Ir para conteúdo

[PRECISO] Receita de Curimba.


Posts Recomendados

PEssoal, estou a procura de receita de curimba...

Estou com alguns files limpos e queria fazer.

 

Opcoes:

a) na chapa,

b) na grelha da churrasqueira,

 

QUal melhor opcao, como fazer, qual receita ? 

Curimba do rio grande, estou com receio de estar com gosto de barro, alguma dica a respeito?

Esta sem escama ja, ok?

 

Seguem fotos

 

c4.jpg

c3.jpg

c2.jpg

c1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

enfim, ninguem deu sugestões, acabei fazendo do meu jeito mesmo e ficou ESPETACULAR !!!! Muuuiiito boa mesmo!

A curimba é um peixe de pouco costume de ser comido, é notadamente um peixe que revira o fundo do seu habitat em busca de comida, portanto, se ele habitar uma represa ou rio lodoso, certamente vai ter um gosto horrivel de barro, já se for de rio que corre ou fundo cascalho, você terá o prazer de comer uma belíssima carne!

Eu ganhei esses filés que vieram da represa de Guaraci-SP, Rio Grande.

Tive muito receio de fazer e o resultado ficar ruim, mas para minha surpresa ficou maravilhooooooso!!

Vamos as características : carne tenra (a minha ficou muitos dias congelados e mesmo assim já no descongelamento dava pra perceber), com bastante gordura, saborosa (peixe quando congela perde o gosto! e mesmo assim tava otima), tem espinhos sim , especialmente na parte central do filé, mas sao espinhos faceis de serem retirados. A carne rende muito, achávamos que íamos em dois comer 3 filés, ficamos só em 1 pra cada... 

 

Como foi o preparo?

Bom, eu fiquei preocupado com o tal gosto de barro, entao ontem a noite eu passei os files na agua corrente eqto ainda descongelavam, a ideia era tirar o gelo mais rápido e soltar o minimo possivel de sabor da carne, feito isso deixei na assadeira coberto de agua a noite inteira, de manha troquei a agua e recoloquei agua ate a hora do preparo.

Temperei os filés com limão e deixei marinando (3 limões grandes), reservei num pote os demais ingredientes para apurar o gosto e depois marinar:

Alho (fiz uma pasta generosa)

Sal (generoso pq o peixe requer)

Hortela fresco

Alecrim fresco

Orégano

Oleo (bom mesmo era por azeite mas nao tinha eheheh)

Alçafrao (bom pra dar uma corzinha na coisa toda)

Pimenta (eu adoro pimenta mas esqueci de bom! Iria dar mais um gostinho, nao esqueca de por!)

Cebola

Enfim, fiz td isso, triturei, deixei pegando o gosto uns minutinhos e passei generosamente nos filés... Mais uns 40 min marinando.

 

Ascendi a churrasqueira, coloquei uma camada de cebola na grelha, uma camada de tomate em rodelas (aa ideia aqui é proteger um pouco a carne do fogo direto pq nao tinha escamas e manter a umidade geral da coisa toda) a carne, e novamente tomate e cebola, afinal a grelha vai ser girada e ambos os lados tem q estarem iguais neh???

 

Em média uns 20 min o primeiro lado e 15 minutos o segundo lado, fogo médio.

 

Servido no arroz branco, onion ring e o peixe em si...

 

Na boa? Ficou do ca.........

 

De bebida mandamos caipiroska de Absolut com limao siciliano (muito bom tb!)

Seguem as fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...