Ir para conteúdo

Sobre trocas anzóis e garatéias


Pepe Melega

Posts Recomendados

Bom - vou deixar claro que é a minha opinião. Iscas artificiais nascem pela curiosidade de pescadores, foi assim com Lauri Rapala e muitos outros, ou seja ao observar o que acontece na natureza procuram fazer algo que imite o que viram para despertar atenção do predador desejado.  Obviamente que no mundo há evolução em tudo, na pesca não seria diferente, e hoje há projetistas com recursos tecnológicos a disposição para suas ideias em CAD, etc. Ou seja se pode fazer muitas simulações antes mesmo de ter o primeiro protótipo em mãos, depois disso há testes e mais testes realizados para se concluir que estamos reproduzindo a ação desejada - aquela que foi vivenciada junto ao ambiente natural que levou a criar mais um apetrecho para iludir nosso alvo (o peixe). Obvio que os projetos são baseados em especies de peixes e situações diversas e muitas vezes desejamos que esse modelo sirva para um especie que pescamos com mais frequência, é nesse momento que temos que compreender o que queremos de uma isca !

Se você gostou do nado (trabalho) da isca originalmente, mas essa não tem garatéias resistentes suficiente para o peixe que deseja iludir sua alternativa é troca-las. Mas você quer o mesmo trabalho, como a original o faz ! Trabalhe para isso, retire as garatéias originais com os split rings e pese, com a informação de quanto cada uma pesa e também do conjunto - vá atrás de um conjunto o mais semelhante possível e digo que é possível acha-lo e que será mais resistente. Não faça o inverso pegando a garatéias que você sabe que são resistentes e substitua as existente - isso vai desequilibrar o trabalho da isca que o agradou. Pesquise, tente, experimente esse é o encanto de nosso lazer também. A distração antes da pescaria !

IMG_7231.jpg.ac0793541a81c20d1b87a53b0e406be2.jpg

Não achou as garatéias + split rings adequados, por que não tentar com anzóis adequados (tipo in line) elas são fortes, muitas vezes bem mais fortes do que garatéias - você pode não acreditar, mas eles são ! E isso tem a ver com o processo de confecção para te entregar anzóis e garatéias. Podem abrir, podem ! Por mais forte que sejam, podem ! Basta não entrar o suficiente, que é até a curva do anzol ou de uma perna da garatéia. A alavanca que fica numa penetração superficial é maior, e a pequena parte que entrou é a parte de menor resistência. Menor resistência + Alavanca maior = Desastre: quebra ou abre e o peixe se vai !

" Lembre-se sempre de uma regra importante: Iscas menores são muito mais difíceis de se ajustar do que iscas maiores, pois normalmente estão mais no limite de suas estruturas " Odeio regras, mas essa é bem real !

 

Tudo bem ser criativo ! Sim,  você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro. Troque as garatéias por outras maiores e ou mais pesadas, experimente com anzóis, pinte e borde até fazer da forma que você acha adequado para ti. Essa é a magia de nosso hobbie, de nosso lazer.  Só não estrague isso querendo impor verdades que são reais para sua forma de pescar, pois a forma de outros pode e normalmente é diferente da sua. Compartilhe a sua forma, isso é melhor e ajuda outros a descobrir o melhor caminho para eles.

 

Abraços

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom explicação! Estou indo a primeira vez para barcelos, e como já sou fã da Bonnie 95 (e quem não é?), estou levando comigo a Bonnie 128. Troquei as garateias por VMC #4 6X 8527 (BN) + Split Rings CCM 130lbs com trava, ela afunda bem mais, não faz mais aquele trabalho "cabeça para cima", pode até ser o jeito que eu trabalho ela. 

Com isso, decidi mudar levar 2 com garateias e 2 com anzoios Owner. a diferença do conjunto deu dois gramas no máximo, mas mesmo assim, já percebi um nado melhor (pode ser placebo rsrsrs)

Vamos ver a fisgada, isso não testei ainda! e torcer pro negro baixar logo.. semana que vem estou embarcando! rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jorel disse:

E fazer isso pode desequilibrar a isca?

