Ir para conteúdo

Amarelos gigantes em Tres Marias


Posts Recomendados

Boa tarde amigos,estive em três Marias a alguns meses atrás,é o guia me contou que um amigo tinha pego um amarelo de mais de 4 quilos até vi a foto, ele disse que seria o pinima que haviam soltado lá,não levei muita fé achei que seria um fato isolado. Hoje fiquei sabendo que um pescador aqui da minha cidade  que vai lá todo mês, pegou um de seis e outro de quase cinco quilos( só que o :'"!;:'"':! matou os dois, fiquei MT putz) alguém viu falar algo sobre???? Será que vamos ter uns brutos aqui perto de casa??? Que espécie será????? Abraço a todos...... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eder,eu nao sei se foi solto aí o pinima,mas aqui no rio Grande já me deparei com alguns peixes no mínimo estranho,sendo que temos o conhecimento de 2 espécies aqui,como acredito que em todas as outras represas do Sudeste: O Cichla piquiti, popular AZUL, e Cichla kelberi,popular amarelo.

O piquiti sabemos que pode passar dos 5kg,mas sempre ouvi falar que o Kelberi,dificilmente ultrapassa os 2,5kg,embora já tenha ouvido falar de verdadeiras "aberrações de mais de 5kg" nos áureos tempos da represa de Itumbiara.

Agora,veja só:

A foto abaixo é de um peixe de coloração extremamente amarela,porém com as listas e  características do azul,até mesmo na barbatana dorsal percebe-se um leve azulado,além da total ausência das tradicionais "pintinhas" do kelberi.....Bom,mas a pergunta: SE ESSE PEIXE É UM PIQUITI (AZUL),POR QUE ESTÁ COM A COLORAÇÃO TÃO AMARELADA??MESMO SENDO CAPTURADO NUMA CONDIÇÃO DE ÁGUA EXTREMAMENTE LIMPA,COMO APARECE NA FOTO,O QUE COSTUMA DEIXAR O PIQUITI AINDA MAIS AZUL....

1511802_674253232691491_8953650497469258402_n.jpg.eb457a0d98b75f3f2701dd44e3106ae5.jpg

 

E vejam a diferença desse peixe pra um legítimo kelberi:

394945_319477098169108_2107011878_n.jpg.41510dbdc1f61241d30d63771759ef92.jpg

 

E vou além kkk....A uns 15 anos atrás capturei nessa mesma represa um peixe exatamente idêntico à esse de cima,o Kelberi,porém bem maior....Na época nem havia esse costume de medir o peixe,mas garanto que era peixe na casa dos 60cm,e no mínimo 3,5kg.....Preciso achar a foto desse peixe e digitalizar....

Enfim,o tucunaré continua ainda sendo um mistério à ser desvendado...

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pela região e temperatura de 3m é muito possível o Pinima se adaptar.  Amarelo o maior que vi na vida deu 2.5kg.  Mas existem muitas variações de coloração principalmente o Amarelo e o Mirinae da Bacia do Xingu. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Eder,eu nao sei se foi solto aí o pinima,mas aqui no rio Grande já me deparei com alguns peixes no mínimo estranho,sendo que temos o conhecimento de 2 espécies aqui,como acredito que em todas as outras represas do Sudeste: O Cichla piquiti, popular AZUL, e Cichla kelberi,popular amarelo.

O piquiti sabemos que pode passar dos 5kg,mas sempre ouvi falar que o Kelberi,dificilmente ultrapassa os 2,5kg,embora já tenha ouvido falar de verdadeiras "aberrações de mais de 5kg" nos áureos tempos da represa de Itumbiara.

Agora,veja só:

A foto abaixo é de um peixe de coloração extremamente amarela,porém com as listas e  características do azul,até mesmo na barbatana dorsal percebe-se um leve azulado,além da total ausência das tradicionais "pintinhas" do kelberi.....Bom,mas a pergunta: SE ESSE PEIXE É UM PIQUITI (AZUL),POR QUE ESTÁ COM A COLORAÇÃO TÃO AMARELADA??MESMO SENDO CAPTURADO NUMA CONDIÇÃO DE ÁGUA EXTREMAMENTE LIMPA,COMO APARECE NA FOTO,O QUE COSTUMA DEIXAR O PIQUITI AINDA MAIS AZUL....

