Ir para conteúdo

Leader. Trairao corta ou não? Aço? Trabalho da isca? Segurança?


Posts Recomendados

Boa tarde amigos pescadores.

Ja falei sobre esse assunto um tempo atrás e essa duvida gera muuuita polemica. Em minha ultima pescaria nao utilizei empate de aço na ponta da linha, mas vejo peacadores e mais pescadores, programas e mais programas sempre utilizando apenas leader e snap. É claro que o empate de aço prejudica a açao de algumas iscas, principalmente de superficie e leves como pequenos sticks. Tenho cada vez mais me adaptado às particularidades de cada plug, sendo assim percebo como um peso extra é prejudicial. E mesmo lutando contra meus instintos, mesmo tirando o aço e mantendo apenas o leader. Gostaria de debater com os mais experientes:

Será que é possivel um consenso? Afinal um Trairao por exemplo tem a capacidade de cortar um leader? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Felipe, nada mais que uma opinião pessoal...

Já usei muita coisa antes do snap, e cada vez mais prefiro não usar qualquer líder !

Quando muito, em função da questão da abrasão, um pedaço pequeno de líder de fluorcarbono ou monofilamento, este último mais macio e melhor de ser trabalhado.

Empates de aço já é algo mais complicado ! Também já desisti deles há tempos, e olha que usava os encapados ! Estes agora só na pesca de espera de peixes de couro.

Boca de traíra já é uma navalha, imagine a de trairão ! Se pegar na linha (independente de multi ou mono) vai cortar. Como o bote é na isca, é torcer para não "encharutar" !  

Mas vamos ouvir os demais depoimentos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz 2 pescarias no Suiá Miçu  pegando trairões de até 12kg na isca artificial, e não perdi um sequer usando ou multi direto ou Leader 0.57 a 62, mas acredit se for uma isca menor e ele encharutar a isca a chance de cortar é grande.  Já com isca viva eu usava empate 80 a 120lbs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescando dourados no Manso com iscas de superfície,uso sem empate,só o leader mesmo,mas pelo fato de serem iscas de superfície e não querer nada atrapalhando o trabalho delas.Já nas iscas de meia água e fundo,apesar de ainda não ter usado,acho que o cabo de aço vai bem. Esse ano meu pai perdeu dourado que encharutou a isca,que era pequena,e cortou o leader..Com o aço não teria perdido o peixe. Mas como eu disse,era isca pequena...Quando usávamos iscas maiores,de 11cm pra cima,nenhum peixe chegou a encharutar,e assim,com iscas maiores,até acho que um bom leader é suficiente.Mas é complicado definir mesmo,pois estamos sempre trocando de iscas,de tamanhos diferentes,se formos pelo tamanho das iscas,temos que ter 2 conjuntos montados sempre,um com empate e outro só leader....Enfim,acho que vai ser meio de gosto mesmo,não tem definição do que seria realmente mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja perdi muito peixe por nao estar usando empate de aço,e mesmo com leader de fluor eles cortam...o multi direto corta muito mais facil que o fluorcabono...nao é só na encharutada que corta,no ataque pode acontecer dele bater a boca na linha,e tb durante a briga a linha pode atravessar na boca dele....tem ate programa do jhonny onde mostra o trairao cortando o leader de fluor...

esse negocio é complicado porque muitas das vezes,onde se ta pescando,tem o tucunare,bicuda,cachorra,e outros, e tem tambem o trairão..aí é um risco danado... pode-se entrar o trairao gigante e levar tudo...como ja vi acontecer varias vezes,muitas mesmo rsrs....mas quando estou atras exclusivamente do trairao eu sempre uso empate de aço...nao atrapalha o nado das iscas,pois sao maiores de 10 cm,faço o nó de argola direto na isca ou nó do 8 no snap...ate quando estava pescando matrinxã na colherzinha entrou o trairao e tchau tchau kk é Phodis kkk....bom essa é minha experiencia ja pesquei no juruena,arinos,teles pires,roosevelt,xingú,suiá-miçú,iriri,fresco,culuene,tanguro,darro,ronuro,fontoura,lagos de fazendas,entre outros...

