Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabrício Biguá

Mercury DTS - O que é? Saiba aqui.

Posts Recomendados

Amigos...com a chegada dos novos motores 4T da linha ProXS da Mercury, sejam os 6 ou 8 cilindros...essas letrinhas "DTS" estarão sendo mais comentadas.

Eu mesmo, que já tinha ouvido falar, nunca me aprofundei no assunto até o dia em que pintou a oportunidade de comprar o novo ProXS 4T da Mercury, ocasião em que nos foi apresentada a opção de adquirir o motor com DTS ou sem DTS.

O valor do motor subia um pouco e quase pensamos, ou melhor, nem chegamos a pensar direito para escolher o mais barato....rsrs...mas foi aí q o vendedor nos falou q seria um "sacrilégio" comprar um motor tão novo, com tanta tecnologia embarcada, para abrir mão do DTS...Então vamos lá:

DTS é a sigla de Digital Throttle & Shift, que traduzido ao pé da letra significa Acelerador  e Comando Digitais...

Este sistema equipava a linha Mercruiser (motores centrais) e a linha Verado da Mercury. Com a chegada dos novos ProXS 6 e 8 cilindros, surgiu esse opcional nos motores.

Mas não fica só aí...Além de aceleração digital (transmitida eletricamente por fiação e não mecanicamente por cabos)......

s-l300.jpg            x       41MDSSirXJL._SX355_.jpg

 ....temos o comando DTS que permite engates mais precisos, macios e rápidos, além do piloto poder escolher entre acelerar no pedal ou no manche. Veja na foto abaixo:

single_flush-panel_mount_control_11892.jpg__1000x750_q85_autocrop_size_canvas_subsampling-2_upscale.jpg

 

Estas foram as duas maiores inovações para os motores de popa da Mercury....Claro q uma forma de contra atacar o lançamento dos Evinrude G2, q já tem tecnologia semelhante.

Mas outra coisa interessante que encontrei é q todos estes acessórios DTS precisam ser configurados eletronicamente para só então funcionarem....ou seja, uma vez configurados para o motor, só funcionam naquele motor...Caso vc retire o comando ou acelerador e instale em outro motor, ele não irá funcionar.
Se as informações destas peças forem corretamente lançadas nas concessionárias Mercury do Brasil, acredito q o número de furtos/roubos tenderá a diminuir muito nos próximos anos.

Existe ainda outros dispositivos eletrônicos da Mercury que são ligados no sistema DTS. Eu conheço a Direção Eletro-Hidráulica e tb o Active Trim. 

A Direção Elétrica na verdade trabalha com uma bomba elétrica ajudando a pressurizar a linha de óleo, aliviando a direção.

E o Active Trim é um sistema que permite uma configuração inteligente do Trim do motor....algo também semelhante ao que os Evinrude G2 tem. O sistema consiste em regular automaticamente o trim para a melhor posição/aproveitamento do motor. Caso o piloto esteja com o trim muito baixo, por exemplo, o sistema de forma automática vai levantando o trim e melhorando a performance da embarcação.

images.jpeg   kit-active-trim-verado-e-mercruiser-dts-mercury-mariner-8m0111544.jpg

 

 Só sei q gostei muito.

Os valores das peças tb aumenta consideravelmente...uma vez q um acelerador de pedal pula de R$ 1.000,00 para mais de R$ 3.000,00...Só por conta daquela "caixinha" instalada ao lado do pedal.

No comando vc tb tem q inserir uma peça (aquele botão para comutar entre manche e pedal) q tb é carinha...

... ou seja, é uma opcional muito show...mas q ainda dá uma pesada considerável no valor final do conjunto.

Espero q tenham gostado da dica...joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/12/2018 em 20:55, Claudio Marandes disse:

Boa Fabrício !

Na ocasião que encomendei o meu (julho 2018)nem os vendedores sabiam pra que servia,me disseram que o DTS era pra ser usado em embarcações com joy stik kkkkkkk

 

Pois é, Claudio...ainda somos muito carentes de informações. Se o concessionário não sabia, imagina o consumidor?!?!

Uma coisa q tem ocorrido constantemente no Brasil é a venda de direção hidráulica da Sea Star como sendo a Sea Star Pro. Muitos concessionários sequer sabem a diferença entre elas.

Cheguei a comprar uma...Daí comecei a fuçar até descobrir q o modelo "Pro" tem as mangueiras em kevlar e a numeração do cilindro diferente...ou seja, é uma direção mais robusta. Ao procurar informações mais específicas, descobri q a normal, apesar de ser indicada para motores de até 300Hp, não é indicada para barcos com PAD alto, e em para velocidades acima de 65mph...ou seja, exatamente a minha utilização. Na verdade comprei uma SeaStar normal como sendo "Pro".

Essa semana mesmo estava conversando com um amigo aqui do fórum q estava querendo adquirir um transducer TotalScan para o sonar dele...Por sorte pesquisamos antes e descobrimos q não é compartível.

Existe ainda direção apropriada para certas aplicações....e tem muita, mas muita gente q usa aquilo q não é o ideal para a sua necessidade.

Recomendo sempre pesquisar exaustivamente antes de comprar. palmas::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente Fabrício.Como sou leigo no assunto me ofereceram a SEA STAR e a MERCURY ambas para motor até 300 hp,porém acabei optando pela mercury por acreditar no casamento perfeito entre motor e direção e também pelo renome da marca.Será que fiz besteira ?

Tenho ainda uma grande duvida quanto a qual hélice escolher (meu barco deve ficar pronto em janeiro 2019)mas preciso escolher o modelo do hélice até segunda feira 10/12.              O barco é um QUEST 290 modelo novo (wpad-fundo do casco em W) motor 250 v-8,jack VERSA de 10 polegadas,pescaria na maioria das vezes um dupla a ideia seria priorizar desempenho e economia(se é que isso é possivel ).Se os amigos puderem me ajudar fico grato.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claudio, acho q vc não fez besteira.

Primeiro pq a q SeaStar q vc iria comprar, muito provavelmente deveria ser a normal (sem ser Pro).

Eu tb fiquei com a Mercury, mas comprei a eletro-hidráulica...Na verdade é a mesma hidráulica q conhecemos, mas muda o helm (caixa de direção), são 4 mangueiras (ao invés de 2), e uma bomba elétrica pressuriza o óleo no sistema. Achei animallllll demais...A direção não tem folga.
Mas ela usa o mesmo pistão/cilindro lá no motor...ou seja, o cilindro original da Mercury é o mesmo para a linha ProXS V8.

Sobre o novo 290, ainda não tenho conhecimento para te dar uma dica mais apropriada...mas pelo peso do conjunto, acredito q o Miguel vai colocar uma Bravo XS passo 30 ou 31 (para passar das 90Mph)....ou uma passo 29 para vc andar mais de boa, mas com melhor arrancada.

O Jack q pode estar pequeno...mas se estiver, vc compra um alongador de 6' da Bobs q vai ficar show.

joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Fabrício,obrigado pelas dicas acho que vou ficar com a passo 29 então pois como sou xucro no ramo dos bass acredito que vou me adaptar melhor.Quando tiver coragem de ultrapassar a barreira das 80 milhas (se tiver kkkkk)troco o hélice.Valeeeeeeu !mestre::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Se nao eh pra correr no max entao pra q ter tantod hps? Gaste menos, consuma menos e ande com algo menor e mais leve...

Interessante esse seu pensamento.  Mas se tratando de barco de pesca ( principalmente para iscas artificias) nada se compara aos Bass, e pescando propriamente dito, não usamos sua velocidade. A quem prefira tmbn navegar em tranquilidade, pois um Bass no limite é algo muito doido. Nem todos gostam. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parado tanto faz um haupt 7,5, um tohatsu 18, um yamaha 40, etec 90, proxs 150, g2 250 ou ate mesmo um seven 667... motor eh feito pra navegar!

passou dos 90hp, numa bass ao menos, a unica funcao de mais hps eh ter mais velocidade! Qqr outra coisa, que nao seja a velocidade maior, qqr motor acima dd 90hp faz absolutamente igual, com menor consumo e mais leve.

ou traduzindo pro mundo mais bruto, rustico e sistematico: acima de 90hp todos fazem a mesma coisa num bass boat, so serve pra mostrar pro amiguinho quem tem o maior pipi.... no caso o pipi mais veloz eheheh

 

ainda nao consegui ver vantagem em gastar 100 mil reais num motor 300hp pra andar igual um 200hp ou 175 mil com metade do valor investido... eh mais ou menos igual qm compra picape pra ir no shopping.... tirando a parte do pipi, so serve pra torrar o saco e perder dinheiro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Parado tanto faz um haupt 7,5, um tohatsu 18, um yamaha 40, etec 90, proxs 150, g2 250 ou ate mesmo um seven 667... motor eh feito pra navegar!

