Ir para conteúdo

Melhor Verniz ou Resina e Tintas Para Isca De Madeira


Posts Recomendados

Boas Pessoal. 

Queria uma informação sobre tipos de tintas e de vernizes ou resinas para aplicação antes e depois da pintura em iscas de madeira balsa, pois fico meio com o pé atrás de estragar a arte feita na isca,  qualquer ajuda é bem vinda!joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Henrique! :good:

Há muuuito tempo, me aventurei neste universo de confeccionar minhas próprias iscas... posso te afirmar que é um hobby muito prazeroso e vale muito aprofundar nas técnicas/materiais, que não foi meu caso.

Fiz muitas isquinhas, principalmente zaras que gosto muito, mas fiquei limitado à pintura com tinta/verniz spray... que não tinha uma proteção "duradoura". Certo dia, estava com uma isca recém pintada e com um pouco de cola araldite... nada mais que (resina epoxi transparente) e resolvi aplicar sobre a isca.

Foi de longe o melhor acabamento que obtive, más tem que deixar secar por completo (muito tempo mesmo) se não ela em contato com a água fica esbranquiçada medo::

Vamos aguardar os amigos com técnicas/materiais mais eficientes :good:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Henrique!

Para iscas feitas com balsa use uma camada fina de resina. Ela protege a isca e da um acabamento ótimo.  Cuidado apenas para não passar muito porque aumenta o peso da isca. Para ficar mais fina e fácil de se passar com micro pinceis, você pode adicionar álcool isopropilico. Fica muito bom. Sobre tintas utilizo tinta automotiva. Você pode comprar tintas fluorescentes no site Fchao. Muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o melhor acabamento para iscas de madeira balsa é, de longe, a resina epoxi cristal (não é cola araldite a base de epoxi, é a resina bi componente própria para laminações, acabamento rígido em peças diversas). 
Em segundo lugar, verniz PU automotivo bi componente 3x1 ou 5x1. 
Por que da preferência? explico: a resina epoxi fornece uma camada bem rígida, que realça as cores, não reage com nenhuma tinta, o tempo de cura é longo então permite ajustes e correções, demora para amarelar em contato com luz solar (anos de exposição), e ainda por cima é super barato. Recomendo: Redelease SQ2001 

Desvantagem da resina epoxi: necessita de suporte giratório pois o tempo de secagem é de algumas HORAS. 

Verniz PU fica em segundo porque não fornece a mesma resistência mecânica (quando aplicado diretamente sobre a madeira), não permite correções no acabamento antes da secagem e cura, e pode reagir com tintas a base de solvente. 

Vantagens do PU: secagem mais rápida (MINUTOS), camada fina, facilidade de aplicação (dispensa uso de um suporte giratório). 

 

E se juntar os dois? Fica ótimo, uma camada de resina epoxi para selar e proteger a madeira, em seguida a pintura, e por último acabamento com o verniz PU, fica profissional e perfeito, ultra resistente e não vai amarelar por muitos anos. 

 

Outras opções de acabamento: Verniz spray (recomendação: Luxcolors verniz brilhante para interiores e exteriores). Vantagem: facilidade de aplicação, rapidez da secagem. 
Desvantagens: não fornece resistência mecânica alguma, tende a amarelar mais rapidamente, pode reagir com algumas tintas a base de solvente, exige uma superfície completamente lisa e perfeita por baixo, se não vai realçar os defeitos, ao contrário da resina epoxi que disfarça pequenas irregularidades na isca ou na pintura. 

 

Espero ter ajudado, grande abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...