Ir para conteúdo

Spinner Bait para Trairão


Ivan

Posts Recomendados

Galera

É bem provável que eu vá novamente para o Xingú este ano, estarei levando na bagagem alguns spinners Bait para as Matrinxas e pensei que eles também poderiam servir para os trairões, será que funcionarão? pois se o trairão tiver o mesmo comportamente das trairas, será fatal, acredito eu.

Ou vocês tem opinião diferente?

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ivan,

Conversa de Traíra ( ou Trairão - a depender da "língua" ) é com o Moacyr Sacramento, nosso especialista na espécie ! Logo ele aprece postando alguma coisa... ( não demora, pode acreditar... ) :P

Tenho pego algumas traíras nas pescarias feitas por aí, no uso de iscas de meia água, ou alguns sticks de trabalho muito lento, até com uma hélice trazeira... Há muito não uso os "spinners" ( sempre fatais ), o que me faz pressupor que o uso de um "spinner bait" possa ser algo muito apropriado ! Trabalha a meia água, tem brilho, faz movimento, o que certamente atrairá a espécie ! Acredito que um teste ( ao menos ) deva ser feito, principalmente naquele horário do entardecer ( próximo às 18:00 h ). Quero ver as fotos ! :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É nóis na fita!

Minha experiência com o spinnerbait é limitada e infeliz; todas as traíras (pelo menos 3 diferentes) atacaram as lâminas desprezando o anzol! Se você for usar, sugiro usar cores ?luminosas e chamativas? como o branco ou verde-limão (eu tava usando um preto) para ver se "o burro do peixe" morde no lugar certo...

Olha, o spinner é muito eficiente para traíras (não vejo porque não o seria com traírões), e com quase todos os outros peixes!!! Deve simular um inseto ou um peixinho nadando com extrema dificuldade; mas acho difícil dizer por que um peixe morde um treco desses, senão por curiosidade... Mas que funciona, isso funciona; e muito!!!

O maior defeito do spinner é que a traíra ataca a lâmina, desprezando o resto (inclusive a garatéia ou anzol; o mesmo defeito do spinnerbait), o que pode resultar em perdas por más ferroadas; de forma que a escolha do tamanho da isca é fundamental para o sucesso da pescaria. Uma grande dica para contornar isso é pegar um encastoamento rígido e fazer seu próprio spinner com o anzol bem juntinho das lâminas (colocando o chumbo na frente de tudo; coloque uma pequena miçanga entre a lâmina e o anzol para não atrapalhar o giro da lâmina).

Um segundo defeito é que o spinner pode afundar demais quando está longe, mas recolher a linha com a vara levantada resolve.

Pode também colocar um grub (minhoca artificial) de cor chamativa no anzol (isca então chamada de spinflex), "ajudando" o peixe a morder o lugar certo (o anzol).

E um detalhe fundamental; a melhor lâmina é a do tipo colorado (lâmina larga), que trabalha muito bem com baixa velocidade de recolhimento.

Espero ter ajudado; e também espero que outros pescadores (como o Fabrício Biguá, Xandego, e tantos outros), que já pegaram traírões memoráveis; ajudem com sugestões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Ivan,

eu tive uma unica e até bem proveitosa experiencia com trairão, também no Rio Xingu.

Nos dias que pescamos nesse rio e no Comandante Fontoura eu vi trairão bater em uma iscona de helice da moro, em um tucunaré que atacou essa mesma isca da Moro (hehe, ficou todo lascado, pois o trairão era grande), eu tirei dois, um menos numa spoock jr e outro numa bom-bom da aicas, esse foi meio maiorzinho, uns 7 kg. meu irmao tb pegou um bonzinho numa spook jr e teve um empate de aço torado por um monstro que atacou a spoock jr. nao tivemos nenhuma ação na meia água, até mesmo pq praticamente nao usamos. Mas outra canoa q estava com a gente usou bastante meia água e nada....

Todas as capturas que relatei acima foram de manha, exeto um pequeno que peguei de tarde.

