Ir para conteúdo
Amayumi

Caiaque: dúvidas sobre motor elétrico.

Posts Recomendados

Prezados

Como disse no outro tópico, preciso de um motor para transportar a mim (105kg) no meu caiaque barracuda (20kg) mais as tralhas (uns 15kg), do pier até o local da pescaria, usando o remo apenas ao chegar lá..

Conclusões até o momento:

- motor mais forte, bom e caro, refrigerado a água: Mercury 3.3hp por coisa de 4mil reais

- solução mais em conta , refrigerado a agua: Toyama chinês, 2.6hp, por coisa de 2 mil reais

- soluções mais baratas, refrigeradas a ar, mecânica chinesa: hélice ou Jet turbo, movidos por um motor estacionário tipo os de roçadeira: de 600 a 1800 reais.

Refletindo aqui qual caminho tomar para mover meu caiaque, lembro que, além do peso, qualquer motor a explosão demanda uma Manutenção cuidadosa, para evitar qualquer um dos muitos problemas mecanicos possíveis. 

Isso mata o humor de quem tem pouco tempo para pescar e deu problema na hora de sair...

Daí o colega sugeriu aqui a possibilidade de usar um motor elétrico +bateria no meu caiaque.

Bom, não pensei nisso antes pois imagino que além de ser mais fraco, um elétrico exigiria bateria , carregador e o escambau..

Mas refletindo, imagino que ligar , usar e guardar um elétrico seja mais simples, além de ter uma manutenção mais simples e com menos problemas que a gasolina.

Daí fui pesquisar:

Já li aqui que os Phantom  tem o melhor custo benefício, ao lado das baterias freedom de carga profunda, q devem ser carregadas com 3 amp/horas ou menos.

Os textos comparando o thrust do motor eletrico (em libras) com a potência do motor de popa (em Hp ) variam muito: alguns dizem que o motor de 30 libras correspondem a 1hp e outros dizem que é preciso de 70 a 100lbs pra ter 1hp.

Fato é que o eletrico não vai ter a mesma potência que o motor a Gasolina. Vou andar degavarinho.

Aí vem a dúvida:

Um conjunto de motor elétrico (mais a bateria não muito pesada) é capaz de trabalhar direto por 1 hora (já q vai andar devagarinho) para me levar até o local da pescaria e depois mais 1 hora de volta pra casa?

Tipo.. sempre imaginei esses motores como algo para manobrar barcos de alumínio por curtos intervalos.

Alguém sabe se eles aguentam rodar 1 hora direto, seguida de mais 1 hora pra voltar pra casa?

E qual seria o tamanho (em amperes )) da bateria para fazer um motor elétrico (digamos Phantom 30 libras ) trabalhar essas 2 horas sem precisar de recarga?

Ou será que já complica muito e seria melhor voltar pro motor a gasolina?

Não tenho pressa de chegar.

Valorizo mais o equipo que seja leve e não me dê aborrecimento pra usar.

Um Mercury 3.3hp pesa 13kg líquidos

Um toyama 2.6hp pesa 10kg líquidos.

E um Phantom 30lbs mais a bateria? Estamos falando de quantos kg?

Ele aguenta trabalhar esse tempo todo de boas?

Alguém consegue ver algum inconveniente em relação aos motores a gasolina?

Fiquei meio balançado pelos elétricos, pela aparente simplicidade e praticidade.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai de elétrico e seja feliz,

tenho um phantom 34lbs (se não me engano) e uma bateria freedom estacionária 115ah, já cheguei a usar por dois dias (inteiros) e meio de pesca sem dar nenhuma carga.

num caiaque, deve durar muuuuuito tempo 👍

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho experiencia em caiaque.  Mas um elétrico 34lbs gasta em torno de 16amp/h se usar velocidade 1(mínima) e até 60amp/h em velocidade 5 (máxima). Portanto é seguro pelo menos uma bateria de 70amp ciclo profundo, sendo ideal uma de 90amp, se vc andar em velocidade 2 de média ela vai durar 2 a 3h em uso contínuo , se for automotiva ela durará menos e não suporta muitas recargas.  A variação de velocidade é o que vai consome bateria, tipo ficar jogando da velocidade 1 pra 5 , depois ré, se vc usar de modo continuo com intuito de deslocamento a economia é  maior .  Mas lembre-se que uma bateria  70amp pesa  15 kg e o elétrico por volta de 10kg, ou seja serão uns 25kg de peso. e o custo  por volta de R$1500 entre carregador motor e bateria . 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que, como citei no outro tópico,o motor elétrico seria a escolha mais acertada.... já tive o Mercury 3.3hp,e te digo,sou mecânico dos meus motores, é uma merda.... procura saber aobre o assunto, aqui mesmo no fórum tem um relato meu...a agulha do carburador desse motor é de alumínio e corroe com 3 meses se não usar sempre...pra inclinar o motor,tem que fechar a gasolina,e o preço,que custa o mesmo que um 18 hp usado em boas condições...o meu fiquei muito p..... Fui numa loja de roçadeira e perdi uma tarde inteira procurando uma agulha nacional em inox.. achei..kkkkk depois disso meu motor melhorou e não deu.mais esae defeito,mas eu estava tão decepcionado,que eu não confiava mais no motor..ficava sempre com medo de colar a agulha...

Agora meu elétrico,um Phantom de 44lbs nunca deu defeito,nem em chave,nem hélice...

Mas é o que o Guto disse.. bateria+ elétrico de 30lbs cerca de 25kg,mas tem a vantagem de se usar pra corricar na pescaria,o que motor a combustão não serve..

Compartilhar este post

Link para o post

dando meu pitaco.... acho que sim, o motor eletrico vai te atender, uma hora com ele ligado é nada... pessoal usa até mais (eu ja usei), tocando barco de 5, 6 metros... único problema que vejo é a bateria pra carregar num caiaque... Tenho um (caiaque) toco ele no remo, mas tenho sonar, oxigenador que precisam de bateria. Uso duas (nunca juntas, a escolha depende do tempo de pescaria, distancia que vou pescar, etc.), de ciclo profundo (estacionárias).. uma moura de 9 ah (bem pequena e leve) e outra freedom de 40 ah... e já acho a segundo complicado de carregar no caiaque. Leve sempre em consideração que voce pode vir a virar o caiaque (quem tem um sabe o que to falando) e acaba que a bateria, mesmo amarrada, se for pesada demais, vai dar trabalho pra voltar ela pro barco. Na verdade eu entendo que irá funcionar mais como uma poita... Então, se for escolher uma bateria, ideal é a estacionário, como ja dito, não passe de 70 ah, é complicado de carregar, até mesmo pelo espeço que ela ocupa e principalmente pelo peso adicional... Ah... .e não se preocupe com a duração da bateria, numa eventualidade dela acabar... termina no remo... hehehehehe... abraços, e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que esqueci de mencionar... acho a haste do elétrico muito grande pra caiaque.. ou ele vai ficar enterrado demais na água, ou você vai ter que fazer ginástica pra manobrá-lo... o ideal, eu acho, é voce cortar um pouco da haste (ja vi relatos aqui dos procedimentos feitos)... e claro, ter um bom carregador de baterias inteligente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora