Ir para conteúdo

Tralha para Rio Juma


Jean.Posser

Posts Recomendados

Fala Galera, blz?

Bom, estou montando a tralha para a pescaria no Rio Juma em outubro e como é a primeira vez na região, apesar do vasto material do forum e outros sites eu gostaria de compartilhar a tralha que espero levar e assim evitar levar "lixo" e também esquecer algo importante;

Relacionei as iscas por marca e nome com alguns dados importantes para saber com qual equipamento ficarão mais adequados na hora do uso, principalmente com relação a varas;

MARCA NOME QUANTIDADE TAMANHO MM PESO GR TIPO
ATTACK JOÃO PEPINO 2 115 20 STICK
BORBOLETA PERVERSA 2 100 21 MEIA AGUA FLOATING
BORBOLETA TRILHA 2 100 20 ZARA
DECONTO BIRUTA 90 2 90 14 MEIA AGUA FLOATING
DECONTO TUCUNA JUMPING 1 110 21 ZARA
KV JOÃO PEPINO 3 115 20 STICK
KV JR HELICE DUPLA 120 3 120 18 HELICE
KV OLHETE 2 110 24 POPPER
LORI LORI-M 3 105 14 ZARA
MARINE SPORTS ANIMAL 2 130 29 ZARA/STICK
MARINE SPORTS BRAVA 4 110 14 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS BRAVA 1 90 11 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS INNA 2 140 31 MEIA AGUA FLOATING
PRO-TSURI: JIG CICHLLA C. RABICHO 2 4/0 15 JIG
YARA KILLER JIG 2 6/0 17 JIG
MARINE SPORTS REI DO RIO 1 95 11 MEIA AGUA
BECHARA TOQUINHO 1 90 14 ZARA
MARURI ZARINHA 1 85 9,5 ZARA
LORI MANGNET 8 90 11 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS SAVAGE 1 120 19 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS SAVAGE 1 95 14 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS INNA 2 90 16 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS HAMMER 2 100 18 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA ZIG ZARA 1 110 18 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA MAGIC STICK 1 90 14 STICK
LUCKY-NELSON NAKAMURA ZARACARE 1 100 12 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 1 100 12 ZARA
MARINE SPORTS RIP-Z 1 110 21 TWITCH BAIT
LUCKY-NELSON NAKAMURA JET 3 90 13 HELICE
MARINE SPORTS TNT 1 95 14 HELICE
ALBATROZ BIGUA 2 75 22,6 FUNDO
MARINE SPORTS SLIDER 1 90 11 STICK

Vou levar 3 linhas diferentes;

MARURI MAX FORCE 4X 35LB (0.23)

SHIMANO KAIKIRI SX8 40LB (0.28)

DAIWA J-BRAID X4 40LB (0.29)

Além de um rolo de Leader

SHOCK LEADER ONIX HARD 40LB (0.57)

 

As Varas são:

MARINE SPORTS VENATOR S 6.0" 17LB

DAIWA LAGUNA 6.0" 25LB

DAIWA TDT 5.6" 25LB

BLACK FISH CUSTOM - ALL BLACK 5.8" 20LB

BLACK FISH CUSTOM - ALL BLACK 6.0" 25LB

 

As carretilhas:

DAIWA TATULA 100HS 7.3

DAIWA TATULA CT100XS 8.1

SHUMANO CURADO K 200XG 8.5

SAINT PLUS TWISTER TW8000 7.2

MARINE SPORTS BRISA GTO 11000 7.3

 

Snap's

#1 (35LB)

#2 (65lb)

#3 (89lb) Com girador de rolamentos  

Pretendo levar ainda algumas garateias 8, #1 e #2 e split rings compatíveis para necessidade de troca.

 

Devo me preocupar com algo mais?

Por favor deem a valorosa opinião/experiência dos senhores;

Um grande abraço

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,vamos lá:

-Varas,carretilhas,snaps,garateias e leader,acho que está ok.

Agora linha,eu usaria de no mínimo 40lb,variando de 40 a 50lb....Até porque seu leader também é 0,57mm...

Iscas,pelo o que percebi e estou imaginando,você está focando mais em iscas grandes,mas o negócio lá não é bem assim....Acrescente aí iscas menores,principalmente de meia água variadas,como BORÁ 70 ou também alguma YO-ZURI.....Iscas de 70 a 90cm...Iscas sem ou pouco ratlin as vezes fazem a diferença lá quando os peixes estão manhosos,além de jigs,como Extreme ou Fatal Jigs,dos comuns e daqueles com uma extensão a mais de cerdas,nas cores variadas,branco,branco com verde,verde e principalmente amarelo com vermelho....Eu também levaria a CURISCO 90 como twitch-bait e a T20.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Bom,vamos lá:

-Varas,carretilhas,snaps,garateias e leader,acho que está ok.

