Ir para conteúdo

Yamaha 30hp primeiras impressões


Posts Recomendados

Depois de 10 anos com o famoso e excelente Mercury 25 Seapro resolvi recentemente trocar de motor.  Estava entre o Mercury 30 que é o mesmo motor que o Seapro ou partir para novo Yamaha 30hp.  Sempre gostei de Yamaha tb, porém nessa faixa de potência já era sabido que os Mercurys eram muitos melhores tanto preço, desempenho e consumo e mesmo amigos relutando falando que não deveria sair da Mercury resolvi ir de Yamaha. Cotei em alguns locais e acabei fechando com a Multibarcos pois fica a apenas 30km daqui.  Hj estreei o bicho

Primeiras impressões:   Sem duvida o acabamento da Yamaha é bem melhor, pintura, capô,  borracha do manche , tanto internamente como externamente.   Ponto fraco ainda acho aquele sistema de trava quando bascula o motor que no Mercury é automatico e o da Yamaha é o mesmo desde os modelos quadrados, além do cambio na lateral que o Mercury tb tem, podiam colocar a alavanca na frente igual o 15 e 40hp.  E aquela caixa de ferro que a Yamaha manda os motores dá um trabalho tirar fora que machuca a mão, prefiro as caixas de isopor mesmo. 

O motor é mais estreito que o Mercury, achei mais fácil de carregar.

A partida em principio um pouco mais pesada( pode ser pq o motor estava novo)  . O Sistema de mangueira com dois engates assim como nos Tohatsu é mais prático que a Mercury, principalmente  pra quem passa a mangueira pelo orifício do banco do barco e quer retirar só o tanque pra abastecer. 

Desempenho: 

Meu Mercury Seapro utilizando hélice 9.9 x12  em duas pessoas( eu 120kg e meu primo 100kg) elétrico e bateria  atingia no meu barco  46 a 47km/h a 5.400rpm.  No novo Yamaha eu assustei, o motor mesmo novo e mistura dobrada atingiu 48 a 49km/h a 5500 rpm com hélice 9.9 x 13 e como o grande Reginaldo Herrera aqui mesmo postou se for um conjunto ou peso mais leves será necessário até uma hélice 14  (  fiz burrada pois já tinha comprado um passo 12 acreditando que a 13 seria muito, kkkkk, vai ficar de reserva ou vou ter que trocar).  Velocidades essa aferida em represa, meu barco é uma Semichata 6m, 52cm de borda , 1.35m de boca e 85kg aproximadamente. 

O motor surpreendeu em potencia  e velocidade , está muito forte ,  arrancada mudou, parece até um 40hp, hehehehehe. Não tem nada a ver com os 25 Bolinha antigos

Consumo:  Ainda não dá pra tirar conclusão, pois motor tá sendo amaciado ainda, mas pelo pouco que andei e pelo tempo de esgotar acredito que beba um pouco mais que o Mercury sim.  Eu fiz um teste  de consumo andando de um ponto a outro pra pescar piapara com o Mercury a 100% de rpm utilizando uma garrafa pet, farei o mesmo com Yamaha assim que puder andar a 100% direto. 

Lembrando que esse é um relato,  não um veredito, não se deve tirar conclusões prévias . A comparação foi feita com o MEU Seapro  que inclusive está a venda aqui no fórum, motor em  muito bom estado e 100h de uso aproximadamente

Mercury é um motor que anda muito e bebe pouco e custa um pouco menos isso já é mais que provado, mas esse novo 30 da Yamaha vai começar a fazer frente  motor surpreendeu

37376129_1786450221452761_52154861230604

37488103_1786450278119422_5785166389018837342747_1786450371452746_49437046255439

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Guto Pinto disse:

Depois de 10 anos com o famoso e excelente Mercury 25 Seapro resolvi recentemente trocar de motor.  Estava entre o Mercury 30 que é o mesmo motor que o Seapro ou partir para novo Yamaha 30hp.  Sempre gostei de Yamaha tb, porém nessa faixa de potência já era sabido que os Mercurys eram muitos melhores tanto preço, desempenho e consumo e mesmo amigos relutando falando que não deveria sair da Mercury resolvi ir de Yamaha. Cotei em alguns locais e acabei fechando com a Multibarcos pois fica a apenas 30km daqui.  Hj estreei o bicho

Primeiras impressões:   Sem duvida o acabamento da Yamaha é bem melhor, pintura, capô,  borracha do manche , tanto internamente como externamente.   Ponto fraco ainda acho aquele sistema de trava quando bascula o motor que no Mercury é automatico e o da Yamaha é o mesmo desde os modelos quadrados, além do cambio na lateral que o Mercury tb tem, podiam colocar a alavanca na frente igual o 15 e 40hp.  E aquela caixa de ferro que a Yamaha manda os motores dá um trabalho tirar fora que machuca a mão, prefiro as caixas de isopor mesmo. 

O motor é mais estreito que o Mercury, achei mais fácil de carregar.

