Ir para conteúdo

Shakedown do Mercury 30 hp 2018


Posts Recomendados

Galera, esse feriado aproveitei pra finalmente por o Mercão 30 hp na agua!

Só para relembrar, tenho uma fb 5 metros, usava com um johnson 15hp reliquia que eu tenho (e devo vender logo), tava emputecido que o barco nao andava e perdia ate o tesao na coisa.

Enfim, comprei o Black Fury (ou se preferir mais aportuguesado, Jantador de Yamahas!) ha uns 3 meses e nao conseguia ir pro rio. Dessa vez deu e eu fui sozinho mesmo.

Antes de começar o relato, é importante mencionar uma coisa, todos sabem o quanto sou chato com carretinha/reboque e vale muito a menção nesse caso pra minha carretinha.

Sou consumidor da Morini ha 3 decadas, ja se foram várias delas e acho espetaculares, nao sabam, vc pular, fica la quietinhas, sem barulho, vc esquece delas literalmente.

Na ida peguei a estrada que tem muitas lombadas e "desvios", muita subida e pessoal.... peguei chuva a DAR COM PAUUU!!!

Foram 300km de chuva, por mais de 30 km peguei chuva que nao ver a carreta no retrovisor, e nao eh força de expressão, literalmente nao via.

INUMERAS poças de agua, algumas aquaplanagens, e ela la quietinha, obviamente velocidade baixava por questao de logica, em outras, mesmo com chuva, mantinha nos 100 (limite com carreta eh no max 90!)

Em momentos de seca, andei acima de 120kmh e ela quietinha de td... na volta peguei chuva tb mas bem menos, vim tranquilaaaasso... 

PS: respeitem o limite de velocidade sempre, com carretinha eh velocidade de caminhao!

Falem o que quiser, carreta pra mim

1- nao tem cambao

2- nao tem cortes e soldas, td na calandra

3- nao pode pular nem sambar

4- tem q te dar tranquilidade! ponto final

5- o resto eh design pra bobo pagar caro e nao ver os erros...

 

Falado isso que é importante... Vejamos o motor.

Bom cheguei la barco na agua, 30tao na agua, bora por pra funcionar.... com o cu na mao pq 3 meses q tava na caixa, e a maldição do seapro rondando na cabeca sempre!

O baguá aqui foi tentar ligar sem o corta corrente, dei a fieirada de leve como manda o manual, puxei afogador e dei o kct... NADA... put@ ai ja falei: tomei no brioco.... olhei e vi o corta na mala...

put@ cagada... fui la buscar, espeta o danado, afogador puxado, tentei de novo.... nada

ai os bracos doloridos de tanto fazer força no dia anterior e depois viajar e depois viajar de novo e por barco na agua, remar etc etc etc.... faltou forca..

Enfim, tira afogador e manda fieradas

5 delas e nada.... 

MALDIÇÃO DO SEAPRO!!!! Fui pego...

Hipoglicemia batendo, sol na oreia, tomei um lata de coca pra relaxar ... la no meio da represa ja pensando como ir voltar, pensei cara, só mais 2 fieradas, se nao funcionar tchau, fudeu, tomei....

1ª fierada, nada.... ja suando q nem porco cabeca baixa , ultimo suspiro e vai que Sangue de Jesus tem Poder! 

2ª fierada e ..... VOA LA ! Pegou.... kct nunca fiquei tao feliz com um motor funcionando eheheh

15 min em marcha lenta como manda o manual, curtindo o visual, comecei a amaciar, bom vamos pular essa parte pq foram 1 hora de 20 minutos andando mais lento que os jabutis conforme manda o manual .

Quando comecei a acelerar comecou a brincadeira, ao todo foram 2.8 horas de amaciamento, 11 litros consumidos.

Primeira esticada maior o barco subiu, planou, desceu, andou um pouco e enterrou duma vez.... TA LOOOOCOO quase me caguei todo!! achei que ia fazer igual jet ski e virar submarino... tirei a mao e com as dicas do Guto e do Renno, mudei os pesos a bordo e ai so felicidade!!

Resultado final:

a 3500rpm o barco planeia e fica rente a agua, td ao mesmo tempo, a 3800 rpm o barco dispara.

entre 35 e 45kmh é o modo mais seguro e gostoso de pilotar, fica gostoso e anda muito bem.

Acima dos 45 começa a alegria pra quem curte velocidade, mas tambem fica mais cadeira eletrica, o manche tava bem mole (nao gosto e acho muito perigoso) , eh importante mante-lo mais duro pra qm curte velocidade.

Velocidade final medido em dois apps de gps no iphone: 53,8kmh/h !!!

Velocidade Final que se mantem normalmente 50/51kmh ... acima disso eh pico de velocidade.