Brincadeirinha😁

20180926_190643.jpg.7830f2fb025ec2002d2328647671dd30.jpg

 

20180926_190540.jpg

"Tudo bem ser criativo ! Sim,  você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro." Como dito no texto original, ser criativo é sua praia - ótimo. A ideia é legal e me agrada muito, tanto quem em 1998 foi lançada uma isca semelhante no Brasil que o principio era o mesmo. Bastante flutuação para popar várias vezes seguidas e um boca em forma de barbela para poder afundar e nadar como meia água.  Existe até hoje, chama-se  Super Popper. Também há a MR 44 da MirroLure com o mesmo principio.  Abs

IMG_7233.jpg.df7d9af79dc24b310545b3e9ce6535f4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Pepe Melega disse:

Bom - vou deixar claro que é a minha opinião. Iscas artificiais nascem pela curiosidade de pescadores, foi assim com Lauri Rapala e muitos outros, ou seja ao observar o que acontece na natureza procuram fazer algo que imite o que viram para despertar atenção do predador desejado.  Obviamente que no mundo há evolução em tudo, na pesca não seria diferente, e hoje há projetistas com recursos tecnológicos a disposição para suas ideias em CAD, etc. Ou seja se pode fazer muitas simulações antes mesmo de ter o primeiro protótipo em mãos, depois disso há testes e mais testes realizados para se concluir que estamos reproduzindo a ação desejada - aquela que foi vivenciada junto ao ambiente natural que levou a criar mais um apetrecho para iludir nosso alvo (o peixe). Obvio que os projetos são baseados em especies de peixes e situações diversas e muitas vezes desejamos que esse modelo sirva para um especie que pescamos com mais frequência, é nesse momento que temos que compreender o que queremos de uma isca !

Se você gostou do nado (trabalho) da isca originalmente, mas essa não tem garatéias resistentes suficiente para o peixe que deseja iludir sua alternativa é troca-las. Mas você quer o mesmo trabalho, como a original o faz ! Trabalhe para isso, retire as garatéias originais com os split rings e pese, com a informação de quanto cada uma pesa e também do conjunto - vá atrás de um conjunto o mais semelhante possível e digo que é possível acha-lo e que será mais resistente. Não faça o inverso pegando a garatéias que você sabe que são resistentes e substitua as existente - isso vai desequilibrar o trabalho da isca que o agradou. Pesquise, tente, experimente esse é o encanto de nosso lazer também. A distração antes da pescaria !

IMG_7231.jpg.ac0793541a81c20d1b87a53b0e406be2.jpg

Não achou as garatéias + split rings adequados, por que não tentar com anzóis adequados (tipo in line) elas são fortes, muitas vezes bem mais fortes do que garatéias - você pode não acreditar, mas eles são ! E isso tem a ver com o processo de confecção para te entregar anzóis e garatéias. Podem abrir, podem ! Por mais forte que sejam, podem ! Basta não entrar o suficiente, que é até a curva do anzol ou de uma perna da garatéia. A alavanca que fica numa penetração superficial é maior, e a pequena parte que entrou é a parte de menor resistência. Menor resistência + Alavanca maior = Desastre: quebra ou abre e o peixe se vai !

" Lembre-se sempre de uma regra importante: Iscas menores são muito mais difíceis de se ajustar do que iscas maiores, pois normalmente estão mais no limite de suas estruturas " Odeio regras, mas essa é bem real !

 

Tudo bem ser criativo ! Sim,  você acredita que a isca x com trabalho mais lento ou que afunde um pouco ou muito mais que a original é melhor para a sua forma de pescar, bárbaro. Troque as garatéias por outras maiores e ou mais pesadas, experimente com anzóis, pinte e borde até fazer da forma que você acha adequado para ti. Essa é a magia de nosso hobbie, de nosso lazer.  Só não estrague isso querendo impor verdades que são reais para sua forma de pescar, pois a forma de outros pode e normalmente é diferente da sua. Compartilhe a sua forma, isso é melhor e ajuda outros e descobrir o melhor caminho para eles.

 

Abraços

 

 

 

Nobilíssimo Sr. Pepe Melega,

Tem pousada pedindo que o pescador/turista substitua a garatéia por anzol.

