Ir para conteúdo

PESCARIA COM FLY - EVOLUÇÃO OU RECREÇÃO ?


Rosimar

Posts Recomendados

aristides MEU AMIGO ARISTIDES. JURO Q EU FALEI A MESMA COISA Q VC

FALOU Q PESCARIA ERA COISA DE BOIO danca:: ...........MAIS HOJE EU MUDEI COMPLETAMENTE MODO DE PESNSAR E JA ATE COMPREI UM EQUIPAMENTO DE FLY..E TO TENTANDO APRENDER. MAI TO ACHANDO MUITO LEGAL E UMA TERAPIA. E MAIS COMPLICADO POREN MUITO GOSTOSO HORA Q VC PEGA UM PEIXE. A BRIGA E GRANDE JUDIA UM POUCO MAIS COM O PESCADOR

ISO Q E GOSTOSO.. UM ABRAÇO A TODOS AMIGOS.. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal este tópico Rosimar...

Olá amigos aqui vai a opinião de uma fissurado no fly....

Comecei a pescar com artificial em 1992, quando a represa de 3 Irmãos era muito boa de tucunas, ai em 95 tive a oportunidade de conhece o fly pelo saudoso amigo Zecão(dono da Dinamica das Aguas-Pereira Barreto naquela época), e dai comecei a praticar as duas modalidades, quando em 2000 resolvi pescar somente com fly...

Por alguns motivos de foro intimo que são:

- a beleza da pescaria com fly;

-achei o fly muito mais emocionante;

-a possibilidade de pegar os peixes com as moscas que faço, especifa pra aquela pescaria, aquela situação...

- a possibilidade de imitar a natureza, a interação com a natureza, por exemplo o momento de um inseto cainda a superficie e descendo ao sabor da correnteza... vc pega uma mosca na sua caixa e imita, e é recompensado com a captura... acho isso fantástico...

- um novo desafio...

Teve vezes que amigos pegou mais peixes que eu no bating, porém teve vezes que peguei mais....

Agora com relação a pergunta do amigo quero saber se a regressão é por que o fly é uma modalidade muita antiga e estariamos voltando a praticá-la.... por isso regredindo.....

Acho tambem que tudo que aprendemos é evolução, se pescamos de baiting e vamos pescar uns Jaus com isca natural, estamos evoluindo, pois precisamos saber tudo a respeito daquela pescaria, material, local, isca..... enfim aprender e aprender é evoluir....

Portanto se pesco de baitng e vou pescar de fly estou evoluindo e se pesca de fly e vou aprender o baiting estou evoluindo...

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal este tópico Rosimar...

Olá amigos aqui vai a opinião de uma fissurado no fly....

Comecei a pescar com artificial em 1992, quando a represa de 3 Irmãos era muito boa de tucunas, ai em 95 tive a oportunidade de conhece o fly pelo saudoso amigo Zecão(dono da Dinamica das Aguas-Pereira Barreto naquela época), e dai comecei a praticar as duas modalidades, quando em 2000 resolvi pescar somente com fly...

Por alguns motivos de foro intimo que são:

- a beleza da pescaria com fly;

-achei o fly muito mais emocionante;

-a possibilidade de pegar os peixes com as moscas que faço, especifa pra aquela pescaria, aquela situação...

- a possibilidade de imitar a natureza, a interação com a natureza, por exemplo o momento de um inseto cainda a superficie e descendo ao sabor da correnteza... vc pega uma mosca na sua caixa e imita, e é recompensado com a captura... acho isso fantástico...

- um novo desafio...

Teve vezes que amigos pegou mais peixes que eu no bating, porém teve vezes que peguei mais....

Agora com relação a pergunta do amigo quero saber se a regressão é por que o fly é uma modalidade muita antiga e estariamos voltando a praticá-la.... por isso regredindo.....

Acho tambem que tudo que aprendemos é evolução, se pescamos de baiting e vamos pescar uns Jaus com isca natural, estamos evoluindo, pois precisamos saber tudo a respeito daquela pescaria, material, local, isca..... enfim aprender e aprender é evoluir....

Portanto se pesco de baitng e vou pescar de fly estou evoluindo e se pesca de fly e vou aprender o baiting estou evoluindo...

Abração.

sem contar que suas iscas eh ... tudo venenosa..... ai sim dah gosto

abraxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco de fly e de bait.......confesso que tenho preferência pelo bait

A questão de que a pesca com fly é mais produtiva é falsa....depende do dia...já fiz pescarias em que eu pescava de bait e meu irmão com fly...teve dias que ele pegou muito e eu pouco, mas teve dias que, de bait peguei vários e ele não viu nem a cor de peixes...o comportamento dos peixes varia muito...todos sabemos disso.

A questão dos arremessos também é importante...no fly fazemos 6 a 7 vezes mais movimentos prá arremessar e ainda há a questão do espaço.....sem falar, no barco, dos "brincos" que já colocamos e que também levamnos dos parceiros .hehehehehehe

Ainda, o tamanho dos peixes atraídos pelo fly, realmente é, via de regra, menor dos que os de bait....temos observado isto......se pegar um de 4 kg num fly nº6, perto de galhadas.....adeus. Claro que curtimos a pescaria, mas perder aquele exemplar que vc perseguiu uma vida inteira é Phodis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo Dominguete meu amigo paulo concordo com tudo q vc disse ai. eu ja pesquei junto com aguem q estava com fly. dei um show nele.quando dava 5 aremeço pra jogar a linha no lugar certo eu ja tinha feito o aremeço com carretilha fz tempo. mais te confeço uma coisa eu uso os dois eqipamento no barco

vo aremeçando com bait.. hora q eu acho o peixe ai eu jogo o fly.pra vc ficar procurando o peixe e complicado cansa muito o braço.. mais e muito legal na hora q vc pega . a briga e grande. viola:: ai galera sou guia de pesca aqui no estado do tocantins. tenho todo istrutura.meu site e www.ilhadobananaltur.com.br meu msn e rosimarrabello@hotmail.com

blz galera..prepare sua fisgada porq o peixe e por nossa conta..

ass rosimar rabello seu guia de pesca no estado do tocantins..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É...a briga com o fly realmente é muito show, mas os bichos às vezes não querem nada com eles e, às vezes não querem nada com o bait...da forma que vc relatou..levar os dois conjuntos fica bem produtiva mesmo....quando achar os bichões e eles estiverem querendo o fly é bão demais....e eles , quando estão ativos no fly pegam bem na superfície sim, contrariando o que alguns colegas acharam neste fórum...os popperzinhos dão emoção prá caramba.

Rosimar...qualquer hora vou aparecer aí prá nós darmos umas pinchadas e fazer uns loopings com um fly legalzinho.....abraço palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pesco de bait há 10 anos e estou começando no fly...

pescar de fly não é regressão, é apenas mais uma forma de se chegar ao peixe... com prós e contras, como o bait, na pesca de espera, corrico..etc

algumas cosiderações de cordo com a visão de um iniciante:

1º vc não precisa fazer 5, 10 movimentos para executar um arremesso, (quem faz isso não sabe arremessar ainda, e me incluo neste rol, rsrsrs),com dois, tres movimentos a isca tem que estar onde vc deseja...se faz muitos movimento quando se usa moscas secas... para seca-las no ar... na pesca de tucunares não é necessário..

2º tem situações em que vc arremessa a isca e trabalha ela meio metro e o peixe bate em outro ponto. no bait vc tem que recolher toda a linha e arremessar novamente. ai o peixe já afundou, ou a isca pode espanta-lo... no fly, quando isso acontece, vc rapidamente coloca a isca lá onde o peixe bateu, pois não tem que enrolar a linha toda e com a vantagem que a isca não espanta o peixe, pois sua caida é muito suave... então sua reação é mais rapida e eficiente nessa situação.

