Ir para conteúdo

Evinrude E-tec 30 Hp


Posts Recomendados

Bom dia nobres colegas do fórum, em 99% das minhas opiniões sempre fui adepto do motor 4 tempos, mas aquele 1% é vagabundo, e fica mastigando o fundo da mente do pescador ... hehehehe

Resolvi montar um conjunto novo, e não me sai da cabeça o casamento entre uma classic 150 pantanaltica e um e-tec 30hp com power trim e tal ... eu sei que o motor é mais caro, é mais pesado, que a manutenção será mais cara, etc etc etc ... isso eu já sei amigos, mas oq quero saber mesmo é consumo e problemas cotidianos de quem tem um e-tec, quem tem o mesmo e pode dar opinião do motor, não preciso que comparem com outros modelos de 30hp tipo mercury, yamaha etc etc, pois são motores diferentes em sua essência ... quero saber mais sobre o 30 e-tec, tudo que puderem me passar ficaria agradecido, seja informação prós ou contras.

Tbem já vi combinações de colegas com a classic 150 e 40 mercury, 25 mercury ...etc etc não são essas comparações que preciso, até pq não vi ainda um vídeo ou relato de uma classic com um e-tec 30hp ....

Já ouvi relatos de donos de e-tec que o motor ta com 250 horas e só colocaram gasolina e óleo, tbem ouvi relato de 120 hrs e motor fundindo .... tbem ouvi que o melhor desempenho e durabilidade se da com o óleo XD 100 ... são esses tipos de informação que preciso, de quem utiliza o mesmo nas suas pescarias ou lazer ...

Um grande abraço !!!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ariel eu tenho um colega que inclusive deixa o barco lá no clube que pesco , ele  tem um Etec 30. Eu vejo  ele navegando direto com ele, e converso de vez em quando .  O motor é top, silencioso, comandos todos no manche.  Consumo é um pouco menor que o Seapro, em torno de 9 litros hora. Desempenho a unica vez que saimos juntos o Seapro meu andou um pouco a mais, porém ele num Flash bass 550 e eu na minha semichata 6m que é mais leve e estreita.   O problema que ele me relatou que deu uma zica em bicos e teve que fazer uma revisão a brincadeira ficou em R$2.500.    Acho um motor top, mas não arriscaria se vc não possui manutenção próxima

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema que hoje de potencia pequena os unicos que vem com trim é o ETEC e não sei se será fácil achar, o Yamaha 40 4t e o Mercury 50 novo 2t que é mesma estrutura do 40hp, ou  seja um motor "leve".   E sobre a Classic não sei se vc já comprou o barco, mas já ouvi relatos inclusive aqui no fórum que é um barco que balança um pouco visto que tem apenas 4.5m e tem uma arrasto grande se usar motor 25 30hp com um pouco de peso o desempenho não é lá essas coisas.   Se o intuito for ter um barco com comando com preço em conta , eu andei recentemente num Pantagold 550 montado com um Mercury 40hp de um amigo, achei sensacional o custo x benefício, se não me engano ele pagou R$8500 no casco, é estável o motor toca muito bem, gostei demais. Só faltou o maldito trim, kkkkk

 

23561836_1504753876299072_50545945943894

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, 

Eu tenho uma classic 150, comecei com motor 25 suzuki, em 3 dava 36km/h ai peguei outro motor com partida eletrica, um jonhson 45hp, porém a estrutura dele pesa como um 70hp deve pesar uns 100kg, ai gerava muito arrasto, e conseguia apenas 46km/h com 3 pescadores e tralha tb, porém o consumo bem maior.

Vendi esse motor e o comprador me deu um yamaha 25 como parte do pagamento, ainda não testei com esse motor.

A navegação dela é excelente, mesmo com marolas, por ter a popa selada, não engole água, normalmente pescamos em 2 / 3 pescadores, e vai de boa, eu com 110Kg geralmente pesco em cima do castelo de proa e vou tocando o motor eletrico, mesmo com vento, o que judia é as movimentadas rápidas que os parceiros dá que te pega de surpresa, mas isso sofro em todos os cascos que pesquei até hoje.

Tenho vontade de por um motor com power trim tambem, porém devido ao peso não sei se compensa por um 50hp 2t ou 40hp 4t que tem praticamente o mesmo peso, o outro porém é ter um motor 30hp com partida eletrica que custa o mesmo que um 40 com partida tb. Um de 30 com power trim e partida seria o ideal tb, porém não sei nem onde vende e qual o preço. rs..

