Ir para conteúdo

Abuso das companhias aéreas na cobrança no transporte de tubos de pesca


Posts Recomendados

Solicito a todos os pescadores a procurarem os Procons e Ministério Público de suas cidades para reclamarem do abuso das companhias aéreas na cobrança do transporte de tubos de varas de pesca. Quando você compra uma passagem aérea você paga para despachar até 23 Kg. Mas de agora em diante você só pode levar uma bagagem de até 23 Kg. Recentemente viajei pela AZUL para Vitória - ES em outubro/2018 e tive que pagar R$ 140,00 na ida e R$ 140,00 na volta para transportar um tubo de pvc de 1,25 m por 10 cm de diâmetro e pesando apenas 3 Kg, sendo que minha mala só pesava 13 Kg, ou seja estava apenas com 16 Kg de bagagem e tive que pagar R$ 280,00  pelo transporte das varas no tubo de pvc.

UM ABSURDO !!!!

PROTESTEM NOS PROCONS E MINISTÉRIO PÚBLICO DE SUAS CIDADES.

NINGUÉM CONSEGUE TRANSPORTAR 23 kG EM UM ÚNICO VOLUME, SEJA POR QUESTÃO DE PESO OU TAMANHO.

VAMOS DERRUBAR ESTA COBRANÇA ABUSIVA PELAS COMPANHIAS AÉREAS.

PESCADORES PROCUREM SE INFORMAR DESTAS COBRANÇAS, ANTES DE ADQUIRIR SUAS PASSAGENS AÉREAS. VAMOS BOICOTAR AS COMPANHIAS AÉREAS QUE COBRAM PREÇOS ALTOS NESTE TIPO DE TRANSPORTE. E NÓS PESCADORES SOMOS MUITOS. A UNIÃO FAZ A FORÇA.

Editado por Newton Oliveira
ACRÉSCIMO DE INFORMAÇÕES
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fomos para Manaus, com a Gol em Outubro e não cobraram nada.

Em maio fomos para Goiania, com a TAM e estavam querendo cobrar 100,00 por peça. Como eu tinha enviado email para eles perguntando sobre a cobrança e falaram que não cobrariam, fizemos um verdadeiro barraco no embarque, uma muvuca do kct e liberaram, mas os caras são lisos, cada Cia faz o que bem entende

é uma droga isso ...................

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui pra Manaus em Setembro pela GOL, cobraram R$70 reas por tubo. O que vi o pessoal fazer no aeroporto é pegar uma fita transparente e enrolar 3 tubos e enviar como um, rateando todos. Queria saber qual justificativa de cobrar, contrataram mais funcionários pra cuidar dos tubos direito sem jogar pra td lado ? Eu acho que não pois um tubo nosso quebrou . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oque está sendo cobrado agora (A partir de Janeiro/2018) é o volume despachado, não importa se tem 1kg ou 23kg...

Fui agora em Outubro/2018 para Manaus pela GOL, despachei uma mala de 15kg e dois tubos juntos (presos por fitas e papel film) de aproximadamente 3kg. Paguei para despachar por dois volumes... 

A pior CIA na minha opinião, por enquanto, é a LATAM. Ela considera o tubo um material esportivo e que ultrapassa 1.65m e querem cobrar R$ 140, isso mesmo R$ 140, para despachar o tubo... dá pra acreditar?

Vou voltar a Manaus em Janeiro/2019, desta vez pela LATAM, comprei dois volumes para despachar... o primeiro volume foi R$ 59,00 já o segundo passou dos R$ 100 (não lembro o valor exato), ou seja, mais de R$ 320 para despachar.. já achei outro absurdo... 

Agora... espero não ter surpresas no momento do check-in, porque se quiserem cobrar os R$ 140 ferrou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não adianta chorar....as regras mudaram.

Postamos um tópico aqui no fórum falando disso.

