Ir para conteúdo

BARCO EXPLORERXX BARCELOS ENTRE AMIGOS jan-19


Posts Recomendados

 Uma aventura atrás dos gigantes Tucunarés Açús do Rio Negro

Nota técnica na abertura da pescaria .... esta turma funciona melhor com .......file5-4_zpse9tb35m6.jpg

Alguns já haviam pescado juntos, outros já se conheciam de passagem por  aeroportos ou restaurantes nos roteiros de pesca, mas todos já eram amigos no fórum turma do biguá, com exceção do Vicente que estava fazendo sua primeira pescaria de tucunarés com isca artificial, uma turma eclética de AçúManiacos , então a pescaria prometia muita troca de informações e de técnicas, além de uma profusão de costumes uma vez que tínhamos um baiano, um brasiliense, um paulistano, um paranaense pé vermelho, um piauiense e um goiano..... abaixo Betão ensina uma técnica ao grupo

 

 " TÉCNICA DO CHUPARINO"file10-3_zpszmfkv9ch.jpg

da esquerda para direita ...... Beto Caranha, Cristiano julio, Cap Edson , rogerio_mga, Francisco Cavalcante , Vicentão ( primeira pescaria de tucunaré com iscas artificiais )

 

Nos encontramos em Manaus, para o roteiro conhecido com almoço em restaurante regional , visita a loja da Sucuri, e o fim de tarde na cachaçaria do Dedé tudo isso na sexta-feira, e seguindo para Barcelos no dia seguinte de madrugada. O encontro de várias turmas que nutrem a mesma vontade e que irão pescar em barcos diferentes, rios diferentes e até  cidades diferentes na região da bacia do Rio Negro, que é a casa do cichla temensis , traz para as rodas de conversas informações como nível da água dos afluentes e das diferentes regiões do negro, iscas artificiais que estão apresentando melhores resultados, técnicas e trabalhos diferenciados, informações de amigos que ali estiveram dias antes, tudo isso só aumente a ansiedade e traz esperança de encontrar um peixe 90UP.

 

Abastecidos de informações, chegamos em nosso Barco o ExplorerXX do pescador e amigo Ramon Paz, um barco pensado de pescador para pescador nos mínimos detalhes, iniciando assim nossa aventura pelo Rio Negro, e olha o almoço sendo servido antes do primeiro round

IMG_6933_zpshrgaobtp.jpg

 

file1-6_zpscvxxall0.jpg

 

Nosso roteiro definido em conjunto com a tripulação era o Rio Negro nas regiões do Parana Atauí, do Paraná da Floresta, do Bafuana, cachoeirinha terminando na boca do Aracá. O Rio negro estava ainda timidamente pegando água nova, sem muita variação de altura. Durante a pescaria encontramos pontos com muita água nova com ph variando de 5,6 a 6,2,  com o peixe totalmente parado nestes pontos, exemplo do Parana Atauí, e outros pontos como o Cachoeirinha e Bafuana que apresentaram pontos com pouca água nova, com ph variando entre 4,7 e 5,3, e temperatura na faixa de 29C, nos lagos, a pescaria foi difícil mas  contando com a experiência dos guias que são nativos desta região do Negro e das informações que tínhamos , buscamos lagos e canais com mesnos interferência da água nova , e com muita observação e trabalho conseguimos bons resultados.....

Encontramos várias situações, com peixes variando entre 10 e 17lbs ( 69 a 76cm) atacando iscas de hélice, nos pontos costumeiros de Açús, boca de lagoas, pontas e bicos cortados em lagos, entradas de água do igapó em lagoas e praias no rio no final da tarde, porém a produtividade maior foi nas iscas tipo stick como a red pepper Magnum , Rebel Jumping Minow T-20 e Sticknina 110 e 130 da Deconto, Sará Sará , no trabalho lento nas partes razas ( locais aonde o mato estava verdinho ) situação  identificada pelo amigo Betão e compartilhado entre todos.

Outra situação que identifiquei era a grande quantidade de peixes na situação de coloração paca , com tamanho variando entre 2 e 3kg aproximadamente nos barrancos do rio, em regiões aonde o alagamento já suplantava o baranco em 20 ou 30 cm, atrás das árvores que tinham o pé alagado  sempre tinha um bocudo na espera de um peixinho para emboscar, daí nossos stick´s fizeram a diferença, sendo possível a captura de  vários exemplares deste porte nesta situação.....

