Ir para conteúdo

Dúvida combustível


Posts Recomendados

Pessoal, bom dia ! 

Consegui depois de algum tempo realizar um grande sonho, consegui comprar meu primeiro conjunto, um Marfim de 5 mts, que faz conjunto com um Yamaha de 40HP + elétrico minnkota 55 lbs de pedal, um grande sonho realizado com um belo primeiro conjunto! 

só que junto dele, vieram algumas dúvidas que certamente os senhores poderão me ajudar. 

- o tanque de combustível deste barco é grande, algo em torno de 67 lts, porem não tem marcador de combustível, fica só no "zóio". É possível acrescentar um marcador de combustível ? compensa ? se não, qual método utilizam para ter noção do consumo?

 

- por ser um tanque grande, sempre sobra gasolina, porém por ser gasolina temperada posso ter problema ? quando saio da água, eu zero a gasolina do motor, tiro a mangueira e deixo o motor morrer, acredito que este procedimento esteja correto. Minha dúvida é se essa gasolina com óleo que fica no tanque pode vir a prejudicar o funcionamento do motor, ficar velha, sei lá...meu uso da embarcação será ao menos 1x ao mês. 

 

- medindo com o Waze, cheguei a 45 km/h, está na média?? no barco não está funcionando o marcador de RPM, indicam eu trocar e deixar ok para ter números melhores referente ao desempenho?

 

agradeço desde já amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo blz!

 

Não consigo responder todas suas duvidas mas algumas eu consigo ajudar, o tacômetro (medidor de RPM) eu acho imprescindível ainda mais no começo para você poder medir a rotação do motor, isso ajuda a calibrar melhor o passo da hélice para ter um rendimento melhor do motor e aumentar a vida útil do motor.

Acredito que sim, deve ter como instalar um marcador de combustível no tanque, isso resolveria em partes seu outro problema, pois calculando quanto combustível vai usar, da para levar a quantidade necessária e deixar uma sobra  por emergência. Assim você não corre o risco de ficar com gasolina velha no tanque.

 

Espero que tenha ajudado em alguma coisa pelo menos.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago  gasolina temperada não é bom passar de 30 dias. Então tente retirar o que sobrar, com aquelas mangueiras de transferência é fácil.  Quanto a marcador use o bom e velho cabo de vassoura, kkkkkkkkk. Faça uma graduação aí dá pra ter uma noção.   Quanto a velocidade acho que está razoável pelo barco e motor. Um tacometro vai ajudar selecionar uma hélice pra se ter uma noção se o rpm está desejável.  Se vc usa pouca gasolina vc pode comprar um tanque menor de 28 litros e adaptar na popa se não atrapalhar.    Não sei como funciona o relógio do 40, mas no 604t que usei no mesmo marfim porem 6m o relógio da yamaha media nível de combustível rpm temperatura e velocidade, aqueles  digitais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Thiago  gasolina temperada não é bom passar de 30 dias. Então tente retirar o que sobrar, com aquelas mangueiras de transferência é fácil.  Quanto a marcador use o bom e velho cabo de vassoura, kkkkkkkkk. Faça uma graduação aí dá pra ter uma noção.   Quanto a velocidade acho que está razoável pelo barco e motor. Um tacometro vai ajudar selecionar uma hélice pra se ter uma noção se o rpm está desejável.  Se vc usa pouca gasolina vc pode comprar um tanque menor de 28 litros e adaptar na popa se não atrapalhar.    Não sei como funciona o relógio do 40, mas no 604t que usei no mesmo marfim porem 6m o relógio da yamaha media nível de combustível rpm temperatura e velocidade, aqueles  digitais. 

entendi, vou dar uma fuçada...até a questão do tanque não me incomoda muito, pois é possível que quando vá, pesque sábado e domingo, ai já levaria uma quantidade maior de gasolina...dificilmente eu ficaria sem usar o barco por 30 dias, só que sempre vai colocando mais gasolina e óleo sem zerar o tanque, ai essa sobra que fica misturando com a nova que preocupa. 

quando ao tacômetro que não está funcionando vou verificar, este conjunto é 2004 porém to pagando o consórcio de um motor de 40 yamaha zero, quando sair vou trocar e vender este que veio com a embarcação ai acredito que seja mais necessário as questões de hélice, passo e afins

este relógio do 604t deve ser original dele correto? sabe me informar se existe a venda do item para adaptação em motores menores, que é o meu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, eu acho que o 40 com comando novo deve vir com relógios.  Mas nunca achei mas uma vez no mercado livre a venda usado e não era barato não .  Meu amigo colocou um velocimetro e tacometro da quick silver na lancha dele gastou uns 800 reais. Agora não sei se esse multifuncional serve nos 2T.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz no ultimo barco com comando que tive uma régua de madeira como Guto falou. Primeiro sequei totalmente o tanque em casa, depois coloquei 5 litros de gasolina e na marca do combustível na régua fiz uma marcação com uma serrinha dessas amarelinhas de cano. Fiz isso de 5 em 5 litros em casa com gasolina comprada anteriormente no posto, solução mais barata e funcional. 