Agora linha,eu usaria de no mínimo 40lb,variando de 40 a 50lb....Até porque seu leader também é 0,57mm...

Iscas,pelo o que percebi e estou imaginando,você está focando mais em iscas grandes,mas o negócio lá não é bem assim....Acrescente aí iscas menores,principalmente de meia água variadas,como BORÁ 70 ou também alguma YO-ZURI.....Iscas de 70 a 90cm...Iscas sem ou pouco ratlin as vezes fazem a diferença lá quando os peixes estão manhosos,além de jigs,como Extreme ou Fatal Jigs,dos comuns e daqueles com uma extensão a mais de cerdas,nas cores variadas,branco,branco com verde,verde e principalmente amarelo com vermelho....Eu também levaria a CURISCO 90 como twitch-bait e a T20.........

Valeu Cristiano, vou adicionar as iscas e rever a linha. 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeira mão te desejo muita sorte na sua pescaria. A primeira vez que a gente vai quer levar tanta coisa, e pode acreditar que a medida que for indo mais vezes a quantidade de isca só diminui.

Não vou aqui sugerir que você tire algumas iscas de sua lista, como te disse é a primeira vez, então tenha sua experiência. Mas pode estar certa que não usa nem 90% das iscas que irá levar, acertou a isca da semana, fica com ela.

Porém como pediu opinião tem duas iscas que para quem vai na Amazônia não deve faltar: T20 e curisco 110. Poderia te dizer que com essas duas iscas e mais uns jigs seria suficiente para sua pescaria. Reparei que na sua lista não tem nenhuma isca sinking, então não deixe de levar a curisco.

No meu caso eu gosto muito de popper e é uma isca que não deixo de levar, sempre uso e me dá resultado.

Quanto as linhas acho que deveria ficar somente na 0.28mm e somente no snap 65lb, simplificar as coisas vai facilitar sua vida.

Grande abraço e ótima pescaria, e que ansiedade da espera não te mate, por a minha esta quase matando kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Nascimento disse:

Em primeira mão te desejo muita sorte na sua pescaria. A primeira vez que a gente vai quer levar tanta coisa, e pode acreditar que a medida que for indo mais vezes a quantidade de isca só diminui.

Não vou aqui sugerir que você tire algumas iscas de sua lista, como te disse é a primeira vez, então tenha sua experiência. Mas pode estar certa que não usa nem 90% das iscas que irá levar, acertou a isca da semana, fica com ela.

Porém como pediu opinião tem duas iscas que para quem vai na Amazônia não deve faltar: T20 e curisco 110. Poderia te dizer que com essas duas iscas e mais uns jigs seria suficiente para sua pescaria. Reparei que na sua lista não tem nenhuma isca sinking, então não deixe de levar a curisco.

No meu caso eu gosto muito de popper e é uma isca que não deixo de levar, sempre uso e me dá resultado.

Quanto as linhas acho que deveria ficar somente na 0.28mm e somente no snap 65lb, simplificar as coisas vai facilitar sua vida.

Grande abraço e ótima pescaria, e que ansiedade da espera não te mate, por a minha esta quase matando kkkkkk.

Valeu Eder, obrigado pelas dicas... E  pela boa sorte.

Kkkk tomara mesmo que a ansiedade não force demais a amizade kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Amigo.

Varas e carretilhas estão ok.

Apenas excluiria as linhas de 35 LB e Levaria de 40 Lb ou 50 LB.

Lider usaria 0,62

Quanto as iscas eu acho que tem algumas que são coringas.

 

Superficie:

Bonnie 128 e 95 (do norte ao sul do brasil leve elas em sua caixa, é cara mas vale cada centavo) 128 para os grandes e 95 para os pequenos.

Duo realis Pencil 110 (também é cara mas mata a pau)

Magick Stick 110

Sara Sara 120

Zig Zara 110

Spit fire OCL ou Red Pepper

T20

 

Meia agua:

Saruna

Bora

Perversa

Inna

 

Fundo:

Jig de pena

Piaba, lambari e muita oração.

 

Leve também umas hélices.

Abraço e boa pescaria.

