Ir para conteúdo

Qual vara escolher? Mais cara ou mais barata?


Mauricio Andrade

Posts Recomendados

Boa noite amigos,

Tenho pesquisado algumas varas para comprar, na faixa de 12-14lb, para pescarias com iscas mais leves, tenho várias na minha lista, dentre elas Saint Platinum, Lumis Tunizza, Redai Viking e uma custom com blank HS(alguém já usou/conhece?).

Mas, não sei se um investimento mais alto vale realmente a pena, se o beneficio que me traria valeria o custo.

O que acham? Quais são as indicações? 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, penso assim... Quando irei comprar alguma vara ou carretilha que irei usar com certa frequência , eu procuro investir um pouco mais . Quando preciso comprar algo para pescarias mais esporádicas ( no meu caso ) por exemplo ir pescar um Açu ( vou uma vez no ano ) não invisto tanto pois o equipamento fica muito parado !

A Viking é uma ótima opção tenho gosto bastante, apesar da Zodias ser 16 libras, ela e uma baita vara e pincha bem iscas mais leves ...mais em conta tem a nova Enzo ( gostei bastante do blank) e tem também a Liger 15 libras, apesar de um pouco mais frágil , e uma vara legal com uma ação muito boa para pinchar iscas mais leves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, está aí uma questão que gera mais polêmica, mais ainda que carretilha! a carretilha tem menos opção de configuração já a vara.. rs... 

O ideal é voce identificar o tipo de configuração que você gosta (cabo de EVA ou Cortiça), (bi partido ou normal), etc. ai voce vai refinando sua busca.

eu uso uma venator 12lbs e adoro ela, tambem tenho a benkei 16lbs para azuis e uma SCV (que é mais parruda) para azuis tb... adoro essas! recentemente fiz uma R1 com Jansen, ainda nao testei (nao consegui ir pescar) mas ficou do jeito que eu queria... 

Hoje os componentes estão com mais tecnologia.. eu usava as scorpions antigas, acabei vendendo todas! sao otimas varas, mas bem pesadas... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o seu nível de exigência alcançou um estágio em que um material mais específico te satisfaça ... compre sempre o que de melhor vc puder comprar ....

se isso não é necessário .... melhor adquirir material mais intermediário ... pelo menos não vai ter a consciência de ter gasto com coisa supérflua ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2018 em 20:44, Scozzafave disse:

Boa noite, penso assim... Quando irei comprar alguma vara ou carretilha que irei usar com certa frequência , eu procuro investir um pouco mais . Quando preciso comprar algo para pescarias mais esporádicas ( no meu caso ) por exemplo ir pescar um Açu ( vou uma vez no ano ) não invisto tanto pois o equipamento fica muito parado !

A Viking é uma ótima opção tenho gosto bastante, apesar da Zodias ser 16 libras, ela e uma baita vara e pincha bem iscas mais leves ...mais em conta tem a nova Enzo ( gostei bastante do blank) e tem também a Liger 15 libras, apesar de um pouco mais frágil , e uma vara legal com uma ação muito boa para pinchar iscas mais leves.

Entendi! Nunca vi a nova enzo pessoalmente, vou dar uma pesquisada.

Obrigado

Em 24/09/2018 em 23:36, Diogo Andreassa Borges disse:

Meu colega gostou tanto da Tunniza que acabou vendendo a Viking!

Da Lumis eu tenho uma Viper 12lb, curto muito.

De 14lb tenho a The Flash, curto demais!

A Enzo Sports é uma boa opção tbm heim.

Vou dar uma olhada na Enzo, a tunizza é uma varinha bem legal realmente. Tenho uma The Flash 17lb e curto bastante, mas hoje queria algum um pouco mais leve.

 

Em 25/09/2018 em 08:23, Vagner disse:

Eu uso a Venatore acho muito top

tinha um amigo tinha uma the flash ai usou uma venator e gostou ai vendeu a the flash

A venator parece bem legal, vou dar uma olhada tbm, obrigado.

Em 25/09/2018 em 10:21, VitorMorais disse:

Rapaz, está aí uma questão que gera mais polêmica, mais ainda que carretilha! a carretilha tem menos opção de configuração já a vara.. rs... 

O ideal é voce identificar o tipo de configuração que você gosta (cabo de EVA ou Cortiça), (bi partido ou normal), etc. ai voce vai refinando sua busca.

eu uso uma venator 12lbs e adoro ela, tambem tenho a benkei 16lbs para azuis e uma SCV (que é mais parruda) para azuis tb... adoro essas! recentemente fiz uma R1 com Jansen, ainda nao testei (nao consegui ir pescar) mas ficou do jeito que eu queria... 

