Ir para conteúdo

IMPORTÂNCIA DO USO DO PROTETOR SOLAR


Posts Recomendados

Hoje, minha mensagem vai para os pescadores mais abusados - ou mais ousados? -, no que diz respeito ao cuidado pessoal, mormente, no que se refere ao uso de protetor solar, bonés, roupas adequadas etc.

Eu, particularmente, durante longos anos de minha vida não tive a preocupação necessária com os cuidados necessários, no sentido de cuidar do corpo durante as pescarias. Quando se é jovem, o que não é mais o meus caso, a gente se acha o super homem em pessoa. Nada nos atinge, nada nos preocupa, enfim, achamos que viveremos para sempre sem atentar para detalhes importantíssimos, que, às vezes, só se manifestam quando a gente já não tem mais aquele pique para enfrentar a realidade do corpo envelhecido. Já tive alguns percalços em pescaria. Ano passado fui surpreendido por uma espécia de "virose", que é quando a gente não sabe o tipo de mal que nos acomete. Ainda bem que haviam 2 médicos no grupo e fui prontamente medicado. Esta brincadeira me custou os dois últimos dias de pescaria em Santa Isabel.

Agora, de janeiro para cá, ao regressar de uma pescaria no Tocantins, mais precisamente no Lago do Peixe, percebi algumas bolhas de queimadura de sol no rosto, nos lábios etc. Imediatamente comecei a usar a medicação necessária. Infelizmente, uma das bolhas se transformou numa pequena ferida (no nariz) que teimava em não cicatrizar. No fim de maio procurei um dermatologista que me encaminhou para um oncologista. Diagnóstico: CBC. Carcinoma Basocelular, o famoso câncer de pele. Claro que este tipo de carcinoma não aparece de um dia para outro.Ele é o resultado de anos de exposição ao sol sem os cuidados necessários. Bom, para finalizar, segui as orientações médicas, as consultas necessárias e fui submetido à devida cirurgia no nariz. Agora é torcer para que tudo dê certo. Claro que ninguém precisa ficar alarmado. Não quero dizer que todo pescador está sujeito a isto. Minha pele é bastante clara e isto é um convite para os mais desavisados. Só para deixar claro: este tipo de câncer é o menos agressivo, não cria mestástase nem mata ninguém. Só precisa ser tratado. O estrago é grande e pode deixar o nariz com sequelas. Qualquer dúvida é só consultar as matérias a respeito do assunto. Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas bah Xará..

Não assusta que vais tirar de letra! Já passei por isso (exatamente igual ao teu caso) e a opção foi queimar com um bisturi elétrico...

Depois disso tenho ido nas pescarias  fazendo exatamente o que preconizas: protetor solar na carcaça!!!

A única coisa que senti na cirurgia(?) foi um cheirinho de churrasco, mas em compensação ganhei uma bela cicatriz no nariz que é a prova da minha vitória...

Grande abraço e tamo junto!

Kruel

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo João,

Importante é ter descoberto à tempo de tratamento.

Esquema de pescar com segurança no trajar e na proteção é essencial !

E como disse o JCK, serve até de "troféu" para prosear com os netos...

Sucesso para você !

Lá em SIRN presenciei sua "virose" que também tive e perdi um dia de pescaria (não teve prejuízo, pois peixe não havia...) !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhoras Sr. João, é uma pena que nem todos nós tomamos cuidados (me incluo) com nossa saúde principalmente com a pele pois ficamos o dia todo debaixo daquele sol de rachar mamona, hoje em dia me cuido mais e alguns que não estão acostumados com nossas particularidades nesse ramo da pesca até acha que exageramos de mais, com roupas especificas (que sabemos que ajuda), óculos, manguitos e protetores para a cabeça/rosto ai o jeito é falar que é assim que gostamos e não estamos incomodados.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço votos para sua recuperação o mais rápido possível!

Muito obrigado pelo simples fato de nos orientar a todos, para aqueles que ainda não tenham o devido cuidados com sua exposição ao raios do sol violento, passam a se cuidar de todas as formas!

 

joia:::joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr João,seu alerta é mais do que válido...Dias de prazer hoje não podem por nosso descuido ou simples empolgação se tornarem em dias mais "conturbados" no futuro...Mas tenho certeza que essa o sr tira de letra e a recuperação será tão rápida que daqui uns dias já estará nos postando um grande relato de pescaria!

Abços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza logo estará de volta as pescarias. Fizeste um alerta muito importante, é fundamental o uso de protetor solar e também das roupas com proteção solar, digo porque mesmo diante da pouca experiência que tenho na pesca, já sofri por causa de queimaduras do sol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...