Ir para conteúdo

Acerto Motor Popa em Barco de Alumínio


Posts Recomendados

Boa noite, tenho um flashbass da Calaça e um Mercury 30 hp instalado e fixo nesse casco.A placa anti-cavitação do motor de popa está alinhada ao fundo do casco, como dizem ser o ideal.Minha dúvida é a seguinte:se eu levantar mais o motor no espelho de popa do barco um pouco,o barco irá ter uma velocidade melhor? Alguém já fez isso num flashbass?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Vagner disse:

Entra em contato com a CAlaça, pergunta la do Joao CAio ele vai te ajudar

A Calaça já faz a propaganda que o barco é feito adequado para o motor..mas minha dúvida foi por causa de um vídeo que vi..vou colocar o link..falando sobre a regulagem de alrura do motor para maior desempenho...vejam...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No flash bass o motor deve ficar o mais alto possível, no meu fica na 3º posição tenho um sea pro, o melhor é ir testando com o peso que o barco normalmente navega.

 Posicione o mais alto possível vc vai perceber que o motor irá ventilar qd acelerar, então abaixe 1 posição, qd vc verificar q o motor não ventilou esta é a posição.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Edson disse:

No flash bass o motor deve ficar o mais alto possível, no meu fica na 3º posição tenho um sea pro, o melhor é ir testando com o peso que o barco normalmente navega.

 Posicione o mais alto possível vc vai perceber que o motor irá ventilar qd acelerar, então abaixe 1 posição, qd vc verificar q o motor não ventilou esta é a posição.

 

 

Opa amigo,acho que você entendeu... não estou me referindo a regulagem do trim do motor...estou me referindo a altura do motor no espelho de popa...sobe o motor no espelho de popa mesmo,com um calço de madeira...

A regulagem do trim o meu fica na 4° de baixo pra cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taylor só testando, não existe receita de bolo, tem barco que na mesma altura do fundo se dá bem, tem barco que não, os meu que são fundos chatos não dá certo a hélice ventila, eu tento deixar 1 polegada a baixo.  Acima do fundo acho muito difícil, fora o risco de aquecer os motores, mesmo o motor refrigerando a pressão de água pode ser pouca, note que nos bass boats os motores além de sensores de temperatura tem sensores da pressão de água de refrigeração.   E por experiência própria o ganho nessa potencia não será  mais que 150rpm e 1 km/h.   Mas resumindo nessa potência se quer melhor desempenho só trocando por um motor maior ou barco por um menor, seleção de hélice e altura ou seja otimizar o motor perfeitamente o ganho é pouco, se chegar a 10% de velocidade final já é muito.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Taylor só testando, não existe receita de bolo, tem barco que na mesma altura do fundo se dá bem, tem barco que não, os meu que são fundos chatos não dá certo a hélice ventila, eu tento deixar 1 polegada a baixo.  Acima do fundo acho muito difícil, fora o risco de aquecer os motores, mesmo o motor refrigerando a pressão de água pode ser pouca, note que nos bass boats os motores além de sensores de temperatura tem sensores da pressão de água de refrigeração.   E por experiência própria o ganho nessa potencia não será  mais que 150rpm e 1 km/h.   Mas resumindo nessa potência se quer melhor desempenho só trocando por um motor maior ou barco por um menor, seleção de hélice e altura ou seja otimizar o motor perfeitamente o ganho é pouco, se chegar a 10% de velocidade final já é muito.  

É eu ja fiz tudo isso, uso a hélice passo 12 sorabo que você me indicou..O giro em 2 pessoas fica em 5500rpm até 5560rpm.. Acho meio muito,o motor berra bem..kkkk ..mas anda a 47km/h,a dúvida referente a altura do motor só veio pelo vídeo da multibarcos,dizendo que esse barco tem regulagem de altura do motor..meu motor fica com a placa anti-cavitação alinhada ao fundo,e rende muito bem...mas tem barcos que vejo colocarem o motor axima do fundo do barco...Guto, me explica uma coisa,as vezes você sabe,qual a hélice original do sea pro?A 9.6x13 ou 9.7/8x13?

Um amigo me indagou esses dias e eu fiquei bolado..a 9.6x13 deve girar mais que a 9.7/8 x 13 neh? O meu com a 9.7/8x13 em 3 pessoas fica bem ruim,mas nunca testei a 9.6x13...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Taylor Oliveira disse:

É eu ja fiz tudo isso, uso a hélice passo 12 sorabo que você me indicou..O giro em 2 pessoas fica em 5500rpm até 5560rpm.. Acho meio muito,o motor berra bem..kkkk ..mas anda a 47km/h,a dúvida referente a altura do motor só veio pelo vídeo da multibarcos,dizendo que esse barco tem regulagem de altura do motor..meu motor fica com a placa anti-cavitação alinhada ao fundo,e rende muito bem...mas tem barcos que vejo colocarem o motor axima do fundo do barco...Guto, me explica uma coisa,as vezes você sabe,qual a hélice original do sea pro?A 9.6x13 ou 9.7/8x13?

