Ir para conteúdo

REFLEXÕES SOBRE UMA PESCARIA NA AMAZÕNIA


Lamana

Posts Recomendados

Caros amigos, sem soberba, quero repartir com vcs os erros, acertos e as conclusões que tive após minha singela pescaria no Negro:

ÉPOCA- Quem tem bala na agulha pode se dar ao luxo de uma semana antes ligar para qq operador e so ir se o rio estiver bom. Não é o meu caso, tenho que ir pagando durante o ano e rezar para não chover, portanto nada a fazer senão confiar nas estatísticas.

TRALHA- Sem complicações, a cada dia tiravamos algum ítem; líder,snap e no fim até girador das hélices. Levei 3 conjuntos 2 p hélice e um p zara, levaria mais um, é melhor trocar de vara do que de isca. Além disso no segundo dia já da saber quais as iscas matadeiras (desculpem o termo)

ISCAS-Hélices,hélices,hélices e hélices. Me perdoem, mas me apaixonei por elas. Sem dúvida as Riper são as campeãs e eu tinha apenas uma, se um dia voltar pretendo fazer um estojo só delas em várias cores e repetidas. As Woodchopper são pegadeiras, mas perdem a pintura só de serem trabalhadas. Jaraqui, foi minha aula, para iniciantes como eu, era fácil de trabalhar e podia dar fortes puxadas até bem perto do barco que ela não rebola. Zaras, usei apenas uma Trairão, legal tive boas ações e capturas com ela, mas usava apenas com o barco parado ou aproado para o ponto (geralmente qdo trocávamos a margem do lago). Meia-agua, sempre dão resultado mas não é minha praia. Grandes popper, como pescamos 2 dias em um mesmo lago em 7 barcos, acho que os bichos ficaram espertos, peguei 2 Creek Chub, uma para mim e outra pro piloteiro, no primeiro arremesso fizemos um dublê.

LINHA- Usei a Power Pró 65 lbs. Apenas aumentar o estoque de band aid e boa, usaria novamente.

O MAIOR ERRO- Sem dúvida, maleta de pano, nunca mais. Só não perdi máquina, gps, lanterna e outras coisas pq tinha um estojo Plano (sugestão do KID ) abrir saco de lixo com vento e chuva não é tão facil como parece. No equador a chuva surge do nada.

ROUPA- Como a tralha, cada dia menos, camisa e bermuda de pesca que secam rápido e sapatilha de mergulho pq vai molhar mesmo, de chuva, banho ou suor. Quem pescou de camiseta sofreu.

ACHAR UMA PESCARIA BOA OU NÃO- Uma boa turma onde tem um ambiente de amizade e camaradagem, sem acidentes com as pessoas ou equipamentos e qdo retornarmos encontrar os nossos bem, é uma pescaria boa p mim, o verdadeiro troféu.

Um forte abç a todos. mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando irei complementar o seu post com algumas coisa que eu percebi também, que talves não tenha dito.

Caros amigos, sem soberba, quero repartir com vcs os erros, acertos e as conclusões que tive após minha singela pescaria no Negro:

ÉPOCA- Quem tem bala na agulha pode se dar ao luxo de uma semana antes ligar para qq operador e so ir se o rio estiver bom. Não é o meu caso, tenho que ir pagando durante o ano e rezar para não chover, portanto nada a fazer senão confiar nas estatísticas. Neste caso eu tenho uma sugestão diferente, junte o dinheiro bem antes da viagem para pelo menos ter a bala na agulha no quesito financeiro. Com isso não precisa pagar operador com antecedência e ter prejuizo caso tenha que cancelar a viagem por qualquer motivo. E também se surgir alguma pescaria boa por lá de ultima hora, a parte financeira já está resolvida.

A questão da época é complicada mesmo e ela é diretamente responsável pelo sucesso de uma pescaria, e o que eu aprendi com minha ida na Amazônia é que quanto mais perto do dia você poder marcar a pescaria melhor. Portanto, segure suas férias até a data limite para poder remarcar. E sempre mantenha um diálogo saudável com o chefe. doutor:: doutor::

TRALHA- Sem complicações, a cada dia tiravamos algum ítem; líder,snap e no fim até girador das hélices. Levei 3 conjuntos 2 p hélice e um p zara, levaria mais um, é melhor trocar de vara do que de isca. Além disso no segundo dia já da saber quais as iscas matadeiras (desculpem o termo)

Eu particularmente não tive problemas com Snap, utilizei um de 100 Lbs e ele deu conta do recado. 3 conjuntos para pescar é o ideal,eu usei dois como titular, e mantive um de reserva, por sorte o unico problema que tive foi o de uma ponteira que entortou, mas ainda assim foi possível usar o equipamento. Mas tivemos pescadores cuja a vara quebrou, e dois outros que as Carretilhas estragaram.

