Ir para conteúdo

Alicate de contenção, usar ou não?


Posts Recomendados

Trago a debate uma questão que vejo constantemente sendo levantada nos grupos de whats e facebook, longe de ter uma resposta unânime e definitiva.

Uso o alicate com muita moderação, mas o fato é que quando comecei a pescar, foi uma das primeiras coisas que comprei, influenciado pelos vídeos dos grandes canais de pesca. Só depois de um tempo, com a experiência e após cometer alguns erros graves (machucar peixes) é que tomei consciência de como deve ser usada tal ferramenta. 

Um abraço e até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião: Em rios e mares,principalmente na pesca com artificial,é uma ferramenta primordial.

Em pesqueiro,concordo com a proibição devido ao fato de que muitos pescadores não sabem utilizar e podem machucar o peixe.

Mas também,há a opção de alicates de plástico hoje em dia,no formato daqueles antigos "bocas de jacaré".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Minha opinião: Em rios e mares,principalmente na pesca com artificial,é uma ferramenta primordial.

Em pesqueiro,concordo com a proibição devido ao fato de que muitos pescadores não sabem utilizar e podem machucar o peixe.

Mas também,há a opção de alicates de plástico hoje em dia,no formato daqueles antigos "bocas de jacaré".

Obrigado por dar a sua opinião😃. Ainda não vi pessoalmente esses alicates novos, mas me parecem bem menos agressivos que os antigos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Minha opinião: Em rios e mares,principalmente na pesca com artificial,é uma ferramenta primordial.

Em pesqueiro,concordo com a proibição devido ao fato de que muitos pescadores não sabem utilizar e podem machucar o peixe.

Mas também,há a opção de alicates de plástico hoje em dia,no formato daqueles antigos "bocas de jacaré".

Com isca artificiais, principalmente plugs é indispensável na minha opinião, no jig head até da pra deixar de lado, dependendo do peixe.

Em pesqueiro, nas traíras é indispensável também.

Eu sempre uso pescando com plugs, sem condições tirar a isca da boca do peixe com uma garateia balançando ao lado da sua mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo bem franco.

Alguns itens que acho relevante nesse tema:

1) A empresa que inventou gastou uma grana preta na área de desenvolvimento e de repente optamos por condenar o uso desse equipamento?

2) As pessoas condenam o uso do alicate de contenção, mais nunca vi ninguém comentar sobre o comportamento do pescador (não generalizando)... cara tá no pesqueiro, de fogo, pega um tamba e quer dançar o tango com o peixe pregado no alicate??? Óbvio que vai machucar... isso é só exemplo do comportamento, ficaria a noite inteira aqui contando casos de uso super abusivo do alicate...educar é importante.

3) Pesca e cia publicou uma pesquisa sobre esse assunto que esclarece bastante a questão (dá uma olhada no site deles)

Agora a minha opinião pessoal sobre o caso:

Para facilitar, é mais fácil difundir aos brasileiros a ideia de que o alicate é indispensável na pesca com iscas artificiais e totalmente dispensável para outras modalidades.

Obs: Acho esse um tema extremamente delicado.. recentemente tivemos uma reportagem sobre o uso do alicate de contenção amparando uma projeto político de controle de pesca esportiva com a alegação de maus tratos.. basicamente um tiro no pé.

Abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que na pescaria com iscas artificiais é indispensável tanto para a nossa segurança com a do peixe que ao ser segurado pela mão pode escorregar e cair no chão que é muito mais prejudicial para ele.

Nos pesqueiros (pesque e pague) a utilização tem que ser 0, o correto é só o uso do pulsa (passaguá), nesse tipo de local não tem a desculpa que o utensilio é grande e desconfortavel para carregar, ele foi feito para isso mesmo, o alicate não consegue segurar um tamba de 20Kg, ele vai se soltar e cair no chão ou vai rasgar a boca do peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Com isca artificiais, principalmente plugs é indispensável na minha opinião, no jig head até da pra deixar de lado, dependendo do peixe.

Em pesqueiro, nas traíras é indispensável também.

Eu sempre uso pescando com plugs, sem condições tirar a isca da boca do peixe com uma garateia balançando ao lado da sua mão.

A segurança tem que estar em primeiro lugar, já vi muitos acidentes, e quase já me acidentei ao tentar tirar o plug da boca de uma traíra sem o alicate de contenção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Sendo bem franco.

Alguns itens que acho relevante nesse tema:

1) A empresa que inventou gastou uma grana preta na área de desenvolvimento e de repente optamos por condenar o uso desse equipamento?