Condições:

23 litros de gasolina comum shell + 1 litro de quicksilver 2 tempos, ou seja, mais que dobrado.

Vento razoavel, marolinhas com carneiros, se fosse so carneiro acho que dava 54,alguma coisa.

No barco estava: caixa termica, tralha, tanque cheio, eu com 112kg, capota (uns 22kilos), 3 cadeiras (cada uma uns 10kg), poita de uns 3 a 5 kilos.

Motor original, primeiro uso, helice original passo 13, nenhuma modificação, tudo zero!

Local> Cardoso-SP

Data: 15/11/2018

Seguem as fotos (videos só amanha ou quando eu tiver paciencia pra por no yt ehehhe)

 

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (7).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (8).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (3).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (4).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (6).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (9).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.10 (5).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11 (3).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11 (4).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.11 (5).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: tava conversando com um cara la na beira da represa, quando ele me vira e fala: quer saber?

 

Toma meu barco, é teu, cansei disso, vou comprar outro, vender tudo sei la, nao quero mais saber, me deu um tapa nas costas, deu as maos e foi embora!!!

Agora eu tenho dois barcos! O Fb e esse novo ai, super espaçoso, bico fino, 5 metros, fundao chato! Tem ate porta varas!Chique o barco hein!

 

 

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.09 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.09 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.09.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.10.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.56.12.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.08.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.07.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.08 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.07 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-16 at 17.31.07 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom mesmo, Astra !!!
Embora eu ainda continue a acreditar que a Calaça poderia colocar 10cm a mais no lastro(piso) desses barcos, no sentido de dar maior conforto e estabilidade, principalmente enquanto parado, pois com um motor de 30HP, não haveria diferença tão substancial no arrasto.

Parabéns pelo acerto do conjunto !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk...ri muito do relato...kkkkk....É desse jeito mesmo. Quando essa praga não pega...puts...lasca tudo...kkk

Mas "Sea Pro" é um demônio pra andar...Lá no AM, acho q por conta da baixa altitude as voadeiras carregadas (2 pescadores + guia + elétrico + bateria + combustível + geleira carregada + etc)...anda a 50Km/h...Descendo o rio bate nos 52Km/h...É muita, mas muita velocidade para um motor deste tamanho.

E q bom q gostou...palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Sergio Galvão disse:

Ficou muito bom mesmo, Astra !!!
Embora eu ainda continue a acreditar que a Calaça poderia colocar 10cm a mais no lastro(piso) desses barcos, no sentido de dar maior conforto e estabilidade, principalmente enquanto parado, pois com um motor de 30HP, não haveria diferença tão substancial no arrasto.

Parabéns pelo acerto do conjunto !!!

obrigado sergio! concordo com vc, ja cansei de falar isso pra eles... paciencia! pra mim fb com fundo maior e mesma boca mataria a pau...

7 horas atrás, Fabrício Braga disse:

Show! Agora sim tá andando corretamente o FB! 

Mas se fosse vc não venderia o jonsao, porque numa pescaria em rio menor um portátil ajuda!

pensando q q vou fazer... talvez atualizar ou comprar um bicicleta (alias to vendendo 2 delas! speed)

21 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

kkk...ri muito do relato...kkkkk....É desse jeito mesmo. Quando essa praga não pega...puts...lasca tudo...kkk

Mas "Sea Pro" é um demônio pra andar...Lá no AM, acho q por conta da baixa altitude as voadeiras carregadas (2 pescadores + guia + elétrico + bateria + combustível + geleira carregada + etc)...anda a 50Km/h...Descendo o rio bate nos 52Km/h...É muita, mas muita velocidade para um motor deste tamanho.

E q bom q gostou...palmas::

dizem q la o bicho voa mesmo, mas pensa num cara amuado qdo nao ligou.... pensa num caboclo q baixou a cabeca duma vez e falou: saaabiia tomei no ** .... maldição do seapro ! heheheheh dessa vez foi!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pouco se da valor a carreta, infelizmente, nessa viagem eu peguei muita chuva, enfiei a carreta na agua, embora tenha quase 3 anos minha carreta pouco rodou, uns 3 mil km acredito, foi umas 3 ou 4 x pro rio apenas, sempre ficou em garagem coberta, bem linpa etc... 

mas na volta qdo fui conferir as luzes achei as lampadas de lanterna um pouco apagadas, ainda estou estudando o que fazer pra resolver sem precisa apelar pras luzes de led...

resolvi desmontar e limpar, importante notar q mesmo com pouquíssimos usos, soquetes plasticos, encontrei um pouco de sujeira nas lentes, alias as lentes deram uma leve fosqueada, uma cera deve resolver, e os soquetes ja apresentavam pontinhos de oxidacao leve, mas certamente com o tempo iriam sofrer... isso em todas as lampadas..

seguem as fotos(a sujeira nao aparentou tanto, ao vivo tava mais), portanto eh bom revisar sempre, limpar, retirar, aplicar wd e fazer nossa parte

IMG_7801.JPG

IMG_7794.JPG

IMG_7796.JPG

IMG_7797.JPG

IMG_7799.JPG

IMG_7802.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Astra!

