Ir para conteúdo

Troca do Hélice 10 x 13 Johnson 1991


Posts Recomendados

Caros colegas preciso trocar o meu hélice porém estou em um dilema e gostaria de verificar a experiência de vocês sobre este assunto.

Tenho um Johnson 25 1991 que está em ótimas condições e me atende perfeitamente.

Acontece que o hélice (não sei se meu hélice é original) deu uma lascada e gostaria de troca-lo. Achei 3 opções:

- Sorabo 10 x 13 R$ 200,00

- MFX 10 x 13 R$ 160,00

- Achei uma pessoa que importa direto da BRP porém é a 10.3 x 13 (não sei se muda muito por ser 10.3) por R$ 610,00.

Alguém já utilizou esses hélices nacionais ?

Segue fotos do motor e hélice:

 

IMG_20181105_002357.jpg

IMG_20181105_003111.jpg

IMG_20181105_003137.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

Compre sorabo se puder pagar, depois a mfx se a grana tiver curta, esqueca a original.

 

esse motor foi repintado??

Muito obrigado Astra. O antigo dono "tentou" pintar o capô mas não ficou bom aí comprei as faixas novas de um cara no MT que achei de excelente qualidade e colei para esconder a "pintura". Tenho aqui um mecânico de confiança que mexe nele pra mim e não me dá dor de cabeça. Está pegando com meia fierada.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

legal! bom ter mecanico de confianca, eh um diferencial e tanto... mas a rabeta tb foi pintada nao?

Então, sobre a rabeta eu acho que não foi por que em baixo e nas partes que tem contato com o barco estão bastante riscadas. Vou dar uma reparada nos parafusos...ver se dá para perceber. Pode ser que tenha sido pintado sim e eu não tenha percebido. Comprei esse motor usado de uma pessoa que estava apertada no valor de R$ 1.500,00 e gastei + R$ 500,00 na revisão trocando óleo da rabeta, aranha, limpeza de carburador + tampa do tanque que estava quebra. O mecânico me disse que está em ótimo estado e que não tinha nenhuma gota de água no óleo da rabeta ( não entendo mas pelo jeito que ele disse isso deve ser bom).

Meu barco vazio, um Copacabana 600 com plataforma (+/- 180kg) está atingindo 40km/h que não sei se e bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao ricardo, eu falei que foi repintado pq esta muito branco, eu tneho um johnson 15hp e nao eh esse branco tao branco (a se todo braanco fooosse assim eheheh). fora q esse motor eh bem pesado, eh comum ter muitos riscos, nao tem lombar que aguente segurar muito tempo eheheh

mas se o motor ta bom, saiu barato (e de fato saiu mesmo), vc ta feliz, é isso que interessa neh?

 

1- agua no oleo da rabeta eh um problema ruim, bem ruim, mas q pode ser simples de resolver ou te custar um motor novo praticamente ($$ falando). Entao ta otimo!

2- 40kmh nessas condicoes nesse motor, esta dentro do esperado, infelzimente os johsons nessa cavalagem nao andam muito.

 

qdo vc usar um 30hp dos atuais vai se surpreender, eh uns 10kg mais leve, menor, gasta 1/3 desse teu motor (eu disse q gasta, nao economiza, hoje eles sao bem mais econonicos) e nessas condicoes vai andar proximo de 47/50kmh

 

eu gostei desse carrinho teu, o que achou dele? eh estavel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

entao ricardo, eu falei que foi repintado pq esta muito branco, eu tneho um johnson 15hp e nao eh esse branco tao branco (a se todo braanco fooosse assim eheheh). fora q esse motor eh bem pesado, eh comum ter muitos riscos, nao tem lombar que aguente segurar muito tempo eheheh

mas se o motor ta bom, saiu barato (e de fato saiu mesmo), vc ta feliz, é isso que interessa neh?

 

1- agua no oleo da rabeta eh um problema ruim, bem ruim, mas q pode ser simples de resolver ou te custar um motor novo praticamente ($$ falando). Entao ta otimo!

2- 40kmh nessas condicoes nesse motor, esta dentro do esperado, infelzimente os johsons nessa cavalagem nao andam muito.

 

qdo vc usar um 30hp dos atuais vai se surpreender, eh uns 10kg mais leve, menor, gasta 1/3 desse teu motor (eu disse q gasta, nao economiza, hoje eles sao bem mais econonicos) e nessas condicoes vai andar proximo de 47/50kmh

 

eu gostei desse carrinho teu, o que achou dele? eh estavel?

Ele é realmente muito pesado. Pego sempre em 2. Um dia quero ter um 30 desse novo da Mercury que parece ser muito bom mesmo.

Meu caro, muito obrigado pela atenção que me dispensou aqui. Sempre acompanho o fórum e sei que você é uma das estrelas (no bom sentido) dele. Assim que trocar a hélice vou postar aqui minhas impressões. Comprei um tach antes para medir o RPM e saber se a 10 x 13 realmente será o Hélice ideal.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bom dia, vou relatar a minha experiência, tenho um evinrude 15hp ano 1981, ele estava com a helice original até pouco tempo atrás, porem fui pescar em um local raso e acabou que a bucha soltou, ai troquei por uma sorabo e a diferença no rendimento foi grande, inclusive com a helice sorabo de mesma medida da original e no mesmo barco o motor começou a cavitar quando acelera no máximo.      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Neoti disse:


Bom dia, vou relatar a minha experiência, tenho um evinrude 15hp ano 1981, ele estava com a helice original até pouco tempo atrás, porem fui pescar em um local raso e acabou que a bucha soltou, ai troquei por uma sorabo e a diferença no rendimento foi grande, inclusive com a helice sorabo de mesma medida da original e no mesmo barco o motor começou a cavitar quando acelera no máximo.      

Olá Neoti tudo bem ?

Então, eu li em algum tópico aqui o fórum que realmente a sorabo "aumenta o RPM" então não seria o caso de aumentar o passo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos com calma... o passo eh o fundamento principal mas nao eh o unico. Existe diametro, peso, raco entre outros. Inclusive material usado q podem interferir. 

Ha trocentos tipos de aluminios e diversas formas de fundir td, isso Impacta no tanto q as pas defletem ou nao.

o que vc viu foi um topico do guto q ele compara a sorabo com a marflex dele, a sorabo abaixa o rpm eh mais pesada mas tem resultado pratico melhor q a mfx, provavelmente pq o metal da sorabo eh melhor (mais denso e portanto deve defletir menos).

mas mudar o passo somente se o rpm sair fora do ideal. O que raramente ocorre com dois helices de mesmo passo mas fabricantes diferentes.

o que pode ocorrer eh q outras variantes estao atuando, ou ate o pior, o helice novo esta patinando (nao eh raro, defeito de fabricacao)... sorabo eh a melhor nacional, inclusive eh considerado original em alguns motores do passado.

neste caso, a trimagem tem q ser revista. Nao o passo.

subir ou descer o passo, repito: so se sair da faixa ideal estabelecida pelo fabricante.

neoti explique melhor como era antes e como ficou...

eh tenho um johson 86 15hp, troquei a helice por uma passo maior, sozinho o barco fica muito rapido, em dois fica mais lerdo q um 8hp... voltei pra helice antiga, tentando ver ql fica melhor... ou menos pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já usei Sorabo em quase todos meus motores, a MFX já tive tb, são excelentes, já usei a River, essa realmente não gostei, hélice muito leve e material poroso.  Quando fiz o teste com meu antigo Seapro 30hp eu troquei a passo original 13 pela MFX passo 12 e o rpm como "preconizado" subiu 300rpm,  já a Sorabo passo 12 subiu quase 500 rpm  comparando com a 13 original bem acima do "normal".   Selecionar passo o ideal é utilizar um tacometro e ajustar o passo conforme o rpm recomendado do motor e o peso que se costuma andar, se não quer ou não tem esses artifícios use a medida original mesmo, nessa potencia dificilmente ajustando passo se conseguirá diferença maior que 10% em desempenho final.

Só a intuito de informação Ricardo seu motor pesa os mesmos 52kg dos 25/30hp atuais, mas realmente os Mercurys/Tohatsu/Yamaha 30 atuais tem um desempenho e consumo um pouco melhores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, eu aprendendo daqui e vocês ensinando daí. Sobre o consumo, qual seria forma mais fácil de se medir ? Vi um vídeo no YouTube dos caras utilizando uma garrafa pet como tanque e colocou o pescador lá dentro. Pelo tanque acho difícil pq sempre abasteço 20L sendo o tanque de 23L.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo a garrafa pet serve pra fazer um parâmetro mais  certo pra vc, mas como em tudo em náutica,  como velocidade, planeio, consumo existe inumeras  variáveis que podem ou aumentar ou diminuir esses indíces.   Consumo motor de popa se mede em litros / hora , tem vários critérios, mas normalmente seu usa o consumo em aceleração máxima, motores 25/30 com pesos normais consomem em torno de 11 a 14 litros/h nessa condição , Johnson Evinrude e os Yamahas antigos bebem um pouco mais, os Mercury Japoneses  e Yamaha novos menos  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Ricardo a garrafa pet serve pra fazer um parâmetro mais  certo pra vc, mas como em tudo em náutica,  como velocidade, planeio, consumo existe inumeras  variáveis que podem ou aumentar ou diminuir esses indíces.   Consumo motor de popa se mede em litros / hora , tem vários critérios, mas normalmente seu usa o consumo em aceleração máxima, motores 25/30 com pesos normais consomem em torno de 11 a 14 litros/h nessa condição , Johnson Evinrude e os Yamahas antigos bebem um pouco mais, os Mercury Japoneses  e Yamaha novos menos  

Por via das dúvidas então e melhor levar um galão extra de combustível...