Bragatto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando estive por la os peixes nao esvam afim de isca grande e barulho

isca que tiveram mais açao foi brava 90 ejuanita da borboleta

leve isca sem ratlim tipo araçatubinha madeira , ouvi dizer que spinner andou funcionando bem la , porem nao testei quando fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jonas Castilhos Mendes disse:

Bom dia Amigo
Vou seguir a teu post, pois também vou estar no Juma na mesma época.
Qual a data que vai e qual será a Pousada?

Tenha uma bos pescaria.

Olá Jonas, fique à vontade, afinal está é a idéia do fórum 😂😂

Vou na Cabana Nativa do dia 30/09 a 06/10/19.

Boa pescaria pra vc tbem 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Bom dia Amigo.

Varas e carretilhas estão ok.

Apenas excluiria as linhas de 35 LB e Levaria de 40 Lb ou 50 LB.

Lider usaria 0,62

Quanto as iscas eu acho que tem algumas que são coringas.

 

Superficie:

Bonnie 128 e 95 (do norte ao sul do brasil leve elas em sua caixa, é cara mas vale cada centavo) 128 para os grandes e 95 para os pequenos.

Duo realis Pencil 110 (também é cara mas mata a pau)

Magick Stick 110

Sara Sara 120

Zig Zara 110

Spit fire OCL ou Red Pepper

T20

 

Meia agua:

Saruna

Bora

Perversa

Inna

 

Fundo:

Jig de pena

Piaba, lambari e muita oração.

 

Leve também umas hélices.

Abraço e boa pescaria.

Bragatto.

Valeu Gabriel 

Vou compilar com as outras sugestões.

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vagner disse:

Quando estive por la os peixes nao esvam afim de isca grande e barulho

isca que tiveram mais açao foi brava 90 ejuanita da borboleta

leve isca sem ratlim tipo araçatubinha madeira , ouvi dizer que spinner andou funcionando bem la , porem nao testei quando fui

Opa, valeu Vagner... Tô com umas 10 brava na tralha e vou providenciar uns 2 spinner, vi em outro post isso também.

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, concordo com Cristiano. Na minha única experiência lá, as iscas de barbela de 9 cm foram as mais eficientes e nas horas de sol mais forte, escuras foram melhores. Stick sem ratlin tipo OCL spitfire pode ser bom e o spinner q entendi q foi bem lá eh aquele de pescar traira e bass (em forma de V) com anzol 6/0. Qdo fui, o Rio e os lagos estavam altos e tinha bastante capim - não sei se em Outubro tb tem - nesse caso usei algumas iscas com anzol inline e enroscava menos (mas tb não peguei nenhum peixe 😂)

abs e boa pescaria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2019 em 19:37, André V Shinzato disse:

Jean, concordo com Cristiano. Na minha única experiência lá, as iscas de barbela de 9 cm foram as mais eficientes e nas horas de sol mais forte, escuras foram melhores. Stick sem ratlin tipo OCL spitfire pode ser bom e o spinner q entendi q foi bem lá eh aquele de pescar traira e bass (em forma de V) com anzol 6/0. Qdo fui, o Rio e os lagos estavam altos e tinha bastante capim - não sei se em Outubro tb tem - nesse caso usei algumas iscas com anzol inline e enroscava menos (mas tb não peguei nenhum peixe 😂)

abs e boa pescaria 

Valeu pelas dicas André.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Jean, tudo certo?
Também vou pro Juma esse ano, e depois de muito exercício mental, decidi que vou levar apenas umas 25 iscas.
E, acredite, vou levar minha esposa, então é tralha para duas pessoas.
Pensa que no final das contas a gente sempre tem as nossas preferidas e o guia sempre indica o que é mais propício.
Enfim, relaxa e não leve muita coisa não. Sua viagem vai ser tão boa que no próximo ano metade disso fica em casa!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que vai para o Juma, mas já vi no Maçarico fotos de verdadeiros gigantes saindo no Spinner... aqueles usados em trairás... não custa levar...

O pessoal já falou pra rever as linhas... pra mim, na Amazônia, é no mínimo 50lbs... eu só uso 60lbs pra cima... leader de 60lbs pra cima tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcos Juliano disse:

Amigos 

aproveito o tópico pra pedir orientações sobre as operações de pesca no Rio Juma 

quais recomendam??

 

valeu 

abrc

Bom dia Amigo

 

Eu recomento a Pousada Recanto do Maçarico, já estive lá e o atendimento foi muito bom.

www.recantodomacarico.com.br

 

Fala direto com o proprietário o Moisés.

