Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Estou pensando em investir em um motor 40 hp, 2T, sem partida, sem console (sem discussão de marca, etc). Antes tinha um 15 hp.

Entretanto, preciso da opinião sobre:

1) A questão de ligar na cordinha (sem partida), é muito complicado? Pesado?

2) No caso de uso em rios que possuem bancos de areia, com o 15 quando encavalava, era fácil 'levantar' o motor para sair. E no caso do 40 hp, seria muito mais pesado? É interessante o power trim

3) A questão de consumo: Onde normalmente pesco, ando uns 30 Km de rio até chegar na pousada. Após chegar lá, normalmente se percorre pequenos trechos entre os pontos (cera de 3 Km). Assim, acaba ligando e desligando o motor muito. Compensa?

4) O modelo do barco que estou pensando (Calaça FlashBass), é para máximo 30 hp. No caso de investir um motor 40 hp, teria que reforçar, aumentando R$ 2 mil no preço do casco.

     Neste caso, compensaria investir no reforço para 40 hp,  ou manter a potência máxima do barco, adquirindo apenas motor 30 hp mesmo. Seria muito a diferença de potência entre um 30 e 40 hp, onde também há de se considerar que irá aumentar em 15 Kg o barco?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Sim é bem mais pesado que um 15hp, mas se estiver reguladinho sem erro, agora se afogar prepara o braço

2) Pra levantar no braço é bem ruim e raseiras etc, não existe trim pra motor 40hp comando manual

3) Depende, 30km é pouca distância, ao não ser se vc queira maior velocidade por gosto ou pq vai usar um barco mais pesado onde um 30hp seja pouco, consumo dos 40 giram em torno de 15 a 20 litros/h em rpm máximo.

4) Vai de gosto e necessidade, nessa caso acho que um 30hp  seria mais interessante pra vc, nesse percurso de 30km num  barco feito pra 30hp e um pra 40hp  usando a potência  máxima dos dois vc ganhará em torno de uns 10 minutos de navegação  usando o 40hp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio

Vc precisa observar se um 40hp não é muito motor para o seu barco. Vc mencionou que ele é até 30hp, com 40hp em potência máxima ele pode empinar demais.

Com certeza o consumo de um 40hp a 70% de potência é menor do que um 25/30 em 100% de aceleração. E provavelmente nestas condições andam na mesma velocidade.

Peso é maior mesmo, mas é difícil pegar tantas rasuras assim. 

Eu iria de 40hp

Abs

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quer praticidade vá de 30, o 40 é bem mais chato de lidar, digo chato no sentido de ser mais pesado, requer mais cuidados no transporte até o rio e pra levantar quando enrosca em alguma coisa tem que ficar em pé e puxar com vontade. Sei bem como é isso pois tenho um 40 yamaha.

Ficar levantando um 40 no decorrer da pescaria cansa pra caramba. Se fosse comprar um motor hoje compraria um 30, pois sao mais leve pelo menos uns 15 kg e estao andando bem proximos dos 40. 

Espero ter ajudado de alguma forma o meu comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 30 hoje estão muito potentes e econômicos, sei disso pois tenho um Seapro e um Yamaha 30, nem se compara com os 25 antigos.  São motores muitos mais fáceis de lidar.  40 só se for distância alta  ou o barco e o peso carregado for muito grande . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico (peço licença ao criador dos mesmo) rsrs.

Estou montando um novo conjunto, o casco vai ser um Brazuka 500 da MetalForte. Este casco sai de fabrica para motores de 30 a 40 hp.

É um casco pesado (já tive um com um Mercury Sea Pro e tinha uma boa performance, mas ja viu, sempre queremos mais rsrs), e estou na duvida entre pegar um Mercury 30 hp ou um Mercury 40 Hp.

É fato de que o 40 hp vai andar mais, mas sera que da tanta diferença assim com relação ao 30 hp?

Fiz uma projeção de frequência em minhas pescarias, e acredito que devo pescar na media uma vez por mês, sem deslocamentos extraordinários.

Para quem já teve os dois motores em um barco pesado (por volta dos 130 kg), o que me dizem, sera que vou de 30 ou 40 hp (até porque tem uma diferença de $$$$$).

