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Velocidade final


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Bom dia pescadores;

A pouco adquiri um barco Fluvimar boto de 5.5 metros com motor 40hp Mercury com rabeta de 20, o melhor desempenho de velocidade final que consegui com ele foi com a helice passo 15, com 3 pessoas a bordo ele chegou a 48 km/h (uma 25 milhas). Vocês acham esse desempenho satisfatório para o conjunto ?  o motor ainda no período de amaciamento com 5 horas. 

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Bom dia amigo, instala um tacômetro que vc vai conseguir medir os rpm dele, velocidade não é tudo, seu motor precisa trabalhar no giro certo.

tenho um mercury 50hp, e recentemente adquiri um calaça gran flash bass, vou ter que diminuir um passo da hélice de 13 para 12, para melhorar o desempenho.

 

Fora isso vc também pode ver a altura do trim do do seu motor, e testar até achar uma que o rendimento seja maior.

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1 hora atrás, Neoti disse:

Bom dia pescadores;

A pouco adquiri um barco Fluvimar boto de 5.5 metros com motor 40hp Mercury com rabeta de 20, o melhor desempenho de velocidade final que consegui com ele foi com a helice passo 15, com 3 pessoas a bordo ele chegou a 48 km/h (uma 25 milhas). Vocês acham esse desempenho satisfatório para o conjunto ?  o motor ainda no período de amaciamento com 5 horas. 

Eu acho que tá muito bom o desempenho, por ser um barco pesado  e 3 pessoas.  Mas como pessoal disse veja o RPM que está trabalhando e vai ajustando o trim até ter melhor rendimento possível

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cara sendo bem honesto por ser um barco pesado, eu acho que a configuração dele esta certa sim, hélice passo 15 é uma hélice bem grande,e limita bem o giro do motor, so vi ate hj o pessoal colocando hélice passo 15 de inox em barcos bem mais leves.

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25 minutos atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

cara sendo bem honesto por ser um barco pesado, eu acho que a configuração dele esta certa sim, hélice passo 15 é uma hélice bem grande,e limita bem o giro do motor, so vi ate hj o pessoal colocando hélice passo 15 de inox em barcos bem mais leves. 

Realmente com a hélice 14 ele chegou a 4 mil rpm porem a velocidade foi menor, e com a 13 a velocidade ficou nos 36 km e a rotação ficou em 3 mil por ai.

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Neoti algo de errado nao esta certo, se com passo 15 ficou abaixo dos 4000 rpm, passo 14 4mil e pouco rpm, coma  helice passo 13 deveria aumentar ainda mais o giro.

 

eu entendo nossa fome por velocidade, mas prezo por vida util do motor tbm, acredito que no seu caso, vc tera que ir para uma passo 12 para ficar ocm um rpm adequado.

 

meu barco é sem console e eu navego hj a 45km/h com motor 50hp.

 

Comprei velas de iridium e irei abastecer com gasolina de alta octanagem para ver se tenho uma melhora de rendimento.

 

Assim que tiver os resultado postarei aqui.

 

outro ponto que me chamou a atenção foi vc ter dito que seu motor era de rabeta longa (20 pol) esta certo isso msm, sera que no seu casco nao deveria ser rabeta curta? não conheco o casco que vc comprou, mas vale dar uma olhada.

 

 

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Bom quanto ao espelho de popa ele esta no tamanho adequado para a rabeta de 20", agora quanto a rotação eu vou verificar hoje a configuração do tacômetro, que pelo que pesquisei deve estar em 6p, e partindo dai vou ver o que acontece. 

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Pessoal conferi a configuração do tacometro e estava em 4p quando deveria ser 6p, fiz a mudança, que é bem simples, e agora no final de semana vou testar com a hélice de 15 que esta instalada, das hélices testadas essa foi a de melhor velocidade final, vamos ver agora a rotação.

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tem tanta coisa equivocada ao meus olhos no topico que vou ir uma a uma, embora o amigo ja explicou acima que a configuracao tava errada do tach (o que me pareceu obvio desde o comeco), convem explicar item a item para que outros nao errem.

11 horas atrás, Neoti disse:

Bom dia pescadores;

A pouco adquiri um barco Fluvimar boto de 5.5 metros com motor 40hp Mercury com rabeta de 20, o melhor desempenho de velocidade final que consegui com ele foi com a helice passo 15, com 3 pessoas a bordo ele chegou a 48 km/h (uma 25 milhas). Vocês acham esse desempenho satisfatório para o conjunto ?  o motor ainda no período de amaciamento com 5 horas. 

