



O carretel roda somente sobre seus rolamento em cada lado do carretel.
Gira muuiito.
Evitem de colocar oleo dentro do pinhão pra ficar bem solto, pois a extensão do eixo do carretel não encosta nele..

É parecido com o sistema "FreeSpoo III" recentemente lançado pela Shimano (X-Ship)  e usado também pela Sumax Titanium.

Arremessei isca de apenas até 4gr com muita facilidade a 20mts.

Indico pra quem quiser uma boa carretilha pequena e bem acabada e de boa durabilidade.

É uma pequena Jóia. Minha tetéia.

 

Agora um PROBLEMA:

A falta de maciez ou pequenos ruídos ao trabalhar a carretilha é normal dela pois não tem a qualidade esperada na usinagem da coroa e pinhão.

 

Se ao arremessar faz ruído ou estalos pode ser que a trava do carretel esteja raspando no pinhão devido ao tamanho mais longo deste. Veja se não tem desalinhamento no carretel vendo os flancos do carretel em relação ao chassi da carretilha. Pode ser necessário colocar um pequeno disco bem fininho (melhor de metal) num dos lados do eixo do carretel (onde encosta nas laterias), ou dentro do botão da sintonia fina ou abaixo do rolamento da lateral do freio centrífugo/magnético, assim também vai evitar de a linha enrolar mais de um lado que outro..

 

Se não resolver pode ser que o pinhão precise ser diminuído lixando os dentes que engatam no carretel (bem pouquinho). Ali tem uma pequena inclinação (angulo) para facilitar o engate rápido que outras carretilhas não tem. Lime fora e raspe as rebarbas para entrar fácil no rolamento que o segura. (É coisa de décimos de mm.)

 

50380016213_08c9132d23_o.jpg

 

50379697431_bf0b4e9742_o.jpg

 

Abraços
Fernando Simon

 

Editando:

Na Geração 1 esta carretilha na velocidade 7,2.1 vinha com freios

magnéticos e depois foi atualizada com freios centrífugos mantendo o mesmo nome na venda.

carretilha_saint_sole_150_121_1_20171207

Depois foi re-lançada na Geração 2 como "New Sole" na velocidade 7,2.1 modificando a estética (pintura) e colocando discos de freios de carbono mas mudando a grafia na frente de Saint para SOLE.91641520f2.jpg

Mais tarde veio a Geração 3 com velocidade 8,0.1 com opção de carretel finessecarretilha_saint_plus_sole_g3_8_0_1_167g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá pessoal.

como essa carretilha foi muito bem recomendada acabei adquirindo uma para testar e quem sabe substituir minhas já consagradas chronarchs, lubinas black widow, que em minhas mãos são insuperáveis.

quando chegou o material novinho fiquei impressionado com a leveza, mas logo notei um pequeno obstaculo: é necessário abrir um parafuso lateral para ter acesso ao freio centrífugo, o que não é nada pratico, dificulta e atrapalha na hora da pescaria. O sistema de freio centrifugo também achei bem “simplório”, é preciso cuidado quando abre-se as buchas elas podem sair na mão inadvertidamente.

enfim, na hora da pescaria, a carretilha começou a apresentar uns “estralos” durante o arremesso, a sensação é q iria desmontar a qualquer momento. Além disso, freio pouco eficiente, usando varias iscas de pesos diferentes o freio centrífugo  não conseguiu resolver, resumindo: 1 bucha ativada - muita cabeleira/ 2 buchas ativadas - travava demais...

decepcionadissimo, porém na esperança de haver algum problema técnico com a carretilha enviei ela para saint joga, fui super bem atendido pelo SAC, fizeram uma manutenção na carretilha (disseram que era um desgaste no pinhão) e ainda fizeram uma lubrificação no sistema. 

O serviço da joga foi muito bom, custo zero, me enviaram novamente a carretilha 

fui testar novamente... continua na mesma...

fazendo ruídos e estalos durante arremessos, dificuldades para evitar as cabeleiras.

estou decepcionado com a New Sole.

Espero que outros colegas não tenham a mesma sorte, ou preciso aprender a arremessar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...