Desde já agradeço a atenção de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

Aproveitando o tópico (peço licença ao criador dos mesmo) rsrs.

Estou montando um novo conjunto, o casco vai ser um Brazuka 500 da MetalForte. Este casco sai de fabrica para motores de 30 a 40 hp.

É um casco pesado (já tive um com um Mercury Sea Pro e tinha uma boa performance, mas ja viu, sempre queremos mais rsrs), e estou na duvida entre pegar um Mercury 30 hp ou um Mercury 40 Hp.

É fato de que o 40 hp vai andar mais, mas sera que da tanta diferença assim com relação ao 30 hp?

Fiz uma projeção de frequência em minhas pescarias, e acredito que devo pescar na media uma vez por mês, sem deslocamentos extraordinários.

Para quem já teve os dois motores em um barco pesado (por volta dos 130 kg), o que me dizem, sera que vou de 30 ou 40 hp (até porque tem uma diferença de $$$$$).

Desde já agradeço a atenção de todos!!

Brasuka se for o mais largo, e nesse peso, pede um 40.  E se fosse partir pro Mercury 40 já partiria pro 50hp pois são os mesmos motores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Alessandro Sanches disse:

Boa tarde Guto!!

O meu tem 5 metros de comprimento com 1,40 de boca.

Acho que o 50 hp é muito pra ele.

No maximo seria o 40 hp mesmo.

40 Merc é o mesmo que o 50 lembre-se.  Aí melhor já parir pro Yamaha que é menor mais leve e manutenção mais simples.  5m e 1.40 de boca um 30 toca tranquilo,  abaixo o passo pra 12 que melhora bem se o conjunto for pesado.   Mas se pensa num 40 pegue o Brazuka new com 1.50 de boca com 5.5 m,  terá mas conforto pra pescar e é o ideal pro 40.  Eu usei esse conjunto 2x na Serra da Mesa e Lago do peixe, fica um conjuntasso com 40hp .  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fechei o barco, devo pegar daqui há uma semana mais ou menos.

O Brazuka New era mais caro e já teria que partir de cara para um motor maior.

Já com Brazuka "Tradicional", tenho a opção de colocar um 30 HP.

A grande maioria fala pra pegar o 40 hp, mas, como disse antes, tem uma diferença de $$$.

Guto, você acredita que o 30 HP  (mexendo no helice) pode tocar bem o conjunto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alessandro Sanches disse:

Já fechei o barco, devo pegar daqui há uma semana mais ou menos.

O Brazuka New era mais caro e já teria que partir de cara para um motor maior.

Já com Brazuka "Tradicional", tenho a opção de colocar um 30 HP.

A grande maioria fala pra pegar o 40 hp, mas, como disse antes, tem uma diferença de $$$.

Guto, você acredita que o 30 HP  (mexendo no helice) pode tocar bem o conjunto? 

Acho que sim, eu já andei muito no Pitbul 500 que é bem parecido com brazuka em peso e medida, com seapro em 2 e tralha vai bem, em 3 já pede motor mas abaixando a helice p 12 ganhará uns 10% de velocidade final e arrancada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Acho que sim, eu já andei muito no Pitbul 500 que é bem parecido com brazuka em peso e medida, com seapro em 2 e tralha vai bem, em 3 já pede motor mas abaixando a helice p 12 ganhará uns 10% de velocidade final e arrancada

O Pitbul e o Brazuka realmente são barcos de proporções parecidas!!

Pesco em dois praticamente em 100% de minhas pescarias, acredito que o Mercury 30 Hp atendera bem.

O motor vai ficar para o mês que vem, vou pesquisando e trocando informações até la.

Agradeço pela atenção!!

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

 

O meu tem 5 metros de comprimento com 1,40 de boca.

Acho que o 50 hp é muito pra ele.

No maximo seria o 40 hp mesmo.

Só a titulo de curiosidade o 50 nao é muito nao....coloquei o meu numa dessas canoas normal de 5 m e 1,10 de boca e foi super tranquilo,e olha que eu so ando com o acelerador atolado...

nesse barco seu ai o 50 vai de boa,sobra barco

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Miron Júnior disse:

Só a titulo de curiosidade o 50 nao é muito nao....coloquei o meu numa dessas canoas normal de 5 m e 1,10 de boca e foi super tranquilo,e olha que eu so ando com o acelerador atolado...

nesse barco seu ai o 50 vai de boa,sobra barco

valeu

Obrigado pela contribuição Miron Junior!!!