3º o fly pode ser caro tanto quanto o bait... o conjunto #6 que tenho, importei da cabelas e, com os impostos, está saindo por 500 reais... vem a vara, carretilha, linha e backing... e é de boa qualidade, honesto, é o preço de um conjunto de bait muito bom, tambem honesto. (ex: ms gto tour com uma daiwa procaster)

o problema é começar... imagina, no meu caso... 10 anos juntando tralha de bait... agora imagina vc ter que começar tudo de novo em uma outra modalidade... desanima né??!! ainda mais no fly, em que não existe comercio em lojas, somente pela internet é que vc consegue achar o que precisa.

mas vc pega gosto pela coisa.. pode crer... é só pegar os primeiros peixes que vc é fisgado tambem... rsrsrs.

4º o peixe estoura na isca sim... se vc usar a isca correta, com os poppers...

5º vc consegue tirar os peixes grandes sim... usando o equipamento correto... o Bata pegou varios de bom porte em serra da mesa... tem a materia dele no site http://www.propesca.com.br , pegos na superficie, nos poppers de eva que ele faz... nos EUA se pesca tubaroes e tarpons com fly...

6º agora, a grande sacada do fly, para mim, é vc fazer sua proprias iscas... ainda não ato, mas é muito legal estudar o comportamento do peixe, o que ele está comendo e tentar imitar tanto na forma da isca como na sua apresentação, e ter o prazer de enganar o peixe com uma isca que vc fez não tem preço... quem faz suas proprias iscas de bait sabe como é isso tambem...

7º pelo menos para mim é lenda isso... que dá mais prazer um arremesso de fly perfeito do que pegar o peixe... é mesma coisa que jogar futebol e falar que fazer o gol é detalhe...perdemos de 5 x 0 mas o time jogou bem....rsrsrs

eu quero arremessar bem para poder levar a isca lá!!!! na casinha deles e pega-los... a emoção para mim está na batida, na briga com o peixe, não no arremesso... mesmo que este seja perfeito.

8º a minha emoção em pegar o peixe, tanto no bait, quando no fly é a mesma...a diferença é que no fly vc é mais exigido tecnicamente, pois a fricção é a ponta de seus dedos... e quando se usa a carretilha, a fricção é a palma de sua mão... e o barulho de peixe tomando linha é lindo... seja de carretilha, de molinete, ou o cantar de uma linha na varinha de bambu...

9º fly não é coisa de boiola não, nem de corno...

para pescar de fly tem que ter a munheca dura, se desmunhecar não tem arremesso...

e não pode ser chifrudo, senão a linha enrosca na galhada!!!! rsrsrsrsrs

amigos, estas são minhas impressões, baseadas na minha pouca experiencia, (menos a parte do boiola e do chifrudo, rsrsrsrs credo!!!) na troca de ideias com os amigos (em especial o Bata, a quem agradeço sempre que posso pela paciencia) e nos estudos que fiz... não tenho intenção de convencer ninguem a pescar só com mosca... eu mesmo vou conciliar as duas modalidades, mais as minhas pescarias de piaparas... rsrsrs

o importante para mim é estar no rio, pescando.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luiz,

Parabéns pelas suas observações !

Não sou pescador de "Fly" ( ainda ) e reconheço que seus comentários analisam de modo isento, o que de fato acontece...

Me identifiquei em muitos desses comentários...

Quem sabe um dia... mestre:: mestre::

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesco de bait há 10 anos e estou começando no fly...

pescar de fly não é regressão, é apenas mais uma forma de se chegar ao peixe... com prós e contras, como o bait, na pesca de espera, corrico..etc

algumas cosiderações de cordo com a visão de um iniciante:

1º vc não precisa fazer 5, 10 movimentos para executar um arremesso, (quem faz isso não sabe arremessar ainda, e me incluo neste rol, rsrsrs),com dois, tres movimentos a isca tem que estar onde vc deseja...se faz muitos movimento quando se usa moscas secas... para seca-las no ar... na pesca de tucunares não é necessário..