P1010472_zpsjlaqegpw.jpg

 

file6-2_zpsviwe42z8.jpg

 

file2-5_zps4a8efdpl.jpg

IMG_7488_zpsbu7tt8wt.jpg

 

GOPR5299_zpsthcia3jg.jpg

IMG_7575_zpsmawkxt1r.jpg

 

IMG_7472_zpstjnnmwak.jpg

 

 

 

IMG_7478_zpsl7xy1tij.jpg

 

P1010396_zpspdyje0uz.jpg

 

GOPR5425_zpsqy0y05rk.jpg

 

IMG_7516_zpsxo5huzjz.jpg

 

file11-2_zpsqvgyetdl.jpg

IMG_7525_zps9u3u5wif.jpg

file1-3_zps9vderwxy.jpg

 

P1010402_zpsomybknra.jpg

DSC01538_zpsatp0etim.jpg

 

IMG_7570_zpsjiqackji.jpg

 

file18_zpslcgtsdaa.jpg

E não foi só tucunaré na pescaria

 

IMG_7538_zpssrvee35s.jpg

 

file8-3_zpsjp5x7slm.jpg

 

 

A maioria de todos os pescadores de tucunaré açú  sem duvida foca na captura de peixes  acima de 20lbs e histórias de peixes deste porte estão sempre presentes em nossas pescarias, melhor quando conseguimos capturar um exemplar deste porte, o que não ocorreu desta vez, porém um monstro destes apareceu para nosso amigo Vicente, deixando nosso amigo calouro alucinado..... Quando Vicente estava pescando alguns borboletas em uma entrada de água em uma lagoa promissor da região do cachoeirinha ,,  ao trazer um borboleta de aproximadamente 30cm de comprimento o peixão apareceu do nada engoliu o tucuninha inteiro e arrancou em grande velocidade para o fundo, causando um efeito de chicote na vara, que jogou a isca para cima............ nosso amigo naquele momento olhou para mim com um sorriso no rosto, naquele momento eu senti que ele havia sido infectado pelo vírus “ AçúManíaco “......

.......... na foto abaixo a satisfação de nosso amigo Vicentão ao pegar o seu primeiro tucunaré em iscas de hélice!!!!!

IMG_7579-3_zpsbq7ihret.jpg

 

 

Ponto alto da pescaria foi a captura de um Surubin de 91cm pelo amigo Cristiano Julio, pensa num cara que tomou um susto, por alguns momentos ele acreditava que as corridas violentas do Surubin preconizava a captura de um Açu gigante, porém ao trazer para perto do barco, notou eu tratava-se de um exemplar se Surubin Moqueca.....kkkkkkk chama o Betão!!!!

 

file-9_zpsef7hwqdu.jpg

 

e não deu outra, Betao matou a pau com a moqueca mais saborosa que já comi..... muito obrigado amigão!!!!

file4-4_zpsxttfgioo.jpg

 

file15_zpsxioda2im.jpg

 

Nesta viagem para apimentar nossa pescaria foi criado o troféu ExplorerXX para o maior tucunaré da pescaria, e eu foi vencido pelo amigo e pescador Francisco Cavalcante , receba aqui formalmente os parabéns da equipe do ExplorerXX, e de seus amigos pescadores da turma......

 

file-1_zpsuaf2nnvd.jpg

P1010467_zps946zuekv.jpg

P1010474_zpsuzlnnqyt.jpg

 

Mensagem da turma

" Pratique o pesque e solte sempre, mantenha  seu peixe saudável durante o manuseio e fotos " 

P1010490_zpsilrmp07y.jpg

GOPR5431_zpsystxma4q.jpg

E no retorno a Manaus, fomos recebidos pelo Magal ,  nosso amigo e anjo da guarda em Manaus , primeiro visitamos o mercado municipal e em seguida para um almoço show no Bragança!!!!!

 

file-8_zpsb9ajfenh.jpg

file-7_zpsjzxl3gui.jpg

Agradeço  Deus por mais uma temporada amazônica, pelos novos amigos que fiz, foi muito bom,....  obrigado meu amigo Ramon Paz...... jan-2020 já está reagendado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo belo relato, muito bem escrito e gostoso de ler. Uma turma assim faz pescaria ser ainda mais prazerosa.

Sucesso a vocês e que cada vez mais possam repetir a dose, muita saúde a todos.

Obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Show, Rogério! 

Estava pescando na mesma semana que vocês em Barcelos, pesquei de 18 a 26/jan... passamos pelo ExplorerXX já na volta à Manaus, eu estava no Princesa Amazônia.