Hoje os componentes estão com mais tecnologia.. eu usava as scorpions antigas, acabei vendendo todas! sao otimas varas, mas bem pesadas... 

Vc sente uma diferença grande entre a venator e a benkei e as custom? 

5 horas atrás, Armando Ito disse:

se o seu nível de exigência alcançou um estágio em que um material mais específico te satisfaça ... compre sempre o que de melhor vc puder comprar ....

se isso não é necessário .... melhor adquirir material mais intermediário ... pelo menos não vai ter a consciência de ter gasto com coisa supérflua ...

 

Muito obrigado Armando! Estou analisando se pra mim vale a pena o investimento, ou se vou querer algo melhor em pouco tempo e ai valeria mais a pena pegar a mais cara.

4 horas atrás, TiWillian disse:

Não é porque é barata que é ruim, mas logico que uma peça com valor mais agregado tem suas qualidades nos componentes de fabricação e com isso uma vida útil maior.

Isso mesmo Willian, concordo com vc. Obrigado pela opinão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tenho uma viking 17 lg 5,8 - gosto muito... mas meu xodo é uma enzo 10lb 6,0'(tem dela 14LB 5,8), uso com uma aldebram e linha 0,19mm - equipamento fino

outra vara que gostei bastante pelo custo beneficio foi a Tucuna da arsenal.

Ouço dizer muito bem da snook finn da albatroz tb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Mauricio Andrade disse:

Entendi! Nunca vi a nova enzo pessoalmente, vou dar uma pesquisada.

Obrigado

Vou dar uma olhada na Enzo, a tunizza é uma varinha bem legal realmente. Tenho uma The Flash 17lb e curto bastante, mas hoje queria algum um pouco mais leve.

 

A venator parece bem legal, vou dar uma olhada tbm, obrigado.

Vc sente uma diferença grande entre a venator e a benkei e as custom? 

Muito obrigado Armando! Estou analisando se pra mim vale a pena o investimento, ou se vou querer algo melhor em pouco tempo e ai valeria mais a pena pegar a mais cara.

Isso mesmo Willian, concordo com vc. Obrigado pela opinão.

Sim, tanto é que praticamente todas minhas varas agora sao custom. a Benkei nem tanto porque é uma vara de serie exatamente como eu faco minhas customs, inclusive o tamanho do cabo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito pessoal, mas é o que pratico. O item mais importante de minha tralha é a vara de pesca, procuro sempre investir no melhor que meu dinheiro (que é curto) possa comprar. Minha escolha é baseada na capacidade dessa em trabalhar e arremessar as iscas de minha preferência - ou seja escolho baseado no trabalho das iscas, pois se esse fica adequado eu tenho mais chances de capturas e na facilidade de arremessa-las que me é proporcionado.

Fico atento nas escolhas de varas até 20 lb de resistência - pois nesse espaço entre 10 à 20 lb noto mais diferenças nas ações do que nas varas acima de 20 lb de resistência indicadas para pesca com iscas artificiais. Há situações que tenho varas de 10 lb onde a de custo mais baixo foi minha escolha por se adaptar mais ao trabalho da isca que desejo usar do que as mais caras ! 

Obvio que dá mais trabalho, e as vezes investimento duplo, para testar e escolher colocando a venda a não aprovada. Entendo que a rejeitada por mim pode ser excelente para outro que possui caracteristicas diferentes das minhas ao pescar. Sempre que optei pelo investimento duplo obtive retorno com a venda da não escolhida - não me apego, não se adaptou ao meu jeito coloco a venda !

O que me importa realmente é o trabalho da isca que ela vai me proporcionar e quanto confortável é para que possa pescar vários dias seguidos sem me expor a um esforço demasiado. 

Chega-se a um estágio que você deseja mais, percebe que seria melhor alterar caracteristicas do que vc encontra pronto no mercado. É a hora de colocar suas fichas em varas customizadas, desde a escolha da haste (blank), passando pelo formato do cabo, a escolha do tipo de passadores e sua disposição nela. Não são receitas prontas - isso existe nas lojas. Mas aquela vara com a ação um pouco mais rápida e ou mais lenta pode muitas vezes ser resolvida com uma escolha de passadores mais apropriadas a essa decisão ! Se você está nesse estágio e conhece um customizador que vai fazer o que é desejado ai vale a pena pensar em varas custom. Mas se é só para ter o seu nome na haste, não gaste, imprima seu nome e peça para resina-lo nas varas que já comprou ! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...