Ir para conteúdo

Nó para união de multi a mono - Pesca pesada


Bernardo T

Posts Recomendados

Eu não costumo fazer cama, mas quando faço, uso os nós abaixo:


Eu não amarro no passador, eu enrolo a linha no Knob da manivela, acho mais fácil.

Os 2 nós são bem resistentes, nunca tive problemas com nenhum deles, diz a lenda que o SF é mais seguro, porém é mais chato pra fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Rafael colocou ai o SF é o melhor sem dúvida, mas uma grande maioria não gosta de usa cama de mult na pesca dos grandes peixes de couro, a força desses peixes é muito grande e a chance da linha "encavalar" e estourar tudo existe, então se tem a possibilidade de usar somente a mono melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, TiWillian disse:

Como o Rafael colocou ai o SF é o melhor sem dúvida, mas uma grande maioria não gosta de usa cama de mult na pesca dos grandes peixes de couro, a força desses peixes é muito grande e a chance da linha "encavalar" e estourar tudo existe, então se tem a possibilidade de usar somente a mono melhor.

Pois é, nem tinha prestado atenção nisso.

Pelo o que eu entendi vai fazer uma cama com Multi e utilizar a mono como linha principal.

porque não utilizar só linha mono?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafael Cunha disse:

Pois é, nem tinha prestado atenção nisso.

Pelo o que eu entendi vai fazer uma cama com Multi e utilizar a mono como linha principal.

porque não utilizar só linha mono?

Bem... vou repassar o que já ouvi da muitos piloteiros lá do Araguaia sobre as piraíbas... O mínimo de linha que tem que ter no carretel são 200m, pois geralmente as iscas são deixadas a uns 100m do barco e fica 100m na carretilha pra brigar com o peixe... Aí começa o problema, pois eles indicam uma mono 0,90mm. Pra caber 200m de 0,90 a carretilha tem que ser enorme e nem sempre estamos dispostos a investir numa tralha dessa... Uma linha mono 0,90mm de boa qualidade tem algo em torno de 80lbs de resistência. Uma multi 0,50mm tem a resistência em torno de 100ls.

Então, para conseguirmos colocar mais de 200m numa Tekota 800 (que é uma ótima carretilha em tamanho mas não comporta 200m de mono 0,90mm) colocamos uma boa cama de multi, completando com o mono 0,90mm. Nesse esquema, fiz as contas contas aqui (levando em conta que nas especificações da Tekota 800 cabem 340m de mono 0,60), caberiam 160m de multi 0,50mm + 100m de mono 0,90mm = 260m de linha no carretel.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Silvio Mattar disse:

Bem... vou repassar o que já ouvi da muitos piloteiros lá do Araguaia sobre as piraíbas... O mínimo de linha que tem que ter no carretel são 200m, pois geralmente as iscas são deixadas a uns 100m do barco e fica 100m na carretilha pra brigar com o peixe... Aí começa o problema, pois eles indicam uma mono 0,90mm. Pra caber 200m de 0,90 a carretilha tem que ser enorme e nem sempre estamos dispostos a investir numa tralha dessa... Uma linha mono 0,90mm de boa qualidade tem algo em torno de 80lbs de resistência. Uma multi 0,50mm tem a resistência em torno de 100ls.

Então, para conseguirmos colocar mais de 200m numa Tekota 800 (que é uma ótima carretilha em tamanho mas não comporta 200m de mono 0,90mm) colocamos uma boa cama de multi, completando com o mono 0,90mm. Nesse esquema, fiz as contas contas aqui (levando em conta que nas especificações da Tekota 800 cabem 340m de mono 0,60), caberiam 160m de multi 0,50mm + 100m de mono 0,90mm = 260m de linha no carretel.

Espero ter ajudado.

