Ir para conteúdo

Esgotar ou não o carburador de seu motor de popa?


Posts Recomendados

Eu fiz uma experiência aqui há uns 4 anos atrás, no meu 15hp . Comecei a não esgotar o motor, visto que uso rigorosamente 1x por semana ou até mais, resultado foi que em 6 meses tive que limpar  carburador, isso usando gasolina de procedencia.  Já no meu Seapro eu esgoto toda vez inclusive utilizando a partida elétrica  até não ter nada e desde 2012 e 110h de uso não limpo carburador,pega de segunda tá redondinho. Eu tirei a cuba pra ver mes passado e estava impecável.  Mas concordo, motor tem que funcionar direto , negocio de ficar muito tempo parado a chance de dar zica  é grande

 

29573343_1655074551256996_76614973457106

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o tópico. Gostei do vídeo. Mas o relato do amigo pescador foi ainda mais valioso para mim.

15 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu fiz uma experiência aqui há uns 4 anos atrás, no meu 15hp . Comecei a não esgotar o motor, visto que uso rigorosamente 1x por semana ou até mais, resultado foi que em 6 meses tive que limpar  carburador, isso usando gasolina de procedencia.  Já no meu Seapro eu esgoto toda vez inclusive utilizando a partida elétrica  até não ter nada e desde 2012 e 110h de uso não limpo carburador,pega de segunda tá redondinho. Eu tirei a cuba pra ver mes passado e estava impecável.  Mas concordo, motor tem que funcionar direto , negocio de ficar muito tempo parado a chance de dar zica  é grande

 

29573343_1655074551256996_76614973457106

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu fiz uma experiência aqui há uns 4 anos atrás, no meu 15hp . Comecei a não esgotar o motor, visto que uso rigorosamente 1x por semana ou até mais, resultado foi que em 6 meses tive que limpar  carburador, isso usando gasolina de procedencia.  Já no meu Seapro eu esgoto toda vez inclusive utilizando a partida elétrica  até não ter nada e desde 2012 e 110h de uso não limpo carburador,pega de segunda tá redondinho. Eu tirei a cuba pra ver mes passado e estava impecável.  Mas concordo, motor tem que funcionar direto , negocio de ficar muito tempo parado a chance de dar zica  é grande

 

29573343_1655074551256996_76614973457106

Olá Guto, acredito que o fato de ter limpado o carburador, não tenha nada a haver com mantê-lo cheio. Provavelmente a gasolina que usou deveria ter alguma impureza. Mesmo qdo você esgota, sempre sobra um pouco de gasolina no carburador. Se pagarmos exemplos dos carros (carburados) sempre ficam com o carburador cheio.   Eu nunca esgotei meu motor, e acompanhamos alguns clientes que também fazem esse procedimento com sucesso. Mas valeu sua opinião, se está dando certo, maravilha. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Reginaldo, tb vejo muita gente que não esgota, assim como nas pousadas e sem problema.  Eu acho que o principal quesito é a qualidade e procedência do combustível , agora se for ficar muito tempo melhor esgotar inclusive drenando o carburador naquele parafuso.   Meus motores ficam no clube já instalados nos barcos, umas coisas que faço rigorosamente, primeiro combustível de procedência, segundo nunca passo mais que 20 dias com o mesmo combustível, sempre levo aos poucos 5 ou 10 litros, terceiro eu tenho uma peneira muito fina que filtro todo combustível que levo antes de passar pro tanque e como disse uso os 2 motores 1 x na semana, nunca ficam mais que 15 dias sem ir pro rio.  O resultado é desde 2012 não mexo numa carburador meu, as outras manutençoes como troca do rotor, velas  e óleo da rabeta eu mesmo faço lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não esgoto o carburador, mesmo porque assim como o Guto eu uso toda semana e todo ano faço uma revisão no motor trocando óleo da rabeta e limpando o carburador, nunca tive problemas com carburador sujo nem no 15 yamaha (usei por 5 anos) e nem no sea pro (usei por 6 anos). Acho que realmente o problema é a falta de uso, alguns dizem que se ficar gasolina no carburador ela evapora com o tempo e no fundo fica uma camada de oleo 2 tempos ressecada, assim dizem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já faz algum tempo que também não esgoto o carburador, e tem dado certo. Observei também que nos motores de baixa potência, por exemplo de 4HP, a agulha que fecha a entrada de gasolina no carburador tem a ponta de borracha, que pode ressecar e entortar se não estiver em contato com a gasolina, mesmo que seja apenas vapor, e quanto for aberta a torneira de passagem da gasolina vai ocorrer transbordamento de gasolina no carburador, por falta de vedação da dita agulha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu utilizei um yamaha 15hp por 7 anos, desde zero... Como o uso era esporádico (já cheguei a ficar seis meses sem usar) eu sempre esgotei o carburador e nunca tive problema com sujeira ou borras de gasolina, sempre pegava com facilidade.

 Só fui trocar quando troquei de embarcação e passei pra uma com motor 40hp mercury, usado, primeira vez que fui andar tive que tirar da água e levar no mecânico porque a lancha não desenvolvia... Acompanhei a desmontagem e os carburadores cheios de borra por falta de esgotar. Depois disso mantive o costume de esgotar toda vez que não fosse usar mais, voltou a dar tudo certo e não tive mais problemas até me desfazer dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...