A partida em principio um pouco mais pesada( pode ser pq o motor estava novo)  . O Sistema de mangueira com dois engates assim como nos Tohatsu é mais prático que a Mercury, principalmente  pra quem passa a mangueira pelo orifício do banco do barco e quer retirar só o tanque pra abastecer. 

Desempenho: 

Meu Mercury Seapro utilizando hélice 9.9 x12  em duas pessoas( eu 120kg e meu primo 100kg) elétrico e bateria  atingia no meu barco  46 a 47km/h a 5.400rpm.  No novo Yamaha eu assustei, o motor mesmo novo e mistura dobrada atingiu 48 a 49km/h a 5500 rpm com hélice 9.9 x 13 e como o grande Reginaldo Herrera aqui mesmo postou se for um conjunto ou peso mais leves será necessário até uma hélice 14  (  fiz burrada pois já tinha comprado um passo 12 acreditando que a 13 seria muito, kkkkk, vai ficar de reserva ou vou ter que trocar).  Velocidades essa aferida em represa, meu barco é uma Semichata 6m, 52cm de borda , 1.35m de boca e 85kg aproximadamente. 

O motor surpreendeu em potencia  e velocidade , está muito forte ,  arrancada mudou, parece até um 40hp, hehehehehe. Não tem nada a ver com os 25 Bolinha antigos

Consumo:  Ainda não dá pra tirar conclusão, pois motor tá sendo amaciado ainda, mas pelo pouco que andei e pelo tempo de esgotar acredito que beba um pouco mais que o Mercury sim.  Eu fiz um teste  de consumo andando de um ponto a outro pra pescar piapara com o Mercury a 100% de rpm utilizando uma garrafa pet, farei o mesmo com Yamaha assim que puder andar a 100% direto. 

Lembrando que esse é um relato,  não um veredito, não se deve tirar conclusões prévias . A comparação foi feita com o MEU Seapro  que inclusive está a venda aqui no fórum, motor em  muito bom estado e 100h de uso aproximadamente

Mercury é um motor que anda muito e bebe pouco e custa um pouco menos isso já é mais que provado, mas esse novo 30 da Yamaha vai começar a fazer frente  motor surpreendeu

37376129_1786450221452761_52154861230604

37488103_1786450278119422_5785166389018837342747_1786450371452746_49437046255439

 

@Guto Pinto Parabéns pela aquisição. Mas até essa faixa dos 30HP, não seria interessante um Suzuki?

Agora a partir dos 40HP´s a briga fica boa entre Yamaha e Mercury

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edu Garcia disse:

@Guto Pinto Parabéns pela aquisição. Mas até essa faixa dos 30HP, não seria interessante um Suzuki?

Agora a partir dos 40HP´s a briga fica boa entre Yamaha e Mercury

Tb é um ótimo motor mas o bicho pesa 60kg, 8kg a mais que o Mercury e Yamaha e tem uma rede de assistencia muito menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

O Guto,esse motor é diferente dos outros Yamaha 25hp que se passavam para 30?Ou é o mesmo motor e carburador somente sem o limitador do acelerador?

Não andei no Yamaha 25 faixa amarela,  na verdade aquela história que se passava pra 30hp não foi nenhuma informação oficial da Yamaha.  Pelo que o Reginado Herrera postou o 25 tinha até que abaixar a hélice de 13 pra 12 pra ter um desempenho melhor.  O meu esse fds  em 3 pessoas de mais de 100kg de média tralha bateria elétrico ficou a 5.180rpm mesmo com hélice 13 original e velocidade de até 45km/h, isso que não ajustei altura, etc, e motor está com mistura dobrada, sendo que em 2 pouca tralha ou sozinho o motor já está estourando giro passando de 5500 que é o máximo do Yamaha.   O bloco e externamente o motor parece ser o mesmo dos bolinhas , mas tá muito mais forte, meu irmão pilotou ele tb e tds amigos que andaram acharam que o motor tá bravo mesmo. Como disse é cedo pra falar mas tenho  quase certeza que esse motor vai dar pau no Mercurys /Tohatsus. Resta saber o consumo como vai ficar.   Eu gastei 8 litros  em 1h e 30min porém estava amaciando ainda andei pouco tempo no talo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim...beleza meu amigo... provavelmente vai andar mais que Mercury sim...Depois se amaciado, posta o resultado pra galera...Esse motoe Yamaha vai dar muito o que falar,pois a Yamaha tinha perdido muito espaço.Mas se fizerem um motor andador,feito pra nossa gasolina, qualidade e consumo.. Concerteza as pessoas vão preferir mais o Yamaha do que o mercury.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Teste consumo feito.  No mesmo trecho que no Mercury eu gasto 1.7 litros no Yamaha gastei 1,950l litros.  Ou seja 15 %  de consumo a mais pra percorrer o mesmo trajeto que pelo GPS dá 6.8km.   Achei bem pouca diferença,   e pelos números realmente o motor está seus 10% mais econômico que versão 25hp.  Isso andando  a 100% .   A príncipio o motor está 5% mais veloz que meu Seapro e consome 15% a mais.  Se transferir isso pra um local onde se anda muito, se no Mercury vc gasta 20 litros no Yamaha  gastará 23 litros  pra realizar  o mesmo trajeto e o Yamaha chegará um pouco na frente, na média de velocidade ele está andando 1.5 a 2km/h a mais . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Junior de Camargo disse:

O guto ....como vc disse andando 100 % tá fazendo quase 3.5 km litros certo?? Mas se andar normal..vc acha que ele fará mais km litros??