Maravilha amigo, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Silvio Mattar disse:

Bem... vou repassar o que já ouvi da muitos piloteiros lá do Araguaia sobre as piraíbas... O mínimo de linha que tem que ter no carretel são 200m, pois geralmente as iscas são deixadas a uns 100m do barco e fica 100m na carretilha pra brigar com o peixe... Aí começa o problema, pois eles indicam uma mono 0,90mm. Pra caber 200m de 0,90 a carretilha tem que ser enorme e nem sempre estamos dispostos a investir numa tralha dessa... Uma linha mono 0,90mm de boa qualidade tem algo em torno de 80lbs de resistência. Uma multi 0,50mm tem a resistência em torno de 100ls.

Então, para conseguirmos colocar mais de 200m numa Tekota 800 (que é uma ótima carretilha em tamanho mas não comporta 200m de mono 0,90mm) colocamos uma boa cama de multi, completando com o mono 0,90mm. Nesse esquema, fiz as contas contas aqui (levando em conta que nas especificações da Tekota 800 cabem 340m de mono 0,60), caberiam 160m de multi 0,50mm + 100m de mono 0,90mm = 260m de linha no carretel.

Espero ter ajudado.

Silvio só ressaltando...cabe 200m sim na tekota....eu coloco dois carreteis de 100m de linha 0,92 maxforce na minha tekota...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Miron Júnior disse:

Silvio só ressaltando...cabe 200m sim na tekota....eu coloco dois carreteis de 100m de linha 0,92 maxforce na minha tekota...joia:::

Valeu Grande Miron... Sabe aquela fórmula famosa de calcular o volume do carretel. apliquei nas especificações da Tekota que peguei na net (340m de 0,60mm) e na fórmula deu 150m de 0,90mm. Pode ser que esses 340m de 0,60mm não seja correto então, pois a fórmula é precisa e já testei em outras carretilhas.

Mas o que quis passar para o amigo é a ideia da cama de multi + mono. joia:::

Lembrei agora de outro detalhe que também é complicado no uso da cama... o tal do ... e aí vc que já pegou várias piraíbas pode até tirar minha dúvida também...

Você acha que se o nó tiver dentro da carretilha e a bicha sair naquela disparada inicial, o distribuidor e os passadores aguentam o tranco do nó passando? kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Silvio Mattar disse:

Valeu Grande Miron... Sabe aquela fórmula famosa de calcular o volume do carretel. apliquei nas especificações da Tekota que peguei na net (340m de 0,60mm) e na fórmula deu 150m de 0,90mm. Pode ser que esses 340m de 0,60mm não seja correto então, pois a fórmula é precisa e já testei em outras carretilhas.

Mas o que quis passar para o amigo é a ideia da cama de multi + mono. joia:::

Lembrei agora de outro detalhe que também é complicado no uso da cama... o tal do ... e aí vc que já pegou várias piraíbas pode até tirar minha dúvida também...

Você acha que se o nó tiver dentro da carretilha e a bicha sair naquela disparada inicial, o distribuidor e os passadores aguentam o tranco do nó passando? kkkkkk

Boa noite, essas especificações que vem na caixa das carretilhas são furadas, uma tekota 800 caberia uns 400m de linha 0.60, acho que cabe até mais um pouco e eu também coloco 2 carreteis de linha 0.92 na minha então  se vc quer fazer um calculo correto, use esse fator de 200m 0.92

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Silvio Mattar disse:

Valeu Grande Miron... Sabe aquela fórmula famosa de calcular o volume do carretel. apliquei nas especificações da Tekota que peguei na net (340m de 0,60mm) e na fórmula deu 150m de 0,90mm. Pode ser que esses 340m de 0,60mm não seja correto então, pois a fórmula é precisa e já testei em outras carretilhas.

Mas o que quis passar para o amigo é a ideia da cama de multi + mono. joia:::

Lembrei agora de outro detalhe que também é complicado no uso da cama... o tal do ... e aí vc que já pegou várias piraíbas pode até tirar minha dúvida também...

Você acha que se o nó tiver dentro da carretilha e a bicha sair naquela disparada inicial, o distribuidor e os passadores aguentam o tranco do nó passando? kkkkkk

Fala Silvião,entendo perfeitamente o medo rsrs...nas carretilhas com distribuidor da problema sim,agora nos passadores nao da nada nao,é tranquilo de boa...valeu abç!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...