Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal.

Gostaria que me ajudassem a tirar algumas dúvidas.

A uma semana soltei alguns alevinos na minha represa, ela possui  torno de 2000m², com muita vegetação e estruturas. Dentre esses alevinos foram soltos:

100 dourados de 10cm

250 Tucunarés amarelos e azuis entre 4 e 6cm, 

100 trairões entre 4 e 10cm

200 tambatingas metade com 10cm e a outra com 4cm

500 Piau açu com 3cm.

Minha preocupação que nesse 7 dias não vi nenhum alevino qnd jogo ração, somente os lambaris que já existem na represa que por sinal são muitos, tem também algumas tilápias mandins, mas nada de predadores com traíras por exemplo. Sei que os Tucunarés não comem ração e as traíras e dourados muito pouco. Mas os onívoros gostam de ração. Fiquei preocupado pois estava treinando arremesso bom uma curisco 20 e acabei pegando alguns lambaris grandes e fiquei pensando se eles podem ser predado os alevinos menores. Outra coisa que me preocupa é que nessa represa tem um fluxo de água qu sai da vazão, que fica depois de uma extensa vegetação, mas um fluxo bem baixo. No outro dia passei uma tela para evitar a fuga dos alevinos. Então, acham que eles podem ter sido predados, fugiram ou ainda não se adaptaram ao local e estão mais resguardados nesses primeiros dias?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penso que nessa vazão se os alevinos conseguirem passar eles seguem o fluxo... 

Tem um tal também de ser humano que é uma praga... acaba com tudo o pior predador do planeta...

Como os alevinos já tinham 10 cm muito difícil as piabas terem comidos...

Deus nao conta os dias que passamos pescando!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fugiram, provavelmente não foram todos "a não ser que a saída do fluxo esteja escancarada" seila::

Com 10cm acho pouco provável que tenham sido predados por outros peixes.

O bom desta historia é que o amigo não viu peixe morto boiando...

Não tenho tanque ou lago, más gosto muito do aquarismo e uma semana é pouco para que se adaptem ao ambiente, ainda mais com outros peixes predadores. 

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson, seja bem vindo. 

 Pelo entendimento e experiência que tenho: 

- O fato de tu não "visualizar" os alevinos de forma alguma quer dizer que eles não mais existam. 

- Tens certeza que não existem traíras no lago?

- E aves como: Martin Pescador, Bem te vi e ou qualquer outra que possa come-los?  Mesmo que existam a possibilidade de terem sido todos comidos ps 1150 alevinos é 0. 

- Qual a profundidade média do represa? Qual o local mais profundo e qual o mais raso? 

Acredito que em breve, menos de um ano terás gratas surpresas quando fores brincar com umas iscas no teu lago. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter acontecido de tudo, um pouco. Os menores podem sim terem sido predados pelos lambaris, que são uma espécie onívora. Pode existir traíras no tanque, já que são uma espécie comum e podem ter vindo do córrego de onde retira a água para alimentar o tanque.

Os mandis são também grandes predadores, muitas vezes atacam espécies maiores que eles (já fisguei mandis de 20 cm com anzol 7/0). A questão do Ph, cor e temperatura também influenciam. Existem ainda que os próprios peixes predam os de sua espécie menores (trairões, tucunas e dourados podem predar os menores e os de seu tamanho - tucuna é terrível -kkk - ainda mais com aquela bocarra).

O ideal é colocar os peixes de base - não carnívoros primeiro e depois de um certo desenvolvimento (juniores) instalar os predadores (alevinos). Outra coisa é que os lambaris são muito mais rápidos e vorazes que os outros peixes, talvez usar uma ração maior (granulados maiores), usar um flutuador, circular de preferência, para que a ração fique concentrada também funciona, mais com uma composição de grãos maiores, pois torna mais difícil o ataque dos lambaris.

Saiba que a tendência é que com o desenvolvimento dos predadores, a reposição dos forrageiros se fará necessária. Os trairões - são peixes de hábito noturno, principalmente enquanto alevinos e juniores (até uns 20 cm), dificilmente os verá se alimentar de dia.

Por fim alguns podem sair pelo extravasor, antes que tenha colocado a tela, mais devido a densa vegetação narrada, com certeza se ocorreu, foram muito poucos.

Mas olhe sempre o PH e a quantidade de oxigênio disponível - DBO e DQO - excesso de nutrientes faz o crescimento desordenado da vegetação e causa consumo excessivo do Oxigênio dissolvido e dependendo da demanda pode causar morte ou queda no metabolismo das espécies.

Por último, se possível retire o excesso de vegetação da água, ela é importante, mas em excesso é problema, o ideal é uma faixa de 1,50 a 2,00 mts de faixa coberta nas margens, até para facilitar a pesca e a presença de vegetação ao redo é muito importante e benéfico, para a saúde de seu tanque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Douglas Lenz disse:

Wilson, seja bem vindo. 

 Pelo entendimento e experiência que tenho: 

- O fato de tu não "visualizar" os alevinos de forma alguma quer dizer que eles não mais existam. 

- Tens certeza que não existem traíras no lago?

- E aves como: Martin Pescador, Bem te vi e ou qualquer outra que possa come-los?  Mesmo que existam a possibilidade de terem sido todos comidos ps 1150 alevinos é 0. 

- Qual a profundidade média do represa? Qual o local mais profundo e qual o mais raso? 

Acredito que em breve, menos de um ano terás gratas surpresas quando fores brincar com umas iscas no teu lago. 

Isso é verdade, a presença de Lontras ou aves aquática tem que ser previsto, pois, em determinadas situações podem destruir, literalmente, qualquer criação, uma boa cerca de tela previne bem das lontras e um espantalho ou um cão na margem cercada ajuda a espantar as aves, pois telar esta área por cima, devido ao tamanho, seria imviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai demorar um bom tempo até você realmente conseguir visualizar os peixes, os primeiros vão ser as tambatingas ai com o passar do tempo os outros peixes, mas provavelmente vai ser através de capturas, também coloquei alevinos de peixes redondos e piau (perto de você em Orizona-GO) e só vimos mesmo depois de uns 2 meses ai sim tínhamos certeza de quais peixes estavam comendo a ração, como sua represa é grande e tem vegetação uma grande maioria esta lá se alimentando, começo eles comem muita coisa orgânica que já existe na represa ai com o tempo que vão acostumando com a ração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Wilson,

Acredito que as respostas postadas já lhe devem ter dado uma ideia de quantas possibilidades existem como explicação...

Os predadores sempre aparecerão, seja pelo ar, ou mesmo pela água ! Acredito que uma boa prática será manter um estoque de peixes para forração que permita as espécies mais cobiçadas serem menos atacadas... Os lambaris são sempre muito prolíferos, mas também são terríveis predadores de ovos e filhotes antes de virarem alevinos... A tilápia pode ser uma boa alternativa, pois reproduz intensamente e serve como ótima forrageira para os carnívoros ! Enfim, muitas "teses" a serem avaliadas !

Boa sorte ::fish2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...