Ir para conteúdo

Encastoados


Matheus

Posts Recomendados

Não posso dizer nada quanto ao uso de encastoados na pesca de Redondos e de Dourados... Agora pra traíras:

Não uso encastoado porque com as artificiais atrapalha um pouco o trabalho!!!

No máximo uma linha mono entre 0,45 e 0,50mm!!!

Iscas vivas... também não uso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O encastoado ideal também depende de outras variáveis...

Para a traíra, um encastoado bem curtinho basta, 4 ou 5 cm são suficientes na maior parte dos casos. As excessões ficam por conta do tamanho da isca...

Por exemplo, com iscas grandes (acima de 10 cm), raramente a traíra irá morder no pitão e então atingindo a linha. Com iscas médias (uns 7 cm), o encastoado curto é recomendável pelo risco de encharutar e acabar mordendo a linha (só esbarrar o dente já pode ser suficiente para cortar...). Com iscas pequenas o encastoado deve estar entre 5 e 8 cm.

Sei que os valores que eu aponto são pequenos e que isso pode causar estranheza, mas a traíra morde com particular precisão e isso faz com que morder a linha seja mais um acidente, e um encastoado relativamente curto basta.

Tenho uma isca de 14 cm que mostra desgaste em meia-lua de tanto que as traíras mordem sempre no mesmo lugar, sempre no meio da isca!

Tem vez de eu colocar um encastoado de 5 cm apenas porque eu quero afastar o peso do girador da isca para evitar interferência no trabalho, mas se fosse só para a traíra, talvez 3 cm fosse suficiente...

Para dourado, o encastoado sempre deve ser mais longo mesmo pois ele tende a atacar a isca pela cabeça frequentemente... Digamos 20 cm, ou 5 cm a mais que o tamanho da isca, o que for maior. Essa do tamanho da isca + 5 cm é porque o dourado pode encharutar a isca pela cabeça (invertendo a isca dentro da boca) e com isso descontando o tamanho da isca do encastoado...

Com redondos, embora minha experiência seja limitada, eu procuro usar encastoado longo porque a isca pode ser atacada por mais de um peixe e assim cada um morde onde dá!

Porém; já peguei grandes redondos sem o uso de um encastoado, só no anzol e linha bem grossa...; mas eu só faço isso se a linha for para ser enterrada no fundo pelo peso de uma enorme chumbada! Outro cuidado é o nó que mantém a linha pelo meio de forma que dificilmente ela seria efetivamente cortada...

Bom...

Aposto que veremos muitas opiniões diferentes...

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matheus,

Já usei encastoados de no máximo 5 cm para pesca de dourados na artificial. Esse tamanho não atrapalhou em nada o nado da isca, até por que era meia água na corredeira...hehehe

se fosse usar pra natural, colocaria maior, coisa de 20 cm....!!

A libragem que usei foi 30 libras!!!

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dourados

Só pesquei uma vez, sem nenhum tipo de encastoado ou lider. Amarrei o grampo direto no multifilamento 50 lb. Na unica ação que tive foi dourado pulando pra um lado e a linha cortada e isca voando pro outro lado. Na proxima vou usar essa dica do Moacyr, empate de 5 cm maior que a isca.

Traira

Artificial - Não uso

Natural - 15-20 cm

Redondos

Não uso. Mas faço um trançado de 4 vezes antes do anzol, de uns 20 cm. Com multifilamento nem isso, vai o anzol caranheiro direto na linha.

Galera q tamanho de encastoados vcs usam pra pesca de

Dourados:

->natural

->artificial

Traira:

->natural

->atrificial

Redondos:

->natural

E outros peixes q tem dentiçao com iscas naturais e artificiais

Vlww

Abraçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw Tiago...

E os Snaps eu posso usa o Snap Aprazível nº0 pra pesca dourado? Eu quero um pequeno (pq se ele for grante, junto com o encastoado vai pesa ainda mais ah isca e ela naum vai nada naturalmente) e barato, pq to cumeçano agora e fiz um investimento alto, por isso naum quero gasta tanta grana e compra mais iscas artificiais, por isso eu pergunto se posso usa-lo para dourados, pq se ele aguenta o tranco com o amarelo com certeza ele aguenta com ah traira....

Vlww

Abraçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

vou responder só que sei. Fui pescar no Iriri em 2007 e levantei essa questão do uso de encastor com iscas artificiais. Só te falo uma coisa: se eu não tivesse usado encastor, teria perdido quase todas! Usei principalmente uma Dr. Spok da KV ("zara" grande), que ficou totalmente destruída após 6 dias de pescaria. E eu usei uns 10 encastores nesses dias de pescaria. Todos eram flexíveis, entre 10 e 15 cm, de 60 libras, eu acho.

Então, te recomendo isso!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único snap que eu uso é este da figura, eu sempre uso os tamanhos 3 para pesca média, e 5 para pesca pesada.

Imagem Postada

Esta imagem eu encontrei em:

http://www.marinesportsfishing.com/prod ... lhe&id=241

Eu uso o nó Minolure fazendo uma laçada para permitir a troca de iscas, ou mesmo atado diretamente a isca e sem a possibilidade de troca. Infelizmente, fui incapaz de encontrar um link que apontasse para este nó.

Para fazer a laçada, este nó serve:

http://www.lake-link.com/anglers/knots/ ... m?KnotID=9

http://www.lake-link.com/images/anglers/knots/Surgeons_End_Loop

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...