2º tem situações em que vc arremessa a isca e trabalha ela meio metro e o peixe bate em outro ponto. no bait vc tem que recolher toda a linha e arremessar novamente. ai o peixe já afundou, ou a isca pode espanta-lo... no fly, quando isso acontece, vc rapidamente coloca a isca lá onde o peixe bateu, pois não tem que enrolar a linha toda e com a vantagem que a isca não espanta o peixe, pois sua caida é muito suave... então sua reação é mais rapida e eficiente nessa situação.

3º o fly pode ser caro tanto quanto o bait... o conjunto #6 que tenho, importei da cabelas e, com os impostos, está saindo por 500 reais... vem a vara, carretilha, linha e backing... e é de boa qualidade, honesto, é o preço de um conjunto de bait muito bom, tambem honesto. (ex: ms gto tour com uma daiwa procaster)

o problema é começar... imagina, no meu caso... 10 anos juntando tralha de bait... agora imagina vc ter que começar tudo de novo em uma outra modalidade... desanima né??!! ainda mais no fly, em que não existe comercio em lojas, somente pela internet é que vc consegue achar o que precisa.

mas vc pega gosto pela coisa.. pode crer... é só pegar os primeiros peixes que vc é fisgado tambem... rsrsrs.

4º o peixe estoura na isca sim... se vc usar a isca correta, com os poppers...

5º vc consegue tirar os peixes grandes sim... usando o equipamento correto... o Bata pegou varios de bom porte em serra da mesa... tem a materia dele no site http://www.propesca.com.br , pegos na superficie, nos poppers de eva que ele faz... nos EUA se pesca tubaroes e tarpons com fly...

6º agora, a grande sacada do fly, para mim, é vc fazer sua proprias iscas... ainda não ato, mas é muito legal estudar o comportamento do peixe, o que ele está comendo e tentar imitar tanto na forma da isca como na sua apresentação, e ter o prazer de enganar o peixe com uma isca que vc fez não tem preço... quem faz suas proprias iscas de bait sabe como é isso tambem...

7º pelo menos para mim é lenda isso... que dá mais prazer um arremesso de fly perfeito do que pegar o peixe... é mesma coisa que jogar futebol e falar que fazer o gol é detalhe...perdemos de 5 x 0 mas o time jogou bem....rsrsrs

eu quero arremessar bem para poder levar a isca lá!!!! na casinha deles e pega-los... a emoção para mim está na batida, na briga com o peixe, não no arremesso... mesmo que este seja perfeito.

8º a minha emoção em pegar o peixe, tanto no bait, quando no fly é a mesma...a diferença é que no fly vc é mais exigido tecnicamente, pois a fricção é a ponta de seus dedos... e quando se usa a carretilha, a fricção é a palma de sua mão... e o barulho de peixe tomando linha é lindo... seja de carretilha, de molinete, ou o cantar de uma linha na varinha de bambu...

9º fly não é coisa de boiola não, nem de corno...

para pescar de fly tem que ter a munheca dura, se desmunhecar não tem arremesso...

e não pode ser chifrudo, senão a linha enrosca na galhada!!!! rsrsrsrsrs

amigos, estas são minhas impressões, baseadas na minha pouca experiencia, (menos a parte do boiola e do chifrudo, rsrsrsrs credo!!!) na troca de ideias com os amigos (em especial o Bata, a quem agradeço sempre que posso pela paciencia) e nos estudos que fiz... não tenho intenção de convencer ninguem a pescar só com mosca... eu mesmo vou conciliar as duas modalidades, mais as minhas pescarias de piaparas... rsrsrs

o importante para mim é estar no rio, pescando.

abraços

É luiz...pesca-se tubarões e até marlins de fly...mas pesque tucunarés arremessando um fly nº 10 ou 12 o dia todo....com moscas volumosas.........quando falei do fly me referi a um nº 06 que é a média dos utilizados e aí o líder é bem mais fino...em galhadas...só com sorte prá tirar um grandão...grandão que falo é de 4 Kg prá cima.......
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luiz,

Parabéns pelas suas observações !

