Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Boa noite, pescadores! Estou querendo fazer uma famosa "gambiarra" e queria tirar algumas dúvidas sobre a parte de montagem de varas. Estou precisando de uma vara reserva para utilizar nos pesqueiros com carretilha. Possuo dois cabos de vara de carretilha (carbono) que encontrei jogados em um pesqueiro em decorrência das ponteiras estarem quebradas, porém, para minha surpresa, quando cheguei em casa descobri que uma ponteira de carbono de uma aposentada vara de molinete do meu pai servia nos cabos encontrados! Como estou apertado de grana e manjo um pouquinho de amarrar e resinar passadores em casos de emergência, estou querendo fazer essa vara Frankenstein (cabo de carretilha + ponteira de molinete). Vamos às dúvidas: 

- Segundo informações que li, a espinha das varas de carbono para molinete está no lado oposto aos passadores, enquanto a espinha das varas de carretilha se encontra no mesmo lado das passadores. Por essa lógica, compreende-se que a vara de carbono enverga para o lado oposto à sua espinha.  Teria problema se eu apenas completasse a quantidade de passadores para que a linha não encoste no blank (+3) fazendo com que a vara passe a envergar para o mesmo lado de sua espinha?

-Observação: Eu sei que os ângulos dos passadores da ponteira foram desenvolvidos para molinete e não são adequados para carretilha, mas será que vai atrapalhar TANTO assim? Visto que é uma vara apenas para brincar em pesqueiros e fazer arremessos curtos (apenas uns 20 a 30 m) com boias pesadas (que ajudam)...Além disso, ainda vou trocar o primeiro passador da ponteira, que considero alto, e que esse sim pode atrapalhar. Aquele primeiro passador das varas de molinete, o gigante, não será utilizado, pois ficou no cabo da própria vara velha de molinete que nem terá mais utilidade, fato que contribui ainda mais.

Tentei escrever o mais claro e objetivo possível, porém sei que às vezes não entenderão algo do que eu disse. Se precisarem de mais alguma informação sobre o caso para esclarecer tais dúvidas que apresentei, podem me perguntar! Abraço e agradeço desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel...blz pura?!?!

Dê uma pesquisada no Google (acho tb q disponibilizamos aqui no fórum), um manual de montagem de varas feito pela Fuji. É moleza de encontrar, inclusive na língua portuguesa. Se vc ler este guia, tenho certeza q 99% das tuas dúvidas serão sanadas.

Qualquer outra dúvida, vá postando aqui pra baixo q vamos te ajudando...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Gabriel...blz pura?!?!

Dê uma pesquisada no Google (acho tb q disponibilizamos aqui no fórum), um manual de montagem de varas feito pela Fuji. É moleza de encontrar, inclusive na língua portuguesa. Se vc ler este guia, tenho certeza q 99% das tuas dúvidas serão sanadas.

Qualquer outra dúvida, vá postando aqui pra baixo q vamos te ajudando...joia:::

Valeu, Fabrício! Vou procurar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geralmente, as varas montadas pelas fabricas q estamos acostumados a comprar, eles nao observam a "espinha" na hora da montagem ... quem observa isso sao os rod builders mais "tops" ... portanto, suas duas varas pode ser que nenhuma delas esteja com a espinha no lugar certo ... pode ate estar de lado ... rsrrssrsr

assim, pode botar la sua ponteira de uma, com a base de outra, que vai dar certo ... rsrsrsrsrr

 

quanto a distancia entre um passador e outro, mesma coisa. isso é muito subjetivo. nao quer dizer muita coisa ter poucos ou muitos passadores. pra uma vara simpels assim, do jeito que vc quer, nao tem que se preocupar.

talvez realmente valha a pena botar uns a mais só pra linha nao encostar no blank. fora isso, tudo ok 

 

boas pescadas com a nova frankstein, e depois posta foto aqui pra gente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Cândido disse:

geralmente, as varas montadas pelas fabricas q estamos acostumados a comprar, eles nao observam a "espinha" na hora da montagem ... quem observa isso sao os rod builders mais "tops" ... portanto, suas duas varas pode ser que nenhuma delas esteja com a espinha no lugar certo ... pode ate estar de lado ... rsrrssrsr

assim, pode botar la sua ponteira de uma, com a base de outra, que vai dar certo ... rsrsrsrsrr