ISCAS-Hélices,hélices,hélices e hélices. Me perdoem, mas me apaixonei por elas. Sem dúvida as Riper são as campeãs e eu tinha apenas uma, se um dia voltar pretendo fazer um estojo só delas em várias cores e repetidas. As Woodchopper são pegadeiras, mas perdem a pintura só de serem trabalhadas. Jaraqui, foi minha aula, para iniciantes como eu, era fácil de trabalhar e podia dar fortes puxadas até bem perto do barco que ela não rebola. Zaras, usei apenas uma Trairão, legal tive boas ações e capturas com ela, mas usava apenas com o barco parado ou aproado para o ponto (geralmente qdo trocávamos a margem do lago). Meia-agua, sempre dão resultado mas não é minha praia. Grandes popper, como pescamos 2 dias em um mesmo lago em 7 barcos, acho que os bichos ficaram espertos, peguei 2 Creek Chub, uma para mim e outra pro piloteiro, no primeiro arremesso fizemos um dublê.

No meu caso, Isca de hélice, na cor vermelha. Essa foi campeã, pegou a maior parte dos peixes grandes e dificilmente entra peixe pequeno. Quando o Peixe erra o bote, ou apenas dá um rebojo e para de atacar a isca de hélice, nessa hora é que a meia água entra em ação, ou até mesmo um Jig. As zaras também chamavam algums peixes, mas não tanto quanto as hélices. Poppers também são boas para quando o peixe está manhoso

LINHA- Usei a Power Pró 65 lbs. Apenas aumentar o estoque de band aid e boa, usaria novamente. Eu usava esparadrapo, mas isso foi depois de ficar com calos, é incrível como o trabalho com as iscas de hélices dão bolhas e calos nos dedos.

O MAIOR ERRO- Sem dúvida, maleta de pano, nunca mais. Só não perdi máquina, gps, lanterna e outras coisas pq tinha um estojo Plano (sugestão do KID ) abrir saco de lixo com vento e chuva não é tão facil como parece. No equador a chuva surge do nada. Eu não tive problema com a chuva e bolsa de pesca de pano. Mantinha a bolsa já com um Saco de lixo em volta. Máquina, lanterna e outros aparelhois eletrônicos já deixava dentre de sacos Ziplock

OUTRAS DICAS- Falar para o operador manter ums 5 litros de gasolina temperada de reserva em cada canoa. Assim se acontecer de ficar longe do Barco hotel, ou barco de apoio e gasolina estiver pouca. Não precisa sair de onde está pescando para voltar para o barco hotel, e com isso passar direto por bons pontos de pesca. Isto aconteceu com a gente, e era no final de dia, estavamos longe do barco de apoio e com pouca gasolina. Perdemos quase 40 min de pesca e ainda por cima passamos direto por pontos de pesca sem pescar porque estavamos preocupados com o Barco.

ROUPA- Como a tralha, cada dia menos, camisa e bermuda de pesca que secam rápido e sapatilha de mergulho pq vai molhar mesmo, de chuva, banho ou suor. Quem pescou de camiseta sofreu. A capa de chuva é indispensável na Amazônia, e o protetor solar também.

ACHAR UMA PESCARIA BOA OU NÃO- Uma boa turma onde tem um ambiente de amizade e camaradagem, sem acidentes com as pessoas ou equipamentos e qdo retornarmos encontrar os nossos bem, é uma pescaria boa p mim, o verdadeiro troféu. uma boa turma de amigos é indispensável na pescaria, posso dizer que é o mais importante.

Um forte abç a todos. mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Grande amigo pescador, piloto de avião e capitão Fernando!rsrs

Já to c saudade de acordar lá pras 4 da matina e te encontrar dando as coordenadas do gps pro comandante do barco no Negro! Até que enfim achei alguem mais ansioso que eu. KKKK

Precisamos voltar urgente!

Se puder, poste as fotos da amazonia, pois estou tendo problemas no meu computador. Até o acesso à internet tá atrapalhado!

Gostaria de acrescenter o seguinte aos comentários dos amigos:

na época que fui pro Negro com o Fernando (início de dezembro último) o repiquete tava infernal, então meu guia me deu uma lição de insistencia. Eu tinha dado uns 15 arremessos de hélice num ponto promissor e já comecei a olhar pros lados quando ele disse: faz mais uns 20! Achei que era brincadeira e o resultado foi um açu de 10,250KG! PArece brincadeira, mas peguei outros peixes, e mais um de 9 kg deste mesmo jeito (insistindo no mesmo ponto muito além do razoável...).

Não dá pra acreditar que vc arremessa uma hélice 30 vezes e nada, de repente entre o bocudo!!

abs

Gui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...