Valeu!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Miron Júnior disse:

Ja perdi muito peixe por nao estar usando empate de aço,e mesmo com leader de fluor eles cortam...o multi direto corta muito mais facil que o fluorcabono...nao é só na encharutada que corta,no ataque pode acontecer dele bater a boca na linha,e tb durante a briga a linha pode atravessar na boca dele....tem ate programa do jhonny onde mostra o trairao cortando o leader de fluor...

esse negocio é complicado porque muitas das vezes,onde se ta pescando,tem o tucunare,bicuda,cachorra,e outros, e tem tambem o trairão..aí é um risco danado... pode-se entrar o trairao gigante e levar tudo...como ja vi acontecer varias vezes,muitas mesmo rsrs....mas quando estou atras exclusivamente do trairao eu sempre uso...nao atrapalha o nado das iscas,pois sao maiores de 10 cm,faço o nó de argola direto na isca ou nó do 8 no snap...ate quando estava pescando matrinxã na colherzinha entrou o trairao e tchau tchau kk é Phodis kkk....bom essa é minha experiencia ja pesquei no juruena,arinos,teles pires,roosevelt,xingú,suiá-miçú,iriri,fresco,culuene,tanguro,darro,ronuro,fontoura,lagos de fazendas,entre outros...

Valeu!!!!

 

Pois é. Estou inclinado a voltar a usar. Pq pensa bem. Se o multi e o Leader correm o risco de serem cortados. Pq nao usarum pequeno aço pra salvar a isca?  É estou realmente tendendo a voltar às antigas. Procurar uma forma mais discreta de fazer isso tendo o minimo possível de prejuizo no nado das iscas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai muito de cada um e a sorte que teve, eu me dei bem sem empate, cheguei a usar uma manhã e não gostei,  os peixes entortavam cabo de aço tendo que trocar toda hora e como só usava isca de superfície atrapalhava o nado. Varas também, comecei com 25lbs abaixei pra 20 no terceiro tava usando 17 e 15lbs,  não vi necessidade de usar varas maiores que 17lbs, nem linha maior que 40lbs.   Acho que mais é questão de se adaptar . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Acho que vai muito de cada um e a sorte que teve, eu me dei bem sem empate, cheguei a usar uma manhã e não gostei,  os peixes entortavam cabo de aço tendo que trocar toda hora e como só usava isca de superfície atrapalhava o nado. Varas também, comecei com 25lbs abaixei pra 20 no terceiro tava usando 17 e 15lbs,  não vi necessidade de usar varas maiores que 17lbs, nem linha maior que 40lbs.   Acho que mais é questão de se adaptar . 

Concordo que quanto mais pesado o equipamento. Quanto mais grossa a linha. Quanto mais aço. Menos esportividade temos. Isso é natural. É dificil dosar a esportividade com o medo de perder tralha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos partir de fatos: Trairão tem aparato bocal com dentição poderosa e mandíbulas que propiciam mordidas extremamente fortes - já vi dilacerar peixes de 1 a 1,5 kg numa única pegada. Não é comum pesca-los com iscas leves e equipamentos inferiores a médios. 

Partindo do exposto acima, qual o problema de usar um pequeno líder de metal flexível ou não? Iscas com mais de 10 cm não são tão sensíveis em seu equilíbrio para se comprometerem com o uso desse artifício, já estaremos usando uma linha com boa resistência a ruptura e muitos fazem uso também de um líder de monofilamento seja ele náilon ou fluorcarbono. O que eu gostaria de entender é por que achar que um líder de fluorcarbono vai proporcionar mais resistência a dentição do trairão que um fio de náilon e ou multifilamento? É minha opinião que todos os três serão cortados com a mesma facilidade se o exemplar capturado estiver com a linha em posição de sofrer uma ação de sua boca! Assim sendo não vejo motivo para arriscar uma boa captura sem o uso do líder de metal seja ele flexível e ou rígido!

Nunca em minha atividade de pesca com iscas artificiais vi e ou trabalhei uma isca acima de 10 cm de meia-água ou profundidade que fosse afetada pela decisão de usar um líder de metal, nunca reparei uma isca de trabalho continuo ser afetada pelo uso do mesmo. O que noto é em iscas leves e isca de superfície igualmente leves que há alteração, mas essas normalmente não são usadas no caso do espécime em questão. Também entendo ser desejável ter o mínimo de interferência em isca de superfície, principalmente aquelas de trabalho mais sutil como sticks e pequenos poppers, mas mesmo sticks e poppers de 9 cm para mais nunca vivi problemas de trabalho deles por usar um líder de metal !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentando, o ambiente de pesca também determinará a necessidade de uso de líder. Se for em rio de pedras, deve-se usar fluorcarbono, independente do uso do empate de aço (que eu considero importante, embora nunca tenha usado, mas faça o que eu digo e não o que eu faço).

