Ir para conteúdo
Amayumi

Caiaque: qual motor de rabeta e rack veicular?

Posts Recomendados

Amigos, 

buenas, comprei um caiaque barracuda para pescar robalo costeando manguezais .

Tenho habilidade e ferramentas e devo mexer nele todo, colocando vários acessórios, e possívelmente um estabilizador lateral, para reduzir riscos de virar e facilitar eu subir  de volta quando  não der pé.

Tenho lido bastante mas algumas coisas ainda me escapam e preciso de ajuda .

1) qual marca de rack escolher para levar no teto to carro?

Já vi que a marca thule eh a melhor mas tb eh o mais caro.

Posso ir na marca eqmax sem medo ou tem alguma outra com melhor custo benefício?

Carro: corolla.

Distância de casa até o Rio: 5 a 10 km de asfalto.

1) qual motor escolher?

Não curto a instalação traseira (popa) por não me dar a opcao de lidar bem com panes (quem já ficou na mão sabe..). Então deve ser instalado na lateral, ao meu alcance , possivelmente montado no braço metálico do estabilizador.

Não tenho pressa de chegar e prefiro um motor que seja barato, levinho e que de o mínimo de problemas possivel (tou velho pra ficar dando 3 mil partidas).

Ando pensando em pegar um desses motores chineses de rabeta vertical com hélice (li aqui que a jato é bom pro raso mas é mais fraco) mas nunca usei uma rabeta.

Dúvida: alguém recomenda alguma marca como melhor que a outra?

Alguma é mais bem falada ou tem mais peças fáceis de achar?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Amayumi disse:

Amigos, 

buenas, comprei um caiaque barracuda para pescar robalo costeando manguezais .

Tenho habilidade e ferramentas e devo mexer nele todo, colocando vários acessórios, e possívelmente um estabilizador lateral, para reduzir riscos de virar e facilitar eu subir  de volta quando  não der pé.

Tenho lido bastante mas algumas coisas ainda me escapam e preciso de ajuda .

Já vi que a marca thule eh a melhor mas tb eh o mais caro.

Posso ir na marca eqmax sem medo ou tem alguma outra com melhor custo benefício?

Carro: corolla.

Distância de casa até o Rio: 5 a 10 km de asfalto.

1) qual motor escolher?

Não curto a instalação traseira (popa) por não me dar a opcao de lidar bem com panes (quem já ficou na mão sabe..). Então deve ser instalado na lateral, ao meu alcance , possivelmente montado no braço metálico do estabilizador.

Não tenho pressa de chegar e prefiro um motor que seja barato, levinho e que de o mínimo de problemas possivel (tou velho pra ficar dando 3 mil partidas).

Ando pensando em pegar um desses motores chineses de rabeta vertical com hélice (li aqui que a jato é bom pro raso mas é mais fraco) mas nunca usei uma rabeta.

Dúvida: alguém recomenda alguma marca como melhor que a outra?

Alguma é mais bem falada ou tem mais peças fáceis de achar?

Obrigado

Olá amigo,

O rack tudo depende de como ele é preso no seu carro. Se for aqueles que são parafusados atrás da borracha da porta ou no teto a marca não interfere muito, porém se são aquele que são presos por encaixe na calha prefira um com melhor acabamento no encaixe pra não danificar seu carro, eu tinha um caiaque orca duplo e transportava para tudo quanto é lado em um rack sem marca, porém ele era parafusado que da mais segurança.

Com relação ao motor o barracuda é um caiaque relativamente pequeno, instalado lateralmente acho que somente os elétricos ficarão a contento, mesmo com o estabilizador vai ficar um trambolho do seu lado dificultando sua movimentação durante a pescaria. Pelos projetos que vi, o que mais me agrada é a instalação do motor de jato na popa do caiaque, meu amigo instalou em um Jackson Cuda e ele chega a uns 10km/h, e é bem econômico e seguro por não ter hélice aparente.

Sobre as panes e passar perereco, isso é coisa da vida, e o caiaque tem o remo pra você utilizar nesses momentos para chegar em algum lugar para verificar a zica.

Tente ter o minimo de tralha em cima do caiaque, pois quanto mais coisa, mais dificuldade você terá em sua utilização.

Abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Amayumi,

No começo da minha vida com caiaque eu fiz um rack de ventosa pra mim, usei ele durante uns 3 anos e nunca tive problema, fiz ele com ventosa de carregar vidros com capacidade pra 60kg cada ventosa, sempre amarrava bem, amarrava o caiaque no rack e amarrava no porta malas e no capo do carro pra caso a ventosa se desprender o caiaque não sair voando, depois adiquiri um rack da eqmax que não é parafusado pois meu carro não possiu o lugar de parafusar, comprei esse pq varios amigos usam e nunca tiveram problema e pq era complicado o de ventosa, dependendo do lugar que eu ia pescar tinha que tirar o rack, e quando voltava o teto tava todo empoeirado então tinha que lavar o teto pra colocar o rack novamente, e o risco de estragar o teto do carro é maior tbm. Minha dica de uso no rack é sempre amarar no porta malas e no capo, independente do rack.