Um amigo me indagou esses dias e eu fiquei bolado..a 9.6x13 deve girar mais que a 9.7/8 x 13 neh? O meu com a 9.7/8x13 em 3 pessoas fica bem ruim,mas nunca testei a 9.6x13...

9.6 tem um diametro 0.3 polegadas menor, não deve interferir em nada.  Já ouvi história que tinha que trocar a 9.9 pela 9.6 pois a sáida de escape dá 9.6 era maior não causando falha em alta  devido a restrição, mas isso não procede ao meu ver pois uso helice com escape menor ainda que a original e nunca tive falha alguma. Original é 9.9 x 13, ou 9 7/8 x 13 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Guto Pinto disse:

9.6 tem um diametro 0.3 polegadas menor, não deve interferir em nada.  Já ouvi história que tinha que trocar a 9.9 pela 9.6 pois a sáida de escape dá 9.6 era maior não causando falha em alta  devido a restrição, mas isso não procede ao meu ver pois uso helice com escape menor ainda que a original e nunca tive falha alguma. Original é 9.9 x 13, ou 9 7/8 x 13 

Show...e esse giro de 5500 a 5560 em 2 pessoas ta bom?ou está alto para o motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Show...e esse giro de 5500 a 5560 em 2 pessoas ta bom?ou está alto para o motor?

Tá alto não, Taylor...O SeaPro gira entre 5500 e 5850.

Quando tinha um eu cheguei a comprar uma hélice com passo menor pra ver se ganhava mais final...mas o resultado não foi bom. Pode ficar com a original mesmo.

Se vc subir o seu motor na vertical, o atrito da rabeta na água será menor e o giro irá aumentar. Dê uma testada pra ver como fica...lembrando que fazendo isso, a proa do barco vai descer um pouco...pode acontecer da velocidade final diminuir por conta do casco ter um maior contato com a água. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Tá alto não, Taylor...O SeaPro gira entre 5500 e 5850.

Quando tinha um eu cheguei a comprar uma hélice com passo menor pra ver se ganhava mais final...mas o resultado não foi bom. Pode ficar com a original mesmo.

Se vc subir o seu motor na vertical, o atrito da rabeta na água será menor e o giro irá aumentar. Dê uma testada pra ver como fica...lembrando que fazendo isso, a proa do barco vai descer um pouco...pode acontecer da velocidade final diminuir por conta do casco ter um maior contato com a água. :good:

Beleza,na hora que der um tempo eu vou testar...mas só pra lembrar,a hélice que estou usando é a 9.7/8 x 12 da marca sorabo,essa que atinge 5500 rpm,a original o motor era mt preso,mas nunca conferi o rpm com a original...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2018 em 15:48, Taylor Oliveira disse:

 

Fala galera,hoje enfim fui pescar.Eu analisei bem e não achei conveniente mexer na altura do motor no espelho de popa.O motor já fica muito alto,e se eu levantar mais, provavelmente terei problemas com a água e com ventilar.

Fiz uns testes, coloquei o trim no mais alto possível sem cavalgar...no caso no 5° furo...o barco ganhou 3km/h...mas ficou puxando pro lado direito,mas dá pra regular no leme...

Fiz outro teste:mudei a posição dos ocupantes no Barco usando a 4°furacao do trim,o barco ganhou os mesmos 3km/h..fiquei mt surpreso com a diferença de velocidade em algumas pequenas mudanças....

Resumindo,o flashbass 5.5,que pesa 105kg,com mercury 30hp 2t andou a 48 a 49km/h apenas com algumas alterações...valeu as dicas pessoal... lembrando que eram 2 ocupantes de 80kg cada,bateria 100ah,motor elétrico de 44lbs,2 cadeiras,cooler e as tralhas pra pescar tucunaré.O giro ficou em torno de 5580 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Top Taylor, velocidade de 40hp, meu Seapro com hélice 12 mesmo eu sozinho e meu barco leve estourava giro a 5800 e não passava de 49 , mais que isso só com a 13.   Tá andando igual 40

É cara,essas dúvidas que tenho tirado contigo me ajudou mt a aprender as coisas.Meu motor mesmo com a passo 12, não passava dos 45km/h..Se eu sentar ao lado do piloto a velocidade sobre pra 48-49km/h..e  se eu colocar o trim na 5° posição, posso sentar no banco do meio que anda os mesmos 48-49km/h, mas o motor puxa pra esquerda que nem doido..ae tem de regular o leme de compensação...na próxima pescaria eu vou tentar regular o leme pra ver se fica bom ...mas com o trim na 5° posição,o motor dispara muito mais rápido e levanta demais a frente,so toca a traseira na água..fica até bonito de ver..parece bass boat e não cavalga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Teu motor eh turbinado?

