Ir para conteúdo

Dúvida sobre linha 4x, 8x, 12x


Alexsei

Posts Recomendados

Olá pessoal. Tenho usado a linha da Marine Sporte, vexter 4x. Gostei dela. Estou pensado em passar para uma 8x ou 12x, observei que essas duas são mais macias e as bitolas, não sei porque, são diferentes, pois uma 12x 0,35 é mais fina que uma 4x 0,35.. o que eu penso é a questão de caber mais linha na carreta com uma resistência maior. Observei que a vexter 4x e 8x 0,35 mm tem resistência de 50 libras, já uma 12x da maruri 0,34mm tem resistência de 85 libras. É muita diferença de resistência, e pelo que percebi ela cabe bem mais no carretel. Por outro lado ouvi comentário de que a 12x, e também 8x, estouram muito fácil no arremesso e até em fisgadas ( o que acho meio contraditório já que possui resistência maior). Estou pensando em adquirir a 12x, tendo em vista a bitola, ser mais macia e essa resistência superior. Alguém sabe dizer sobre essas linhas, se realmente são resistentes assim se compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou nenhum expert no assunto más posso te relatar oq passei até hj. :good:

Já fiz uso de "muitas" linhas e de diferentes diâmetros... se o caso do amigo é pesca com iscas artificiais não sei o porquê se preocupar com "caber mais" já que, por mais que utilize uma carretilha de pouca capacidade não será necessário mais que 80m de linha  seila::

Pesco o tucunaré azul em minha região (Reservatório Três Irmãos - rio Tietê) e posso te garantir que à partir do diâmetro 30mm não tive problemas de linhas estourarem em arremesso ou na briga com grandes exemplares. Qdo utilizei linhas abaixo desta medida tinha problemas com o famoso nó de vento, mais qdo o braço estava arrebentado devido a quantidade de arremessos (não economizo arremesso)  ::fishing 

Prefiro as linhas de 8 fios pela maciez e na casa dos 30mm danca::

Obs. não faço uso de lider (não gosto) lingua2::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linha 12x eu ainda não utilizei. 

Mas em geral linhas 4x são mais resistentes a abrasão, mesmo com o uso do leader, em locais com muita estrutura inevitavelmente a multi acaba pegando em algum lugar, então para pescaria nesses locais é mais indicado o uso de 4x.

Eu uso e prefiro 8x, não tive muitos problemas com linha rompendo no arremesso, só aconteceu uma vez com a linha daiwa x8 20lbs, agora estou usando mega8 de mesma bitola e não tive problemas, com a linha FTK ainda mais fina, também não tive problemas. 

Quanto a resistência informada pela maruri, certamente não tem a resistência informada a própria maruri já admitiu isso na linha maxforce x8:

linha-multifilamento-8-fios-maruri-max-f

linha_multifilamento_maruri_max_force_8x

Por acaso estou usando essa linha laranja da maruri, comprei uma Casitas e veio abastecida com essa linha aí,  esteticamente eu acho a linha horrível e ela desbota bastante e fica ainda mais feia, porém é uma linha bem macia e resistente pelo o que eu percebi, utilizei só uma vez e as primeiras impressões foram boas, tirando a aparência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão...obrigado pelas dicas...a minha ideia de ter mais linha é por causa dos peixes de couro...sabado passei raiva...fisguei um peixe na beira de um capim..no rio Guaporé...acredito que seja um caparari ou um cachara..tomou muita linha...acabei ajudando a fricção com o dedo por causa de tomar muita linha...acho q exagerei e a linha estourou...perdi o maior peixe..kkkk...dá pra ver que sou pescador...aí estou pensando numa linha mais forte e que caiba mais no carretel...inclusive estou pensando em mudar a carretilha tb..eu estava pescando com um material até leve...essas coisas que faz o pescador tomar algumas atitudes...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Alexsei disse:

Amigão...obrigado pelas dicas...a minha ideia de ter mais linha é por causa dos peixes de couro...sabado passei raiva...fisguei um peixe na beira de um capim..no rio Guaporé...acredito que seja um caparari ou um cachara..tomou muita linha...acabei ajudando a fricção com o dedo por causa de tomar muita linha...acho q exagerei e a linha estourou...perdi o maior peixe..kkkk...dá pra ver que sou pescador...aí estou pensando numa linha mais forte e que caiba mais no carretel...inclusive estou pensando em mudar a carretilha tb..eu estava pescando com um material até leve...essas coisas que faz o pescador tomar algumas atitudes...kkkk

Não entendo nada de peixes de couro amigo, então neste ponto não posso lhe ajudar, mas te digo que não tem milagre em linhas, uma linha 0,34mm não aguenta 85lbs e mesmo que tivesse essa resistência a carretilha ou molinete abre o bico muito antes de chegar a essa resistência. 

Se precisa de muita linha grossa é melhor ir para as carretilhas de perfil alto ou molinetes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda pra esse tipo de pesca e peixe sou fã  de monofilamento e carretilhas maiores  ou perfis baixo tipo Big games ou Perfil redondo.  Pintado Capaiari uma carretilha que comporte seus 100m de linha 0.50 de boa qualidade tira qualquer um , se for lugar que tem muita estrutura use uma carretilha perfil alto com linha 0.60 a 0.70 e manda ver.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...