Prabens, belissimo barco, um dos melhores do pais!

O motor esta adequado para o barco, nem muito nem pouco, esta corretissimo, e o desempenho esta também igualmente correto. O boto nao é leve mas também nao é pesado, é um barco correto para 40 hp e nao tem segredos aqui. rabeta longa ou não a diferença na prática (se estivesse errado) seria pouca, principalmente para um motor desses, mas se o barco e o motor tem a mesma rabeta, nao faz diferença, pq na pratica tem a mesma quantidade de massa na agua.

10 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Bom dia amigo, instala um tacômetro que vc vai conseguir medir os rpm dele, velocidade não é tudo, seu motor precisa trabalhar no giro certo.

tenho um mercury 50hp, e recentemente adquiri um calaça gran flash bass, vou ter que diminuir um passo da hélice de 13 para 12, para melhorar o desempenho.

 

Fora isso vc também pode ver a altura do trim do do seu motor, e testar até achar uma que o rendimento seja maior.

Amigo, veja, eu nao tenho o 50, tenho um 30, que originalmente vem com helice 13 e é satisfatória para a grande maioria dos usuários. A helice correta para esse motor é entre 14 e 15, o grand fb nao é um barco pesado, esse motor empurra bem lanchas de fibra com o dobro ou triplo de peso com esse motor usando helice 14.

Ao meu ver, helice 13 eh um perigo de extrapolar o limite de rpm e nao rsolver nada, um helice 12 nesse motor eh pior ainda.

9 horas atrás, Neoti disse:

Pessoal eu tenho o tacômetro instalado mas ai temos outro problema, estou verificando a configuraçao dele que deve estar errado, porque com essa hélice ele não chegou a 4 mil rpm.

Exato, a configuracao certamente ta errada, muito errada. Esse motor eh 3 cilindros e alguns tach precisam estar bem regulados para essa configuracao senao marcam errados.

7 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

cara sendo bem honesto por ser um barco pesado, eu acho que a configuração dele esta certa sim, hélice passo 15 é uma hélice bem grande,e limita bem o giro do motor, so vi ate hj o pessoal colocando hélice passo 15 de inox em barcos bem mais leves.

Desculpe discordar, o boto nao eh pesado. É correto para sua proposta. Provavelmente no mesmo peso ou pouca coisa superior que a grand flashbass, o que na pratica nao faz diferenca nesta potencia.

 

Dificilmente povo compra helice 15 de inox, pq eh caro pra kct e pouco resolve num motor abaixo de 75hp. Mas poucos fizeram isso, inox tem uma atuação diferente de aluminio, portanto, nao podemos comparar passos com materiais diferentes sob risco serio de errar.

Mas na pratica, posssivelmente um motor 40/50 hp com helice de INOX passo 15, ande melhor que um de aluminio passo 14 , mesmo estando em rpm inadequado.

7 horas atrás, Neoti disse:

Realmente com a hélice 14 ele chegou a 4 mil rpm porem a velocidade foi menor, e com a 13 a velocidade ficou nos 36 km e a rotação ficou em 3 mil por ai.

Estava correto e vc piorou a situacao.

 

Veja a velocidade eh um fator que muda conforme rpm, peso , tempo etc. Um barco com muito peso pode ganhar velocidade com um passo menor, mas perder com pouco peso. Portanto, o mais correto eh verificar qual a rpm mais correta possivel para seu uso corriqueiro, velocidade eh consequencia, antes tem consumo, vida util etc. 

Nao adianta andar a X+1 kmh a 4 mil rpm (e o motor nao conseguir subir mais de rpm), melhor andar a X kmh com 5500 rpm (Se esse for o ideal pro teu motor). Tem que haver um equilibrio entre as duas medidas.

 

Via de regra, rpm equilibrado = maior velocidade atingida, muito rpm = velocidade cai, pouco rpm = velocidade cai.

6 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Neoti algo de errado nao esta certo, se com passo 15 ficou abaixo dos 4000 rpm, passo 14 4mil e pouco rpm, coma  helice passo 13 deveria aumentar ainda mais o giro.

 

eu entendo nossa fome por velocidade, mas prezo por vida util do motor tbm, acredito que no seu caso, vc tera que ir para uma passo 12 para ficar ocm um rpm adequado.

 

meu barco é sem console e eu navego hj a 45km/h com motor 50hp.

 

Comprei velas de iridium e irei abastecer com gasolina de alta octanagem para ver se tenho uma melhora de rendimento.