Outra coisa...se um ou outro pescadores passaram "batido" e não foram cobrados, ou não cobraram como bagagem especial, isso não quer dizer que a cobrança mudou e etc...Na verdade foi o atendente que não fez a cobrança, seja lá a razão (gostou da sua cara, ou estava muito ocupado e etc). As regras estão abaixo. 

ciaaerea.jpg

Como estas informações estão sempre sendo atualizadas, estarei adicionando aqui abaixo o link da página de cada cia aérea que fala sobre bagagens especiais.

arrow:: LATAM - https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/bagagens-especiais/

arrow:: GOL - https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/bagagem-de-mao-e-despachada

arrow:: AZUL - https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/informacoes-para-viajar/bagagem-especial

arrow:: AVIANCA - https://www.avianca.com.br/pt/web/home/bagagens#especiais_-_esportivos

 

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Na verdade não adianta chorar....as regras mudaram.

Postamos um tópico aqui no fórum falando disso.

Outra coisa...se um ou outro pescadores passaram "batido" e não foram cobrados, ou não cobraram como bagagem especial, isso não quer dizer que a cobrança mudou e etc...Na verdade foi o atendente que não fez a cobrança, seja lá a razão (gostou da sua cara, ou estava muito ocupado e etc). As regras estão abaixo. 

ciaaerea.jpg

Como estas informações estão sempre sendo atualizadas, estarei adicionando aqui abaixo o link da página de cada cia aérea que fala sobre bagagens especiais.

arrow:: LATAM - https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/bagagens-especiais/

arrow:: GOL - https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/bagagem-de-mao-e-despachada

arrow:: AZUL - https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/informacoes-para-viajar/bagagem-especial

arrow:: AVIANCA - https://www.avianca.com.br/pt/web/home/bagagens#especiais_-_esportivos

 

:good:

Concordo que as regras mudaram... mas que então padronizem... ou cobra ou não cobra de todos...

Quando não cobra de um, abre um precedente de reclamarmos caso formos cobrados...

Essa planilha do Bruno Bolivia ajuda muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vagner disse:

pela latam saindo de Sp c

5 horas atrás, Vagner disse:

pela latam saindo de Sp cobraram bagagem normal ja na volta 140,00

obraram bagagem normal ja na volta 140,00

No site da LATAM informa que o frete dostubos só deverão ser pagos no despacho R140, 00. Em outubro indo pra Manaus arrisquei e paguei antecipado, acho que R$ 100,00, não criaram caso. A volta foi pela gol. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado amarramos dois tubos com fita, unificando a "bagagem", visando pagar somente uma tarifa adicional (ja havia visto o pessoal fazendo isso),

No momento do check in fizeram a gente desamarrar e despachar os tubos separados e pagar duas tarifas adicionais! 

Se esta correto isso, n sei, mas o pior foi a arrogância e a forma como fomos tratados pela atendente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2018 em 07:20, Fabrício Biguá disse:

Na verdade não adianta chorar....as regras mudaram.

Postamos um tópico aqui no fórum falando disso.

Outra coisa...se um ou outro pescadores passaram "batido" e não foram cobrados, ou não cobraram como bagagem especial, isso não quer dizer que a cobrança mudou e etc...Na verdade foi o atendente que não fez a cobrança, seja lá a razão (gostou da sua cara, ou estava muito ocupado e etc). As regras estão abaixo. 

ciaaerea.jpg

Como estas informações estão sempre sendo atualizadas, estarei adicionando aqui abaixo o link da página de cada cia aérea que fala sobre bagagens especiais.

arrow:: LATAM - https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/bagagens-especiais/

arrow:: GOL - https://www.voegol.com.br/pt/informacoes/viaje-sem-duvidas/bagagem-de-mao-e-despachada

arrow:: AZUL - https://www.voeazul.com.br/para-sua-viagem/informacoes-para-viajar/bagagem-especial

arrow:: AVIANCA - https://www.avianca.com.br/pt/web/home/bagagens#especiais_-_esportivos

 

:good:

A ida na Gol 70,00 e a Azul de Manaus a Campinas cobraram 140,00 em novembro o tubo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então vou piorar um pouco mais as coisas que já estão bem nebulosas.

Temos 3 variantes distintas:

1) Transporte de material esportivo (tubo de vara)

2) A franquia de bagagem que precisa estar rigorosamente dentro da conformidade,ou seja, se comprou 1 volume de 23Kgs não consegue despachar 2 volumes de 11,5Kgs de jeito nenhum e pior ainda, se a franquia for de "2 volumes de 23Kgs", você não consegue despachar "1 volume de 24Kgs".

3) Condição de passagem aérea especial que permite "apenas" 1 volume de 10Kgs sem despacho de carga

 

Olha o que aconteceu comigo:

Fui pescar em Manaus mês passado e comprei as passagens via decolar... acabei comprando a ida pela GOL e a volta pela LATAN. Na compra da volta não reparei que não havia bagagem despachada, resultado é que tive que comprar o volume de despacho no balcão por R$50,00. Eu sei que foi desatenção minha, mais vale o aviso para a galera ficar ligeira no momento da conclusão da compra (eu mesmo nem sabia que existia a possibilidade de compra sem bagagem despachada).

A parte boa é que tanto na ida quanto na volta foi possível consolidar todos os tubos dos companheiros com fita plástica e filme (levamos um rolo), ou seja, pagamos 1 volume extra (pela gol 70,00) e rachamos em vários pescadores restando um valor bastante baixo para cada um.

Sugestão é que os operadores tenham em suas van's um rolo de filme para suporte a essa galera da pesca.

Agora se cereja do bolo.

Voltei dos EUA semana passada via AA (não fui pescar) e as franquias de bagagens mudaram também, agora são 2 malas de 23Kgs cada(eram 2x 32Kgs).

Eu tinha uma única mala de 25Kgs e pensei, se minha franquia é de 46Kgs e os 25 cabem em uma só mala, vou levar uma única mala que não haverá problemas.

Engano meu! No despacho fui obrigado a retirar da mala 2Kgs de bagagens e passar para a mala de mão pois queriam me cobrar Us100,00 pelos 2Kgs que eles chamam de excedente ( mesmo eles ganhando 21Kgs que eu não levaria comigo do meu total de 46Kgs).

Mencionei esse segundo caso por dois motivos:

1) Não são só pescadores que estão passando por isso, estão seguindo a risca a orientação dos gestores e tentando faturar a qualquer custo.

2) A questão da taxa de material esportivo que é maior que a taxa de bagagem extra ainda pode ser um complicador principalmente se os gestores optarem pela prevalência da taxa maior (pratica muito comum no Brasil)

Ainda passaremos por maus bocados em aeroportos pois creio que se reclamar, pode piorar muito.

Atts,

RP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

 

Fui para Recife faz dois meses atrás. Na compra da minha passagem (no caso por milhas), no custo não estava incluso o despacho de bagagem. Neste caso fui pela companhia Azul. Porém, eu poderia despachar um volume de 23 kg por R$ 60,00. Como eu tinha meus tubos de varas e minha mala de pesca, teoricamente teria que pagar por dois volumes, independentemente se a somatória dos dois volumes não passasse de 12 kg. O que fiz, comprei plastico bolha, fiz uma maçaroca e embrulhei minha maleta de pesca juntamente com o tubo de varas... ficou péssimo... rs... mas passou... paguei apenas por um volume e não reclamaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Em outubro fui pro Amazonas pela Tam.

Ida num baita avião, serviram lanches (grátis) e não cobraram o tubo de vara em Cumbica.

Volta num baista avião, só faltou vendedora de pamonha no corredor e cobraram o tubo.

O curioso é a total falta de critério, pois o cidadão até nos emprestou a fita para juntarmos 3 tubos pelo preço de 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite...

 

O site da Azul diz que equipamentos de pesca, incluindo vara de pesca, podem ser despachadas normalmente.

 

No entanto, ao ligar na Azul para confirmar tal informação, eles dizem diferente. Dizem que se a dimensão do tubo exceder 158 cm, se paga como bagagem especial (R$ 220).

 

Alguém aqui viajou recentemente de Viracopos para Manaus pela Azul? Como foi?

 

image.png.10b7a1100314347764431399eedac904.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...