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Velocidade final


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Bom dia Pescadores;

Esse feriado fui pescar e testar o barco, para ver como ficou a rotação com o tacômetro configurado corretamente e a hélice de 15, infelizmente a rotação ficou ainda mais baixa, ficou a baixo dos 3 mil rpm (faltando 2 palitos pra chegar em 3 mil), como mencionei anteriormente, ja testei a hélice original de 13, a de 14 e 15, destas a que teve melhor velocidade foi a de 15.

Agora me resta por uma de 12 e verificar como vai ficar.

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1 hora atrás, Neoti disse:

Bom dia Pescadores;

Esse feriado fui pescar e testar o barco, para ver como ficou a rotação com o tacômetro configurado corretamente e a hélice de 15, infelizmente a rotação ficou ainda mais baixa, ficou a baixo dos 3 mil rpm (faltando 2 palitos pra chegar em 3 mil), como mencionei anteriormente, ja testei a hélice original de 13, a de 14 e 15, destas a que teve melhor velocidade foi a de 15.

Agora me resta por uma de 12 e verificar como vai ficar.

Fala Neoti, tudo bem.

 

Cara antes de comprar uma 12, espere passar este fds. Este fds vou instalar velas de iridium no meu motor e vou colocar gasolina de alta octanagem. Para ver se melhora o rendimento.

 

Talvez vc consiga melhorar o rendimento usando uma helice 13.

 

Grande abraço.

 

 

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Em 09/10/2018 em 09:30, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Astra bom dia meu amigo tudo bem?

 

Muito obrigado por interagir com a gente e mostrar seu ponto de vista, acho muito construtivo esta troca de ideias.

 

Alguns pontos que eu considerei quando citei meu barco como exemplo:

Até o mês passado eu tinha um baiha boats de 6mts por 1,60 de boca, que pesava aproximadamente 200kg, com o motor nas mesmas condições eu andava a aproximadamente 53km/h e a um rpm de 5400 giros.

 

Quando recebi o calaça, que é um barco de 6mts por 1,80 de boca e aproximadamente 160kg (o que particularmente eu desconfio não estar certo, pois aparenta ser muito mais pesado que o meu antigo), com o motor exatamente igual eu andei a 44km/h e a 5000rpm.

 

Imediatamente eu entrei em contato com a fabrica para verificar o pq de um rendimento abaixo, sendo que uma das propostas do barco era ter um rendimento maior uma vez que ele tem menos arrasto por causa da boca mais larga.

 

conversando com o mecanico olhamos os seguintes pontos:

 

Trim? estou navegando no 5 estagio, o 6 estava cavitando a hélice;

Passo de hélice, segundo o mecânico da calaça os motores que eles testam o barco tem hélice passo 12, então para chegar no rpm ideal segundo o fabricante do motor irei reduzir um passo para fazer o teste, caso não melhore volto para passo 13.

 

Acompanhando o tópico, irei verificar esta questão da configuração do tacômetro, pois reconheço que não conhecia, o meu é este do link abaixo, nao sei se possui, mas caso possua irei verificar se está correto:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-928904200-tacmetro-horimetro-digital-carros-motos-barcos-promoco-_JM

 

Agora vamos para assuntos polêmicos, velas de iridium!!!

 

Agradeço por compartilhar seu ponto de vista. É uma informação a amais para ser ponderada, porem acho que no nosso pais somos carentes deste tipo de conteúdo uma vez que nossa gasolina é ruim por natureza.

 

por isso estou me comprometendo a assim que que realizar o teste, fazer um post aqui para colocando os dados aferidos e meu ponto de vista.

 

Agradeço novamente sua ajuda neste tópico.

 

Um grande abraço e boas pescarias.

 

 

 @Joao Manoel Leonello Lucas provavelmente há algo de errado, o GranFlashBass atinge velocidades bem melhores em condições normais, em relação a velocidade com motor 50 hp geralmente chega a 57-59km/h leve, podendo chegar a até mais. 


@Leonardo Squinzani tem uma GranFlashBass com motor 50 hp, a dele chegou a 62 km/h (50 hp mercury novo).