Depois quanto a segunda dúvida, se você tiver bastante gasolina ainda no tanque e não queira "remontar" a gasolina nova sobre a velha, leve a nova em galão de 20 lts separado no porão da lancha, assim que acabar a gasolina velha você faz a mistura e coloca no tanque da lancha, e se não acabar a gasolina velha você usa a gasolina nova sem ser misturada ao óleo dois tempos no carro.

Quanto ao rpm, de uma olhada no hélice, se tiver com passo 14 acredito que esteja bem adequada para o casco Marfim, mas ideal é ter um Tacômetro para saber ao certo como anda o rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Eu fiz no ultimo barco com comando que tive uma régua de madeira como Guto falou. Primeiro sequei totalmente o tanque em casa, depois coloquei 5 litros de gasolina e na marca do combustível na régua fiz uma marcação com uma serrinha dessas amarelinhas de cano. Fiz isso de 5 em 5 litros em casa com gasolina comprada anteriormente no posto, solução mais barata e funcional. 

Depois quanto a segunda dúvida, se você tiver bastante gasolina ainda no tanque e não queira "remontar" a gasolina nova sobre a velha, leve a nova em galão de 20 lts separado no porão da lancha, assim que acabar a gasolina velha você faz a mistura e coloca no tanque da lancha, e se não acabar a gasolina velha você usa a gasolina nova sem ser misturada ao óleo dois tempos no carro.

Quanto ao rpm, de uma olhada no hélice, se tiver com passo 14 acredito que esteja bem adequada para o casco Marfim, mas ideal é ter um Tacômetro para saber ao certo como anda o rpm.

opa, show a ideia da régua assim, que como o tanque é embutido no casco, não da pra ver nada de fora, vou fazer isso no final de semana. 

o tacometro vou ver de trocar , é só tirar um e colocar outro, ou tem parte elétrica envolvida ? sabe me informar ?

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um outro detalhe importantíssimo que ocorreu, a chave vem com a cordinha para passar no punho, até ai tudo ok, porém quando navegava, por trepidação mesmo, a chave saiu do miolo e ficou solta, presa ao punho, e o barco continuou ligado e navegando. 

existe algum tipo de reparo para o miolo ? como devo proceder ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago_Ivo disse:

opa, show a ideia da régua assim, que como o tanque é embutido no casco, não da pra ver nada de fora, vou fazer isso no final de semana. 

o tacometro vou ver de trocar , é só tirar um e colocar outro, ou tem parte elétrica envolvida ? sabe me informar ?

 

abraço!

Leva o barco em um bom mecânico para ver porque não está funcionando o tacômetro, ele é ligado sim na parte elétrica do barco. O velocímetro e pitot de velocidade são ligados apenas a uma mangueira de ar, e apenas a luz do relógio na parte elétrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago_Ivo disse:

um outro detalhe importantíssimo que ocorreu, a chave vem com a cordinha para passar no punho, até ai tudo ok, porém quando navegava, por trepidação mesmo, a chave saiu do miolo e ficou solta, presa ao punho, e o barco continuou ligado e navegando. 

existe algum tipo de reparo para o miolo ? como devo proceder ?

Mais uma vez, o mecânico tem que dar uma olhada, ver todo o sistema de corta corrente, olhar se não tem fio solto e testar a chave corta corrente, peça onde vai encaixada o corta corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Leva o barco em um bom mecânico para ver porque não está funcionando o tacômetro, ele é ligado sim na parte elétrica do barco. O velocímetro e pitot de velocidade são ligados apenas a uma mangueira de ar, e apenas a luz do relógio na parte elétrica

tenho dificuldade em me locomover com o barco, não tenho carro para puxar ele, vou ver se arrumo um pra ir ver na marina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Leonardo Rennó disse:

Mais uma vez, o mecânico tem que dar uma olhada, ver todo o sistema de corta corrente, olhar se não tem fio solto e testar a chave corta corrente, peça onde vai encaixada o corta corrente.

entendi...vou ver se acho um pra dar uma geral nele 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...