passou dos 90hp, numa bass ao menos, a unica funcao de mais hps eh ter mais velocidade! Qqr outra coisa, que nao seja a velocidade maior, qqr motor acima dd 90hp faz absolutamente igual, com menor consumo e mais leve.

ou traduzindo pro mundo mais bruto, rustico e sistematico: acima de 90hp todos fazem a mesma coisa num bass boat, so serve pra mostrar pro amiguinho quem tem o maior pipi.... no caso o pipi mais veloz eheheh

 

ainda nao consegui ver vantagem em gastar 100 mil reais num motor 300hp pra andar igual um 200hp ou 175 mil com metade do valor investido... eh mais ou menos igual qm compra picape pra ir no shopping.... tirando a parte do pipi, so serve pra torrar o saco e perder dinheiro...

Vc estudo muito, Astra.  Mas tá um pouco por fora.  Kkkkk

deixa o povo ser feliz. Ninguém gasta 100 mil em um motor se poder uai. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Parado tanto faz um haupt 7,5, um tohatsu 18, um yamaha 40, etec 90, proxs 150, g2 250 ou ate mesmo um seven 667... motor eh feito pra navegar!

passou dos 90hp, numa bass ao menos, a unica funcao de mais hps eh ter mais velocidade! Qqr outra coisa, que nao seja a velocidade maior, qqr motor acima dd 90hp faz absolutamente igual, com menor consumo e mais leve.

ou traduzindo pro mundo mais bruto, rustico e sistematico: acima de 90hp todos fazem a mesma coisa num bass boat, so serve pra mostrar pro amiguinho quem tem o maior pipi.... no caso o pipi mais veloz eheheh

 

ainda nao consegui ver vantagem em gastar 100 mil reais num motor 300hp pra andar igual um 200hp ou 175 mil com metade do valor investido... eh mais ou menos igual qm compra picape pra ir no shopping.... tirando a parte do pipi, so serve pra torrar o saco e perder dinheiro...

Meu amigo entendo o que "quiz dizer" mas não concordo...

Eu tinha a mesma idéia, más, depois que tive a oportunidade de participar de alguns torneios de pesca do tucunaré entendi que estava errado.

Tá certo que muitos o fazem para mostrar o tamanho do "pipi" mas a necessidade de chegar primeiro faz muita diferença.

:good:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Marcelo Terra disse:

Meu amigo entendo o que "quiz dizer" mas não concordo...

Eu tinha a mesma idéia, más, depois que tive a oportunidade de participar de alguns torneios de pesca do tucunaré entendi que estava errado.

Tá certo que muitos o fazem para mostrar o tamanho do "pipi" mas a necessidade de chegar primeiro faz muita diferença.

:good:

Entao poe o helice mais rapido possivel! Nao um q diminua a maior finalidade dele: chegar la antes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu sou o cara mais leigo do assunto. Mas, os entendidos que me perdoem se eu estiver errado. Um 250 nunca vai andar igual a um 300. Acredito que falta é pipi  para o dono do barco acelerar. 

Vou resumir mais: nosso barco é um Veloster, com um 300. Se não tiver o pipi bem grande vai fazer besteira, a menos que seja beeemmmmm experiente. Estou certo  Marcelo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

Eu já tive canoa sem motor, os meninos na época já remavam forte pra andar rápido rsrs. Depois consegui compra um conjunto com motor 15hp. Daí tive a oportunidade de começar a pescar na Serra da Mesa - GO,  onde passamos por muitos apertos em marolas. Depois compramos um 25Hp e um barco borda alta, passamos aperto novamente, por conta de velocidade das marolas e altura delas. Então resolvemos buscar um pouco mais de segurança, comprando então uma Pantanaltica com motor 60Hp. Barco show de bola, porém a condição $$$$ foi melhorando e fomos melhorando nosso equipamento de pesca. Em 2011 adquirimos nosso primeiro BassBoat com motor 175Hp, realização de um sonho, e que com interesse e trabalho dos meninos foi se tornando um trabalho secundário, daí trocamos por outro conjunto com motor 250, realização de outro sonho ( de ter uma barco igual ao Nitro Z8 americano ).

Em 2013 realmente os meninos já estavam " com o pipiu maior " resolveram comprar um 300 Mercury Racing, fomos muito felizes com esse motor, porém tudo se renova, e agora em 2018 meu filho Fabiano, que a muitos anos já monta barcos, resolveu trocar de casco, buscando velocidade, daí escolheu o casco Veloster da Megabass, por se tratar de um barco adequado para esse fim. Foi aí que conseguimos com muito esforço trocar todo nosso conjunto.