Agora você aumentou minhas duvidas kkkk

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fechei a compra do barco....calaça flashbass, 6 mt.

Vou agora comprar o motor, e pelos pró e contras do 40 hp, vou de 30 hp mesmo. Acho que por ser um barco relativamente mais leve e outros detalhes, creio que se comparado com um barco alumínio mais pesado, irá ficar um conjunto muito similar visto do ponto de velocidade.

No geral, costumo ir pequenas distâncias com traia e três pessoas. Após, já na pousada, elimina boa parte do peso (combustível, bolsas etc).

Entretanto, agora ficou a dúvida entre motores. Eu ia pegar um Mercury, mas já me falaram que o novo Yamaha 30 (2015 pra cá), esta melhor que Mercury...... E aí, qual opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Flavio Timm disse:

Hoje fechei a compra do barco....calaça flashbass, 6 mt.

Vou agora comprar o motor, e pelos pró e contras do 40 hp, vou de 30 hp mesmo. Acho que por ser um barco relativamente mais leve e outros detalhes, creio que se comparado com um barco alumínio mais pesado, irá ficar um conjunto muito similar visto do ponto de velocidade.

No geral, costumo ir pequenas distâncias com traia e três pessoas. Após, já na pousada, elimina boa parte do peso (combustível, bolsas etc).

Entretanto, agora ficou a dúvida entre motores. Eu ia pegar um Mercury, mas já me falaram que o novo Yamaha 30 (2015 pra cá), esta melhor que Mercury...... E aí, qual opinião?

Flávio eu tenho Seapro  que é o mesmo motor que o Mercury e Tohatsu 30 que até estou vendendo usei por 10 anos de só alegrias e comprei recentemente o novo 30hp Yamaha.  O Yamaha 30 não é o mesmo motor que o 25 Yamaha após 2015 que dizem que vira 30, muda velas e taxa de compressão etc.   Tendo uma opinião ultrasincera, o Mercury 30 é mais  vantajoso devido ao preço, nos grupos de zap tenho colegas que conseguiram esse motor zero por menos de R$10mil na PF mesmo, e hj o Yamaha dificilmente achará por menos de R$11500 a 12000, e o Mercury tem 1 ano a mais de garantia.  Sobre os motores em si o que pude notar o Yamaha sim está andando mais que o Mercury, pelo menos os meus,  mas diferença muito pequena, porém bebe pelo calculo que fiz 15 % a  mais.  O motor tá top nem se compara com aqueles com faixa vermelha, tá muito mais potente e economico.   O acabamento, pintura  e ruído é melhor que o mercury e não afoga, já o mercury tem que ter a manha na partida a frio que td mundo já sabe.  Se colocarem hj os dois zero no mesmo preço eu prefiro o Yamaha, mas aí vai de gosto e o que pretende gastar.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,acho que já comprou o conjunto mas te passar a minha opinião:

Sobre o conjunto,eu tinha a mesma dúvida,mas depois de muitas dicas que a galera aki do fórum me passou,e experiência de amigos, acabei optando por um flashbass 5.5 pra motor de 30hp.Justamente pelo falo de o 40hp ser mais pesado,mais beberrão e não ter uso pra um motor tão forte.Escolhi o Mercury 30hp pela economia mesmo.Pra ter idéia,em 2 pessoas e tralha ando a 48-49km/h,em 3 mais tralha 45km/h,isso com a hélice passo 12 da sorabo.Mas agora foi lançado o Yamaha 30hp,e o único depoimento decente que temos é o do Guto.A.minha opinião sobre o Mercury 30hp é que o motor anda demais,bebe muito pouco e é bem silencioso.Mas tem sim  problema relacionado a partida a frio.Se não tiver as manhas ele afoga.Ja o Yamaha como todos sabem, é motor pra qualquer uso... não afoga,liga fácil,mas bebe mais,ae vai da escolha de cada um, estou muito feliz com meu motor e velocidade do conjunto.