Não usei empate porque não tinha mesmo, senão usaria. Curiosamente, não perdi nenhuma isca, usando apenas Zig Zarão e T20. Só estragaram 2 iscas em uma semana inteira. 

E sobre a mordida do trairão, um de 80 cm fez 4 furos numa Zig Zarão 130 no primeiro arremesso, aposentou a isca com 5 segundos de usoMas levar embora, nenhuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Marcel Werner disse:

Acrescentando, o ambiente de pesca também determinará a necessidade de uso de líder. Se for em rio de pedras, deve-se usar fluorcarbono, independente do uso do empate de aço (que eu considero importante, embora nunca tenha usado, mas faça o que eu digo e não o que eu faço).

Não usei empate porque não tinha mesmo, senão usaria. Curiosamente, não perdi nenhuma isca, usando apenas Zig Zarão e T20. Só estragaram 2 iscas em uma semana inteira. 

E sobre a mordida do trairão, um de 80 cm fez 4 furos numa Zig Zarão 130 no primeiro arremesso, aposentou a isca com 5 segundos de usoMas levar embora, nenhuma. 

Outro engano comum é não avaliar corretamente o uso de monofilamento para confecção do líder. Monofilamento de náilon flutua o de fluorcarbon afunda, náilon é mais resistente a abrasão em estruturas de madeira, já fluorcarbon funciona um pouco melhor em pedras e cracas, fluorcarbon é mais invisível que o náilon em contato com a água. Essas caracteristicas devem ser levadas em consideração de acordo com o ambiente, tamanho do líder e a isca a ser usada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem discordar das ponderações feitas, gostaria de "introduzir" (calma galera !) um novo aspecto que pode complementar alguns dos pensamentos...

Na busca de esportividade, cada vez mais trabalhamos com conjuntos mais leves, não apenas no peso, mas também no equilíbrio. Há pescadores que dificilmente se permitem usar iscas de fundo, pois a esportividade que procuram está "aliada" a iscas de superfície ou mesmo as de sub-superfície. Via de regra, essas iscas não são grandes, embora existam exceções ! Faço a ressalva da prática direcionada aos tucunarés, e peixes encontrados na região centro oeste e norte. Nesses locais, quanto mais natural se apresentarem as iscas, maiores serão os sucessos nas "batidas". As iscas de superfície e sub superfície, necessitam de um procedimento de "ponta de vara" ao serem recolhidas, e um líder (independente do que seja) irá prejudicar seu desempenho (mais ou menos dependendo do grau de exigência do pescador). 

Longe de desejar ficar perdendo "iscas", entendo que o risco precisa estar presente nas pescarias, até para fazer com que o pescador se aperfeiçoe nas suas técnicas de pincho e recolhimento. Iscas serão perdidas ? Claro que sim, mas pense na alegria de embarcar um troféu capturado com material mais leve do que seria o normal de ser usado... 

Pelo menos para mim (e acho que idade e experiência tem um pouco a ver...), a alegria da pescaria está em buscar a própria melhoria constante, desafiando-se a permitir mais exposição de risco a cada pescaria ! "Mas e se perder o troféu ?" - essa é a pergunta que mais tenho ouvido após essas afirmações - vamos em busca de outro ! A pescaria se resume mesmo na superação dos desafios, já que iremos (ou deveríamos) soltar os peixes embarcados. Dessa forma, por que ficar "estressado" se o peixe levou sua isca, ou mesmo escapou no recolhimento que estava sendo feito ? Assim é a pescaria.

Buscar algumas "alternativas" de pequenos líderes é algo aceitável, desde que exista consciência de que as iscas (principalmente de menor tamanho ou porte) não estarão trabalhando de forma plena.

Finalizando, não é meu desejo criar qualquer polêmica nesse tema, mas tão somente apresentar meu ponto de vista.