Parabéns ao grupo e pela excelente pescaria, mesmo com um repiquete para "ajudar". kkkk

Vou reunir as fotos e essa semana faço o relato da pescaria tb!

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom demais, Rogério....Ô vontade de pescar ainda nesta temporada. Sou de falar q meados de fevereiro a água estará em bom nível, anota aí...

Mas parabéns pela aventura, pelo espírito de amizade. Só do Betão e do Juju estarem no grupo, tenho certeza q foi topppp a pescaria.

E não venha nos enganar não..Aquelas garrafas da foto estavam todas cheias...kkkkkk

E o FCavalcante se deu bem com a camisa da sorte...rsrs

Abs a todos...e obrigado por compartilhar a aventura conosco. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de pescaria!!! Parabéns a turma... Deus não conta os dias que passamos pescando!!!! Cavalcante e mestre em pegar o maior da turma... essas 300 red peps que ele leva dar resultado rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Bom demais, Rogério....Ô vontade de pescar ainda nesta temporada. Sou de falar q meados de fevereiro a água estará em bom nível, anota aí...

Mas parabéns pela aventura, pelo espírito de amizade. Só do Betão e do Juju estarem no grupo, tenho certeza q foi topppp a pescaria.

E não venha nos enganar não..Aquelas garrafas da foto estavam todas cheias...kkkkkk

E o FCavalcante se deu bem com a camisa da sorte...rsrs

Abs a todos...e obrigado por compartilhar a aventura conosco. palmas::

Juju ratoeira ,...... tá doido, é tanta ratoeiragem que me fez sentir parecido com Madre Teresa.... um santo ......kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto Caranha ! Grande pescador e aventureiro ! Saudades :drinks:meu amigo !

arrow:: Alegria e fidalguia garantida nesse grupo, sem falar da parte gastronômica mestre::

Parabéns pela oportunidade que nos permitiu ver uma excelente pescaria amazônica ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marcelo Rodrigues disse:

Grandes amigos, bela pescaria 

pena que não pude ir

ate a próxima 

Vc realmente fez muita falta, mas não havia como, sua presença e importância era imprescindível aonde teve de estar.

Espero poder pescarmos noutras juntos e atormentar nosso amigo sãopaulino, sempre.

Agora temos novos roteiros gastronômicos e de compras.

Abração.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato ficou top top top, Roger! Parabéns!

Acho massa postar relato aqui pois fica salvo um álbum de retratos cheio de narrações e recordações. É um enorme prazer vim aqui ler novamente após alguns anos!

 

Outra coisa que acho bacana demais são as amizades geradas! Não canso de citar isso... Caramba, eu já conhecia virtualmente o Rogério e o Francisco há anos... E agora tivemos a oportunidade de pescar juntos... Compartilhar os mesmos gostos!

Durante a pré pescaria vimos que eu, o Cristiano e o Francisco gostávamos de vinho... Compramos algumas garrafas... O Francisco levou algumas... Foi muito bacana... Na noite do Luau, o papo rolou sintonizado e já era quase meia noite qd o vinho acabou... O gerente do barco todo solicito disse: "Eu consigo um do seu Ramon pra vcs" Ficamos ansiosos esperando... Qd eu vi de longe o vinho... era um "Sonata"... mas eu gritei: "Caramba, um Catena Zapata!" (uma bodega muito famosa argentina) A turma arregalou os olhos... muitas risadas

O Edson "Capitão", eu já havia pescado no mesmo barco que ele há alguns anos... Camarada parceiro do Truco. E agora pudemos estreitar a amizade! Valeu o convite pra essa pescaria meu amigo!

Cristiano eu tinha conhecido em 2012 também através das pescarias marcadas via FTB...Fizemos várias juntos e a uns 2 anos não tínhamos pescado mais juntos... Foi muito bom pescar com ele novamente!

O Vicente, o novato, pensem num cara "pedra 90" como falamos aqui na Bahia... Camarada top top top... Parecia um amigo meu de longa data!

 

Vida longa ao FTB! Viva às pescarias e às amizades!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Kid M disse:

Beto Caranha ! Grande pescador e aventureiro ! Saudades :drinks:meu amigo !

arrow:: Alegria e fidalguia garantida nesse grupo, sem falar da parte gastronômica mestre::

Parabéns pela oportunidade que nos permitiu ver uma excelente pescaria amazônica ::fishing

Saudades meu amigo! Comentei muito de vc lá! A Amazônia sente sua falta!

Alguns assuntos que rolaram com seu nome... "sua camaradagem... " "um grande anfitrião..." " sua perversa branca da cabeça vermelha que trabalhada com molinete vira uma arma fatal" e etc...

Eu to na ativa total representando os Mocorongos... Havendo tempo e dinheiro... tô dentro!

Teve um dia que sai de manhã cedinho com rio espelhado e coberto de neblina... Olhei admirando, respirei fundo e disse: "Já tô satisfeito em ter voltado!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Beto Caranha disse:

Comentei muito de vc lá! A Amazônia sente sua falta!

Alguns assuntos que rolaram com seu nome... "sua camaradagem... " "um grande anfitrião..." " sua perversa branca da cabeça vermelha que trabalhada com molinete vira uma arma fatal" e etc...

Eu to na ativa total representando os Mocorongos...

Grande Beto,

Sempre com generosidade nos seus comentários sobre mim ! Se pelo menos fosse tudo verdade... :blush:

Pois me sinto nostálgico quando vejo um relato como esse que foi postado ! A Amazônia tem um "visgo de jaca"... :drinks:

E quanto aos Mocorongos, certamente você é um dos nossos "embaixadores" (não é "posto exclusivoseila:: ) - está no "top 5" !

19916814_NovoAvatarMocorongos.JPG.235664b382bbff3fcf2d0ec4e5391852.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Beto Caranha disse:

Relato ficou top top top, Roger! Parabéns!

Acho massa postar relato aqui pois fica salvo um álbum de retratos cheio de narrações e recordações. É um enorme prazer vim aqui ler novamente após alguns anos!

 

Outra coisa que acho bacana demais são as amizades geradas! Não canso de citar isso... Caramba, eu já conhecia virtualmente o Rogério e o Francisco há anos... E agora tivemos a oportunidade de pescar juntos... Compartilhar os mesmos gostos!

Durante a pré pescaria vimos que eu, o Cristiano e o Francisco gostávamos de vinho... Compramos algumas garrafas... O Francisco levou algumas... Foi muito bacana... Na noite do Luau, o papo rolou sintonizado e já era quase meia noite qd o vinho acabou... O gerente do barco todo solicito disse: "Eu consigo um do seu Ramon pra vcs" Ficamos ansiosos esperando... Qd eu vi de longe o vinho... era um "Sonata"... mas eu gritei: "Caramba, um Catena Zapata!" (uma bodega muito famosa argentina) A turma arregalou os olhos... muitas risadas

O Edson "Capitão", eu já havia pescado no mesmo barco que ele há alguns anos... Camarada parceiro do Truco. E agora pudemos estreitar a amizade! Valeu o convite pra essa pescaria meu amigo!

Cristiano eu tinha conhecido em 2012 também através das pescarias marcadas via FTB...Fizemos várias juntos e a uns 2 anos não tínhamos pescado mais juntos... Foi muito bom pescar com ele novamente!

O Vicente, o novato, pensem num cara "pedra 90" como falamos aqui na Bahia... Camarada top top top... Parecia um amigo meu de longa data!

 

Vida longa ao FTB! Viva às pescarias e às amizades!

 

 

Betão , vc é o “cara” precisamos pescar no mesmo barco novamente !!!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Rogérião!!!!! Foi uma semana incrível. Não tenho nem palavra para agradecer.

Betao

Juju

FCO

Capitao

Rogerio 

 

Quero relatar sobre meu peixe na hélice:

último dia de pescaria após almoço, de ressaca, todo moído já nem estava querendo mais bater isca. Eu estava no meio da voadeira cabisbaixo quando olho pra frente vejo o Rogério colocando a mão pra traz com uma deconto Apache! Eu disse o que é isso?

Ele disse

-Isca - Hélice 

Ai eu falei: Moço eu não sei mexer com isso não.

Entao ele me disse. Eu também não sabia,  vc tem que aprender.

Ta bom então!!!!

 

começamos  a bater as pontas de praia do rio negro, todo desengonçado e sem nenhuma coordenação e já quase desistindo dei um arremesso que caiu naquela parte que a água fica escura após a praia, dei uma chamada na isca  e nesse momento o peixe estourou na isca mas errou o bote. Naquele momento parece que era o primeiro dia de pesca, todas forças estavam renovadas, e eu fiquei enlouquecido.

infelizmente esse não veio mas depois de muita insistência veio o borboleta que pra mim foi muito significativo.

E finalizando digo que o vírus dos açus já está no corrente sanguínea e doido pra voltar pra bacia do rio negro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...