Pra ter ideia,tenho horimetro no meu motor e de acordo com o mesmo,meu motor bebe de 9 a 10litros por hora.no meu uso..e eu tenho certeza disso pois retiro a gasolina pra conferir,mas isso é no uso rotineiro,nunca usei o motor 100% com a mão tolada,pois minha represa tem muitas raseiras,mas é 80% de uso com a mão cravada....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Boa noite,acho que já comprou o conjunto mas te passar a minha opinião:

Sobre o conjunto,eu tinha a mesma dúvida,mas depois de muitas dicas que a galera aki do fórum me passou,e experiência de amigos, acabei optando por um flashbass 5.5 pra motor de 30hp.Justamente pelo falo de o 40hp ser mais pesado,mais beberrão e não ter uso pra um motor tão forte.Escolhi o Mercury 30hp pela economia mesmo.Pra ter idéia,em 2 pessoas e tralha ando a 48-49km/h,em 3 mais tralha 45km/h,isso com a hélice passo 12 da sorabo.Mas agora foi lançado o Yamaha 30hp,e o único depoimento decente que temos é o do Guto.A.minha opinião sobre o Mercury 30hp é que o motor anda demais,bebe muito pouco e é bem silencioso.Mas tem sim  problema relacionado a partida a frio.Se não tiver as manhas ele afoga.Ja o Yamaha como todos sabem, é motor pra qualquer uso... não afoga,liga fácil,mas bebe mais,ae vai da escolha de cada um, estou muito feliz com meu motor e velocidade do conjunto.

Pra ter ideia,tenho horimetro no meu motor e de acordo com o mesmo,meu motor bebe de 9 a 10litros por hora.no meu uso..e eu tenho certeza disso pois retiro a gasolina pra conferir,mas isso é no uso rotineiro,nunca usei o motor 100% com a mão tolada,pois minha represa tem muitas raseiras,mas é 80% de uso com a mão cravada....

 

Sobre o novo Yamaha 30, realmente pouca coisa sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Flavio Timm disse:

Sobre o novo Yamaha 30, realmente pouca coisa sobre o assunto.

E vão ter poucos mesmo, muita pouca gente está comprando motor novo, e se compram preferem o Mercury por ser mais barato e a fama de baixo consumo e alto desempenho.  Além do fato  que  muitas pessoas deixaram de utilizar Fóruns em geral com advento do ZAP.  Veja por exemplo  o Yamaha 25 faixa amarela que td mundo está carente até hj de informações e relatos , motor até saiu de linha, hj só o 30. Mas vi inúmeros desse motor na Amazônia esse ano.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2018 em 21:01, Flavio Timm disse:

Hoje fechei a compra do barco....calaça flashbass, 6 mt.

Vou agora comprar o motor, e pelos pró e contras do 40 hp, vou de 30 hp mesmo. Acho que por ser um barco relativamente mais leve e outros detalhes, creio que se comparado com um barco alumínio mais pesado, irá ficar um conjunto muito similar visto do ponto de velocidade.

No geral, costumo ir pequenas distâncias com traia e três pessoas. Após, já na pousada, elimina boa parte do peso (combustível, bolsas etc).

Entretanto, agora ficou a dúvida entre motores. Eu ia pegar um Mercury, mas já me falaram que o novo Yamaha 30 (2015 pra cá), esta melhor que Mercury...... E aí, qual opinião?

Vou buscar um calassa 6 mts com 1,60 boca e chapa reforçada 2mm, colocamos um mercury 50hp nele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Vai voar baixo..depois posta a velocidade pra galera que pretende...

Haahhahaha é que mandamos por chapa de 2mm, e no minimo pesca eu, ele ai que vc respondeu e nosso pai, todos nos somos grandes, so ai ja vai uns kg mais a caixa de gelo, e tudoo..ai iamos de 40hp, so que eh igual o 50hp e o preco do 50hp tava melhor que o 40hp...agora so esperar chegar e ver como se comporta kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Parabens!! Mas depois q passar o empolgamento, vai sonhar com chapa 1.2 e um 30 hp, isso se nao durmir repetindo q era melhor o 18

Kkkkkkkk,para com isso rapaz,deixa o cara realizar um sonho.....mas é pura realidade,eu tenho um 30hp e na maioria das vezes ando em meia aceleração,pra curtir o passeio....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...