Ir para conteúdo

Instalação do retificador Yamaha 15


Posts Recomendados

Meus caros,saudações, antes de tudo, já pesquisei bastante no fórum sobre o assunto e não encontrei a resposta que eu queria.

A duvida é a seguinte, como instalar um retificador para carregar/manter a bateria (60 amp) do barco ?

Sei que muita gente vai falar, COMPRA PRONTO ! Mas eu sou daqueles que gostam de fazer. 

Comprei um Retificador/Regulador de moto, sim, é o mesmo dos Kit's prontos, paguei 35,00 !

Já pesquisei aqui no fórum e fora dele, mas não achei o esquema de ligação dos terminais.

Aqui vai um vídeo para ilustrar que achei no youtube, aliás, o ÚNICO, mas teve "entendido" que falou que está errado !!!!!

 

 

 

Agora, outro  me falou que o esquema certo é esse 

 

 

WhatsApp Image 2018-09-04 at 12.53.06.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

nilo, vou tentar falar com um amigo q sabe disso rpa vc.... eh q motores portateis nao geram muita energia, entao tem q andar no talo por horas a fio pra repor alguma coisa, nao compensa, vc diminui a rotacao e cai tb a energia, igual mobilete, luz enfraquece ... entao povo nem procura muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião, eu tenho retificador num 15hp meu que veio de fábrica, nunca usei, só usei no Seapro pois ele tem partida elétrica então mantinha a bateria carregada. Retificador num 15hp manda 5amp/h em RPM máximo pra bateria, na minha visão compensa se vc se desloca muito tempo até chegar no ponto de pesca, mesmo assim se vc usa muito o motor elétrico uma bateria de boa qualidade e um carregador bom é muito mais fundamental que o retificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saudações; sou eletrotécnico aposentado e gostaria de te ajudar . aqui no sul do pais acredito que 30% dos motores  utilizam a bobina de energia para repor energia da bateria. temos um custo em torno de R$ 50,00 com componentes ,fios e fusivel de proteção. Sei que você tem peças de moto e se possivel venda e compre o material que descreverei e tenho certeza que você ficara feliz.  Em loja de componentes eletrônicos compre : ponte retificadora de 16 amperes ,uma peça que vale uns R$ 20,00 ,quatro terminais de conexão tipo terminal de fiação de  carro, um porta fusivel  de rosquear e fusivel de vidro de 6A, alguns metros de fio vermelho e preto  2 x 1,5mm flexivel tipo  usado em som automotivo, quantidade equivalente a distancia motor a bateria +- 3metros. ,duas garrinhas jacaré para conexão a  bateria ,vermelha + , preta -. fita isolante 1m.  vou descrever o passo a passo para qualquer leigo executar. a ponte retificadora tem que ser fixada em posição afastada das velas ,melhor lado do motor próximo ao carburador. observe que na ponte retificadora tem dois sinais ~~ e outros dois + - . onde tem os dois sinais ~~ ligue os dois fios vindos do motor . no sinal + ligue o fio vermelho para positivo da bateria e no sinal - ligue o fio cor preto ,negativo da bateria. Eu prefiro fixar ao terminal sinal+ uma ponta do porta fusivel e ligar o fio cor vermelha a outra ponta do porta fusivel tendo assim protegido algum curto circuito indesejável. ligue as garrinhas a bateria observando a polaridade + positivo , - negativo antes de ligar o motor para evitar faiscas. Bom trabalho e qualquer duvida solicite. a corrente de recarga é determinada e maxima dividindo os watts da bobina por 12 volts. exemplo .: 60 w quer dizer 60/12 = 5 amperes máximo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 18/09/2018 em 19:52, Astra-Taranis disse:

nilo, vou tentar falar com um amigo q sabe disso rpa vc.... eh q motores portateis nao geram muita energia, entao tem q andar no talo por horas a fio pra repor alguma coisa, nao compensa, vc diminui a rotacao e cai tb a energia, igual mobilete, luz enfraquece ... entao povo nem procura muito.

perde desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente n sei se vale a pena investir se n for passar mto tempo navegando, talvez seja melhor carregar em casa. vi no mercado livre, um retificador que dizia ser de 25 amp.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-787353977-retificador-de-corrente-bifasico-yamaha-15-40hp-25-amperes-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...