2) As pessoas condenam o uso do alicate de contenção, mais nunca vi ninguém comentar sobre o comportamento do pescador (não generalizando)... cara tá no pesqueiro, de fogo, pega um tamba e quer dançar o tango com o peixe pregado no alicate??? Óbvio que vai machucar... isso é só exemplo do comportamento, ficaria a noite inteira aqui contando casos de uso super abusivo do alicate...educar é importante.

3) Pesca e cia publicou uma pesquisa sobre esse assunto que esclarece bastante a questão (dá uma olhada no site deles)

Agora a minha opinião pessoal sobre o caso:

Para facilitar, é mais fácil difundir aos brasileiros a ideia de que o alicate é indispensável na pesca com iscas artificiais e totalmente dispensável para outras modalidades.

Obs: Acho esse um tema extremamente delicado.. recentemente tivemos uma reportagem sobre o uso do alicate de contenção amparando uma projeto político de controle de pesca esportiva com a alegação de maus tratos.. basicamente um tiro no pé.

Abraço,

 

Com certeza não deve ser proibido, acredito que falte ainda informação quanto ao uso, alias falta muita informação sobre o pesque e solte. Claro que quem tem interesse acaba encontrando as informações, mas deveria estar mais acessível, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TiWillian disse:

Também acho que na pescaria com iscas artificiais é indispensável tanto para a nossa segurança com a do peixe que ao ser segurado pela mão pode escorregar e cair no chão que é muito mais prejudicial para ele.

Nos pesqueiros (pesque e pague) a utilização tem que ser 0, o correto é só o uso do pulsa (passaguá), nesse tipo de local não tem a desculpa que o utensilio é grande e desconfortavel para carregar, ele foi feito para isso mesmo, o alicate não consegue segurar um tamba de 20Kg, ele vai se soltar e cair no chão ou vai rasgar a boca do peixe.

Concordo, e ocorre que quanto maior o peixe, mais fácil o risco de acidente. Falta ainda muita informação nos pesqueiros, querem proibir uma série de coisas, mas na verdade deveriam ensinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2018 em 13:48, Carlos Robaert disse:

Obrigado por dar a sua opinião😃. Ainda não vi pessoalmente esses alicates novos, mas me parecem bem menos agressivos que os antigos. 

Nem sempre... Já vi cada coisa... ☹️

As pontas desses alicates de plástico são maiores dos que os alicates modelo boga grip tradicionais... 

O pessoal pega o peixe e para posar como o peixe para foto, vira o alicate e esquece que a boca do peixe está ali no meio das duas pontas do alicate... é cada rombo na boca do peixe... já entrei em discussões sérias no face por conta disso, com guias de pesca...  vi que não mudou em nada, então parei... deixa eles tomarem as conclusões com o tempo.

Então, hoje eu penso que o que prejudica não é o alicate e sim o pescador despreparado, que não sabe usar os equipamentos que tem...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2018 em 22:00, Rogério Araujo Pinheiro disse:

... cara tá no pesqueiro, de fogo, pega um tamba e quer dançar o tango com o peixe pregado no alicate??? Óbvio que vai machucar...

 

O Rogério resumiu muito bem nessa frase acima... muto pior que os possíveis danos provocados pelo alicate, são as atitudes de alguns pescadores exibicionistas e sem nenhuma noção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Octávio Justo do Amaral disse:

Nem sempre... Já vi cada coisa... ☹️

As pontas desses alicates de plástico são maiores dos que os alicates modelo boga grip tradicionais... 

O pessoal pega o peixe e para posar como o peixe para foto, vira o alicate e esquece que a boca do peixe está ali no meio das duas pontas do alicate... é cada rombo na boca do peixe... já entrei em discussões sérias no face por conta disso, com guias de pesca...  vi que não mudou em nada, então parei... deixa eles tomarem as conclusões com o tempo.

Então, hoje eu penso que o que prejudica não é o alicate e sim o pescador despreparado, que não sabe usar os equipamentos que tem...

Abraços!

Concordo, o maior problema é a falta de informação a respeito do uso, por isso gravei esse vídeo. Quando comecei a pescar comprei um alicate, só porque via nos vídeo, não tinha a menor ideia de como usar, e por sorte não machuquei muitos peixes. Espero que ao ver o vídeo outros pescadores que estão começando, não cometam os mesmos erros que eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Carlos Robaert disse:

Concordo, o maior problema é a falta de informação a respeito do uso, por isso gravei esse vídeo. Quando comecei a pescar comprei um alicate, só porque via nos vídeo, não tinha a menor ideia de como usar, e por sorte não machuquei muitos peixes. Espero que ao ver o vídeo outros pescadores que estão começando, não cometam os mesmos erros que eu.

Boa !

Vamos tentando aos poucos!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...