Pelo que pude entender no seu relato, vc teve problema pra funcionar o motor por que deu mais fieiradas do que deveria com o afogador puxado!

Já tive o 25 Sea pro e agora tenho o Mercury 30hp como o seu! 

Nunca tive dificuldades pra funcionar o 25 Sea pro, e nem com o 30 agora. 

Sempre na primeira partida do dia faço o seguinte: injeto o combustível, giro um pouco o acelerador, puxo o afogador e dou 2 fieiradas de leve, em seguida volto o afogador coloco o acelerador naquela marcação central e ai puxo o cordão pra valer! Na maioria das vezes pega de primeira, ou no máximo na segunda puxada, não tem erro! Nunca dou mais que 2 fieiradas com o afogador puxado.

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Wellington Faustino disse:

Olá Astra!

Pelo que pude entender no seu relato, vc teve problema pra funcionar o motor por que deu mais fieiradas do que deveria com o afogador puxado!

Já tive o 25 Sea pro e agora tenho o Mercury 30hp como o seu! 

Nunca tive dificuldades pra funcionar o 25 Sea pro, e nem com o 30 agora. 

Sempre na primeira partida do dia faço o seguinte: injeto o combustível, giro um pouco o acelerador, puxo o afogador e dou 2 fieiradas de leve, em seguida volto o afogador coloco o acelerador naquela marcação central e ai puxo o cordão pra valer! Na maioria das vezes pega de primeira, ou no máximo na segunda puxada, não tem erro! Nunca dou mais que 2 fieiradas com o afogador puxado.

Abraço!

 

Eu Tenho o mercury 30hp Também, faço exatamente a mesma coisa que você e meu motor nunca afogou, já tem 1 ano e umas 30 horas de uso..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2018 em 19:55, Astra-Taranis disse:

Pouco se da valor a carreta, infelizmente, nessa viagem eu peguei muita chuva, enfiei a carreta na agua, embora tenha quase 3 anos minha carreta pouco rodou, uns 3 mil km acredito, foi umas 3 ou 4 x pro rio apenas, sempre ficou em garagem coberta, bem linpa etc... 

mas na volta qdo fui conferir as luzes achei as lampadas de lanterna um pouco apagadas, ainda estou estudando o que fazer pra resolver sem precisa apelar pras luzes de led...

resolvi desmontar e limpar, importante notar q mesmo com pouquíssimos usos, soquetes plasticos, encontrei um pouco de sujeira nas lentes, alias as lentes deram uma leve fosqueada, uma cera deve resolver, e os soquetes ja apresentavam pontinhos de oxidacao leve, mas certamente com o tempo iriam sofrer... isso em todas as lampadas..

seguem as fotos(a sujeira nao aparentou tanto, ao vivo tava mais), portanto eh bom revisar sempre, limpar, retirar, aplicar wd e fazer nossa parte

IMG_7801.JPG

IMG_7794.JPG

IMG_7796.JPG

IMG_7797.JPG

IMG_7799.JPG

IMG_7802.JPG

Astra,o engraçado foi que eu quando comprei a carreta da Calaça, vieram xom essas lâmpadas assim também,o que eu fiz,meu carro por ter computador de bordo acusou um monte de erro no painel, resultado: coloquei somente as lâmpadas em led,com bocal igual a sua,e nunca queimou,eu iria comprar o kit de led submergível mas nem precisou....

Gastei 15 reais na época com as lâmpadas..e olha que pesco toda semana e sempre enfio a carreta dentro d'água.. já tem 1 ano e nunca deu problema....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de lanterna usa as ranhuras pra dar mais brilho, logo, qqr sujeirinha ali cai drasticamente sua eficiencia. 

Os carros rede can acusam problemas no painel qdo usamos essas lampadas, por a corrnte dela eh alta, assim o computador le q esse obstaculo eh na vdd uma lampada queimada e da avisos no painel, nada demais mas alguns carros eh bem chato, ou coloca led q nao tem resistencia nenhuma quase ou coloca modulo pra enganar o pc..

nao uso led pq nao eh qqr lugar q tem e tb eram caras... 

carretinha tem q ser pratica, qqr ze ruela tem q arrumar.

estando limpas as lentes, de led, de bulbo ou kriptonita vai ter o mesmo resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...