 

Um

 

Abraço

 

Jonas Mendes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite, estive no Juma ano passado em outubro, e vou novamente esse ano. A linha já foi recomendada concordo, mas o que mais peguei peixe lá foi com isca soft no modo NO SINKER, ou com lastro leve...usei Eshad e New flat, cor branca....salvou a pescaria, todos os grandes saíram nessas iscas, pegamos no plug tbm mas demorava. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 24/02/2019 em 19:04, Jean.Posser disse:

Fala Galera, blz?

Bom, estou montando a tralha para a pescaria no Rio Juma em outubro e como é a primeira vez na região, apesar do vasto material do forum e outros sites eu gostaria de compartilhar a tralha que espero levar e assim evitar levar "lixo" e também esquecer algo importante;

Relacionei as iscas por marca e nome com alguns dados importantes para saber com qual equipamento ficarão mais adequados na hora do uso, principalmente com relação a varas;

MARCA NOME QUANTIDADE TAMANHO MM PESO GR TIPO
ATTACK JOÃO PEPINO 2 115 20 STICK
BORBOLETA PERVERSA 2 100 21 MEIA AGUA FLOATING
BORBOLETA TRILHA 2 100 20 ZARA
DECONTO BIRUTA 90 2 90 14 MEIA AGUA FLOATING
DECONTO TUCUNA JUMPING 1 110 21 ZARA
KV JOÃO PEPINO 3 115 20 STICK
KV JR HELICE DUPLA 120 3 120 18 HELICE
KV OLHETE 2 110 24 POPPER
LORI LORI-M 3 105 14 ZARA
MARINE SPORTS ANIMAL 2 130 29 ZARA/STICK
MARINE SPORTS BRAVA 4 110 14 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS BRAVA 1 90 11 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS INNA 2 140 31 MEIA AGUA FLOATING
PRO-TSURI: JIG CICHLLA C. RABICHO 2 4/0 15 JIG
YARA KILLER JIG 2 6/0 17 JIG
MARINE SPORTS REI DO RIO 1 95 11 MEIA AGUA
BECHARA TOQUINHO 1 90 14 ZARA
MARURI ZARINHA 1 85 9,5 ZARA
LORI MANGNET 8 90 11 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS SAVAGE 1 120 19 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS SAVAGE 1 95 14 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS INNA 2 90 16 MEIA AGUA FLOATING
MARINE SPORTS HAMMER 2 100 18 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA ZIG ZARA 1 110 18 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA MAGIC STICK 1 90 14 STICK
LUCKY-NELSON NAKAMURA ZARACARE 1 100 12 ZARA
LUCKY-NELSON NAKAMURA SARÁ SARÁ 1 100 12 ZARA
MARINE SPORTS RIP-Z 1 110 21 TWITCH BAIT
LUCKY-NELSON NAKAMURA JET 3 90 13 HELICE
MARINE SPORTS TNT 1 95 14 HELICE
ALBATROZ BIGUA 2 75 22,6 FUNDO
MARINE SPORTS SLIDER 1 90 11 STICK

Vou levar 3 linhas diferentes;

MARURI MAX FORCE 4X 35LB (0.23)

SHIMANO KAIKIRI SX8 40LB (0.28)

DAIWA J-BRAID X4 40LB (0.29)

Além de um rolo de Leader

SHOCK LEADER ONIX HARD 40LB (0.57)

 

As Varas são:

MARINE SPORTS VENATOR S 6.0" 17LB

DAIWA LAGUNA 6.0" 25LB

DAIWA TDT 5.6" 25LB

BLACK FISH CUSTOM - ALL BLACK 5.8" 20LB

BLACK FISH CUSTOM - ALL BLACK 6.0" 25LB

 

As carretilhas:

DAIWA TATULA 100HS 7.3

DAIWA TATULA CT100XS 8.1

SHUMANO CURADO K 200XG 8.5

SAINT PLUS TWISTER TW8000 7.2

MARINE SPORTS BRISA GTO 11000 7.3

 

Snap's

#1 (35LB)

#2 (65lb)

#3 (89lb) Com girador de rolamentos  

Pretendo levar ainda algumas garateias 8, #1 e #2 e split rings compatíveis para necessidade de troca.

 

Devo me preocupar com algo mais?

Por favor deem a valorosa opinião/experiência dos senhores;

Um grande abraço

 

 

Caro Jean,

Marquei em vermelho as iscas, varas, carretilhas e snap que acredito serem as melhores opções para a Amazônia, melhor dizendo, para os Açus.