Vai postando a evolução ai.

Abraços e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Problema que hoje de potencia pequena os unicos que vem com trim é o ETEC e não sei se será fácil achar, o Yamaha 40 4t e o Mercury 50 novo 2t que é mesma estrutura do 40hp, ou  seja um motor "leve".   E sobre a Classic não sei se vc já comprou o barco, mas já ouvi relatos inclusive aqui no fórum que é um barco que balança um pouco visto que tem apenas 4.5m e tem uma arrasto grande se usar motor 25 30hp com um pouco de peso o desempenho não é lá essas coisas.   Se o intuito for ter um barco com comando com preço em conta , eu andei recentemente num Pantagold 550 montado com um Mercury 40hp de um amigo, achei sensacional o custo x benefício, se não me engano ele pagou R$8500 no casco, é estável o motor toca muito bem, gostei demais. Só faltou o maldito trim, kkkkk

 

23561836_1504753876299072_50545945943894

Saudoso Guto, então a idéia era essa mesmo Guto, barco pequeno e com motor não muito grande, um conjunto compacto e que ande razoavelmente bem, e que tenha o lazarento do TRIM ... kkkkk .... Acho uma judiaria os mercury 30 ou até mesmo o 40 não vir com trim, não sei se vc lembro Guto dos Jhonson 35 Hp de 3 cilindros que vinham com Trim, esses tbem se tornaram coisa rara de se achar apenas o motor para venda .... a manutenção agora ficou mais próxima, coisa de 35km por isso animei em comprar um E-tec novamente, Vc acha que o rendimento dele se equilibrar as embarcações é a mesma dos 30 Mercury 2t? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, TiagoAsa disse:

Opa, 

Eu tenho uma classic 150, comecei com motor 25 suzuki, em 3 dava 36km/h ai peguei outro motor com partida eletrica, um jonhson 45hp, porém a estrutura dele pesa como um 70hp deve pesar uns 100kg, ai gerava muito arrasto, e conseguia apenas 46km/h com 3 pescadores e tralha tb, porém o consumo bem maior.

Vendi esse motor e o comprador me deu um yamaha 25 como parte do pagamento, ainda não testei com esse motor.

A navegação dela é excelente, mesmo com marolas, por ter a popa selada, não engole água, normalmente pescamos em 2 / 3 pescadores, e vai de boa, eu com 110Kg geralmente pesco em cima do castelo de proa e vou tocando o motor eletrico, mesmo com vento, o que judia é as movimentadas rápidas que os parceiros dá que te pega de surpresa, mas isso sofro em todos os cascos que pesquei até hoje.

Tenho vontade de por um motor com power trim tambem, porém devido ao peso não sei se compensa por um 50hp 2t ou 40hp 4t que tem praticamente o mesmo peso, o outro porém é ter um motor 30hp com partida eletrica que custa o mesmo que um 40 com partida tb. Um de 30 com power trim e partida seria o ideal tb, porém não sei nem onde vende e qual o preço. rs..

Vai postando a evolução ai.

Abraços e boa sorte

Grande Tiago, eu vi essa sua lancha anunciada na OLX, muito linda...show mesmo, Hoje um e-tec fica quase no preço de um 40 4T .... diferença pouca ... bom saber que a navegação com a classic é excelente.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ariel Strey disse:

Saudoso Guto, então a idéia era essa mesmo Guto, barco pequeno e com motor não muito grande, um conjunto compacto e que ande razoavelmente bem, e que tenha o lazarento do TRIM ... kkkkk .... Acho uma judiaria os mercury 30 ou até mesmo o 40 não vir com trim, não sei se vc lembro Guto dos Jhonson 35 Hp de 3 cilindros que vinham com Trim, esses tbem se tornaram coisa rara de se achar apenas o motor para venda .... a manutenção agora ficou mais próxima, coisa de 35km por isso animei em comprar um E-tec novamente, Vc acha que o rendimento dele se equilibrar as embarcações é a mesma dos 30 Mercury 2t? 