1511802_674253232691491_8953650497469258402_n.jpg.eb457a0d98b75f3f2701dd44e3106ae5.jpg

 

E vejam a diferença desse peixe pra um legítimo kelberi:

394945_319477098169108_2107011878_n.jpg.41510dbdc1f61241d30d63771759ef92.jpg

 

E vou além kkk....A uns 15 anos atrás capturei nessa mesma represa um peixe exatamente idêntico à esse de cima,o Kelberi,porém bem maior....Na época nem havia esse costume de medir o peixe,mas garanto que era peixe na casa dos 60cm,e no mínimo 3,5kg.....Preciso achar a foto desse peixe e digitalizar....

Enfim,o tucunaré continua ainda sendo um mistério à ser desvendado...

Abço!

A foto do amarelo que vi em 3M não era como as amarelos daqui,nem tinha as listras dos azuis, tinha um amarelo uniforme e três manchas pretas redondas ao longo do corpo,tipo os que vemos nos programas de pesca. os que ouvi falar hoje ,quando o cara me falou "ficou uma delícia na churrasqueira" encerrei a conversa na hora nem perguntei de fotos,como se mata um peixe desses.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa variação pode se tratar de um hibrido de azul (piquite) com amarelo (kelberi), não é muito raro de acontecer!

Peixe herdou o tamanho do pai por exemplo e um pouco da cor da mãe mesmo a listras do pai aparecendo!

Pessoal do aquarismo que pesca vira e meche acha um tucuna desses diferente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja peguei alguns amarelos por lá que parecem ser de cruzamento com o azul, o famoso "azurelo". Eles têm a cor amarelada, as três listras destacadas mais fortes mas dá p/ ver as listras herdadas do azul, bem de leve...

Se for mesmo o Pinima e ele conseguir se adaptar em 3M vai ser uma ótima notícia. Vou ficar atento!

 

IMG_0945.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Márcio Costa disse:

Ja peguei alguns amarelos por lá que parecem ser de cruzamento com o azul, o famoso "azurelo". Eles têm a cor amarelada, as três listras destacadas mais fortes mas dá p/ ver as listras herdadas do azul, bem de leve...

Se for mesmo o Pinima e ele conseguir se adaptar em 3M vai ser uma ótima notícia. Vou ficar atento!

 

IMG_0945.JPG

O que vi na foto não tinha nenhuma listra....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eder. Acho que o peixe que vc esta achando que é um "pinima" é na verdade o tucunaré pitanga (Cichla monoculus). No rio Paranapanema ele foi introduzido e já vi vídeos e fotos de peixes acima dos 65cm e de mais de 4kg de peso, verdadeiros monstros pra região. Interessante dessa espécie é que quando ela fica bem velha e grande, as faixas quase desaparecem e o opérculo se torna acinzentado/prateado (além de não possuir pintas nas nadadeiras como os kelberis....ta cheio de fotos equivocadas do monoculus na net). Tinha um vídeo de um com mais de 70cm e mais de 5kg capturado no Paranapanema, próximo a cidade de Primeiro de Maio). Imagina quanto não vale um peixe desses vivo no sudeste? Temos que lutar e divulgar o pesque solte dessas matrizes a todo custo. Como pescador, iria gostar de ter pinimas em 3 marias, mas acho muito pouco provável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2018 em 22:04, Hugo Sum de Souza Filho disse:

Olá Eder. Acho que o peixe que vc esta achando que é um "pinima" é na verdade o tucunaré pitanga (Cichla monoculus). No rio Paranapanema ele foi introduzido e já vi vídeos e fotos de peixes acima dos 65cm e de mais de 4kg de peso, verdadeiros monstros pra região. Interessante dessa espécie é que quando ela fica bem velha e grande, as faixas quase desaparecem e o opérculo se torna acinzentado/prateado (além de não possuir pintas nas nadadeiras como os kelberis....ta cheio de fotos equivocadas do monoculus na net). Tinha um vídeo de um com mais de 70cm e mais de 5kg capturado no Paranapanema, próximo a cidade de Primeiro de Maio). Imagina quanto não vale um peixe desses vivo no sudeste? Temos que lutar e divulgar o pesque solte dessas matrizes a todo custo. Como pescador, iria gostar de ter pinimas em 3 marias, mas acho muito pouco provável. 

Creio que em breve teremos mais notícias, espero também que seja um tucunaré de porte maior para nos dar mais alegrias,vou ver se consigo as fotos para postar aqui grande abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...