Ir para conteúdo

AJUDA - VARAS VENATOR


Edu_Nakiri

Posts Recomendados

Olá amigos, tudo bem ?

Estou olhando essas varas Venator e fiquei com algumas dúvidas e queria a ajuda de quem conhece a bagaça... rs

Antes existia uma vara "VENATOR". Ela era basicamente preta.

Agora existe a "VENATOR SE" e a "VENATOR SW"... Uma vermelha e a outra azul e preta.
Entre estas duas, eu já descobri que o que muda é apenas o tamanho, os componentes são os mesmos (muda cor, disposição de passadores, etc. Mas é a mesma vara)

E qual a diferença entre essa Venator "antiga" E essas novas ? Alguém sabe me dizer ? Era melhor, pior, mesma coisa ?

Estou pensando em pegar uma 5'6" 17lb (p/tucuna azul) e uma 6' 25 lb (p/AM)... Ambas desse modelo "antigo". Valem à pena ?  (ambas para zara/stick/jig)



Agradeço a ajuda !

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, basicamente a diferença são os cabos e os reel seat fujis. A venator "antiga" ou VN possui o cabo de cortiça "inteiriço", vinha com reel seat ECS e na versão 17 lbs é mais pesadinha que as venator SE e SW. Mas o blank e outros componentes continuam iguais, IM-11 (melhor blank da MS na minha opinião, pois é leve e aguenta muito mais que o IM-10 das ligers, HF BG etc), passadores Fuji, régua ...

Venator "antiga" ou VN: Cabo de cortiça inteiriço, reel seat ECS e mais "pesadinha".

Venator SE: Cabo bipartido de cortiça e EVA e 2 tipos de reel seat (o ACS e o SK - skeleton). *Parece que as novas não vem mais com o SK 😥

Venator SW: Cabo bipartido de cortiça e EVA e reel seat ECS.   

Se atente para o reel seat. Eu prefiro o reel seat ECS (mais liso e sem reentrâncias p/ o encaixe do dedo). Aí vai depender do seu gosto pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma Venator SW 14lbs 6'4", usava pra pescaria com jig head, vara que passa muita sensibilidade, excelente de arremesso, muito leve e ação perfeita pra esse tipo de pescaria.

Porém consegui quebrar a vara, a culpa foi minha, o jig head trancou no fundo e eu puxei com um pouco a mais de força, exagerei e quebrou, ERRO MEU.

Já vi muitos relatos afirmando que esse blank venator é frágil e acontecem quebras com bastante frequência, porém somente os blanks das varas montadas, o blank venator vendido separado é um blank diferente e mais resistente, segundo alguns rod builders aqui da região, como eu não manjo nada do assunto, confio na opinião deles, mas não posso afirmar nada. O QUE EU POSSO AFIRMAR É QUE A MINHA VARA QUEBROU POR ERRO MEU, em momento algum vou desmerecer a vara que é excelente na minha opinião.

Vou reaproveitar os componentes da vara venator quebrada e montar uma custom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafa !!!

Cara, se a Venator é IM11, é um blank fino e sensível mesmo. Eu tive uma Rapala SHIFT por anos e nunca deu problema, enquanto haviam vários relatos de varas quebradas. Aí uma vez eu emprestei a minha vara prá um amigo e adivinha ? Quebrou a ponta (a linha fez um laço na ponta e ele não viu).
Blanks IM11 e finos tem que ter muito cuidado mesmo, não são tratores. Espero que seja esse o caso... rs

Obrigado pela dica !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blanks IM11 são "secos", o que dão maior sensibilidade em trabalho de iscas como Jig Head, porém batidas em borda de barco durante locomoção

até pontos de pesca ou simples batidas de iscas podem fragilizar o blank e em um arremesso basico esse pode se partir. São varas que precisamos

ter o maior cuidado possível principalmente no transporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...