 

Assim que tiver os resultado postarei aqui.

 

outro ponto que me chamou a atenção foi vc ter dito que seu motor era de rabeta longa (20 pol) esta certo isso msm, sera que no seu casco nao deveria ser rabeta curta? não conheco o casco que vc comprou, mas vale dar uma olhada.

 

 

cuidado com velas de iridium, elas podem forçar sua bobina e o seu CDI que nao foram projetados para suportar essa razao de descarga. Um carro produz potencia e energia, tem ECU que regula isso e atrasa ou aumenta o ponto automaticamente, por isso pode haver melhoras. Um motor de popa 2tempos eh arcaico e pode sofrer por nao estar adaptado a elas.

Gasolina de alta octanagem por si só nao é problema, o problema eh no BRASIL todas sao aditivadas, o que é expressamente proibido por todas as fabricantes devido ao oleo 2tempos e outros motivos.

5 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

Boa tarde!!

A altura do espelho de popa esta compatível com a rabeta de 20 polegadas?

mesmo que nao esteja, pouco vai mudar, experiencia propria, reduzi a rabeta do meu motor e me arrependi, nao ganhei nem 1 kmh a mais .

5 horas atrás, Neoti disse:

Bom quanto ao espelho de popa ele esta no tamanho adequado para a rabeta de 20", agora quanto a rotação eu vou verificar hoje a configuração do tacômetro, que pelo que pesquisei deve estar em 6p, e partindo dai vou ver o que acontece. 

exato!

1 hora atrás, Neoti disse:

Pessoal conferi a configuração do tacometro e estava em 4p quando deveria ser 6p, fiz a mudança, que é bem simples, e agora no final de semana vou testar com a hélice de 15 que esta instalada, das hélices testadas essa foi a de melhor velocidade final, vamos ver agora a rotação.

Findo o problema, toca o pau!

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13 horas atrás, Astra-Taranis disse:

tem tanta coisa equivocada ao meus olhos no topico que vou ir uma a uma, embora o amigo ja explicou acima que a configuracao tava errada do tach (o que me pareceu obvio desde o comeco), convem explicar item a item para que outros nao errem.

Prabens, belissimo barco, um dos melhores do pais!

O motor esta adequado para o barco, nem muito nem pouco, esta corretissimo, e o desempenho esta também igualmente correto. O boto nao é leve mas também nao é pesado, é um barco correto para 40 hp e nao tem segredos aqui. rabeta longa ou não a diferença na prática (se estivesse errado) seria pouca, principalmente para um motor desses, mas se o barco e o motor tem a mesma rabeta, nao faz diferença, pq na pratica tem a mesma quantidade de massa na agua.

Amigo, veja, eu nao tenho o 50, tenho um 30, que originalmente vem com helice 13 e é satisfatória para a grande maioria dos usuários. A helice correta para esse motor é entre 14 e 15, o grand fb nao é um barco pesado, esse motor empurra bem lanchas de fibra com o dobro ou triplo de peso com esse motor usando helice 14.

Ao meu ver, helice 13 eh um perigo de extrapolar o limite de rpm e nao rsolver nada, um helice 12 nesse motor eh pior ainda.

Exato, a configuracao certamente ta errada, muito errada. Esse motor eh 3 cilindros e alguns tach precisam estar bem regulados para essa configuracao senao marcam errados.

Desculpe discordar, o boto nao eh pesado. É correto para sua proposta. Provavelmente no mesmo peso ou pouca coisa superior que a grand flashbass, o que na pratica nao faz diferenca nesta potencia.

 

Dificilmente povo compra helice 15 de inox, pq eh caro pra kct e pouco resolve num motor abaixo de 75hp. Mas poucos fizeram isso, inox tem uma atuação diferente de aluminio, portanto, nao podemos comparar passos com materiais diferentes sob risco serio de errar.

Mas na pratica, posssivelmente um motor 40/50 hp com helice de INOX passo 15, ande melhor que um de aluminio passo 14 , mesmo estando em rpm inadequado.

Estava correto e vc piorou a situacao.

 

Veja a velocidade eh um fator que muda conforme rpm, peso , tempo etc. Um barco com muito peso pode ganhar velocidade com um passo menor, mas perder com pouco peso. Portanto, o mais correto eh verificar qual a rpm mais correta possivel para seu uso corriqueiro, velocidade eh consequencia, antes tem consumo, vida util etc. 