Agora vamos a prática : Muitos pensam que um bassboat é só uma embarcação para se amostrarem !!!. Quem não tem ou nunca teve não tem ideia do que possa ser, posso dizer algo poi já estou no 4 bass, e nada se compara para pescar com esses barcos, segurança, desempenho, conforto, GASTO kkkkk. Mas a título de informação, segundo o Fabiano, um Megabass/Angler com motor 250/300 carregado com 3 na condição de pesca pesa 1650kg ::bassboat::, o hélice tem que adequado para o fim desejado, se colocar grande demais nem navegar consegue, se pequeno demais perde o objetivo da embarcação. Então esse nesse mundo existem inúmeras configurações de ajustes para cada modelo de barco e motor, e realmente a única semelhança de um 90hp  com um Seven 667 é que ambos andam em água rsrs, pois o resto é tudo diferente.

Quanto ao que cada um gasta na embarcação, carro, casa, viagem, etc , é de caráter particular, a impressão que algumas pessoas passam é que se tenho um  motor 300 para pescar sou " bobo " , não existe pessoas bobas no mundo de hoje, apenas com gostos e hobby diferentes.

E vamos pescar !!!!!!!!!!!!!!1

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, João Biguá disse:

Entendi seu ponto de vista, mas discordo totalmente.

Eu já tive canoa sem motor, os meninos na época já remavam forte pra andar rápido rsrs. Depois consegui compra um conjunto com motor 15hp. Daí tive a oportunidade de começar a pescar na Serra da Mesa - GO,  onde passamos por muitos apertos em marolas. Depois compramos um 25Hp e um barco borda alta, passamos aperto novamente, por conta de velocidade das marolas e altura delas. Então resolvemos buscar um pouco mais de segurança, comprando então uma Pantanaltica com motor 60Hp. Barco show de bola, porém a condição $$$$ foi melhorando e fomos melhorando nosso equipamento de pesca. Em 2011 adquirimos nosso primeiro BassBoat com motor 175Hp, realização de um sonho, e que com interesse e trabalho dos meninos foi se tornando um trabalho secundário, daí trocamos por outro conjunto com motor 250, realização de outro sonho ( de ter uma barco igual ao Nitro Z8 americano ).

Em 2013 realmente os meninos já estavam " com o pipiu maior " resolveram comprar um 300 Mercury Racing, fomos muito felizes com esse motor, porém tudo se renova, e agora em 2018 meu filho Fabiano, que a muitos anos já monta barcos, resolveu trocar de casco, buscando velocidade, daí escolheu o casco Veloster da Megabass, por se tratar de um barco adequado para esse fim. Foi aí que conseguimos com muito esforço trocar todo nosso conjunto.

Agora vamos a prática : Muitos pensam que um bassboat é só uma embarcação para se amostrarem !!!. Quem não tem ou nunca teve não tem ideia do que possa ser, posso dizer algo poi já estou no 4 bass, e nada se compara para pescar com esses barcos, segurança, desempenho, conforto, GASTO kkkkk. Mas a título de informação, segundo o Fabiano, um Megabass/Angler com motor 250/300 carregado com 3 na condição de pesca pesa 1650kg ::bassboat::, o hélice tem que adequado para o fim desejado, se colocar grande demais nem navegar consegue, se pequeno demais perde o objetivo da embarcação. Então esse nesse mundo existem inúmeras configurações de ajustes para cada modelo de barco e motor, e realmente a única semelhança de um 90hp  com um Seven 667 é que ambos andam em água rsrs, pois o resto é tudo diferente.

Quanto ao que cada um gasta na embarcação, carro, casa, viagem, etc , é de caráter particular, a impressão que algumas pessoas passam é que se tenho um  motor 300 para pescar sou " bobo " , não existe pessoas bobas no mundo de hoje, apenas com gostos e hobby diferentes.

E vamos pescar !!!!!!!!!!!!!!1

 

Muito coerente suas palavras.  Pensei em escrever isso acima, mas vindo de uma pessoa experiente como o Sr soa melhor a quem lê. Talvez eu seria mau interpretado. Somente quem tem, ou pesca com um bass boat, sabe oq ele significa. Longe de ser ostentação. 

Abraços e ótimas pescaria. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu conjunto vai ficar top,290 é show só acho que o Jack de 10 não seria o ideal.Eu colocaria um 14 .Com o de 10 acima de 68 milhas VC terá dificuldades com o barco.Procure o Marquinhos da Yamaha ele tbm conhece muiti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×