Ir para conteúdo

Iscas de Hélice Amazônicas. Uma nova prosa...


Eduardo Sone

Posts Recomendados

Pessoal, há alguns anos o nosso amigo Kid M abriu uma enquete sobre as iscas de hélice amazônicas de nossa preferência, cujo resultado pode ser conferido aqui.

Passados alguns anos, novas marcas e modelos entraram no mercado. Novos conceitos também surgiram (As Suras do Mestre Eloy, as adaptações do Dini nas Rips). Algumas dessas iscas se popularizaram entre os pescadores, como a Devassa da marca Yara; outras, porém, não ouvimos falar sequer de terem sido testadas, como a Woodstock da Borboleta.

Certamente que existe a questão do marketing nisso aí, mas acho que não fica só nisso, não. O pescador é um bicho curioso rsrsrs, ele compra novidades, testa, experimenta. Quando dá certo, a notícia espalha rs. O difícil é arrancar essas informações dos fracassos rsrsrs. 

A ideia aqui não é abrir uma nova enquete, mas apenas batermos um papo sobre o que mudou de 2010 pra cá. Saber se a Rip continua no topo do ranking, se continuamos fazendo nossas gambiarras nas iscas kkkkkkkkk.... enfim, vamos ver se alguns paradigmas mudaram em 8 anos.

Espero que esse tópico vá pra frente rs.

Um forte abraço a todos!
 

Sone

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom ideia, Sone.

Eu andei testando várias...por incrível q pareça, os metais da Rip ainda são fantásticos. Agora, em termos de shape/corpo...nunca foram tão ruins e de inconstantes formas.

As T-REX meio q sumiram do mercado. Antes adorava trocar os metais das TREX pelos da Rip e ver a isca roncando na água como nenhuma outra. Como achei q a pintura deu uma caída de qualidade, parei de usa-las.

As Devassas são muito, muito boas e de shape/corpo muito constante. As garatéias são top, mas a chapa da hélice é, na minha opinião, um pouco mais fino q o da Rip, e isso faz com q a regulagem perfeita se perca muito facilmente. Ah, e outra coisa q atrapalha um pouco é o verniz descascar muito facilmente. Quando vc vê q a isca não está trabalhando corretamente, pode puxar q um pedaço do verniz certamente se soltou. Acredito q isto já tenha acontecido com outros amigos aí.

E as novas Woodchopper, q na minha opinião, hoje estão com o melhor conjunto das iscas de linha. Ainda troco a hélice dela pela da Rip, e mando o pau...A pintura é muito bem feita e com apenas 2 iscas vc pesca a semana inteira.

As Rech e as Sura são iscas excelentes mas são artesanais e q podem variar demais de um modelo pra outro. Eu como uso pouco, não tenho competência para dar uma opinião relevante. 

:good:👉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa!

Realmente, não adianta falar só nas que deram certo, é importante falar também nas que não deram tão certo assim... kkk

Vou iniciar com as minhas preferidas:

Rip Roller - As minhas são das antigas ainda... faz tempo que não compro RIP... Dando um passe na hélice, o som fica perfeito. Só podia melhorar um pouco a resina/verniz para não descascar com tanta facilidade na região da barriga da isca;

Devassa - Essa torce um pouco a linha, mas utilizando um snap com girador o problema é resolvido. Também dando um passe na hélice, o sim fica animal. Tive problemas de desgaste muito prematuro com algumas iscas que comprei recentemente... Pitão da barriga e traseiro totalmente tortos com apenas 2 horas de uso e sem captura de peixes.... pintura indo "pro saco" rápido demais, material parece que decaiu a qualidade... (Tenho uma devassa que comprei em 2014, essa é totalmente diferente dessas que comprei recentemente) Inclusive informei isso formalmente a Yara...

Caribe Lures com hélice da RIP - A minha é das antigas, isca ótima... ótima qualidade de construção, madeira, verniz, pitão frontal soldado... muito boa.

 

Agora falando das que não deram muito certo (na minha opinião e para o meu gosto) foram as Apache da Deconto...

- Não gostei do som da hélice, mesmo dando um passe, não me achei com ela;

- Perdi diversos peixes com essa isca, parece que não consegue ferrar o peixe, devido a disposição das garateias(não troquei nada, usei original);

- No geral, não me passou confiança, e olha que insisti no uso dela, mas não me agradou.

