Ir para conteúdo

Que tucunare é esse?


Posts Recomendados

Esse é o Cichlas mirianae amigo...bacia do alto tapajós e os afluentes teles pires,juruena,e sao benedito...e tambem da bacia do alto e médio xingú...blz...falow

ah... esses aí tem potencial pra record mundial em...que esta homologado em apenas 4,5 kg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Terra disse:

Pra min é um amarelo... de respeito!!! palmas::

O amigo mediu a "criança"?

:good:

Cara nunca medi nenhum peixe que pesquei. Mas pelo visto é importante fazer. Apenas e só as vezed peso o bicho naquelas balanças simples de alicate ou numa.digital que possuo. Esse ai numa balança da pesca brasil marcou 4kg. Mas creio não ser nada preciso. É normal pegar brutos assim por aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Miron Júnior disse:

Esse é o Cichlas mirianae amigo...bacia do alto tapajós e os afluentes teles pires,juruena,e sao benedito...e tambem da bacia do alto e médio xingú...blz...falow

ah... esses aí tem potencial pra record mundial em...que esta homologado em apenas 4,5 kg

Miron, moro numa cidade chamada Feliz Natal no interior do MT. É muito, mas muito comum mesmo pegar peixes assim por aqui. Claro que normalmente as pesagens sao grotescas e as medições inexistentes. Ano passado fisguei um desses de 4.970 kg pesado em balança digital que uso na fazenda pra regular máquinas. 

Acho que vou dar uma estudada nessa questão de homologação. Aqui pego desses ano após ano. Pegamos ao menos uns 4 ou 5 todo ano desse porte.

O que sonho é que a pesca esportiva fosse mais difundida aqui. E as fiscalizações mais fortes. O tucunare não é tao judiado aqui, mas matrinchas, cacharas e pirararas sao detonadas, e mesmo o tucuna sendo menos pescado ainda diminui o tamanho com o passar do tempo, quando eu era guri lembro de ver meu pai fisgar desses tucunas passando facil dos 5 kgs toda pescaria.

Aqui tem um tucuna tbm que parece um paca, mas as pintas são menos marcantes e com porte que superam os 3 kgs com frequência. 

Obrigado.. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o Cichla mirianae mesmo, única espécie capturada aqui na minha região  (bacia do teles pires, norte de MT divisa com PA). Ele apresenta dois padrões diferentes, além das variações de cor devido a água e maturidade.

Essa variação é frequentemente capturada nas lagoas mais afastadas do rio teles pires e Paranaíta. Tem barra horizontal difusa e três ocelos mal formados.

gfezsTQ.jpg

6KSoAtK.png

Esse outro padrão é comumente capturado no rio teles pires e Paraíta, as três manchas verticais são bem mais definidas, mas se trata da mesma espécie.

NuYDgQp.jpg

 

gNlYK13.jpg

Esse tá meio paca ainda kkk.

LW0pzu0.jpg

Esse aqui precisa crescer um bocado.

W2msCCT.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Batista disse:

É o Cichla mirianae mesmo, única espécie capturada aqui na minha região  (bacia do teles pires, norte de MT divisa com PA). Ele apresenta dois padrões diferentes, além das variações de cor devido a água e maturidade.

Essa variação é frequentemente capturada nas lagoas mais afastadas do rio teles pires e Paranaíta. Tem barra horizontal difusa e três ocelos mal formados.

gfezsTQ.jpg

6KSoAtK.png

Esse outro padrão é comumente capturado no rio teles pires e Paraíta, as três manchas verticais são bem mais definidas, mas se trata da mesma espécie.

NuYDgQp.jpg

 

gNlYK13.jpg

Esse tá meio paca ainda kkk.

LW0pzu0.jpg

Esse aqui precisa crescer um bocado.

W2msCCT.jpg

 

Bacana amigo pescador. Esse paca é o amarelo ainda em fase inicial da vida? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Rogerio Tauchert disse:

Tambem tenho essa duvida pescamos esses por aqui ja pegamos de 7kg, eu não sei qual especie que tb, morro em campo novo do parecis-MT e os tucumas apareceram por aqui faz uns 5 a 6 anos.

IMG-20180408-WA0034.jpg

IMG-20180408-WA0036.jpg

Esses dai é o Mirianae, morfologicamente pode chegar a 7 quilos, mas nunca vi com mais de 5, os grandes por aqui tem pouco mais de 4. Já vi algumas vezes pessoas se gabando de terem pegado de 7 ou 8, mas quando vi as fotos eram 8 libras e não quilos kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Batista disse:

Esses dai é o Mirianae, morfologicamente pode chegar a 7 quilos, mas nunca vi com mais de 5, os grandes por aqui tem pouco mais de 4. Já vi algumas vezes pessoas se gabando de terem pegado de 7 ou 8, mas quando vi as fotos eram 8 libras e não quilos kkk.