 

quanto a distancia entre um passador e outro, mesma coisa. isso é muito subjetivo. nao quer dizer muita coisa ter poucos ou muitos passadores. pra uma vara simpels assim, do jeito que vc quer, nao tem que se preocupar.

talvez realmente valha a pena botar uns a mais só pra linha nao encostar no blank. fora isso, tudo ok 

 

boas pescadas com a nova frankstein, e depois posta foto aqui pra gente 

Faz sentido, em uma linha de produção rápida eles não devem nem dar atenção para essa questão de espinha... Já fiz o teste para ver onde a linha está pegando e marquei os lugares para amarrar os novos passadores, vai ficar legalzinha! Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2018 em 18:50, Cândido disse:

geralmente, as varas montadas pelas fabricas q estamos acostumados a comprar, eles nao observam a "espinha" na hora da montagem ... quem observa isso sao os rod builders mais "tops" ... portanto, suas duas varas pode ser que nenhuma delas esteja com a espinha no lugar certo ... pode ate estar de lado ... rsrrssrsr

assim, pode botar la sua ponteira de uma, com a base de outra, que vai dar certo ... rsrsrsrsrr

 

quanto a distancia entre um passador e outro, mesma coisa. isso é muito subjetivo. nao quer dizer muita coisa ter poucos ou muitos passadores. pra uma vara simpels assim, do jeito que vc quer, nao tem que se preocupar.

talvez realmente valha a pena botar uns a mais só pra linha nao encostar no blank. fora isso, tudo ok 

 

boas pescadas com a nova frankstein, e depois posta foto aqui pra gente 

Informação extra: Nas fabricas que tive oportunidade de visitar, todas observem a espinha do blank, isso é feito numa etapa antes de seguir para o setor de montagem de cabos e passadores. O blank recebe pequena marca de orientação ao pessoal de montagem. Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2018 em 07:58, Pepe Melega disse:

Informação extra: Nas fabricas que tive oportunidade de visitar, todas observem a espinha do blank, isso é feito numa etapa antes de seguir para o setor de montagem de cabos e passadores. O blank recebe pequena marca de orientação ao pessoal de montagem. Abs

 

Interessante @Pepe Melega, você poderia citar algumas dessas fabricantes? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2018 em 07:58, Pepe Melega disse:

Informação extra: Nas fabricas que tive oportunidade de visitar, todas observem a espinha do blank, isso é feito numa etapa antes de seguir para o setor de montagem de cabos e passadores. O blank recebe pequena marca de orientação ao pessoal de montagem. Abs

 

🙌

 

bacana ! sinal que as coisas estao "melhorando" ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2018 em 01:09, Rafael Cunha disse:

Interessante @Pepe Melega, você poderia citar algumas dessas fabricantes? 

Estive em fabricas O&M, ou seja que trabalham para várias marcas. Um exemplo é Mitchell e DAN onde estive muito envolvido em projetos para o Brasil. Mas é assim em diversas fabricas que trabalham para muitas marcas famosas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2018 em 11:59, Fabrício Biguá disse:

Gabriel...blz pura?!?!

Dê uma pesquisada no Google (acho tb q disponibilizamos aqui no fórum), um manual de montagem de varas feito pela Fuji. É moleza de encontrar, inclusive na língua portuguesa. Se vc ler este guia, tenho certeza q 99% das tuas dúvidas serão sanadas.

Qualquer outra dúvida, vá postando aqui pra baixo q vamos te ajudando...joia:::

procurei esse manual e nao achei.... ta facil ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal... ja olhei la mas tem material pra caramba, vou ler com calma... qria saber o  q eh essa tal de espinha mesmo ehhehehetipo minha esperanca era uma foto sei la e explicar o q eh (imagino q seja a junção ou costura dela mas deve ter uma marca ou algo assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...