 

Se tiver alguma duvida, me chame no WhatsApp 62 0 8151-8564 (João Caio Calaça)

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Exato jão, alcancei 63,2km/h rio abaixo e 59 rio acima, agua naquele lugar era bem parada. 2 pessoas, (200kg as duas )caixa de gelo, em torno de 20L de combustivel, pino do trim na penultima posição

 

Barco granflashbass 5,5m

Motor 50hp no manche, rabeta de 15", helice original blackmax passo 14

Screenshot_2018-09-08-16-44-47.png

Screenshot_2018-09-08-16-22-25.png

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Altitude tb é um item considerável.  Note referência do barco do Leionardo que a altitude são 98m.   Na amazônia onde fui recentemente os 25hp Yamaha atingiam 48km/h com 3 e bastante carga , eu aqui com um 30 hp tb Yamaha e um barco mais leve com a mesma carga da Amazônia dificilmente passo de 45km/h, diferença que lá estava a 5m acima do nível do mar e aqui estou a 600, mais alto, ar mais rarefeito consequentemente menos Oxigênio pra queima ainda  mais motor carburado.    Velocidade em náutica tem muitas variáveis. 

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E outra coisa, não sei se estão confundindo.  Mas 40 Mercury original anda menos que um 40 Mercury "tunado" que anda menos que um 50 Mercury Original.   A diferença de um 40 Mercury pra um 50hp é bem grande , mesmo sendo os "mesmos" motores.  No caso do Leonardo o dele é um 50 hp Merc original zero bala

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pessoal... acho natural que em foruns todos tentam se ajudar, mas isso é perigoso pq dissemina e toda verdade coisas equivocadas, e vejo aqui um pouco disso..

 

vamos la, primeira coisa e a mais importante de todas. Se vcs nao entenderam absolutamente nada depois mas entender isso, ja fico feliz.

"motor 2 tempos não possui torque em média e menos ainda em baixa rotação. 2 tempos tem potencia absoluta."

Bom falado isso, sabemos que POTENCIA se atinge em alta RPM, diferente de torque que se atinge em baixa rpm. 

Esse é o maior contraponto com motores 4 tempos, que geram torque mas no limite de rpm tem pouco ganho de POTENCIA, já o 2 tempos gera pouco torque mas cada 150rpm a mais ou a menos num 2 tempos da diferença de potencia extraída.

-------------

Pronto, nao vou me estender muito aqui, só essa afirmação acima daria material para pelo menos 30 paginas de explicações e muitos mitos a serem desmistificados.

 

Falado isso, vamos falar de passo de helice.]

1ª coisa: busquem informação no fórum, eu mesmo debati muito a respeito sobre isso no forum em busca de respostas e foram meses e meses lendo forum gringo, manual de mecanica, experiencias etc...

2º em MEDIA, um passo de helice altera em torno de 150 a 350 rpm o resultado final do motor, seja pra mais ou pra menos.

 

vamos focar nesse segundo item?

a) é importante saber que o motor tem um rpm intervalo onde é considerado ótimo. Abaixo disso vc perde desempenho, seja qual for o passo. Acima disso vc tb perde... Perde vida útil drasticamente do motor (principalmente pq nao refrigera suficiente e menos ainda lubrifica suficiente, portanto, vc ta moendo teu motor).

b) a grande maioria dos motores tem um limitador de giro eletronico, ou seja, seu CDI ("peça" que monitora a faísca e mantem td dentro da normalidade) literalmente nao manda faísca, portanto o motor teoricamente nao ultrapassa o giro, teoricamente... pq na pratica ele pode ultrapassar por N razoes (tecnicamente falando pq tem gasolina, tem ar, faisca e o proprio volante do motor faz gerar energia). Ou seja, na prática é importantíssimo que vc saiba qual sua rpm e especialmente que nao a ultrapasse.

 

Nesse momento entra o segundo conceito ultra importante: o passo do helice!

 

O passo do helice deve ser configurado mediante ao teu uso normal, ou seja, se vc anda pesado, regula com ele pesado, se anda leve, regula leve.

Lembra? um passo maior ou menor altera em média 350 rpm ou menos . Se vc regulou teu motor pra usar com 3 elefantes e tralha pra 5500 rpm, obviamente qdo sair leve, nao pode acelerar no maximo, senao vai ultrapassar pra 5500+350rpm= 5850, o que ja ultrapassa o limite do motor, mas provavelmente esta gerando faisca o suficente pra mante-lo ligado e em alta rpm.... 


Traduzindo: vai andar? sim... mas vai dar merda.

O inverso tb é verdadeiro, se vc regulou sozinho pra 5500 rpm e botou 3 elefantes dentro, obviamente vai perder muito rendimento.

 

Podemos considerar de um modo MUUUIIIIIITOOOO grosseiro que a cada 130kg vc perca ai uns 90 a 120 rpm... Portanto, a perca sera consideravel.

---------

 

Pronto, leu ate aqui? vai pra cozinha, come um chocolate, toma uma agua, vai la na patroa, solta um pum, assiste a tv, depois volta a ler pra baixo.

