Ir para conteúdo

Qual tipo de faca é ideal para trabalhar com peixes?


Posts Recomendados

Eu não sei se estou no lugar certo para tratar sobre minha dúvida de cutelaria, mas vamos lá.

Motivado pelo meu pai, este ano vou participar mais de pescas com ele, sempre vai com os amigos, mas agora vai ter, hauhau;

Comprei vários acessórios legais, como lanterna, barraca, churrasqueira pequena portátil para assar na beira do rio, tal. Mas estou com uma dúvida que ainda não encontrei resposta e acho que a turma aqui pode me ajudar. 

Qual é o tipo de faca ideal para trabalhar com peixe fresco? Já achei conteúdos diversos sobre isso mas ainda estou com dúvidas. Conheci o Cutelo, mas é ideal? Estou namorando várias facas desta loja, por exemplo, e li sobre os tipos de facas, como desta postagem de um blog, mas ainda estou com dúvidas.

Alguém saberia dizer se há ou qual é a faca ideal para se trabalhar com peixes????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Paulo Sebin disse:

 

Alguém saberia dizer se há ou qual é a faca ideal para se trabalhar com peixes????

Sim. A afiada! 

 

 

 

E nao eh piada! Nao adianta nada vc ter a faca do rambo by apple iphone 10.2 turbo plus diesel power se ela estover sem fio. Absolutamente nada.

lembrwndo q qto mais afiada estiver, ou seja, mais fino estiver a lamina, mais rapido perdera o corte. Isso eh fato fisico .

 

numa pescaria uma faca dr tamanho pqno ou medio vale ouro, vc tera diversos usos e nao ocupa espaco. Ou seja, coringa!

 

se vai fazer cortes finos, retirar files, sushis, pense numa fileteira pqna ou filetador.

se vai manusear pra limpar, cortar, distrinchar, faca de cozinha, acougueiro, acampamento, sax, sobrevivencia, canivete, machado, o q quiser...

se pretende cortar exemplares gigantes, de couro, abrir por inteiro, cortar ossos, uma do item acima e um cutelo.

 

enfim naonexiste uma faca perfeita existe uma q vc se encaixe melhor... eu levo faca pqna, facil de guardar, manusear, n pesa, uso pra td e se precisar uso pros peixes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo acima não poderia ser mais preciso. Não existe a faca ideal, mas cada faca tem a sua utilidade. E claro certamente bem afiada. Se vc tentar filetar utilizando um cutelo,  acho que não vai dar coisa boa, bem como cortar ossos usando uma faca fileteira. 

Mas vou ir contra meu próprio comentário. Existem algumas facas que podem der sensivelmente menos específicas e por consequência mais versáteis. São as facas táticas, e no caso minha preferência pessoal é por aço carbono por ter maior dureza e assim maior retenção de fio. Esse aço requer um pouco mais de cuidado mas são excelentes. Eu não sei o quanto quer gastar adquirindo uma faca, mas em todo caso pesquise facas e videos no youtube, de um cuteleiro chamado Ricardo Vilar. Ele ensina até afiar em alguns videos. Tenho varios modelos. Carcara por exemplo eu gosto muito. Vale lembrar que não é só esse sujeito que produz facas, rsrsrs. É apenas uma dica.

 

Espero ter ajudado. Grande abraço. 

Obs: sou mais doido por lâminas do que por tralhas de pesca. Hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem essa dúvida é porque não tem nenhuma experiência de como limpar, preparar um peixe. Não gaste dinheiro com facas ultra mega sei lá o que, você vai jogar dinheiro fora, leva uma faquinha comum mesmo Tramontina daquelas baratinhas de cozinha. Aprenda a afiar corretamente a faca, qd tiver na beira do rio aprenda a limpar, cortar, preparar o peixe. Você perceberá que aquela faquinha comum que você já deve ter na cozinha da sua casa é mais que suficiente. 

Já pesquei com muito caboco cheio das ferramentas, facas ultra mega power, lanterna super ligth mega x51 sei lá o que, e chegando lá na beira do rio não tem disposição e nem sabe como abrir um peixe e nem quer aprender, não sabe montar um acampamento e nem quer ajudar. Esses já cortei da minha turma de pesca, mais importante em uma pescaria no estilo acampamento mais rústico é não ter preguiça e ajudar nas tarefas necessárias.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edson disse:

Se você tem essa dúvida é porque não tem nenhuma experiência de como limpar, preparar um peixe. Não gaste dinheiro com facas ultra mega sei lá o que, você vai jogar dinheiro fora, leva uma faquinha comum mesmo Tramontina daquelas baratinhas de cozinha. Aprenda a afiar corretamente a faca, qd tiver na beira do rio aprenda a limpar, cortar, preparar o peixe. Você perceberá que aquela faquinha comum que você já deve ter na cozinha da sua casa é mais que suficiente. 

Já pesquei com muito caboco cheio das ferramentas, facas ultra mega power, lanterna super ligth mega x51 sei lá o que, e chegando lá na beira do rio não tem disposição e nem sabe como abrir um peixe e nem quer aprender, não sabe montar um acampamento e nem quer ajudar. Esses já cortei da minha turma de pesca, mais importante em uma pescaria no estilo acampamento mais rústico é não ter preguiça e ajudar nas tarefas necessárias.  

Entao quer dizer que vc com sua "faquinha" sabe destrinchar peixe melhor que qualquer um?  Ou que eu com uma boa faca de um cuteleiro não consigo limpar um peixe? 

Amigo desculpa mas você fez um comentário estranho. Se dissesse que é possível com uma faca simples e que é assim que vc prefere, tudo bem faz sentido. 

Bom isso explica pq grandes chefes de cozinha usam facas extraordinárias. É tudo semelhante, melhores iscas, carretilhas, varas e equipamentos em geral. Não é possível generalizar. É fato que o equipamento não faz o profissional, porém, um profissional treinado com um equipamento exceleexcelente, teremos os melhores resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs não entendeu o que quis dizer, não estou desmerecendo equipamentos, mas não adianta ter uma excelente faca de ponta se não saber como utilizar. E para utilização em acampamentos uma faquinha simples é sim mais que suficiente, agora se alguém conhece as técnicas é um gde chef e tal, não estaria aqui perguntando que faca comprar.

Nao sei onde você leu que eu destrincho peixe melhor que qualquer um, apenas falei para ser prestativo em acampamentos e querer aprender.

Eu em estranho essa resposta sua parece que magoou por uma simples postagem em um fórum acho que vc tá precisando pescar.

praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edson disse:

Rsrsrs não entendeu o que quis dizer, não estou desmerecendo equipamentos, mas não adianta ter uma excelente faca de ponta se não saber como utilizar. E para utilização em acampamentos uma faquinha simples é sim mais que suficiente, agora se alguém conhece as técnicas é um gde chef e tal, não estaria aqui perguntando que faca comprar.

Nao sei onde você leu que eu destrincho peixe melhor que qualquer um, apenas falei para ser prestativo em acampamentos e querer aprender.

Eu em estranho essa resposta sua parece que magoou por uma simples postagem em um fórum acho que vc tá precisando pescar.

praia::

Kkkk pode ser pescar é necessario. Mas muita chuva no MT ainda.

Achei apenas seu comentário tendencioso. 

Rsrsrsrs sou fã de facas de todos os tipos, por isso meu comentário.

Mas sem ressentimentos.

Abraço amigo pescador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...