Acho que a chave é barulho, helices barulhentas, zaras com bastante chocalho.

Esse trairao de 7 kg nunca vou esquecer, nao só o peixe, mas toda a cena....o sol estava numa meia altura, 9 da manha, deixando aágua bem clara, estavamos numa baia com um pouca corredeira e um fundo so de pedra. O trairao saiu do fundo,veio com o bocao aberto e abocanhou a bom-bom na superficie na cara de todo mundo!!!! Só foi possivel tira-lo com ajuda de Iemanjá e do Pai do Mato juntos, pis perdi varios outros durante os saltos. Pegou pelo beiço, apenas um anzol da garatéia e sem fisga.

Entao, levando em conta essa experiencia eu utilizaria grandes hélices e zaras e a bom-bom (stick com poper, demais), sempre com empate de aço de uns 30 cm. O bicho é bruto, nao se preucupe que o empate nao vai assusta-lo. Se nada disso funcionar isque um tucunaré de 2 kg que tb serve bem, hehe.

Imagem Postada

Esse ai é o meu trófeuzao

xingusao08.jpg

e esse ai é o tucuna que foi brutalmente atacado por um monstro de mais de 10 kg.

mas muita coisa pode influenciar o comportamento, recentemente vi dois programas muito legais do j. Hoffman no mato grosso, onde ele pescava trairoes. Num dia os bichos nao tavam entrando nem na meia água, so no filezinho de peixe. No mesmo rio no dia seguinte o camera filmou umas batidas em zaras que foram espetaculares. Entao vá com todas opções prontas para usar.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Tiago

Que bitelo heim, um bicho desse já da um trabalho bom.

Eu estive lá no ano passado, mas fui em julho e a água ainda estava um pouco alta, acho que por isso eles não entraram na superfície, até os tucunas estavam timidos.

Dessa vez como quero pegar o meu grandão, vou levar tudo o que tiver direito, foi ai que pensei no Spinner que serve muito bem para trairas convencionais.

Mas valeu a dica

Moacyr e Kid, obrigado pelas dicas também parceiros.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muuuuuuito tempo atrás, eu vi um programa do Rubinho pescando trairão, nao me lembro aonde. Ele estava usando um tipo de spinnerbait, que se nao me engano se chama "vibrospin", e funcionou bem. A diferença entre esse vibrospin e o spinerbait é que no vibro spin a lamina é quadrilatera ao invés de alongada e o fio metálico se une à lamina exatamente no meio dela. È bem estranho...e deve fazer uma pressao consideravel ao ser recolhido.

procurei essa isca na internet, e nao achei, capaz q minha memoria se enganou de nome, mas q ela existe, existe sim....

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

- Olha IVAN. O que eu sei de trairão é muito pouco. Fiz uma pescaria no Xingu (confluência do Sete de Setembro/Kuluene) eu e meu filho Fabrício Bigua. A gente pescava com anzol e empate de aço. Pra ser sincero eu nem sabia que alí tinha trairão. De repente o peixe entrou na isca, dei a fiscada e lá vem um toco. É verdade. Pensei que era um toco. Ainda fui gozado pelo Fabrício, que perguntou se eu não sabia distinguir um toco de uma traira. A verdade é que eu já tinha visto muito tocos. Bem o bicho não esboçou reação. Era uma traíra de 9.5 kg. No outro dia, lá estavamos de novo. O Fabricio emburrado, tentando pegar uma traíra também. Na quarta vez que a linha dele quebrou (o bicho cortava a linha e cuspia o anzol fora) a ferrada foi certeira. Mais ou menos 5 minutos para embarcar o bicho, o coração saindo pela boca (o nosso), um grande troféu, com saltos lindíssimos. Peso: 10,5 kg. Portanto, pelo que eu sei, e é pouco, qualquer isca resolve quando o bicho quer comer. OBS: NÃO REPAREM, ESTOU APRENDENDO A POSTAR MENSAGENS. Abraços, João Bigua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...