 

--------------

Como as fabricas regulam o helice para a venda?

Elas consideram um usuário padrão, ou seja, americano, gordo, sozinho, barco medio para pesado, e nisso estipula o rpm desejavel com X passo de helice.

Na prática em terras tupiniquins, para o usuário comum, barco de aluminio leve, ate 2 passageiros, tanque, tralha, provavelmente o HELICE ORIGINAL cairá muitíssimo bem.

 

Agora se vc é um mamute de gordo, leva metade da casa junto, capota, poita, duas baterias, eletrico, e leva 3 amigos baleias com pressao alta, parabens, vc vai ter que  alterar o seu helice.

Mas pra qto?? Só testando com tacometro pra definir. Provavelmente nunca teremos um RPM perfeito no maximo possivel , as vezes ultrapassa 50 rpm, as vezes fica uns 150 rpm pra baixo, isso é natural.

 

No caso da MERCURY/TOHATSU eles são muito práticos na hora de definir.

A visão deles é:

PAra o usuario comum, compre o 40 hp que possui bom desempenho e otima economia.

PAra o usuario que carrega metade do mundo, compre o 50hp, gera um pouco mais de potencia mas ao mesmo tempo bebe mais. 

ESQUEÇA essa coisa de velocidade final, se vc tem o pipi maior que o do teu vizinho, é essa a visão standart da fabrica.

Tanto é que assim vem de fabrica:

40 manche: passo 14

40 comando: passo 13

50 hp : passo 13

Veja fica claro que o 40/50 nao eh voltado pra velocidade e sim para um uso especifico. Nós aqui brasileiros que deturbamos tudo e achamos que é pra voar a bagaça.

 

-----

pronto vai la na cozinha, come, toma agua, peida de novo etc....

------

 

Quer voce queira aceitar o que escrevi acima ou nao, é a verdade nua e crua ehehhe

 

portanto vamos aos fatos agora??

Um helice grande, como passo 15, para esse motor mercury 40/50, só sera de fato util em duas situações:

a) vc tem um conjunto muito leve, que faz o motor atingir o rpm dele 5500 max com helice 15... se o seu conjunto NAO for leve o suficiente, vc JAMAIS ira atingir a maior velocidade possivel com o helice 15, é uma questao fisico-matematica.

Traduzindo: se andando no MODO NORMAL diario, vc atingiu uma velocidade maior com o helice  15 do que com o helice 14, é pq ta com pouco peso ... Se acrescentar peso, fatalmente ira cair a velocidade e o rpm.

b) se vc ta a 3000 rpm, seja com helice 2,5 ou  25, vc ta errado! ou seu tacometro esta errado!!!

Vejamos, se vc ta usando o maior helice possivel e deu a maior velocidade, obviamente vc ta com rpm ideal pro motor NESTA CONDICAO de uso.

É impossivel o helice 15 gerar a maior velocidade estando a 3000 rpm, veja pq:

c) a 3000 rpm o motor sequer esta planando perfeitamente o barco, seja com helice que for... A menos que vc esteja com um 90hp num barco de aluminio e sozinho.

d) se vc colocou o helice 14 e perdeu rendimento, isso se da por dois motivos praticamente:

d,1) vc ta gerando muito RPM para pouca eficiencia do helice, ou seja, nao adianta andar a 10mil rpm se o teu helice esta patinando a partir de 5500 rpm, passou disso so ta fritando os pistoes e o proprio helice q nao puxa agua e sim ar.

d,2) teu barco ta muito leve, portanto, extrapola a rpm (que eh basicamente na pratica o item acima)

e) colocar um helice 12 só seria justificado pra qm usa esse motor para excesso de peso e trabalho forçado, ou seja, estamos falando de barco muito pesado mesmo (acima de 210kg, muita gente dentro, mas nao pode ter um motor grande por algum motivo especial)

---------

 

Traduzindo: regula o tacometro, esta fora de regulagem completamente. Use helice 14 para um barco normal e condicao de uso normal, helice 15 se tiver muito leve. esqueca o helice 13 a nao ser que use muito pesado.... 12 nem pensar.

 

Enfim, tem MUITA coisa a ser dita ainda, mas ficar estendendo muito so causa confusão... 

 

tai meus 2 cents jogado pro ceu.

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Astra disse tudo.  E mais um adentro de todos motores que tive , e não foram poucos, nenhum, nenhum mesmo eu tive desempenho melhor em uso normal  usando hélice com passo maior que o original, sempre usando a original ou uma mais curta.  