Nas pescarias, precisamos ter o direito de ousar, e cada um deve saber dos riscos que isso pode levar...   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Pepe Melega disse:

 náilon é mais resistente a abração em estruturas de madeira, já fluorcarbon funciona um pouco melhor em pedras e cracas

vix agora complicou tudo kkk...tudo que eu aprendi e vi na minha vida inteira foi por agua abaixo kkk...o fluorcabono é bem mais resistente a abrasão do que o nailon tanto na madeira como na pedra,em qualquer lugar,e nao é pouco melhor nao,é muitas vezes melhor...

acho que isso vai dar polemica... da boa é claro kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Miron Júnior disse:

vix agora complicou tudo kkk...tudo que eu aprendi e vi na minha vida inteira foi por agua abaixo kkk...o fluorcabono é bem mais resistente a abrasão do que o nailon tanto na madeira como na pedra,em qualquer lugar,e nao é pouco melhor nao,é muitas vezes melhor...

acho que isso vai dar polemica... da boa é claro kkk

Então vamos colocar lenha na fogueira. Sabe aquela linha da Mazzafero a Grilon, baratinha demais - pois bem é o melhor líder que vc pode usar em suas pescarias se precisar de náilon. A formulação dela é básica sem aditivos e isso é o melhor em poliamida que se pode ter para líderes de abrasão. Para Pepe, deixa de brincadeira, etc. Não estou brincando é excelente, só para se ter ideia esse mesmo fio no diâmetro 0,90mm ou 1 mm é usada nas máquinas de cortar grama - aquelas do tipo que se vê nas beiras de estrada aparando o acostamento. Quer falar em líder longo para iscas de superfície e resistente a abração de vegetação e paus use Grilon da Mazzaferro! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Pepe Melega disse:

Então vamos colocar lenha na fogueira. Sabe aquela linha da Mazzafero a Grilon, baratinha demais - pois bem é o melhor líder que vc pode usar em suas pescarias se precisar de náilon. A formulação dela é básica sem aditivos e isso é o melhor em poliamida que se pode ter para líderes de abrasão. Para Pepe, deixa de bricadeira, etc. Não estou brincando é excelente, só para se ter ideia esse mesmo fio no diâmetro 0,90mm ou 1 mm é usada nas máquinas de cortar grama - aquelas do tipo que vêm nas beiras de estrada aparando o acostamento. Quer falar em líder longo para iscas de superfície e resistente a abração de vegetação de paus use Grilon da Mazzaferro! 

Me desculpe, Pepe, mas usei esta linha como líder e achei horrível... Além de ser muito dura e embolar toda hora, ela apresenta uma resistência falsa. Por achar muito ruim, decidi abastecer um molinete do amigo do meu pai, pois ele iria aprender a pescar naquele dia em um pesqueiro da minha região. Resultado: ele fisgou um tamba e durante a corrida do bicho, me gritou para olhar a linha, ao observar, ela literalmente estava desfiando nos passadores e no final arrebentou. Antes que alguém fale dos passadores, não estão quebrados e nem com qualquer tipo de defeito, pois colocamos uma linha multi 0,28 que está lá faz mais de 6 meses e sem qualquer desfio ou corte inesperado... Segui como dica de um pessoal e joguei dinheiro fora, o rolo está guardado no armário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Gabriel Bessa disse:

Me desculpe, Pepe, mas usei esta linha como líder e achei horrível... Além de ser muito dura e embolar toda hora, ela apresenta uma resistência falsa. Por achar muito ruim, decidi abastecer um molinete do amigo do meu pai, pois ele iria aprender a pescar naquele dia em um pesqueiro da minha região. Resultado: ele fisgou um tamba e durante a corrida do bicho, me gritou para olhar a linha, ao observar, ela literalmente estava desfiando nos passadores e no final arrebentou. Antes que alguém fale dos passadores, não estão quebrados e nem com qualquer tipo de defeito, pois colocamos uma linha multi 0,28 que está lá faz mais de 6 meses e sem qualquer desfio ou corte inesperado... Segui como dica de um pessoal e joguei dinheiro fora, o rolo está guardado no armário...

Eu escrevi para usar como líder de abrasão, aliás o tópico é sobre líder, você mencionou que usaram como linha principal etc. Ela é dura, por isso é resistente a abrasão, nem quero saber de sua resistência a ruptura, pois o que me interessa é o diâmetro que necessito e uso no máximo um metro.   Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Kid M disse:

Sem discordar das ponderações feitas, gostaria de "introduzir" (calma galera !) um novo aspecto que pode complementar alguns dos pensamentos...