 

Vamos aguardar a presença de outros tantos bons pescadores com suas opiniões!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, Capitão... as palhetas da Devassa são mais finas mesmo (ou iguais, porém mais maleáveis que as Rip) e complica ter que acertar o passo toda hora. O que é oposto das CCM. Particularmente não gostei dessas, pois são duras de mais. Quanto à pintura.... até as rips estão despelancando rsrsrs. 

Otávio, eu acho que as hélices da Apache não seguem o desenho da consagrada Rip. As pás são mais largas. Nunca testei, mas deve aumentar a pressão de arrasto. Talvez necessite de um acerto bem diferente em relação às palhetas da Rip.

E segue o baile....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Eduardo Sone disse:

Otávio, eu acho que as hélices da Apache não seguem o desenho da consagrada Rip. As pás são mais largas. Nunca testei, mas deve aumentar a pressão de arrasto. Talvez necessite de um acerto bem diferente em relação às palhetas da Rip.

Eu tentei alguns ajustes... mais fechada, menos fechada, original... como disse, não gostei... rs

Uma isca que gostei muito das ferragens foram as hélices da Dojô... me surpreendi com os pitões e a hélice em si... 

Ainda não tive oportunidade de testar a isca, mas em termos de ferragens, me agradou.. quero "ver" o barulho da hélice.. o formato é igual ou muito parecido com os da RIP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Setembro de 2017 estive no Uatumã e utilizei o seguinte:

Rip Roller 5.25 Hallowen - Fácil de trabalhar, barulho alto e estridente.... Zero ações;

Yara Devassa 14cm Palhacinho - Um pouco mais difícil de puxar, barulho menos estridente.... Zero ações tb;

TRex Slim 170 Preta com amarelo - Não consegui me acertar com ela. Não sei se eu não soube trabalhar ela ou o quê... Mas nem eu, nem o Piloteiro, nem minha dupla conseguimos puxar direito..A isca afunda muito a cada puxada e demora a voltar para a superfície... Não conseguimos dar ritmo ao trabalho... Zero ações tb; (Aceito alguma dica que possa ajudar com essa isca)

DR. Helice Kv. 14cm Coral - A mais fácil de puxar, tão barulhenta quanto as Rip, porém com "timbre" diferente.... Duas ações. Um Açú de 14lbs e um paca de 8lbs.

Obs: Todas as iscas com garateias originais, já que no Uatumã os Monstros são raros.... O rio estava no ponto segundo o piloteiro.

O que realmente deu resultado - João Pepino cor osso. 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto em SIRN como em BAZ tenho usado apenas as RR 5.5, tanto as originais como as custom (garateias só no corpo) e as CCM Riper originais (1 garateia helice no corpo e 1 atrás na hélice), sendo que o arrasto da CCM é muito menor, tá muito fácil a puxada e a hélice tem um som bem forte, estridente e diferenciado. Nas últimas 2 pescarias, peguei com as 2, porém as melhores batidas foram na CCM e as melhores fisgadas nas RR.

O desgaste de pintura das RR é bem mais rápido, mas natural, as CCM tão intactas ainda, todas elas RR e CCM, cimentei todos os pitões e coloquei pequena arruela nos pitões das  garateias, nunca rachou ou rasgou nenhuma e 3 anos já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ando na contra mão, pois uso Deconto Tucuna Turbo 110 e me basta, rsssss. As Devassas me agradam muito, apesar do shap. Gostei e gosto da Apache, funcionou para mim, mas ouço muitos serem contra! Não sou um fã de hélices, isso é fato, mas o que a TT 110 é tranquila de trabalhar e levanta peixe não me faz sentir falta de uma isca maior. Repito, isso é para meu estilo de pescar !

Não funcionou comigo as CCMs e ou OCLs, não consigo me acertar com as Woods e Rips e gostei da Caribe que usei. Gosto demais de uma Waterland dupla, muito boa de trabalho e funcional!