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Bom pessoal, como falei para vocês anteriormente, o melhor rendimento que eu tive de velocidade final foi com a helice 15, (foram testadas, 13, 14 e 15) mas nenhuma delas teve o rpm satisfatório, ai foi levantada a questão do tacômetro esta configurado errado, verifiquei e estava em 4c, (isso tudo estou conversando com a empresa que me vendeu o barco, inclusive as hélices eu não comprei nenhuma eles que estão me fornecendo sem custo, troca por troca) então olhei o manual e conversei com eles, no manual fala que a configuração deve ser 6p, passei para 6p sai para uma pescaria de 3 dias e para minha surpresa o rpm caiu, então conversei com eles novamente, eles conversaram com alguém da mercury e foi informado que deveria colocar o tacômetro em 3p , vou fazer isso e testar novamente. Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

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Neoti quais condicoes de uso e peso vc tem usado? Quais vc mediu?

como era seu antigo barco? Quais trins testou?

amigo nosso com motor igual e barco igual andou a 63kmh no primeiro dia de testes... ou tem algo errado ou vc esta errando em algo. Nao tem segredo...

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Astra o barco do Neoti como disse é um Boto 5.5  Fluvimar  com 40hp Mercury com rabeta 20, e por ser rabeta 20 acredito que seja o modelo com console. Disse que está dando 48km em 3 pessoas na minha opinião já é uma velocidade muito boa, só o tacometro está errado  

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42 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Neoti quais condicoes de uso e peso vc tem usado? Quais vc mediu?

como era seu antigo barco? Quais trins testou? 

amigo nosso com motor igual e barco igual andou a 63kmh no primeiro dia de testes... ou tem algo errado ou vc esta errando em algo. Nao tem segredo... 

Normalmente testo ele com 3 pessoas a bordo, pessoas de peso mediano, o peso do casco é de aproximadamente 200kg, esse conjunto é inteiro novo, motor e barco, o outro conjunto que tinha era um pety miraguaia com motor de 15 hp, pois é eu tb achei que a velocidade final ficou um pouco baixa, mas...

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14 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Astra o barco do Neoti como disse é um Boto 5.5  Fluvimar  com 40hp Mercury com rabeta 20, e por ser rabeta 20 acredito que seja o modelo com console. Disse que está dando 48km em 3 pessoas na minha opinião já é uma velocidade muito boa, só o tacometro está errado   

Isso mesmo, Boto Pesca de 5.5, com console, plataforma na proa e plataforma móvel na popa, tanque na proa, e 4 cadeiras giratórias, segundo o site da fluvimar aproximadamente 200kg.

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Boto5,5 console e 3 mais tralhas, 48kmh ta otimo! Mais q isso so tirando peso ou aumentando o barco

 

veja, um barco com console alem do peso extra eh totalmente desbalanceado em termos de equilibrio, pois o peso fica despareado, so vai melhorar com motores acima dd 90hp, qdo o peso do motor ajuda um pouco... pra mim ta certo o desempenho, mas deveria ser melhor com helice 14 ...

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1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

Boto5,5 console e 3 mais tralhas, 48kmh ta otimo! Mais q isso so tirando peso ou aumentando o barco

  

veja, um barco com console alem do peso extra eh totalmente desbalanceado em termos de equilibrio, pois o peso fica despareado, so vai melhorar com motores acima dd 90hp, qdo o peso do motor ajuda um pouco... pra mim ta certo o desempenho, mas deveria ser melhor com helice 14 ... 

Sim, a questão é so o RPM, vou verificar o tacômetro novamente.

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Bom dia pescadores;

Pessoal como falei eu mudei a configuração do tacômetro para 3p, e com isso ele marcou a rotação de praticamente 5 mil RPM (faltou muito pouco pra chegar em 5 mil), com a hélice 15, 3 abordo e meio tanque de combustível uns 25 litros, o tanque é na proa.

 

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5 horas atrás, Neoti disse:

Bom dia pescadores;

Pessoal como falei eu mudei a configuração do tacômetro para 3p, e com isso ele marcou a rotação de praticamente 5 mil RPM (faltou muito pouco pra chegar em 5 mil), com a hélice 15, 3 abordo e meio tanque de combustível uns 25 litros, o tanque é na proa.

 

Fala Neoti parabens, este fds troquei a helice do meu, consegui chegar a 5400rpm mas meu motor está com helice passo 12 agora, mas o rendimento esta muito alem do ideal. estou conversando com o pessoal da calaça para eles me ajudarem.