Não sou pescador de "Fly" ( ainda ) e reconheço que seus comentários analisam de modo isento, o que de fato acontece...

Me identifiquei em muitos desses comentários...

Quem sabe um dia... mestre:: mestre::

Imagem Postada

caro Kid...

não perde tempo não cara... vá em frente.

perdi muito tempo, pois comprei varias das ideias erradas que vendem por aí sobre o fly... que é caro, que é dificil, que é o top entre as modalidades de pesca, entre outros, que na realidade são apenas mitos criados por quem quer aparecer.

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, vc não vai de #6 em serra da mesa... ou epitacio, pois nesses lugares vc pode topar com um trofeu a qualquer momento... o ideal é um #8.

como tambem vc não vai para o rio negro com uma varinha 14 libras e linha fina... vc usa uma 25/30lbs... e uma helice de 50gr que o que faz com que esse conjunto não seja muito diferente de arremessar uma #10...

mas na #6 da para tirar um de 4kg sim... vc pode usar um lider de fluor 0,45mm, pois não é preciso muita "poesia" na apresentação isca... para mim o que limita o uso da #6 é mais o tamanho da isca, que são pequenas para o tucunaré.... as iscas para o #8 é o tamanho ideal.

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos...

só para ilustrar como tem gente que tenta mitificar a coisa...

estava vendo um video no youtube sobre a pesca com mosca na patagonia argentina...

ai o narrador soltou esta perola:

"o pescador somente honra o peixe se captura-lo com um equipamento de mosca!"

tinha que ser argentino, né??!!rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, vc não vai de #6 em serra da mesa... ou epitacio, pois nesses lugares vc pode topar com um trofeu a qualquer momento... o ideal é um #8.

como tambem vc não vai para o rio negro com uma varinha 14 libras e linha fina... vc usa uma 25/30lbs... e uma helice de 50gr que o que faz com que esse conjunto não seja muito diferente de arremessar uma #10...

mas na #6 da para tirar um de 4kg sim... vc pode usar um lider de fluor 0,45mm, pois não é preciso muita "poesia" na apresentação isca... para mim o que limita o uso da #6 é mais o tamanho da isca, que são pequenas para o tucunaré.... as iscas para o #8 é o tamanho ideal.

abração

Assino em baixo Luis, mas já fui pra Serra de #6 só pra aumentar a adrenalina heheheheheh...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, vc não vai de #6 em serra da mesa... ou epitacio, pois nesses lugares vc pode topar com um trofeu a qualquer momento... o ideal é um #8.

como tambem vc não vai para o rio negro com uma varinha 14 libras e linha fina... vc usa uma 25/30lbs... e uma helice de 50gr que o que faz com que esse conjunto não seja muito diferente de arremessar uma #10...

mas na #6 da para tirar um de 4kg sim... vc pode usar um lider de fluor 0,45mm, pois não é preciso muita "poesia" na apresentação isca... para mim o que limita o uso da #6 é mais o tamanho da isca, que são pequenas para o tucunaré.... as iscas para o #8 é o tamanho ideal.

abração

Exatamente ..nesse caso,o tamanho da iscas é que determina o equipamento...pode colocar um líder + grosso num equipamento menor.....dá prá tirar um grandão se der sorte de pegar em lugar limpo..senão.....adeus, mas a adrenalina realmente é d+.

Já pegou um tucunaré de 4 kg no fly? Sentiu a primeira corrida dele? Quando estão em casais, defendendo, a corrida dele não é nem a metade de quando está caçando...nesta situação a coisa complica. Como dizia o Juruna (guia de pesca em Tupaciguara): o bicho vai só deitando os "maliceiros".

Esse tamanho das iscas é que, pelo que parece, tende a atrair peixes menores em equipamentos menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...