Kkkkk,poxa,bem que poderia,mas estou muito satisfeito com meu motor...na próxima pescaria vou tirar uns prints do Fishing Points e ver se consigo fazer um vídeo navegando..Mas olha, acelerando tudo sozinho, não consegui filmar..kkk vou tentar de novo também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Taylor...rsrs...muito top ver vc "batendo cabeça" com estas regulagens. 

Quando digo q bassboat é uma "cachaça"...um dos fatores é justamente este. As opções de regulares são enormes...Como o trim e o jack plate são hidráulicos na maioria das vezes, conseguimos fazer estes ajustes aí de forma rápida.

E detalhe...com o barco carregado é um ajuste, com ele vazio é outro ajuste, pra velocidade final é outro...e por aí vai.

Mas parabéns pela persistência e pelos resultados obtidos. Seu barco tá voando...palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Show Taylor...rsrs...muito top ver vc "batendo cabeça" com estas regulagens. 

Quando digo q bassboat é uma "cachaça"...um dos fatores é justamente este. As opções de regulares são enormes...Como o trim e o jack plate são hidráulicos na maioria das vezes, conseguimos fazer estes ajustes aí de forma rápida.

E detalhe...com o barco carregado é um ajuste, com ele vazio é outro ajuste, pra velocidade final é outro...e por aí vai.

Mas parabéns pela persistência e pelos resultados obtidos. Seu barco tá voando...palmas::

É rapaz,tenho quebrado a cabeça mesmo..mas no final, fiquei mt satisfeito com o resultado das mudanças..ganhei bastante velocidade, agora falta testar,pois coloquei o trim no mais alto possível e regulei o leme do motor também...agora na próxima pescaria eu posto o resultado..

Mas eu acompanhei sua trajetória..kkkk...

Cara, vou te falar a verdade,um bass boat com um motor de 400hp e uma caminhonete são sonho de consumo..kkk,mas um fato é fora de minha realidade o que se gasta em gasolina e outras coisas num barco desses..kkkk,e sem contar que é fora da minha necessidade..mas é lindo d+ rapaz.. parabéns pois creio que você realizou um sonho...um dia,se Papai do Céu quiser eu chego lá...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Também temos um Mercury 30hp que está com 9 horas de uso, ainda amaciando, num barco que pesa em torno de 120 Kg, já bati os 48km, com hélice original, dois pescadores e mais tralha, praticamente o mesmo resultado do amigo Taylor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Wellington Faustino disse:

Olá amigos!

Também temos um Mercury 30hp que está com 9 horas de uso, ainda amaciando, num barco que pesa em torno de 120 Kg, já bati os 48km, com hélice original, dois pescadores e mais tralha, praticamente o mesmo resultado do amigo Taylor! 

O meu eu não conferi a velocidade sozinho nem em 2 com a hélice original...sei que em 2,na hélice 9.7/8 x 12, anda a 48-49km/h e rpm em 5560 em represa.Em 3 com a mesma hélice,o giro fica em 5450 e velocidades entre 43-46km/h.Em uma pessoa não consegui medir e pilotar ao mesmo tempo..kkkkk virou um cavalo doido..kkkkk...mas eu medi ate 51km/h e depois acabou o espaço..eu tava com pressa de pescar..kkk..o melhor trim no meu barco foi o 4°.O 5° anda a mesma coisa e o barco fica levantando vôo e puxa pra um lado, regulei, ficou a mesma coisa, voltei pro 4° mesmo...

Qual a hélice original do seu motor?O seu é o 30 hp original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Wellington Faustino disse:

Olá Taylor! 

Sim, Mercury modelo novo 30 hp. hélice original 9.9x13

Show,a minha 9.⅞ x 13 tá aposentada na caixa do barco de reserva..kkk...Se você colocar a 9.⅞ x 12 vai ver que seu motor melhora na arrancada e consumo.Eu uso bastante em 2 e 3 ocupantes..a passo 12 se portou muito melhor nas minhas condições de trabalho..kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...