Obrigado pelos esclarecimentos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Vamos com calma... o passo eh o fundamento principal mas nao eh o unico. Existe diametro, peso, raco entre outros. Inclusive material usado q podem interferir. 

Ha trocentos tipos de aluminios e diversas formas de fundir td, isso Impacta no tanto q as pas defletem ou nao.

o que vc viu foi um topico do guto q ele compara a sorabo com a marflex dele, a sorabo abaixa o rpm eh mais pesada mas tem resultado pratico melhor q a mfx, provavelmente pq o metal da sorabo eh melhor (mais denso e portanto deve defletir menos).

mas mudar o passo somente se o rpm sair fora do ideal. O que raramente ocorre com dois helices de mesmo passo mas fabricantes diferentes.

o que pode ocorrer eh q outras variantes estao atuando, ou ate o pior, o helice novo esta patinando (nao eh raro, defeito de fabricacao)... sorabo eh a melhor nacional, inclusive eh considerado original em alguns motores do passado. 

neste caso, a trimagem tem q ser revista. Nao o passo. 

subir ou descer o passo, repito: so se sair da faixa ideal estabelecida pelo fabricante. 

neoti explique melhor como era antes e como ficou...

eh tenho um johson 86 15hp, troquei a helice por uma passo maior, sozinho o barco fica muito rapido, em dois fica mais lerdo q um 8hp... voltei pra helice antiga, tentando ver ql fica melhor... ou menos pior...

Bom, não teve muita ciência envolvida, eu tinha um barco Miraguaia 600 da Pety, usava o meu 15 nele, claro que o desempenho não era as mil maravilhas, mas eu dava toda a aceleração e ele empurrava o barco legal, porem após eu estragar a hélice troquei por uma Sorabo nova com as mesmas medidas (que esta no motor até hoje) e quando acelerava tudo ela cavitava, com o motor na mesma posição, tudo igual. Continuo usando o motor com esse hélice em outra embarcação de madeira e tive que baixar bastante o motor para não cavitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Ricardo o seu barco é o Copacabana da Beira Rio? Com console e direção?  Parece um barco bem grande pro 25hp não? 

Então Guto, eu já tive uma Copacabana 600 com console e direção e um motor Mercury 40 EO porém em 2016 fiquei desempregado e inclusive anunciei aqui no forum com valor MUITO abaixo do mercado. Ela tinha apenas 10h de uso. Hoje consegui comprar o mesmo casco 6m x 1,60 de boca com plataforma porém como a verba está bem mais curta escolhi o modelo sem console. Aí surgiu esse Johnson que comprei. Está andando até andando bem (para quem estava pescando com o pé na água e  depois só com o motor elétrico). No futuro gostaria de comprar um 30hp da Mercury.

O casco realmente é pesado. Vou fazer um vídeo navegando e posto para vcs darem uma olhada.

WhatsApp Image 2018-11-06 at 16.23.08.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Ricardo o seu barco é o Copacabana da Beira Rio? Com console e direção?  Parece um barco bem grande pro 25hp não? 

Guto...para quem estava navegando somente com um elétrico de 54lbs , imagine a alegria agora.

Olha o sofrimento:

 

 

 

Olha a alegria da minha companheira de pesca:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Ricardo Azevedo disse:

Comprei o Tach e vou testar o hélice 13 esse final de semana. Vocês saberiam me dizer o RPM mínimo e máximo que posso considerar para este motor ?

Se não me engano a faixa de RPM dele em aceleração máxima é 4500 a 5500 rpm,  no seu barco com carga se tiver abaixo de 5000 já pense numa hélice passo 12.  Em marcha lenta vai variar de 800 a 1000, mas isso vc mesmo regula no parafuso do carburador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros, fiz o teste este final de semana, eu e minhas companheiras 300kg no total + meio tanque + varas e caixa de pesca + poita. Represa bem calma. Pino do trimestre no segundo (de baixo pra cima) atingi 5400 giros e 36  km/h. Barco deve pesar uns 160kg. E aí, o que me dizem? Estou com o hélice adequado?

Meu hélice é 10x13 porém a original agora é a 10.3x13. Será que esse .3 a mais vai mudar alguma coisa ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...