Ir para conteúdo

Varas de 1 parte ou seccionada


Everton Ceregatti

Posts Recomendados

Bom dia a todos os amigos pescadores, sou novo no Fórum e não encontrei ainda nada desse tipo,

Gostaria de saber qual a melhor vara para pesca de tucunarés e peixes esportivos.

Alguém tem alguma indicação para mim ? Sou iniciante na pesca de tucunaré e gostaria de fazer novas  compras !

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Everton Ceregatti disse:

Bom dia a todos os amigos pescadores, sou novo no Fórum e não encontrei ainda nada desse tipo,

Gostaria de saber qual a melhor vara para pesca de tucunarés e peixes esportivos.

 Alguém tem alguma indicação para mim ? Sou iniciante na pesca de tucunaré e gostaria de fazer novas  compras !

 

Obrigado.

Ola amigo, tudo vai de gosto. Particularmente prefiro as interiças pois "teoricamente" fornece mais resistência e tem um ponto a menos para falhar.

Ai referente a indicação de material é necessário algumas informações de local/região onde pretende pescar, $$ que esta disposto a pagar em equipamento e se irá usar carretilha ou molinete.

Essas informações são importantes para os amigos darem dicas mais assertivas. 

Abraços e seja bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Varas  seccionadas precisam ser bem projetadas e as boas custam caro. Minha preferencia é por varas em 3 partes pois apresenta uma parábola mais adequada do que a de duas partes. Também é comum achar de quatro partes - aliás mais comum do que a de três partes. 

A Redai tem em sua coleção três modelos de 3 partes. Um Viking até 14 lb, e duas Black Mamba, sendo uma de 17 e outra de 25 lb - uso bastante as três em minhas viagens e têm sido adequadas na pescaria. Abs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everton, seja bem vindo !

A questão dos equipamentos para pesca do tucunaré é apenas de dimensionamento !

Melhor falando, se quer ter mais "mobilidade" no transporte (e é essa a tendência atual), as varas de encaixe são mais adequadas (precisam ser de boa qualidade)

Se o processo for de "menor investimento", as varas inteiriças fabricadas pela indústria são boas, melhores ainda se forem customizadas com as suas características pessoais (mais caras).

Outro ponto que me parece fundamental neste início, é saber onde irá pescar, pois a esportividade dependerá do que estive usando !

Pescarias na Amazônia são bastante diferentes das do resto do Brasil, tal a vitalidade dos peixes de lá ! O conjunto tem que ser mais resistente !

No caso de pescarias nas "suas redondezas", sugiro que trabalhe com um material mais leve, com varas de até 17 lb, 6' e ação média / MH.

Antes de tudo isso, fica a questão do molinete ou carretilha a ser usado, pois são características inversas nas varas a serem usadas !

Não dá para usar vara de molinete na carretilha e vice versa... Qualquer que seja sua opção, vá se adaptando a usar material leve, flexível e de boa qualidade !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal, creio eu que varas seccionadas, irão suprir minhas necessidades, pois minhas pescarias são no máximo Rio Grande, e Rio tiête, Em barbosa, Buritama, essas partes,

Irei usar carretilha, que sou apaixonado pela forma de trabalho da carretilha, além de achar mais fácil também trabalhar a isca com ela..

 

Muito obrigado pela atenção de todos, e se caso houver alguém próximo de São José do Rio Preto, e quiser marcar uma pescaria, estarei a disposição !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everton, siga as dicas acima e lembre-se de não gastar muita grana. Quando vc estiver mais habituado com o manejo da carretilha e o trabalho das iscas, aí é meio que automático: gasta-se muuiiito em tralha de pesca, e pense em um nome adequado: TRALHA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Everton, tudo certo? 
Eu uso a Sumax The Flash para pescar Tucunaré, pelo custo beneficio, sempre levo 3: 5,6 14lbs, 5,6 17lbs, 6,0 17lbs, agora, se você consegue investir um pouco mais as Redai citadas pelo mestre Pepe Melega são top!!!  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra uso de carretilha com iscas artificiais prefiro as interiças pois normalmente se trabalha  as iscas com a vara voltada pra baixo, normalmente no trabalho as duas partes tendem a afrouxar e vc tem que ficar conferindo, já pra molinete eu uso as de duas partes normalmente ppis uso esse equipamento qdo uso jig shads ou isca viva mesmo.

Quanto a custo x benefício das que tenho ou usei indico as  Lubinas X , Daiwa Laguna, Lubina Vermelha e  Daiwa Aird X nessa ordem crescente  até 17lbs pra tucunas no sudeste e centro oeste.  Um patamar acima as Liger , BW e Venator . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu pirei sobre isso ha um tempo atras, pesquisei de tudo que é jeito.

Cheguei a seguinte conclusão: compre o que te ajuda mais! No meu caso, 2 partes.

Algumas das varas mais requintadas no mundo sao em 4 partes. A maioria (e as mais caras) varas de fly (que sao usadas ao extremo) sao 4 ou mais partes.

As varas que usamos normalmente, digamos mais "modestas" nao sofrem problemas por isso. A maioria dos problemas nao sao na juncao, e qdo é lá certamente eh por uso errado (eu mesmo usei errado muito tempo, forçando muito, girando no proprio cabo pra ver se ia mais fundo etc... isso literalmente abre as fibras e a deixa quebradica, basta uma leve apertada que esta perfeita, e digamos que conferir 1 ou 2x ao dia nao vai prejudicar sua pescaria nem em caso de vc ser um viciado extremo.

Tambem passo grafite em po na juncao, justamente para facilitar por e tirar .

Se vc procurar como eu fiz (naolembro exatamente onde li) alguns dos pescadores profissionais de tv ja falaram a respeito, assim como alguns fabricantes, sao enfaticos em dizer que nao tem problema algum nem na pratica diferenca no uso.

 

Eu compraria uma inteiriça se o transporte nao for um problema pra mim (tipo 1,60 pra baixo), acima disso compro bi partida ou mais sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Pepe Melega disse:

Varas  seccionadas precisam ser bem projetadas e as boas custam caro. Minha preferencia é por varas em 3 partes pois apresenta uma parábola mais adequada do que a de duas partes. Também é comum achar de quatro partes - aliás mais comum do que a de três partes. 

A Redai tem em sua coleção três modelos de 3 partes. Um Viking até 14 lb, e duas Black Mamba, sendo uma de 17 e outra de 25 lb - uso bastante as três em minhas viagens e têm sido adequadas na pescaria. Abs

 

 

Opa Pepe...

Foi um prazer ter passado boas horas na Miraguaia com o Renatão batendo um papo das pescarias e experiências amigo...

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite...

eu so uma vara de duas partes pelo transporte, a maioria das vezes vou de moto. nunca tive problema quebrei uma vara até hoje, apenas por afobação, forcei de mais e quebrou, e não foi no encaixe. tenho uma sumax hilux a uns 4 anos e até mandei customizar ela. o difícil é encontrar vara de duas partes que nos agradem pois a grande maioria são inteiriças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...