Aqui tbm ja vi uns malucos dizendo que pegaram de 7 ou 8 kg. Mas pesco na região ja tem quase 20 anos. Nos lugares mais inóspitos. Ao lado da reserva dp xingu por exemplo. E ja vi e peguei de 6 duvidosos quilos. Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses da foto que postei são bem pequenos, munca peguei um com mais de 4k, quiz dizer q ja foi pego de 7k, e quem pegou foi um primo meu, assim q eu achar a foto postarei, posso dizer q é bem grandinho, rsrsrs

Como se diz: Pescador nunca inventa so aumenta historia, kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Miron Júnior disse:

quantos kg vcs acham que deu esse? pego no teles pires

5acba56764adf_tucunaretelespiresmirianae.jpg.db0fa4cf9d02cbcfc9a0e859bf3dab24.jpg

Nao da pra saber o peso correto. Mas da pra ver no ângulo do braço que ele está um pouco adiantado. Se for comparar com o tamanho do cara uns 20 kg kkkkk. Eu creio que na casa dos 2 ou 3 estourando.

E se tratando de teles pires garanto que perde pros tucunas da região do xingu. Ja pesquei mto no teles e os tucunas lá são menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Mirianae eh o que chamam de tucunaré fogo? 

Massa...aqui na minha região só tem pequeno, amarelo de ,2kg aqui eh considerado Gigantão , tem azuis mas só sai pequeno tbm, além de que a matança eh desenfreada, infelizmente...já quiseram me bater na beira do lago pq peguei 2 tucunas em um dia e soltei os dois. Complicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miron Júnior disse:

Sim...só que o que chamam de fogo é aquele endêmico do São Benedito,que apresenta aquela coloração linda...mas é a mesma especie sim...

Ha controvérsias, a página Cichlas diz que se trata de identificação errônea, a espécie fogo foi classificada como cf mirianae. O fogo é bem diferente do mirianae, espécie endemica do rio cururu, são Benedito e rio azul, tem um vermelho bem vivo por causa da água. Já capturei alguns no cururu, o bicho é bruto toda vida.

VXCNgOT.jpg

https://www.google.com.br/search?q=tucunare+fogo&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi2nNDDnK7aAhUQOZAKHfgDDS8Q_AUIESgB&biw=360&bih=560#imgrc=7bVOMx6NVRDpGM:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batista disse:

Ha controvérsias, a página Cichlas diz que se trata de identificação errônea, a espécie fogo foi classificada como cf mirianae. O fogo é bem diferente do mirianae, espécie endemica do rio cururu, são Benedito e rio azul, tem um vermelho bem vivo por causa da água. Já capturei alguns no cururu, o bicho é bruto toda vida.

 

Vc está certo....na verdade ele nao é mirianae...

ele é cf. mirianae

cf. significa próximo a tal...

isso porque o Cichla mirianae é o mais próximo dele...

e outra ele nao foi reconhecido como espécie,apenas devido a morfologia e padrão sabemos que não é nenhuma das 15 espécies reconhecidas até hoje...

tem o cf na frente,próximo a tal,refere-se a tal...joia:::

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Miron Júnior disse:

Vc está certo....na verdade ele nao é mirianae...

ele é cf. mirianae

cf. significa próximo a tal...

isso porque o Cichla mirianae é o mais próximo dele...

e outra ele nao foi reconhecido como espécie,apenas devido a morfologia e padrão sabemos que não é nenhuma das 15 espécies reconhecidas até hoje...

tem o cf na frente,próximo a tal,refere-se a tal...joia:::

 

Valeu!!!

joia:::

Só estou esperando a agua baixar mais pra ir atraz desses brutos. Fica menos de 100 km daqui, dá vez que tive lá  perdi um trairão de uns 10 quilos, o bicho tava no razinho, quando ele atacou a isca saiu desembestado e eu apavorei, meti o dedão no carretel e arrebentou a linha kkkkk. La tem o mirianae tambem e muitos jacundás, todos com esse vermelho bem vivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Miron Júnior disse:

Vc está certo....na verdade ele nao é mirianae...

ele é cf. mirianae

cf. significa próximo a tal...

isso porque o Cichla mirianae é o mais próximo dele...

e outra ele nao foi reconhecido como espécie,apenas devido a morfologia e padrão sabemos que não é nenhuma das 15 espécies reconhecidas até hoje...

tem o cf na frente,próximo a tal,refere-se a tal...joia:::

 

Valeu!!!

Gostei das explicações. Agora sei que bicho eu pesco rsrsrs.

E vou estudar sobre a homologação.

E aquele peixe da foto? Qto pesava ns real?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipe Reinehr Faganello disse:

Gostei das explicações. Agora sei que bicho eu pesco rsrsrs.

E vou estudar sobre a homologação.

E aquele peixe da foto? Qto pesava ns real?

Dificil saber Felipe, quando eu tiro uma foto geralmente deixo a isca na boca do peixe pra servir de referência, ou mostro a minha mão próximo a cabeço ou rabo do bicho. Chutaria uns 4.5 quilos, amarelão de respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...