Em sua opinião perde mais peixes quando usamos anzóis?

Tem alguma técnica diferente para pescar de hélice com anzol, por exemplo, e não perder mais peixes do que quando pescamos com garatéia?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, MAURICIO ROSSETIM disse:

Nobilíssimo Sr. Pepe Melega,

Tem pousada pedindo que o pescador/turista substitua a garatéia por anzol.

Em sua opinião perde mais peixes quando usamos anzóis?

Tem alguma técnica diferente para pescar de hélice com anzol, por exemplo, e não perder mais peixes do que quando pescamos com garatéia?

 

 

Novamente opinião pessoal, ok comprovada pela pratica de usar há muito tempo, mas é minha opinião  - não fiz uma estática para comprovar.  Perdi menos peixe fisgado com certeza, isso é fato, porém fisgo menos peixe. Adotei um procedimento, trabalho de isca lento como stick e popper opto por usar anzol. Quando o trabalho da isca é rápido  tipo junpping minnow ou as walk in dog uso garatéias. Se é regra do local, respeito e vamos em frente ! Mas não tenho nenhuma restrição em usar ambos os sistemas !

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Jorel disse:

Pô mano não chama minha criação de monstrinho não :gorfei::gorfei:, amanhã vou colocar ela na água vou ver se faço um videozinho mas só posto se funcionar kkkkk,

essa é outra "demo" feita a partir de uma Firestick fake, se funcionar como estou imaginando vou fazer uma no capricho rs.

a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie

20180928_172700.jpg

"a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie" - Penso que esse seja um trabalho seja inédito no mundo😁palmas::

Não deixe de nos informar sobre o resultado...

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Pepe Melega disse:

Bastante flutuação para popar várias vezes seguidas e um boca em forma de barbela para poder afundar e nadar como meia água. 

eu usava a KV Cruel assim ( acho que é de 99 / 00 tbem ... )  ... isca tucuneira ... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MAURICIO ROSSETIM disse:

"a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie" - Penso que esse seja um trabalho seja inédito no mundo😁palmas::

Não deixe de nos informar sobre o resultado...

Forte abraço.

Tem várias iscas que fazem isso, meu amigo Maurício! A Stick Popper da Borboleta é uma delas, assim como a lindíssima e raríssima Mouth Washer da Daiwa. E várias outras. Com barbela como a do Jorel também já vi, mas não me recordo os modelos. Não sei quem é mais curioso, nosso amigo Jorel ou o Tucunaré. 🤣 Abraços em todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Jorel disse:

Pô mano não chama minha criação de monstrinho não :gorfei::gorfei:, amanhã vou colocar ela na água vou ver se faço um videozinho mas só posto se funcionar kkkkk,

essa é outra "demo" feita a partir de uma Firestick fake, se funcionar como estou imaginando vou fazer uma no capricho rs.

a idéia é que ela crie muitas bolhas no toque de ponta de vara e em seguida faça um trabalho de sub superficie

20180928_172700.jpg

Tu transformou a Fakestick em Frankestickein. 😳🤯

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Jorel disse:

Não ficou exatamente como eu queria mas melhorou muito em relação ao que era, mas passou no teste vai viajar vai que um azulão goste dela rs, a outra não prestou mas eu sei onde tá o erro vou insistir um pouco mais nela depois rs.

Vai pegar um azuzao com ela... trabalhe fazendo o máximo de barulho possível... E de forma rápida... ficou boa...Deus não  conta os dias que passamos pescando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2018 em 20:08, Jorel disse:

Acertei a mão nessa rs, feita a partir de um stick Z- Top da ms, fazendo barulho e bolhas como eu queria.

Bom dia FTB... Legal hein @Jorel... parabéns ficou top mesmo... :good:

coloca uma foto dela pra gente ver os detalhes. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Silvio Mattar disse:

Bom dia FTB... Legal hein @Jorel... parabéns ficou top mesmo... :good:

coloca uma foto dela pra gente ver os detalhes. Obrigado.

Opa... Precisa não Jorel... Agora que vi o post que vc fez específico sobre "o monstrinho"  palmas:: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...