Ir para conteúdo

Mudar posição da garateia na isca de hélice.


Posts Recomendados

Boa tarde amigos! 

Procuro pôr uma vara para carretilha Albatroz Enzo lll 6' 25 lbs para puxar hélice em S.I.R.N. meu fornecedor me ofereceu uma de 6,3' tenho 1,94 m de altura então acredito que 10 cm à mais não fará diferença porém a grande dúvida é a seguinte:

A vara de 6' é mais rígida quê à vara de 6,3' ou são iguais nesse quesito ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigos boa noite!

Vale à pena modificar isca de hélice mudando a garateia da parte de trás da isca para parte inferior da mesma. Assim livrando o hélice. Para pesca de Tucunaré Açu?

Sim vale a pena, tanto que muitas marcas já tem mudado de fábrica. Quanto a vara fica com a 6' para puxar hélice, mesmo você sendo grande a vara ainda pode ficar tocando na água se for maior do que isto.

Muito sucesso na sua pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma opinião diferente do Eder....

Para que a isca trabalhe bem, com uma vara 6'3 você não vai precisar puxar até encostar na água...  Em janeiro deste ano puxei hélice por algumas horas como uma vara 6'6 do meu parceiro... eu tenho 1,88 de altura... e em nenhum momento a ponta da vara tocada a água... essa é grande sacada de uma vara 5'6 para hélice para uma 6'0, 6'3, 6'6... o angulo de trabalho é menor, devido ao comprimento da vara.... pense nisso...

Sobre a hélice, por alguma vezes (minoria) a garateia traseira pode enroscar na hélice e matar o trabalho da isca... isso pode ocorrer bem naquele arremesso que não poderia acontecer isso... kkk

Sempre usei as tradicionais, nunca tive problema. Este ano vou experimentar esses modelos com as das garateias na barriga ao invés de uma na barriga e outra no pitão traseiro.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas duas questões me interessam muito. Já li alguma matéria sobre tamanho dos caniços em relação ao altura do pescador. Sou baixinho e comecei pescando com vara de 5´3 pois me pareciam mais corretas para minha altura. Acabei testando as mais longas em função dos inúmeros relatos, inclusive um do Pepe Melega, que diz ter 1,70 se não me engano, e usa varas de 6´6 pés.  Após muuitos arremessos e muuuitos arremedos de arremessos, passei usar 5,´6 e 5´8. Agora acho que me adaptei com a 5´8. O movimento inicialmente parecia mais difícil por bater na água mas corrigi minha postura e hoje pesco com vara mais longa e não atrapalha. 

Já na questão das hélices x varas rápidas, acho que as varas mais longas e rápidas são sim as melhores, desde que compatíveis com as habilidades x tamanho do pescador.

Mas devemos comprar as de ação rápidas ou extra-rápidas e aqui diferencio as rápidas das extra pelo tamanho das iscas por entender que facilitam no momento de traciona-las e assim cansamos menos com os movimentos realizados. Por isso naquelas de 11cm uso as rápidas e para maiores e mais pesadas uso extra-rápidas.

Esperamos mais comentário do Marcel Werner, Fabrício, Pepe e outros feras dessa arte.

Eles tem conhecimento da matéria e didática afinada para nos esclarecer os pontos duvidosos.

Aguardamos os  companheiros suas indefectíveis opiniões...

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal as infos dos colegas, na minha humilde opinião, vara é uma coisa muito particular, eu acho q o correto é fazer igual o amigo fez, testar até você achar o q te deixará mais confortável, claro, que isso vai te custar dinheiro, "tempo" e etc, mas se a sua intenção é encontrar a melhor opção, principalmente para Helice, que é uma pescaria que cansa e exige bastante, eu acho q vale a pena, eu ainda estou na procura da minha ideal para arrasto, para bater, a minha opção preferida e uma extra rápida de 5'10 que tenho. Vou fazer uma outra vara para teste na ideia de arrastar, ano passado testei uma vara 6.1 e gostei bastante, e achei q o arrasto, me cansou menos, cheguei mais inteiro no final do dia, rs, porém, achei q o cabo deveria ser um pouco mais longo, então estou pra testar uma 6.3, extra fast, com um cabo um pouco mais alongado de forma que eu encaixe embaixo do braço para dar melhor alavanca, tenho 1,79.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, amigos!

Sobre a garatéia no pitão da hélice: costuma enroscar na hélice, atrapalhando (Johnny Hoffmann já deu a dica do termo-retrátil pra resolver). Mas mesmo assim, é muito raro o Peixe pegar nela, quase sempre é nas da barriga mesmo. E quando pega na garatéia de trás, frequentemente arranca ou destrói este pitão e até a isca. Eu já aboli isso das minhas, até mesmo a Jet 120 uso somente com um anzol Inline 4/0 na barriga e pronto. Se o Peixe bater e não achar o anzol, ele vai bater de novo na maioria das vezes. E fica levinho de puxar.

Quanto à vara: uso 6’6”, se eu fosse grandalhão e forte (como americanos, por exemplo), eu provavelmente usaria 7’ ou mais, como eles usam bastante. Varas mais longas arremessam e trabalham iscas pesadas com menor esforço por parte do pescador.

Atualmente uso Rapala Platinum 25 lb 6’6” para hélices Jet 120, Caribe 6”, Rip 5.25” etc. Para as Woodchopper e Rip 6.25”, adquiri uma Falcon Cara CC8 6’3” que ainda não tive oportunidade de usar.

Espero ter contribuído. Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Amigos muito obrigado pelas dicas e orientações, comprei uma Enzo 3 de 6,3" - 25 lb para puxar hélice, tirei a garateia de trás e coloquei na barriga, gostei do resultado, quanto a vara a minha pesa algo em torno de 130 gr, depois de um tempo arrastando hélice fiquei dependente de "dorflex"... Gostei muito da vara más quero modoficar o cabo e pretendo aliviar peso e deixá-lo um pouca mais curto. Alguém pode indicar quem faz esse trabalho???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...