Nao adianta andar a X+1 kmh a 4 mil rpm (e o motor nao conseguir subir mais de rpm), melhor andar a X kmh com 5500 rpm (Se esse for o ideal pro teu motor). Tem que haver um equilibrio entre as duas medidas.

 

Via de regra, rpm equilibrado = maior velocidade atingida, muito rpm = velocidade cai, pouco rpm = velocidade cai.

cuidado com velas de iridium, elas podem forçar sua bobina e o seu CDI que nao foram projetados para suportar essa razao de descarga. Um carro produz potencia e energia, tem ECU que regula isso e atrasa ou aumenta o ponto automaticamente, por isso pode haver melhoras. Um motor de popa 2tempos eh arcaico e pode sofrer por nao estar adaptado a elas.

Gasolina de alta octanagem por si só nao é problema, o problema eh no BRASIL todas sao aditivadas, o que é expressamente proibido por todas as fabricantes devido ao oleo 2tempos e outros motivos.

mesmo que nao esteja, pouco vai mudar, experiencia propria, reduzi a rabeta do meu motor e me arrependi, nao ganhei nem 1 kmh a mais .

exato!

Findo o problema, toca o pau!

Astra bom dia meu amigo tudo bem?

 

Muito obrigado por interagir com a gente e mostrar seu ponto de vista, acho muito construtivo esta troca de ideias.

 

Alguns pontos que eu considerei quando citei meu barco como exemplo:

Até o mês passado eu tinha um baiha boats de 6mts por 1,60 de boca, que pesava aproximadamente 200kg, com o motor nas mesmas condições eu andava a aproximadamente 53km/h e a um rpm de 5400 giros.

 

Quando recebi o calaça, que é um barco de 6mts por 1,80 de boca e aproximadamente 160kg (o que particularmente eu desconfio não estar certo, pois aparenta ser muito mais pesado que o meu antigo), com o motor exatamente igual eu andei a 44km/h e a 5000rpm.

 

Imediatamente eu entrei em contato com a fabrica para verificar o pq de um rendimento abaixo, sendo que uma das propostas do barco era ter um rendimento maior uma vez que ele tem menos arrasto por causa da boca mais larga.

 

conversando com o mecanico olhamos os seguintes pontos:

 

Trim? estou navegando no 5 estagio, o 6 estava cavitando a hélice;

Passo de hélice, segundo o mecânico da calaça os motores que eles testam o barco tem hélice passo 12, então para chegar no rpm ideal segundo o fabricante do motor irei reduzir um passo para fazer o teste, caso não melhore volto para passo 13.

 

Acompanhando o tópico, irei verificar esta questão da configuração do tacômetro, pois reconheço que não conhecia, o meu é este do link abaixo, nao sei se possui, mas caso possua irei verificar se está correto:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-928904200-tacmetro-horimetro-digital-carros-motos-barcos-promoco-_JM

 

Agora vamos para assuntos polêmicos, velas de iridium!!!

 

Agradeço por compartilhar seu ponto de vista. É uma informação a amais para ser ponderada, porem acho que no nosso pais somos carentes deste tipo de conteúdo uma vez que nossa gasolina é ruim por natureza.

 

por isso estou me comprometendo a assim que que realizar o teste, fazer um post aqui para colocando os dados aferidos e meu ponto de vista.

 

Agradeço novamente sua ajuda neste tópico.

 

Um grande abraço e boas pescarias.

 

 

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19 minutos atrás, Neoti disse:

João o seu tacômetro tem sim configuração, no manual dele explica certinho, caso você nao tenha o manual me avise que eu tenho e posso lhe enviar alguma foto.

cara se vc puder me mandar uma foto eu agradeço, pq instalei e nunca mexi 11984182173

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Em 08/10/2018 em 08:42, Neoti disse:

Bom dia pescadores;

A pouco adquiri um barco Fluvimar boto de 5.5 metros com motor 40hp Mercury com rabeta de 20, o melhor desempenho de velocidade final que consegui com ele foi com a helice passo 15, com 3 pessoas a bordo ele chegou a 48 km/h (uma 25 milhas). Vocês acham esse desempenho satisfatório para o conjunto ?  o motor ainda no período de amaciamento com 5 horas. 

Neoti, mande uma foto da altura da placa anti-cavitação em relação ao fundo do casco, uma rabeta muito "afundada" vai comprometer totalmente o desempenho

 

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Interessante, sempre achei que uma rabeta desproporcional ao tamanho do espelho de popa, ou seja, com o motor enterrado na água faria diferença na performance durante a navegação (piorando o desempenho).