Tenho um franckestein também, bom tamanho, shap que me agrada e não requer academia para faze-la trabalhar e hélice de respeito (acho que foi o Mario que me deu) funciona muito para o meu estilo, mas será odiada por outros. É funcional ? Sim !  pois sempre pega peixe, como a TT 110

 IMG_6749.jpg.ef8647301bf00f7a96a9e616efb2325f.jpg

Mas isca é pessoal, eu gosto da TT 20 Rebel, mas não a uso a mais de dez anos pois a Z 110 é boa igualmente e já vêm pronta para usar, não preciso correr atrás de garatéias e split rings e considero o trabalho lento até melhor que a importada. Ai veio a Sticknina que tem um ruído (rattler) bem cascavel que funciona muito bem e completou minha necessidades. Mas tem gente que só olha para as importadas ! 

Isca é assim, primeiro agrada ao pescador, depois ao peixe e tem vezes que agrada muito o pescador e não agrada o peixe e fica famosa - é já vi muito isso. O cara abre a caixa e fala essa é a isca, mas nunca encontramos uma detonada pela ação dos peixes, rssssss

 

 

 

 

 

IMG_6751.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a caixa de testes, já foram reformadas, ajustadas, etc e estão esperando a hora de irem a campo! 

IMG_6751.jpg.4f4b567dbf608963579b3486cba0e59e.jpg

Minha busca é pelo efeito da ação e não pelo tamanho - troco informações com muitos que desenham e fazem artesanalmente iscas. Meu desejo é ter um shap de 13 cm com a ação que imagino adequada que implica em jogar água para cima, ter um barulho de tração constante com rastro definido e borbulhas medianas !

IMG_6750.jpg.54f6368e490bbaa55ddbc98bdb7ee312.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Octávio Justo do Amaral disse:

Belo arsenal @Pepe Melega

Nunca mandei reformar minhas iscas, gosto delas surradas... sinais da guerra... kkkk

Eu também tenho algumas que uso e guardo que estão surradas. Essas são experimentos, protótipos que fazemos alterações nos hélice, no equilíbrio e até alteramos a pintura e vão a campo. Há duas virgens, estão na outra foto, essas ainda não foram para água, mas em breve estarão na ativa. 

Abaixo a minha favorita TT 110 e a Waterland pequena (100mm)

IMG_6774.jpg.beba48d6a1d3544146f9edff5989a1cd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2018 em 20:43, Edson C. Martins disse:

Tanto em SIRN como em BAZ tenho usado apenas as RR 5.5, tanto as originais como as custom (garateias só no corpo) e as CCM Riper originais (1 garateia helice no corpo e 1 atrás na hélice), sendo que o arrasto da CCM é muito menor, tá muito fácil a puxada e a hélice tem um som bem forte, estridente e diferenciado. Nas últimas 2 pescarias, peguei com as 2, porém as melhores batidas foram na CCM e as melhores fisgadas nas RR.

O desgaste de pintura das RR é bem mais rápido, mas natural, as CCM tão intactas ainda, todas elas RR e CCM, cimentei todos os pitões e coloquei pequena arruela nos pitões das  garateias, nunca rachou ou rasgou nenhuma e 3 anos já.

CCM Ripper eu ainda não experimentei. Interessante suas observações sobre ação x fisgada. 

Quanto a "cimentar" os pitões, eu também costumo fazer isso. Sendo iscas de madeira, melhor garantir hehehe.

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2018 em 08:21, Pepe Melega disse:

Eu ando na contra mão...

Os paradigmas estão aí para serem quebrados hehehe. Inclusive eu criei este post justamente para saber isso.

Obs.: Em que pese minha curiosidade, eu mesmo continuo usando as Rip (se não a isca inteira, pelo menos as hélices) hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim as rip record são imbatíveis, me aptei muito bem com elas e trabalho muito fácil com elas, pesco uma semana inteira só na hélice tranquilo sem muito desgaste, por incrível que pareça me canso mais com as t20 do que com as rip...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Preto Barcellos disse:

...por incrível que pareça me canso mais com as t20 do que com as rip...

@Preto BarcellosIsso é fato, lembrou muito bem...

Prefiro pescar o dia todo com a hélice, seja de 14cm ou 16cm, qualquer marca/modelo, do que pescar com a T20 o dia todo... arrebenta demais o braço.. eu gosto de trabalhar no stick rapido, fazendo ela ate pular pra fora d'agua (fatal).. mas cansa demais! kkk

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Octávio Justo do Amaral disse:

@Preto BarcellosIsso é fato, lembrou muito bem...

