Ir para conteúdo

Pesca no Mar. Primeira vez em Ilha Bela.


Falcão

Posts Recomendados

Boa tarde a todos.

Em março faço aniversário e como presente, meu filho vai me levar para pescar e São Sebastião/Ilha Bela.

Porém NUNCA pequei no mar e não tenho a mínima idéia que tralha levar para esses lugares.

Tenho muito equipamento, de todo tipo e tamanho, mas para pesca de rio.

Se alguém puder me dar uma dica como é a pesca por lá (pesca de fundo, de pincho, corrico) que tipo de isca usar, carretilha, libragem de linha...

Desculpem, mas de mar não entendo nada mesmo.

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde... o complicado do mesmo jeito que eu e minha esposa amamos pescar, meu filho não tem o mínimo interesse por pesca... então não entende nada disso kkkkk (quem sabe ele acompanhando e vendo acabe se interessando)

A lancha vai estar à nossa disposição. Então estou pretendendo conversar com o guia para fazermos alguma pescaria de peixes menores (robalos especialmente), mas quero tirar um período para ir atrás das garoupas...

Basicamente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Falcão disse:

Boa tarde... o complicado do mesmo jeito que eu e minha esposa amamos pescar, meu filho não tem o mínimo interesse por pesca... então não entende nada disso kkkkk (quem sabe ele acompanhando e vendo acabe se interessando)

A lancha vai estar à nossa disposição. Então estou pretendendo conversar com o guia para fazermos alguma pescaria de peixes menores (robalos especialmente), mas quero tirar um período para ir atrás das garoupas...

Basicamente isso.

Vich Falcão,aí azedou o molho hein rsrsrsrsrs......Não tem nenhuma informação a respeito mesmo???

Porque nessa região de São Sebastião/Ilhabela,são poucos os guias que fazem saída pra pesca de robalo,até mesmo pela pouca incidência dessa espécie na região.Garoupas até se pesca,mas não costuma ser uma pescaria específica delas,e misturar no mesmo dia pesca de robalo com pesca de garoupa nessa região acho meio difícil de acontecer...Até pode ser,mas é raro mesmo.

Normalmente as lanchas quando saem com pescadores iniciantes no mar,como é seu caso,costumam mesclar um pouco a pescaria de arremesso próximo a costões com a pescaria de corrico,e caso o cliente queira também a pesca de fundo com iscas naturais...Os peixes mais costumeiros são pargos,bicudas,xareletes e corvinas......Antes de ir,converse com o guia que será contratado e veja com eles as condições de pesca para a época.Assim você conseguirá obter melhores informações e boas dicas por aqui com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Falcão disse:

A lancha vai estar à nossa disposição. 

lancha ... provavelmente pesca costeira ou em parcéis ao longo da costa ...

pra vc que é iniciante no mar , sugiro pesca em parcéis ... de fundo ... utilizando pargueiras ( chicote com várias pernadas ) ... pega-se sobretudo pargos e namorados ... talvez alguma garoupa , badejo ....

basicamente filé de lula como isca ... ( normalmente o guia fornece a isca ) ...

* quem é o guia ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Cristiano e Armando....  Agradeço muito mesmo.

Já estão dando uma luz para mim...

Para essas pescarias que vcs disseram pargos,bicudas,xareletes e corvinas qual o material que devo levar? (linha, anzol, chumbada, vara)

E para e garoupa , badejo, como disse o Armando?

Quanto ao piloteiro, eu não sei, porque meu filho está me dando de presente de aniversário.

Material que tenho (carretilhas e molinetes):

perfil baixo: Curado 201, Scorpion 201, Smoke PT, Abu Garcia Revo MGX e Exo PT

Perfil alto: 2 Calcutta 400b e uma Abu Garcia 5600

Perfil alto médio/pesado: 2 Tekotas 800

Perfil alto/pesadas: Tiagra 30, Tiagra 50 e Penn Internacional VI 50  (acho que isso nem usa nesses lugares kkkk)

Molintes: BG 90 e Thunnus 6500

Tenho também alguns molinetes médios e pequenos (Daiwa)

Muito obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

Aqui na Baía de Todos os Santos (BTS) temos trabalhado com material para jig basicamente !

Quase sempre de molinete 5000, linha multi de 40 lb, líder de fluorcarbono 50 lb, jigs de 100 à 140 g.

No "azul" (mar aberto) a tralha passa ser um pouco mais robusta, tipo molinete 6500, linha multi 50 ou 65 lb, líder de fluorcarbono 80 lb e jigs de até 210 g

Nas "pargueiras" usamos as carretilhas elétricas, pois pesca-se dos 120 m até os 200 m de profundidade (iscas naturais - filé de bonito

Corrico com plugs da Rapala, e outras apropriadas para a captura de albacoras no arrasto.

Boa pescaria ::fish2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na região de Ilhabela / São Sebastião ... os pesqueiros em parcéis ( utilizando jigs - 100 a 150 gms ) se situam na fx dos 35/40 mts   ... parcéis mais profundos ( pargos - namorados - badejos - etc ) se situam na fx dos 70/80 mts ... 

na primeira situação , poderia utilizar as carretilhas de perfil baixo sem problemas ( e varas na fx das 25/30 libras ) ... na segunda eu aconselho algo mais robusto como a Calcutta ou a Abu ou as BG e Thunnos ( com varas de 40/50 libras ) ... e necessidade de chumbadas de 500 gms ou acima ... ( a depender da correnteza no momento ) ...

as carretilhas mais pesadas , só se vc for atras de coisa mais específica ( como caso de garoupas ) ... do contrário não vejo necessidade ... 

nesses pesqueiros não vejo necessidade de carretas elétricas ... a não ser que seja de seu agrado ...

acredito que por ser iniciante na modalidade , o guia dificilmente fará pesca de pincho na costeira ( a não ser que vc solicite ) ... preferencialmente ele te levará a algum parcel para pesca com isca natural  ( lula - sardinha - camarão ) ...

enfim ... é uma variedade muito grande de opções ... se pudesse especificar melhor o tipo de pescaria , seria muito mais fácil emitir alguma opinião ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,o Ito já deu ótimas dicas,acho que a única coisa que eu acrescentaria,é que você compre pelo menos uns 3 modelos diferentes de sabikis e caso encontre també,algumas pargueiras...Só dizer na loja que o vendedor saberá quais são...Esses utensílios costumas ser muito bons quando se pesca num cardume de pargos e olhos de cão por exemplo,que é uma pescaria de fundo muito praticada nessa região,principalmente quando ainda não se tem muita intimidade com o mar.Aproveite também ,leve uma iscas modelos TUNÃO, da Borboleta...São iscas práticas pra pesca de pincho no mar,e caso encontre um cardume de bicudas por exemplo,será bem eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid. Ito e Rochinha, não tenho como agradecer.

Muito obrigado mesmo. Certamente, com essas dicas não vou passar vexame.

Pode ser uma pescaria diferente, mas peixe é peixe, vai dar para se divertir...

Vou ver o que tenho e comprar o que está faltando.

Depois conto o resultado.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabrício Biguá changed the title to Pesca no Mar. Primeira vez em Ilha Bela.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...