Ir para conteúdo

Botos Adestrados!?!Tem solução??


Posts Recomendados

Bom dia pescadores!

Desculpa eu participar tão pouco do Fórum,mas a correria da vida atrapalha este que é meu hobby preferido,porém sempre que consigo dou uma olhadinha nos tópicos do pessoal...

Este tópico que abro é por causa de um problema que vem me incomodando cada vez mais e parece que piora ano após ano...são os BOTOS que insistem em acompanhar os botes de pesca,muitas vezes na “espreita”,sem dar chance para os peixes que são liberados na tão divulgada modalidade do “pesque e solte”...

Se alguém souber de algum método eficaz pra este problema eu gostaria que compartilhasse para que possamos conseguir soltar nossos peixes pra que tenham vida longa e que possam ficar cada vez maiores!

Ja tive como experiências:

-Boto “quase” mordendo minha mão na hora de soltar um peixe..

-Boto batendo debaixo da canoa num raseiro na hora de soltar o peixe..

-Boto “derrubando” mato porque soltei o peixe bem na beirada..

-Boto agarrando peixe fisgado..

-Boto aparecendo DO NADA na hora da soltura..eles estão se especializando em respirar sem fazer barulho algum!!!

Enfim...procuro uma solução e estou aberto à sugestões...sabendo que este se não for “o melhor” sobre pesca ,com certeza é um dos melhores e mais sérios!

Parabéns pra todos que participam dele!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, amigo. Esse ano no Rio Araguaia, a coisa estava demais.

Não tinha como ficar sossegado. Eles pegavam na isca toda e qualquer hora, ai vc acha que é pirarara, piraiba, e então a surpresa, kkkkk

Foi dificil pescar, quando eles davam sossego até pegamos pirararas, mas ai eles apareciam de novo em bandos, ai .......troca de ponto

mas fazer o que ????????????? é a natureza sei lá que esta desiquilibrando, .........

 

abçrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava lendo aqui e dando risada, pois é exatamente isso que o boto faz... sem vergonha...kkkkk

Já peguei piloteiro em Barcelos que andava com um conjunto (vara+carretilha+linha) e na ponta da linha tinha um chumbo amarrado...

Enquanto batíamos isca no ponto, o piloteiro pegava o conjunto dele e ficava só observando... quando o boto subia perto pra respirar ele arremessava o chumbo na cabeça do boto.... kkkkk o boto fazia aquele estardalhaço na água e depois sumiam.... por 5 min... depois voltavam... kkkkk

Eles já associaram que a voadeira é sinal de comida fácil, ai eles seguem pra garantir a boquinha... besta sou eu.

Tenta essa tática que meu piloteiro usou... não perdemos nenhum peixe para os botos nessa semana.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronnie,vou te falar uma coisa que você não gostar,mas a verdade é que: NÃO HÁ COMO SE FAZER NESSE CASO KKKKKKK.....

Os botos estão sim ,cada vez mais se adaptando a presença do humano em sua casa...ISSO MESMO,SUA CASA!!!!Nós é que somos os errados nessa história,infelizmente rsrsrs....

Eles já aprenderam que onde há "um barco" há sempre comida fácil por perto...Isso ocorreu,na minha opinião,porque os rios que eles vivem,na Amazônia e bacia do Araguaia,à 20,25 anos atrás não tinhamos essa grande quantidade de pescadores amadores que temos hoje...Os barcos foram aumentando e os botos percebendo que cada vez mais o alimento estava ficando fácil,sem precisarem se desgastarem muito caçando pra se alimentarem...É na verdade,um certo desequilíbrio que nós humanos pescadores,acabamos sem querer causando em seus habitats.....Isso somado ao aumento de cardumes de peixes,como no caso do rio Araguaia onde os botos mais perturbam e a cota zero foi implantada com relativo sucesso....Além de que temos que levar em consideração que esse animal é realmente mais inteligente que os outros mamíferos( se não for mais inteligente,é um bicho do capiroto mesmo kkkkkkk) pois como você mesmo disse,eles também aprenderam que "não são bem vistos por esses barcos de pesca" e aprenderem sim muitas vezes a chegarem bem pertinho do barco sem fazer barulho mesmo...Pode parecer mentira,mas eu já presenciei isso mais de uma vez e tenho certeza que muitos outros pescadores também....Mudar as iscas não adianta...Qualquer isca que seja peixe,sendo da região ou não,eles vão pegar do mesmo jeito...Minhocuçu seria uma opção????? Até seria,mas aí acaba despertando o apetite de outros peixes que não mexem muito nas iscas de peixes,como piaus,mandis e pequenos bagres em geral....Acaba ficando pior,visto o preço do minhocuçu....Mas calma,nem tudo está perdido....Esses animais são meio da "pá virada"...Quero dizer que as vezes,em uma determinada pescaria eles não dão sossego nem um minuto,mas passam-se umas,duas semanas,e eles se acalmam,não perturbam tanto...Claro que com isso nunca poderemos contar né,pois não temos nosso tempo a disposição dos botos pra sabermos em qual semana vamos pescar....Mas digo isso,porque como o Magrão citou,esse ano na semana que ele esteve no Araguaia estava muito difícil....Fui pra mesma região 10 dias depois e consegui pescar bem,sem que eles perturbassem tanto...Em alguns pontos era fatal,aí mudávamos de ponto e pescavamos por horas ou quase o dia todo sem eles nem relarem na isca....Vai entender né???!!!

Mas uma coisa é certa:ONDE TEM BASTANTE BOTO TEM TAMBÉM BASTANTE PEIXE. Difícil mesmo é só separar um do outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ronnie, boa tarde.

Boto é coisa de lascar mesmo, mas vou repassar três conselhos que me foram bem úteis.

1) Cuidado quando estiver com peixe iscado e aguardando com ele dentro da água na borda do barco. Já vi botos puxarem e levarem varas e carretilhas caríssimas de gente distraída.

2) Uma coisa que surtiu um certo efeito (não para espantar o boto, mas para enganá-lo um pouco), foram carretilhas com muita linha. Quando usava Tekotas 800 ou Tiagra/Penn 30, os danados localizavam fácil... Quando passei a usar as 50, eles vem nas outras, mas dificilmente acham a isca tão longe (pode ser coincidência, mas nunca pegaram).

3) Quando for soltar a isca, procure colocá-la, sem derrubar na água... quanto mais silencioso voce for ao soltar o peixe, mais dificilmente o boto vai localizar. Experimente arremessar uma isca.... em menos de 30 segundo o boto já achou. Então o segredo é discrição.

Espero ter ajudado. Ou então leva um estilingue com bolinhas de gude kkkkkk  com o tempo voce fica craque kkkkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...