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5 horas atrás, Neoti disse:

Bom dia pescadores;

Pessoal como falei eu mudei a configuração do tacômetro para 3p, e com isso ele marcou a rotação de praticamente 5 mil RPM (faltou muito pouco pra chegar em 5 mil), com a hélice 15, 3 abordo e meio tanque de combustível uns 25 litros, o tanque é na proa.

 

Esta o esperando , helice 15 nesse motor é pra estar abaixo de 5 mil MESMO, especialmente nesse peso .

 

Tenho certeza absoluta q se refizer o teste com helice menor, neste peso, ate uma 13 talvez, mas o ideal era 14... o desempeho sera melhor. Refaça o teste, verá que sairá melhor, redistribua o peso etc.

10 minutos atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Fala Neoti parabens, este fds troquei a helice do meu, consegui chegar a 5400rpm mas meu motor está com helice passo 12 agora, mas o rendimento esta muito alem do ideal. estou conversando com o pessoal da calaça para eles me ajudarem.

redistribua o peso, reveja se o motor nao esta tendo falta (a mangueira de combustivel dos mercury costumam dar pau e pode estar acontecendo algo deste estilo). Era natural que com 5400 rpm este barco esteja andando muito bem, nao vejo pq usar helice 12 nesse barco.... ql condicao esta usando?

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48 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Esta o esperando , helice 15 nesse motor é pra estar abaixo de 5 mil MESMO, especialmente nesse peso .

 

Tenho certeza absoluta q se refizer o teste com helice menor, neste peso, ate uma 13 talvez, mas o ideal era 14... o desempeho sera melhor. Refaça o teste, verá que sairá melhor, redistribua o peso etc.

redistribua o peso, reveja se o motor nao esta tendo falta (a mangueira de combustivel dos mercury costumam dar pau e pode estar acontecendo algo deste estilo). Era natural que com 5400 rpm este barco esteja andando muito bem, nao vejo pq usar helice 12 nesse barco.... ql condicao esta usando?

Boa tarde astra tudo bem?

 

A mangueira eu ja troquei logo quando comprei o motor, por uma própria para nosso combustível.

 

Quanto ao peso hoje navego com o barco assim, motor elétrico e duas baterias na plataforma de proa, duas pessoas na plataforma central, eu e o tanque na plataforma de popa. Conforme tinha dito este fds coloquei as velas de iridium no motor, em termos de performace não mudou muito, porem ele pega muito mais facil agora.

 

Na próxima pescaria vou verificar como elas estão, para ver se o motor está trabalhando com todos os cilindros. Mas estou bem chateado com a performace ate agora.

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1 hora atrás, Neoti disse:

Eu testei com a 13, 14, e 15 e o rendimento de velocidade foi melhor com a 15, e o pior com a 13, da 13 para a 15 deu uma diferença grande, mas da 14 para a 15 deu somente uns dois km a mais.

nas mesmas condicoes acima?

 

49 minutos atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Boa tarde astra tudo bem?

 

A mangueira eu ja troquei logo quando comprei o motor, por uma própria para nosso combustível.

 

Quanto ao peso hoje navego com o barco assim, motor elétrico e duas baterias na plataforma de proa, duas pessoas na plataforma central, eu e o tanque na plataforma de popa. Conforme tinha dito este fds coloquei as velas de iridium no motor, em termos de performace não mudou muito, porem ele pega muito mais facil agora.

 

Na próxima pescaria vou verificar como elas estão, para ver se o motor está trabalhando com todos os cilindros. Mas estou bem chateado com a performace ate agora.

ql desempenho esta gerando mesmo? to com preguica de ir ate o inicio do topico ehhehe

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18 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

nas mesmas condicoes acima?

 

ql desempenho esta gerando mesmo? to com preguica de ir ate o inicio do topico ehhehe

O meu gran flash bass de 6 m com motor mercury 50hp, tres pescadores mais tralha  rodou numa media de 44km/h e rotação na casa dos 5000 rpm, no penúltimo estagio do trim e com helice passo 13.

 

fiz uma mudança este fds, coloquei helice passo 12, com tres pescadores a rotação subiu para 5400rpm e a velocidade subiu para 46km/h

 

Muito alem do ideal este conjunto (comparando com o conjunto que eu tinha antes).

 

Estou em conversa com o o João Calaça para ver o que esta acontecendo.

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refaça a distribuição de peso, coloque as baterias do meio pra tras, preferencialemnte atras, veja coisas q pesam muito, caixa de gelo, caixa de iscas, guarda sol etc.... refaca a distribuicao de peso.

 

testou trimagem menor?? meu fb tem q usar trim baixo, memso o fabricante alegando usar o maior... simplesmente nao da resultado trim alto

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