Agora, de linha e leader eu super dimensionaria (e olha que sou super a favor de um conjunto mais equilibrado) é que em minha experiência de pesca (e de escutar quem tem experiência em Amazônia) verifiquei que 60lbs de linha é o mínimo e leader de 50lbs é o mínimo também. Mesmo o nó SF fica meio bruto, mas é o jeito, porque a tomada de linha inicial é algo de outro mundo. 

Não que com um equipamento mais leve você não vai tirar um grande bitelo, mas as chances de perder o troféu com equipamento mais leve é bem maior.

Espero te tenha ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos 

aproveitando o tópico 

estarei lá bom juma no final de outubro

Será minh a primeira vez a puxar hélice 

estou decidido a pegar uma Enzo 25lbs pras hélices pelo q já li aqui 

a questão é : 5’6” ou 6”? Issonfaz tanta diferença a ponto de atrapalhar a pescaria ?

( temho 1,78m)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marcos Juliano disse:

Amigos 

aproveitando o tópico 

estarei lá bom juma no final de outubro

Será minh a primeira vez a puxar hélice 

estou decidido a pegar uma Enzo 25lbs pras hélices pelo q já li aqui 

a questão é : 5’6” ou 6”? Issonfaz tanta diferença a ponto de atrapalhar a pescaria ?

( temho 1,78m)

Vai de 6" sem pensar muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/03/2019 em 22:35, Marcos Juliano disse:

Amigos 

aproveito o tópico pra pedir orientações sobre as operações de pesca no Rio Juma 

quais recomendam??

 

valeu 

abrc

Recomendo esta organização com contrato, garantia financeira, ótima estrutura e etc...

https://www.cucapesca.com/rio-juma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iscas

Tamanho – Recomendo os modelos “zaras” e “hélices” entre 11 e 16 centímetros para aumentar a chance de exemplares maiores. No entanto, iscas de 8 a 10 centímetros são mais leves e atraem uma quantidade maior de tucunarés de pequeno e médio porte.

Cores – As cores sólidas e holográficas são as preferidas para os “bocudos”. Osso (branca), verde-limão, cabeça vermelha são as tradicionais que não poderão faltar. Porém nas últimas temporadas, tivemos um resultado muito positivo com iscas que possuam efeitos holográficos com tons de azul, preto e verde-limão.


Zara: 

– River2Sea Rover 128 (cores holográficas são referências da marca) 

– Jackall Bros Bonnie 128 (variar cores cítricas e solidas. Bom resultado na azul, verde-limão, amarela…) 
– Rebel Jumpin Minnow T20 (osso e metálicas) *Sempre será a melhor para tucunaré. Tenha pelo menos duas unidades da Osso em sua pasta de iscas...

– KV Dr. Spock (osso, verde-limão, cabeça vermelha) *Boa e barata. Durabilidade inferior que importadas.
– Lucky Moldes Nelson Nakamura Magic Stick 110 e 120 (varias cores sólidas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2019 em 18:19, Marcos Juliano disse:

Amigos 

aproveitando o tópico 

estarei lá bom juma no final de outubro

Será minh a primeira vez a puxar hélice 

estou decidido a pegar uma Enzo 25lbs pras hélices pelo q já li aqui 

a questão é : 5’6” ou 6”? Issonfaz tanta diferença a ponto de atrapalhar a pescaria ?

( temho 1,78m)

Caro Marcos,

Na minha opinião, se for pescaria embarcada, pode ir na vara de 6 pés... você em pé da plataforma do barco até a linha da água você terá um espaço suficiente para baixar a vara na hora de fazer o trabalho da isca. 

Porém, se for desembarcada, acho que a de 5'6" vai melhor, pois te facilita aproximar mais a ponta da vara do pé, aumentando o arrasto da hélice.

Eu uso 5'6" para as duas situações (não é todo mundo que pode ter varas diferentes para pesca embarcada ou desembarcada, né rsrsrs)....

Espero ter ajudado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2019 em 15:57, Carrão disse:

Caro Marcos,

Na minha opinião, se for pescaria embarcada, pode ir na vara de 6 pés... você em pé da plataforma do barco até a linha da água você terá um espaço suficiente para baixar a vara na hora de fazer o trabalho da isca. 

Porém, se for desembarcada, acho que a de 5'6" vai melhor, pois te facilita aproximar mais a ponta da vara do pé, aumentando o arrasto da hélice.

Eu uso 5'6" para as duas situações (não é todo mundo que pode ter varas diferentes para pesca embarcada ou desembarcada, né rsrsrs)....

Espero ter ajudado!

Abraço!

Ajudou muito 

abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...