Na busca de esportividade, cada vez mais trabalhamos com conjuntos mais leves, não apenas no peso, mas também no equilíbrio. Há pescadores que dificilmente se permitem usar iscas de fundo, pois a esportividade que procuram está "aliada" a iscas de superfície ou mesmo as de sub-superfície. Via de regra, essas iscas não são grandes, embora existam exceções ! Faço a ressalva da prática direcionada aos tucunarés, e peixes encontrados na região centro oeste e norte. Nesses locais, quanto mais natural se apresentarem as iscas, maiores serão os sucessos nas "batidas". As iscas de superfície e sub superfície, necessitam de um procedimento de "ponta de vara" ao serem recolhidas, e um líder (independente do que seja) irá prejudicar seu desempenho (mais ou menos dependendo do grau de exigência do pescador). 

Longe de desejar ficar perdendo "iscas", entendo que o risco precisa estar presente nas pescarias, até para fazer com que o pescador se aperfeiçoe nas suas técnicas de pincho e recolhimento. Iscas serão perdidas ? Claro que sim, mas pense na alegria de embarcar um troféu capturado com material mais leve do que seria o normal de ser usado... 

Pelo menos para mim (e acho que idade e experiência tem um pouco a ver...), a alegria da pescaria está em buscar a própria melhoria constante, desafiando-se a permitir mais exposição de risco a cada pescaria ! "Mas e se perder o troféu ?" - essa é a pergunta que mais tenho ouvido após essas afirmações - vamos em busca de outro ! A pescaria se resume mesmo na superação dos desafios, já que iremos (ou deveríamos) soltar os peixes embarcados. Dessa forma, por que ficar "estressado" se o peixe levou sua isca, ou mesmo escapou no recolhimento que estava sendo feito ? Assim é a pescaria.

Buscar algumas "alternativas" de pequenos líderes é algo aceitável, desde que exista consciência de que as iscas (principalmente de menor tamanho ou porte) não estarão trabalhando de forma plena.

Finalizando, não é meu desejo criar qualquer polêmica nesse tema, mas tão somente apresentar meu ponto de vista.

Nas pescarias, precisamos ter o direito de ousar, e cada um deve saber dos riscos que isso pode levar...   

Uma boa ponderação, muito a ver como olhar e viver a pescaria com atividade prazeirosa. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto realmente é muito interessante, estarei indo pescar trairão pela primeira vez em Agosto no Suiá Miçu e vou tentar utilizar um empate de Aço de uns 15cm, pois me indicaram utilizar Leader de 0,90mm na ponta de outro Leader de 0,60mm, primeiro como fazer a emenda destes dois Leader? será que vai aguentar os dentes de um Trairão, como geralmente vou para a Argentina pescar Dourados e a unica coisa que aguenta e empate de aço vou tentar esse mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Castilhos Mendes disse:

Esse assunto realmente é muito interessante, estarei indo pescar trairão pela primeira vez em Agosto no Suiá Miçu e vou tentar utilizar um empate de Aço de uns 15cm, pois me indicaram utilizar Leader de 0,90mm na ponta de outro Leader de 0,60mm, primeiro como fazer a emenda destes dois Leader? será que vai aguentar os dentes de um Trairão, como geralmente vou para a Argentina pescar Dourados e a unica coisa que aguenta e empate de aço vou tentar esse mesmo.

Se aceitar uma sugestão esqueça líder 0,90mm, está com receio use um líder de 1 m no máximo de 0,60mm e na ponta desse de 8 a 10 cm do líder de metal que vc está acostumado, em minha opinião é o suficiente. Eu quando pesco por lá uso líder de náilon de 1m/0,57mm com 8cm de líder de titaniun flexível 30 lb (mas não é fácil achar por aqui), o primeiro é para a dentição o segundo é para abrasão em vegetação e paus, a linha principal é multi 4 fios de 30 lb. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pepe Melega disse:

Se aceitar uma sugestão esqueça líder 0,90mm, está com receio use um líder de 1 m no máximo de 0,60mm e na ponta desse de 8 a 10 cm do líder de metal que vc está acostumado, em minha opinião é o suficiente. Eu quando pesco por lá uso líder de náilon de 1m/0,57mm com 8cm de líder de titaniun flexível 30 lb (mas não é fácil achar por aqui), o primeiro é para a dentição o segundo é para abrasão em vegetação e paus, a linha principal é multi 4 fios de 30 lb. Abs