Prefiro pescar o dia todo com a hélice, seja de 14cm ou 16cm, qualquer marca/modelo, do que pescar com a T20 o dia todo... arrebenta demais o braço.. eu gosto de trabalhar no stick rapido, fazendo ela ate pular pra fora d'agua (fatal).. mas cansa demais! kkk

Abraços!

Octávio, desculpe a manifestação, mas o trabalho que vc descreve é o de jumping minnow e a T20 é um jm clássica, ou seja um peixe que foge de seu predador de forma rápida - o trabalho dela é esse! Já o stick, toque muito curo e espaçado, é um trabalho lento simulando um peixe ferido, agonizando - o trabalho rápido de um stick é quando damos dois toques para ele fazer um z na sub superfície - como se estivesse tentando nadar. Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Preto Barcellos disse:

Pra mim as rip record são imbatíveis, me aptei muito bem com elas e trabalho muito fácil com elas, pesco uma semana inteira só na hélice tranquilo sem muito desgaste, por incrível que pareça me canso mais com as t20 do que com as rip...

Compartilho da mesma opinião!

 

Da mesma opinião do Pepe também... que isca boa é isca detonada!

1042299920_WhatsAppImage2018-05-15at11_14_36.jpeg.f7abcefadcf966e5f537bfd9a89cd74b.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Beto Caranha disse:

Compartilho da mesma opinião!

 

Da mesma opinião do Pepe também... que isca boa é isca detonada!

1042299920_WhatsAppImage2018-05-15at11_14_36.jpeg.f7abcefadcf966e5f537bfd9a89cd74b.jpeg

Essa isca aí eu acompanhei o processo de moagem kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

10 dias na velocidade 6! Iscas com suas marcas de guerra... lembranças eternas ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pepe Melega disse:

Octávio, desculpe a manifestação, mas o trabalho que vc descreve é o de jumping minnow e a T20 é um jm clássica, ou seja um peixe que foge de seu predador de forma rápida - o trabalho dela é esse! Já o stick, toque muito curo e espaçado, é um trabalho lento simulando um peixe ferido, agonizando - o trabalho rápido de um stick é quando damos dois toques para ele fazer um z na sub superfície - como se estivesse tentando nadar. Abs

 

Sim, Pepe... O que eu tentei expressar é que eu prefiro esse trabalho mais rápido... e pra mim é o que mais cansa....

Mas nem sempre os bocudos querem esse trabalho.. kkk

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Beto Caranha disse:

Compartilho da mesma opinião!

 

Da mesma opinião do Pepe também... que isca boa é isca detonada!

1042299920_WhatsAppImage2018-05-15at11_14_36.jpeg.f7abcefadcf966e5f537bfd9a89cd74b.jpeg

Boa @Beto Caranha...

Tenho umas que fiz questão de não reforma-las... o máximo que fiz foi dar umas mãos de verniz pra não encharcar tanto... e são minhas preferidas! rs

Mesmo tendo outras zeros na caixa e preparadas para o combate! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Octávio Justo do Amaral disse:

Sim, Pepe... O que eu tentei expressar é que eu prefiro esse trabalho mais rápido... e pra mim é o que mais cansa....

Mas nem sempre os bocudos querem esse trabalho.. kkk

Abraços,

Ela cansa também, mas à mim é mais natural do que a isca de hélice - apesar que pouco esforço faço com as duas, deixo o caniço trabalhar, o que ajuda e muito. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A isca de hélice  realmente é muito atrativa pois os ataques a ela geralmente são inesquecíveis além de ser uma isca seletiva pois o índice de peixes grandes nela são altos... Gosto e pesco bastante com elas, mais não gosto de ficar o dia todo puxando hélice, acho muito cansativo, porém uma isca que me chamou a atenção recentemente foi a TT10 pois levanta os grandes e não é tão pesada como as mais tradicionais , porém uma isca que também acho muito seletiva , digo em tamanho de peixes que as atacam e com grande voracidade  são os Poopper, mais específico o PopQueen 105,vc pode popar , popar e zarar, e animaaaalllll,  além de ser bem mais tranquilo trabalhar ela o dia todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...