Mas, como dizem, não exite "receita de bolo".

Abçs!!

 

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Quanto mais alto o motor em relação ao fundo do barco  e mais longe da popa melhor o desempenho , pois menor será o atrito da rabeta com água, mas tem que se verificar como está captação de água pra refrigeração, normalmente o ideal em barcos de aluminio  na potencia até seus 60hp é que fique 1 a 2 polegadas abaixo sendo ideal no mesmo nível. Mas isso só se acha fazendo testes na água.  Basicamente 1 polegada abaixo é sem erro.  

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1 hora atrás, Marcio Freitag disse:

Neoti, mande uma foto da altura da placa anti-cavitação em relação ao fundo do casco, uma rabeta muito "afundada" vai comprometer totalmente o desempenho 

 

Vou verificar e encaminho fotos assim que possível.

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9 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

Interessante, sempre achei que uma rabeta desproporcional ao tamanho do espelho de popa, ou seja, com o motor enterrado na água faria diferença na performance durante a navegação (piorando o desempenho).

Mas, como dizem, não exite "receita de bolo".

Abçs!!

 

teoricamente faz sim ! qto mais coisas dentro da agua, maior o arrasto, mas na pratica, isso nem sempre é percebido de fato...

10 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Astra bom dia meu amigo tudo bem?

 

Muito obrigado por interagir com a gente e mostrar seu ponto de vista, acho muito construtivo esta troca de ideias.

 

Alguns pontos que eu considerei quando citei meu barco como exemplo:

Até o mês passado eu tinha um baiha boats de 6mts por 1,60 de boca, que pesava aproximadamente 200kg, com o motor nas mesmas condições eu andava a aproximadamente 53km/h e a um rpm de 5400 giros.

 

Quando recebi o calaça, que é um barco de 6mts por 1,80 de boca e aproximadamente 160kg (o que particularmente eu desconfio não estar certo, pois aparenta ser muito mais pesado que o meu antigo), com o motor exatamente igual eu andei a 44km/h e a 5000rpm.

 

Imediatamente eu entrei em contato com a fabrica para verificar o pq de um rendimento abaixo, sendo que uma das propostas do barco era ter um rendimento maior uma vez que ele tem menos arrasto por causa da boca mais larga.

 

conversando com o mecanico olhamos os seguintes pontos:

 

Trim? estou navegando no 5 estagio, o 6 estava cavitando a hélice;

Passo de hélice, segundo o mecânico da calaça os motores que eles testam o barco tem hélice passo 12, então para chegar no rpm ideal segundo o fabricante do motor irei reduzir um passo para fazer o teste, caso não melhore volto para passo 13.

 

Acompanhando o tópico, irei verificar esta questão da configuração do tacômetro, pois reconheço que não conhecia, o meu é este do link abaixo, nao sei se possui, mas caso possua irei verificar se está correto:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-928904200-tacmetro-horimetro-digital-carros-motos-barcos-promoco-_JM

 

Agora vamos para assuntos polêmicos, velas de iridium!!!

 

Agradeço por compartilhar seu ponto de vista. É uma informação a amais para ser ponderada, porem acho que no nosso pais somos carentes deste tipo de conteúdo uma vez que nossa gasolina é ruim por natureza.

 

por isso estou me comprometendo a assim que que realizar o teste, fazer um post aqui para colocando os dados aferidos e meu ponto de vista.

 

Agradeço novamente sua ajuda neste tópico.

 

Um grande abraço e boas pescarias.

 

 

joao, cada barco tem um desempenho e uma forma de reequilibrar pesos, trimagem etc... meu calaca nunca atingi as velocidades que atingia nos outros barcos, tb nao consigo usar a trimagem alta, simplesmente perco muita performance e o motor fica sem refrigeracao correta... tem que ir testando..

 

faça os testes com calma e depois traga pra gente.... esses assuntos foram intensamente debatidos no forum e em grupos de zap ... por isso escrevi isso acima, nao sao teorias, sao fatos testados e retestados diversas vezes, mas nao te custa tentar... vai la e traga a sua versao ! sempre aprendemos.

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Pessoal, quanto a ao espelho de popa ele esta nas medidas adequadas para o moto com rabeta de 20" que segundo o manual é de 20" também. Eu bati algumas fotos, nestas fotos o motor esta com o pino no furo mais baixo, porem eu estou usando ele com o pino no quarto furo de cima para baixo.

20181009_175744.jpg

20181009_175735.jpg

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