Obrigado pela sugestão, estava pesando em não usar o Leader, somente o empate de aço, estarei usando linha YGK X8 G-SOUL de 45lb, vara de Venator 25lb e outro conjunto vara Lumis 20lb, mais uma vara Daiwa 25lb.
Mas vou segui o teu conselho e em uma vara vou um Leader de 60 lb Vexter.
Você que conhece o Suiá Miçu, inicio de Agosto é bom?
Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Jonas Castilhos Mendes disse:

Obrigado pela sugestão, estava pesando em não usar o Leader, somente o empate de aço, estarei usando linha YGK X8 G-SOUL de 45lb, vara de Venator 25lb e outro conjunto vara Lumis 20lb, mais uma vara Daiwa 25lb.
Mas vou segui o teu conselho e em uma vara vou um Leader de 60 lb Vexter.
Você que conhece o Suiá Miçu, inicio de Agosto é bom?
Abraço

 

Acredito que possa pegar a água ainda um pouco alta pelo que aconteceu esse ano, mas vai dar para pescar bem. Gosto demais! Eu já usei, o problema pode estar em não usar o mono e ter problemas de enroscar o multi nas garatéias. Eu uso na amazônia direto na multi e não tenho tido problemas com as iscas grandes de 11 cm para mais!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Pepe Melega disse:

Eu escrevi para usar como líder de abrasão, aliás o tópico é sobre líder, você mencionou que usaram como linha principal etc. Ela é dura, por isso é resistente a abrasão, nem quero saber de sua resistência a ruptura, pois o que me interessa é o diâmetro que necessito e uso no máximo um metro.   Abs

O tópico realmente é sobre líder, por isso eu informei em minha opinião que também usei como líder! Se a linha desfia esfregando em passador, será que realmente é boa como líder (não faz sentido)? Bom, eu não gostei  nem para líder e nem para principal, o carretel só fica guardado... Opiniões existem várias, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2018 em 08:33, Pepe Melega disse:

Vamos partir de fatos: Trairão tem aparato bocal com dentição poderosa e mandíbulas que propiciam mordidas extremamente fortes - já vi dilacerar peixes de 1 a 1,5 kg numa única pegada. Não é comum pesca-los com iscas leves e equipamentos inferiores a médios. 

Partindo do exposto acima, qual o problema de usar um pequeno líder de metal flexível ou não? Iscas com mais de 10 cm não são tão sensíveis em seu equilíbrio para se comprometerem com o uso desse artifício, já estaremos usando uma linha com boa resistência a ruptura e muitos fazem uso também de um líder de monofilamento seja ele náilon ou fluorcarbono. O que eu gostaria de entender é por que achar que um líder de fluorcarbono vai proporcionar mais resistência a dentição do trairão que um fio de náilon e ou multifilamento? É minha opinião que todos os três serão cortados com a mesma facilidade se o exemplar capturado estiver com a linha em posição de sofrer uma ação de sua boca! Assim sendo não vejo motivo para arriscar uma boa captura sem o uso do líder de metal seja ele flexível e ou rígido!

Nunca em minha atividade de pesca com iscas artificiais vi e ou trabalhei uma isca acima de 10 cm de meia-água ou profundidade que fosse afetada pela decisão de usar um líder de metal, nunca reparei uma isca de trabalho continuo ser afetada pelo uso do mesmo. O que noto é em iscas leves e isca de superfície igualmente leves que há alteração, mas essas normalmente não são usadas no caso do espécime em questão. Também entendo ser desejável ter o mínimo de interferência em isca de superfície, principalmente aquelas de trabalho mais sutil como sticks e pequenos poppers, mas mesmo sticks e poppers de 9 cm para mais nunca vivi problemas de trabalho deles por usar um líder de metal !

 

Pos é. Tentei partie pra uma abordagem mais contemporânea mas não vai dar certo. Concordo com suas ponderações e vou utilizar um pequeno empate e talvez escolher melhor o leader.

O unico detalhe que acrescento é que mesmo eu falando de trairoes, na minha regiao num mesmo dia se pesca de tudo, tanto trairoes, como bicudas, cachorras bicudas e tucunares de varios tamanhos. Entao é saber equilibrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...