2) qual motor escolher?

Como o amigo falou ai acima, acho que o barracuda é pequeno pra vc colocar um motor mas se vc quiser arriscar talvez a melhor opção seja na polpa mesmo, tem o jet turbo que a galera tá colocando nos caiaques, não sei se alguem ja colocou no barracuda, uma boa opção é um eletrico mas tem que ver a bateria que vira um trambolhão tbm, a questão do estabilizador eu sinceramente não acho uma boa, primeiro da uma volta com o caiaque pra vc sentir como é que vc se comporta nele, as vezes nem precisa e a parte de cair é um risco constante, então a melhor opção é vc treinar a subida em algum lugar que não de pé e usar sempre o colete salva vidas.

Caiaque é complicado de ficar inventando muita bricolagem, eu sou da opnião de quanto menos melhor, senão vira uma gambiarra só e toda vez que vai entrar e sair da agua tem que ficar montando e desmontando tudo, caiaque tem que ser pratico, essa é a minha opnião.

De uma olhada nesse canal https://www.youtube.com/user/Caiaquelontras/featured esse cara manja muito de caiaque e instala e vende motores jet turbo.

espero ter ajudado um pouco.

Valeu,

Boas pescarias, e lembre-se de sempre deixar as coisas amarradas no caiaque.

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados

Agradeço a atenção! 

É importante para mim.

Realmente tenho visto vídeos desse motor jet turbo. Mas sempre com o comentário de que é fraco em comparação com a hélice e que a vantagem dele seria apenas para quem pesca no raso, onde a hélice pode agarrar ou bater .

Não seria melhor pegar um com hélice, do mesmo tamanho e peso do Jet turbo, se ele oferece mais força?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, então eu não conheço o motor pra falar, mas pelos vídeos que eu vi dele não acho que ele é fraco não, pelo menos não pra ser usado em um caiaque, talvez se colocar em um barco fique ruim, mas em caiaque ele fica forte o suficiente, afinal nem sei se o caiaque tem estabilidade pra uma velocidade maior que 10km/h. Esse cara do canal que eu te passei foi pro mar azul de caiaque usando motor jet turbo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar o rack equamax sem medo,muito boa a qualidade...

Quanto a motor,creio que o mais indicado seria o jet turbo ou jet hélice mesmo,visto que um motor Mercury por exemplo de 5hp beira os 5 mil,tendo um investimento muito alto pra nem tanta velocidade....a instalação do motor,eu tinha um orca duplo e fiz na popa,ficou.muito bom,na lateral eu não sei pra te falar....

Mas vou te dar o meu pitaco:

Eu tinha um orca duplo pra pescar com meu pai..levavamos cooler,bateria de 100ah,motor elétrico 44libras,motor de popa Mercury 3.3hp,e a bolsa de pesca...ou seja,estava levando coisa demais pra um caiaque..quade viramos algumas vezes,por isso o amigo lá em cima disse sobre levar o mínimo possível.

Resumo: comprei um barco e motor maior,pois meu uso não condizia com a realidade do caiaque.

Mas muitos amigos meus tem o jet turbo na popa e fica bom,com velocidades entre 7 a 10km/h dependendo do tamanho do caiaque e peso a ser empurrado. já o consumo do jet turbo é 2l por hora

Mas acho que o mais indicado seria o motor elétrico mesmo,mesmo que a bateria seja um trambolho, é silencioso pra pescar,anda a 7km/h e não tem consumo de combustível.seria uma ajuda boa sem barulho, visto que o jet turbo faz muito barulho...

Uma bateria de 70ah se pesca o dia todo se souber usá-la..e o elétrico + a bateria, poderiam ser utilizados posteriormente em outro barco..

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um caiman 100 e uso com um motor elétrico de 34 lbs na lateral,uso uma bateria de 60 há que fica debaixo do banco e é de boa nunca fiquei sem bateria,acho o jet turbo barulhento demais......

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Eder campos disse:

Tenho um caiman 100 e uso com um motor elétrico de 34 lbs na lateral,uso uma bateria de 60 há que fica debaixo do banco e é de boa nunca fiquei sem bateria,acho o jet turbo barulhento demais......

Eu acho que o jet turbo só é melhor por não ter peso..mas eu utilidade o motor elétrico é muito melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora