Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Ola, sou novo aqui no fórum e não sei ainda se ja existe um tópico relacionado a esta duvida.

Possuo este kit: 

Barco Art Nautica 5.5m semi-chato com plataforma na proa.

Motor Yamaha 25  ano 94 (quadradinho) tanque 25 litros.

Motor elétrico phantom 44lbs (suporte na popa)

Gostaria de saber se compensa instalar o tanque de combustivel na proa ( dentro da plataforma) para equilibrar o peso e aliviar um pouco a popa, pois praticamente todo os itens mais pesados se encontram lá. ( motor, bateria, eu com 110kg, tanque cheio, motor eletrico).

Alguem ja fez essa troca? Se fez, sentiu alguma melhoria na navegabilidade?

Um colega meu fez essa adaptação em um kit igual o meu, mas quando trocou o motor por um 40hp e disse que equilibrou bem e está até hoje desse jeito. Quem me deu essa idéia foi um senhor que constrói barcos e faz reparos e instalações, agora nao sei se vale a pena.

Fico no aguardo das opiniões!

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sem problema.  Se  está notando que o barco está muito pesado na popa.  Eu tb uso eletrico bateria motor 25hp e tanque na popa e tb peso 120kg porém meu barco é 6m, prefiro assim, pois ele navega melhor mesmo sozinho.  Agora se seu barco está levantando muito o bico tendo até que regular o trim do motor "negativo" pra manter abaixado o bico passe algum peso pro bico.   Particularmente eu colocaria a bateria,  o tanque provavelmente vc terá que mudar algo na plataforma pra ele entrar lá,  é um local que toma muita pancada podendo vazar combustível,  fora que tem que ir lá na frente pra conferir o nível.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinícius...blz pura?!?! Seja muito bem vindo.

As dicas do Guto foram perfeitas...Tentarei abaixo explorar um pouquinho mais o assunto, uma vez que ele pode interessar a outros amigos também. 

Quanto mais atrás (popa) estiver o Centro de Gravidade do barco, melhor. Isso é quase q uma regra. E porque disso?!?!
Pq a medida em que o bico do barco (proa) vai saindo da água, menor vai sendo o arrasto de toda a embarcação, ou seja, a velocidade só aumentará.

Ocorre que, na prática, se vc colocar muito peso atrás e a frente estiver muito leve, o barco vai começar a cavalgar.

Qual é o segredo?!?!
Distribuir o peso de forma que a embarcação tenha o melhor desempenho com centro de gravidade o mais atrás possível, antes dela começar a cavalgar.

Estamos falando de desempenho, ok?!?!
Em bassboats (q são muito largos), todos fazem isso. Jogam tudo para trás e vão controlando a cavalgada com o trim e com o jack plate. Se forem elétricos/hidráulicos, esta regulagem se torna bem mais fácil e rápida. Se forem manuais, pode demorar bastante. - Mas isso é assunto para outro tópico -

Voltando....
Em barcos de alumínio, mais estreitos, com regulagem de trim manual e etc, vc terá q fazer este ajuste com paciência.
Como um motor 25hp não tem força para tirar um barco carregado:good: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...