Concerteza amigo,o meu Mercury 30hp  já chegou a andar 21 km gastando somente 2 litros se gasolina..

Era um dia chuvoso e muito frio em que andamos a 23km/h com o giro em 2500~3000 RPM.Pra fazer ideia eu andei 30 minutos marcados no Conta giros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Concerteza amigo,o meu Mercury 30hp  já chegou a andar 21 km gastando somente 2 litros se gasolina..

Era um dia chuvoso e muito frio em que andamos a 23km/h com o giro em 2500~3000 RPM.Pra fazer ideia eu andei 30 minutos marcados no Conta giros.

E eu tenho certeza que foram 21 km pois marquei no Fishing Points e somente 2 litros pq eu coloquei numa garrafa antes de sair de casa e quando cheguei e eu conferi na mesma garrafa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Teste consumo feito.  No mesmo trecho que no Mercury eu gasto 1.7 litros no Yamaha gastei 1,950l litros.  Ou seja 15 %  de consumo a mais pra percorrer o mesmo trajeto que pelo GPS dá 6.8km.   Achei bem pouca diferença,   e pelos números realmente o motor está seus 10% mais econômico que versão 25hp.  Isso andando  a 100% .   A príncipio o motor está 5% mais veloz que meu Seapro e consome 15% a mais.  Se transferir isso pra um local onde se anda muito, se no Mercury vc gasta 20 litros no Yamaha  gastará 23 litros  pra realizar  o mesmo trajeto e o Yamaha chegará um pouco na frente, na média de velocidade ele está andando 1.5 a 2km/h a mais . 

Que show ein Guto, que teste preciso,vai ajudar muita gente.Eu acho que quem compra Mercury 30hp,compra pelo preço e economia; e quem compra Yamaha, compra pela robustez, confiabilidade indiscutível e qualidade,e ainda mais velocidade no caso do 30hp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Junior de Camargo disse:

Então ele está fazendo  quase 3.5 km por litros....este teste  vc fez sozinho  ou com mais alguém?? Qual a sua embarcação?? Outra coisa..como pode o 30 ter a mesma cilindradas  do 25 a acho q é  495 cilindrada

Em 3 sem tralha, com Seapro eu fiz com 2 e tralha . Barco semichato 6m borda alta 85kg de peso.  3 pessoas com média de 100kg.    Quanto CC é normal motores  de mesma potencia utilizarem o mesmo bloco mudando apenas o sistema de carburação ou injeção.  Existem inumeros motores assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Junior de Camargo disse:

Então ele está fazendo  quase 3.5 km por litros....este teste  vc fez sozinho  ou com mais alguém?? Qual a sua embarcação?? Outra coisa..como pode o 30 ter a mesma cilindradas  do 25 a acho q é  495 cilindrada

Amigo,me entrometendo um pouco..rsrsrs, ter mais cilindrada não significa mais velocidade...O Mercury 30hp tem 430cc e sempre andou mais do que o Yamaha 25hp que tinha 496cc e o mercury também é mais econômico,o Yamaha já bebe mais....mas esse modelo o qual o Guto comprou é o mesmo formato do Yamaha 25hp,com as mesmas cilindradas,mas com a carburação diferentes...e agora ele está andando mais do que o mercury 30hp...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Junior de Camargo disse:

O guto ....como vc disse andando 100 % tá fazendo quase 3.5 km litros certo?? Mas se andar normal..vc acha que ele fará mais km litros??

Sim, em média os motores de popa chegam mais longe com o mesma quantidade de combustível andando em velocidade de cruzeiro, que é normalmente 75 a 80% da aceleração total. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Junior de Camargo disse:

21 km com 2 litros

É...eu marquei a distância no Fishing Points, aquele aplicativo..Mas veja bem..estava chovendo e mt frio..Fomos embora com o giro mt baixo e velocidades entre 15 a 20km/h e andou 21km com 2 litros.

Mas preste atenção,era em uma represa com aguas calmas.O motor engatado na lenta anda a 11km/h .kkkkk...por isso ele bebe pouco,pois pra andar a 15km/h o giro é mt baixo,mas ninguém aguenta andar tão devagar,se fosse pra andar a 15km/h eu compraria um motor 5hp..kkkk

Mas nesse dia foi uma exceção e um exemplo que lhe dei...

No meu uso normal ele faz 4 a 4,5 km/l, dependendo do peso do barco.

Editado por Taylor Oliveira
Falta de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...