Acredito que o desempenho seja o mesmo que  o Mercury 30 em barcos iguais.  Lembro sim dos 35 3cil, eram ótimos na época, silenciosos e não eram beberões, assim como os Mariner Mercury 40 americanos e 40 Yamaha 3cil  que vinham com trim tb ,  mas comprar hj um motor desse é complicado, principalmente se precisar de peças.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Acredito que o desempenho seja o mesmo que  o Mercury 30 em barcos iguais.  Lembro sim dos 35 3cil, eram ótimos na época, silenciosos e não eram beberões, assim como os Mariner Mercury 40 americanos e 40 Yamaha 3cil  que vinham com trim tb ,  mas comprar hj um motor desse é complicado, principalmente se precisar de peças.  

Bem isso mesmo Guto, se precisar de uma manutenção mais profunda lascou ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ariel Strey disse:

Grande Tiago, eu vi essa sua lancha anunciada na OLX, muito linda...show mesmo, Hoje um e-tec fica quase no preço de um 40 4T .... diferença pouca ... bom saber que a navegação com a classic é excelente.

 

Abraços

Pois é tinha anunciado, estava de olho em alguns bassboat na faixa de 40k. Mas pensei bem. rs... Mais facil deixar o meu que ta todo certinho, e só usa de vez em quando e gastar o dinheiro conhecendo outro lugares de pesca, ano passado fui pra Barcelo e esse ano vou novamente, mesmo que o peixe lá ta difícil, só os dias no meio do mato e a beleza do lugar já vale a pena.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu conselho é vc que gosta de motores 4t compra um 40 yamaha 4t que ja vem com power trim e comandos no manche. Amigo meu tem um desse e gostou muito, esta equipado com uma semi chata feita sob medida para esse motor, com 6,5 metros de comprimento. Aqui o único motor pequeno etec é um 25 hp de um amigo, uma vez deu uma zica ficou 40 dias para descobrir o defeito, era coisa simples e barata, porém 40 dias sem pescar é Phodis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2018 em 12:11, Guto Pinto disse:

Problema que hoje de potencia pequena os unicos que vem com trim é o ETEC e não sei se será fácil achar, o Yamaha 40 4t e o Mercury 50 novo 2t que é mesma estrutura do 40hp, ou  seja um motor "leve".   E sobre a Classic não sei se vc já comprou o barco, mas já ouvi relatos inclusive aqui no fórum que é um barco que balança um pouco visto que tem apenas 4.5m e tem uma arrasto grande se usar motor 25 30hp com um pouco de peso o desempenho não é lá essas coisas.   Se o intuito for ter um barco com comando com preço em conta , eu andei recentemente num Pantagold 550 montado com um Mercury 40hp de um amigo, achei sensacional o custo x benefício, se não me engano ele pagou R$8500 no casco, é estável o motor toca muito bem, gostei demais. Só faltou o maldito trim, kkkkk

 

23561836_1504753876299072_50545945943894

Guto, vc saberia me dizer mais ou menos com qtas horas uma Mercury 40 2t ano 2015, teria que ter em horas para ser considerado "normal" ? Tipo com 200 hrs é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Ariel Strey disse:

Guto, vc saberia me dizer mais ou menos com qtas horas uma Mercury 40 2t ano 2015, teria que ter em horas para ser considerado "normal" ? Tipo com 200 hrs é normal?

Depende como foi usado e feito manutenção, mas na minha opinião 200h já acho muito pra comprar um 2t usado,  mas eles rodam  1000h se bem cuidados.   200h em menos de 3anos  motor rodou muito, não é de guia de pesca não?   Falo isso pois meu Seapro é 2008  está com 100h no tacometro em 3 anos, porém eu e meu irmão  usamos no mínimo 2x na semana ou até mais de média. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Guto Pinto disse:

Depende como foi usado e feito manutenção, mas na minha opinião 200h já acho muito pra comprar um 2t usado,  mas eles rodam  1000h se bem cuidados.   200h em menos de 3anos  motor rodou muito, não é de guia de pesca não?   Falo isso pois meu Seapro é 2008  está com 100h no tacometro em 3 anos, porém eu e meu irmão  usamos no mínimo 2x na semana ou até mais de média. 

Então segundo o dono, ele faz a manutenção rigorosa, a aparência dele ta bonita, esta em uma casco Tubarão 500 slx da Alumibarcos ... bem cuidado, vc nota que não há machas de água no casco, e está bem limpo e cuidado tanto casco quanto motor ... mas tem mais um detalhe, é motor que navega em água salgada ... será que isso influencia ou é apenas mito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...